Cesta p/ mídia em filtros Hang-on, Canisters e DIY em PVC

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Marcos Bonfim
Colaborador
Posts: 37
Joined: 02 Oct 2006, 17:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Maceió-AL

Cesta p/ mídia em filtros Hang-on, Canisters e DIY em PVC

Postby Marcos Bonfim » 20 Nov 2006, 18:08

É sabido que uma das maiores limitações e inconvenientes da maioria dos filtros Hang-on (Milleniuns, Litwins, etc.) com refis verticais é o reduzido espaço para aplicação de mídias para biologia, apesar de alguns fabricantes apresentarem soluções enfatizando a fixação de bactérias nestes filtros (placas de plástico aeradas, placas com cerâmicas fixas, esponjas, etc.) até agora o único sistema que aparenta ter alguma funcionalidade prática, em minha opinião, é o utilizado nos filtros equipados com Bio-whells (bio-roda) nas séries Penguin e Emperor da Marineland...talvez as esponjas utilizadas nos Whispers tenham alguma eficiência, mas certamente isso pode ser otimizado com a utilização de mídias de alto desempenho como o Siporax (Sera), Biomax (Hagen), Substrat-pro (Eheim), Bioglass(Azoo), Biomatrix (Seachem) e outros...Há ainda a possibilidade de melhorar também a filtragem química, visto que a quantidade de carvão ativado na maioria dos refis industrializados chega a ser simbólica :?.

Então vamos lá!

O material:

a)Tela de PVC branco (verde, ou da cor que vc preferir, só não tem cor-de-rosa :) ), esse material pode ser adquirido em qualquer loja que venda ferramentas para construção a preços módicos (paguei R$4,50 o metro);
b)Tesoura, para cortar e dar acabamento;
c)Cola; para unir as partes de tela, aqui pode ser utilizado cola de silicone, pvc (utilizada neste tutorial), ferro de soldar 30w (para derreter duas telas encostadas soldando-as, fiz uma cesta assim, mas solta uma fumacinha bem desagradável e não é menos trabalhoso), cola quente (aqui não usei porque não sei se é tóxica);
d)Régua, para medir no filtro o tamanho da cesta (largura, profundidade), eu fiz no "olhímetro" mesmo.

A sequência a seguir é auto-explicativa, o filtro utilizado como exemplo é o Atman HF-100.

Image

Note que o filtro cabe na palma da minha mão, que já não é grande :roll: , então como melhorar a filtragem biológica num filtro destes?

Image

Aqui utilizei duas capas de cd para fazer o molde da largura da cesta

Image

Uma colinha aqui, outra acolá e pronto. 8)

As sequências acima foram feitas somente para o tutorial, abaixo mostrarei como ficou a cestinha do HF-100, que neste caso foi toda soldada com uso de um ferro de soldar usado em eletrônica (foi a primeira que fiz, por isso ficou meio tosca, não tirem o meu couro... :) ).

Image

Aqui o Substrat-pro caiu como uma luva e certamente melhorou em muito a proposta original do fabricante.

E num canister DIY ou Eheim Classic sem cesta ?

Image

É até mais fácil de fazer...

Image

No final botei estopa só pra ilustrar.

Como viram é que nem o bordão do Nestom: Existem 1001 maneiras de preparar, certamente vcs encontrarão maneiras mais práticas de fazer suas cestinhas, portanto não deixem de compartilhar por aqui!

Abraços

User avatar
umeoka
Plantador
Plantador
Posts: 776
Joined: 22 Mar 2006, 13:31
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Florianópolis/SC

Postby umeoka » 21 Nov 2006, 16:51

Bem legal o seu topico.

Gostei bastante. Só não sei se vou achar isso em alguma loja perto te casa.
Eu vivo fuçando em lojas de material de construção e nunca vi este produto a venda.

sds
Umeoka

Marcos Bonfim
Colaborador
Posts: 37
Joined: 02 Oct 2006, 17:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Maceió-AL

Postby Marcos Bonfim » 21 Nov 2006, 18:28

Olá Umeoka!

Cara...eu moro num lugar cujo mercado é muito limitado e atrasado em relação a São Paulo, tenho certeza que vc encontrará por aí...por aqui já ví em várias lojas, a maioria vende ferramentas elétricas e acessórios para construção. Em depósitos de construção só vi uma vez, esse material costuma ser vendido também junto com sombrites e telas de proteção para uso em construção.
Vc poderá encontrar mais facilmente na cor verde.

Abraço

Rafael Akama
Colaborador
Posts: 1103
Joined: 16 May 2005, 18:26
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: S. Paulo - SP

Postby Rafael Akama » 21 Nov 2006, 20:21

Fabuloso, estava precisando disso faz tempