Sistema Elétrico (Disjuntores de forma correta)

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Sistema Elétrico (Disjuntores de forma correta)

Postby Fuziyama » 31 Mar 2012, 16:07

SISTEMA ELÉTRICO

Olá a todos..
Pesquisei bastante sobre o sistema elétrico que devo usar e, como a grande maioria aqui busquei dados em projetos de outros amigos aquaristas com instalações bem "desenvolvidas".

No entanto, cansei de ver diversas fotos de sistemas elétricos com inúmeros timers digitais e disjuntores desnecessários. Aparentemente essas instalações elétricas dos aquários são bem profissionais, alguns podem até ser, devido a ilusória segurança que uma dúzia de disjuntores proporcionam a quem não entende muito ou não entende nada de elétrica.
Já vi aquários usando 8 disjuntores desses de uso residencial em quadros de instalação para embutir em paredes, usados na distribuição elétrica de uma casa inteira, apenas em um aquário não tão grande.


Depois de ler bastante sobre injeção de CO2 e iluminação entendi que boa parte dos aquaristas programam o acionamento da válvula solenóide juntamente com o sistema de iluminação do aquário, isto porque, as plantas só fazem fotossíntese com o consumo de luz. A regra é simples: sem luz; sem fotossíntese. Então não adianta investir pesado em substratos de alta performace e cilindros de CO2 se não houver iluminação adequada. O período em que a fotossíntese ocorre é chamado de fotoperíodo e, em sistemas artificiais como os aquários, nós que determinamos o horário.
O fotoperíodo deve ser em média entre 10 a 12 horas, ultrapassando esse tempo as plantas podem até tirar algum proveito, mas as algas também, ou seja, não é aconselhável. E, é nesse período que se injeta CO2 (não necessariamente pelo fotoperíodo completo e, sim entre o período de iluminação).

Enfim, acabo me perguntando sobre a necessidade de colocar um timer para Lâmpadas, outro para a solenóide, outro para filtros UV e, assim vai..
Se o fotoperíodo é o momento para todos esses equipamentos, basta um timer aos que ligam tudo ao mesmo tempo. Com excessão aos mais preciosistas que determinam horas diferentes para ligar filtro UV, injeção de Co2 e iluminação (o que ao meu ver é desnecessário; a não ser por motivos diferentes a esses..)
Bom quem pode gastar com diversos timers não prejudica em nada o sistema, apenas é desnecessário na maioria dos casos.

Porém, quando o assunto são disjuntores o conceito muda!
Image

A grande maioria usa disjuntores unipolares de 10A (por ser o de amperagem mais baixa a ser encontrado facilmente) e os utiliza como interruptores para o acionamento de Iluminação, injeção de Co2, filtros, bombas, refrigeração, etc.. E aí está o motivo de tantos disjuntores. Ao meu ver falta conhecimento da função de disjuntores:
Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas
Fonte
Ou seja, a função é de proteção da rede elétrica e não de interruptor manual. Nada adianta usar 10 disjuntores, um para cada função do aquário se não vão proteger em nada as lâmpadas, reatores, válvulas solenóides, timers, bombas, etc.
Deve-se totalizar o consumo de cada aparelho e determinar sua amperagem e, aí sim escolher o(s) disjuntor(es).

Exemplificando:
Um aquário que use iluminação de 6 lâmpadas fluorescentes de 40w ligadas em 110v necessita de um disjuntor de quantos amperes?
É simples saber a amperagem usada, basta dividir a potência total (w) pela voltagem (v).
São 6 lâmpadas X 40w (potência de cada uma) = 240W
Dividindo pela voltagem do exemplo (110v) = 2,18A

Enfim, do que adianta ligar essas lâmpadas em um disjuntor de 10A se a amperagem usada é de apenas 2,18A? Havendo qualquer problema o disjuntor não irá desarmar e o equipamento poderá ser danificado por completo. A regra para o cálculo é a Lei de Ohm.

Dificilmente um aquário terá muitos disjuntores, pois ao calcular a Amperagem total deve-se adicionar ao resultado 20% a 30% para descobrir o disjuntor a ser usado. Isto porque, a amperagem total não pode ser igual a do disjuntor, ou poderá haver desarmes frequentes pelo simples aquecimento oriundo do uso normal. E também, não poderá ser muito inferior ao disjuntor, ou não desarmará em caso de curto ou instabilidade na rede. Dessa forma, a margem de 20-30% é o cálculo mais usado visando a segurança da rede ligada ao disjuntor.

Em minha nova montagem calculei a potência e a amperagem (na voltagem de 110v) de cada equipamento que vou usar e, para ilustrar mais o que tentei explicar segue a tabela dos itens com os respectivos dados:

Image

Usarei 12 interruptores (não disjuntores!) para ter total controle sobre o acionamento e desligamento de todos os equipamentos usados no projeto.
E, como a amperagem total é de 13,606A vou adicionar 20% e determinar o Disjuntor Unipolar Curva B 16A para meu sistema. (custa em torno de 5 a 7 reais um de uma marca de qualidade!)
Usarei 2 timers, pois havendo falta de energia as Bombas continuarão a funcionar, juntamente com a válvula solenóide e apenas 2 lâmpadas (devido ao consumo). Esse sistema para queda de energia é ligado a um nobreak acoplado a uma Bateria Automotiva de 60A 12v para maior autonomia. (como não é frequente os períodos de falta de luz, não há problema manter o Co2 mesmo com pouca iluminação, pois é por curto período)

Espero ter conseguido ajudar ao menos alguém, pois de tanto que já aprendi no fórum me senti na obrigação de ao menos tentar contribuir com algo, mesmo que com pouco.
Abraços!

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: Sistema Elétrico (Disjuntores de forma correta)

Postby Moises Gama » 01 Apr 2012, 15:37

Ola, e uma grande explicaçao a respeito, parabens!!

Meu sistema eletrico do aqua que estou montado, tem 7 chaves liga e desliga para os equipamentos, nao usarei nenhum dijuntor, apenas um fuzivel de 8amp ligado na entrada de energia, se algum dia der algum problema vai queimar o fusivel e terei que trocar a troca e facil, rapida, e cada fusivel custa R$0,15. Poderia colocar um fusivel tambem individual para cada equipamento, mas so uso coisas bem simples, quase nunca tenho quedas de energia, entao por hora nao acho necessario.

Pelo quadro que voce postou, seu sistema ficara bem interressante, alem de equipamentos muito bons, quando puder poste fotos pra gente ver!!

Grande abraço!!

Marcelo Pacheco
Plantador
Plantador
Posts: 981
Joined: 18 Apr 2010, 12:25
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São José dos Campos, SP
Contact:

Re: Sistema Elétrico (Disjuntores de forma correta)

Postby Marcelo Pacheco » 01 Apr 2012, 16:06

Bem, minha rede eletrica ja tem dijuntores, e eu coloquei dijuntor como botoes de liga desliga, pois foi mais barato que comprar os botoes!

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Sistema Elétrico (Disjuntores de forma correta)

Postby Fuziyama » 01 Apr 2012, 16:31

@ Moises Gama

Obrigado pelo elogio!
Eu cheguei a pensar em trabalhar com fusíveis, pois a troca não é difícil e tudo mais.. Porém comparando a disjuntor optei pelo mais fácil e rápido, não é atoa que o antigo sistema de Relógios Monofásicos/Bifásicos/Trifásicos residencias que antes eram com fusíveis, agora são com disjuntores.
Bom, ao menos com fusíveis você tem proteção dos seus equipamentos, diferentemente de quem usa disjuntores de 10A como interruptores e não possuem essa segurança em caso de curto..
Abraços..

@ Marcelo Pacheco
Assim como a maioria você optou por usar disjuntores com a função de seção (interruptor). Bom como expliquei, a única diferença é que em caso de curto circuitos e/ou sobrecargas você não estará protegendo o equipamento, pois o disjuntor não irá "desarmar".
Quanto ao preço.. eu discordo de você! Vou usar 12 botões (já comprei) e tirei uma foto para você:
Image
Para fixar os disjuntores você precisa de um quadro de embutir que no seu caso foi de 6/8 disjuntores (que custa em torno de 20,00) e cada disjuntor de 10A Curva B custa em torno de 5-7 reais. Você também poderá fixar os disjuntores indivudualmente comprando suportes individuais (o que ficaria mais feio e também gastaria mais de 10,00).

Já com os botões, paguei nesse da foto 3,50 por cada um (quase a metade de um disjuntor) e a forma de travar e instalar é super fácil. Basta fazer um furo com uma broca de madeira/aço rápido poucos milímetros a mais que a rosca que tem em baixo da alavanca, enfiar o interruptor de trás para frente e travar com a porca.. hehe ao meu ver é bem mais fácil/barato..
As vezes, você não teve sorte de encontrar algum estabelecimento que tivesse o produto ou vendedores que não visualizaram a sua necessidade.

Abraços!

Assim que o móvel estiver aqui farei a parte elétrica e postarei as fotos!

Marcelo Pacheco
Plantador
Plantador
Posts: 981
Joined: 18 Apr 2010, 12:25
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São José dos Campos, SP
Contact:

Re: Sistema Elétrico (Disjuntores de forma correta)

Postby Marcelo Pacheco » 01 Apr 2012, 17:14

Paguei R$ 4,00 em cada disjuntor, já botoes como este da foto, AQUI estão custando R$ 11,00 a R$ 13,00, da pra entender?? :mrgreen:

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Sistema Elétrico (Disjuntores de forma correta)

Postby Fuziyama » 01 Apr 2012, 18:07

Paguei R$ 4,00 em cada disjuntor, já botoes como este da foto, AQUI estão custando R$ 11,00 a R$ 13,00, da pra entender?? :mrgreen:
Não hehe..
Olha só tem interruptores que possuem Liga / Desliga (= a esse da foto) que tem mais um "terminal" em baixo (como se fosse Threeway) - esse apesar de serem identicos (o interruptor) são bem mais caros.. as vezes foi isso..
Além disso tem diversos outros tipos de interruptores:
Image

Segue uma tabela com algumas funções/aplicações:
Image

Agora se o que você viu tiver entrada só para dois fios, realmente não dá para entender..

abraços

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Sistema Elétrico (Disjuntores de forma correta)

Postby Marcio Vargas » 10 Apr 2012, 11:03

Fuziyama...
Otimo Post, bem explicativo e esclarecedor para os que não tem conhecimento de como realmente funciona a elétrica, acredito que na maior parte dos casos onde o aquarista enche de disjuntores foi por orientação do vendedor da loja, que logicamente prefere vender 10 disjuntores do que 10 tomadas liga/desliga.

Eu tenho esse painelzinho FVM no meu aquário,

Image

Image

Tenho 3 timers:

- Lampadas e solenoide do CO2 ligados 8 horas por dia
- Luz noturna (led azul) ligado quando a iluminação desliga, e se mantem ate as 23:00
- Coolers, como aqui na serra faz muito frio temos muita condensação dentro da tampa, os coolers ligam por 15 minutos umas 8 vezes a cara 24hs.

Para o grandão de 240 que vamos montar semana que vem no Aquachurras, vou ter de fazer algumas modificações, porque hoje uso fluorescentes compactas porem no novo aquario usarei 4 T8, então terei que adaptar os reatores (2x32) nesse painel.

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: Sistema Elétrico (Disjuntores de forma correta)

Postby Moises Gama » 20 Apr 2012, 22:42

Ola a todos!!

Como tinha comentado, esta meu painel eletrico, os fusiveis nao aparecem pois estao no soquete no meio da fiaçao, no meios dos fios e nao no painel, usando porta fusiveis como este;
Image
Segue fotos do meu painel;
Image
Image
Image
Abraços!!

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Sistema Elétrico (Disjuntores de forma correta)

Postby Rafael Compassi » 21 Apr 2012, 11:48

Opa Fuzyiama!

O disjuntor protege contra curtos, desarmando devido ao aquecimento de uma lamina metálica.

Quando acontece um curto, a resistência do circuito tende a zero, fazendo a amperagem subir e muito!

Essa corrente é uma função da resistência e voltagem (lei de ohm R = V/I). (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm)

Quando um circuito consome 2,18A em 220V, pode-se dizer que ele tem uma resistência equivalente a R = 220/2,18 --> R = 100,9 ohms.

Agora, se você encostar um fio no outro, ou se alguma bomba arriar e fechar um curto interno, sua resistência vai se aproximar de zero ohms (um curto é uma ligação direta, com resistência zero). Digamos que não fechou um curto total, mas quase, onde a resistência baixou para 1 ohm.

Substituindo isso na formula, dá para descobrir qual corrente vai puxar: I = V/R .... I = 220/1 --> I = 220A.

A corrente que a bomba bixada começaria a puxar seria de 220 ampéres! Daí já viu, sem disjuntor de 10A... fogo (mas o mais provável é que o disjuntor do quadro da casa desarme, desligando metade da residência.

Portanto, não tem problema usar um disjuntor de 10A em um circuito no aqua, já que uma corrente de curto seria MUITAS vezes maior do que a Amperagem de desarme do disjuntor.

No meu aqua eu uso um disjuntor de 10A no painel de controle (fotos no tópico, na assinatura), que é ligeiramente menor do que o do quadro elétrico em casa. Ou seja, em caso de curto, desarma o aqua, mas não a da casa.

(fiz dois anos de curso técnico em eletrônica, hehehe).

Abraço


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest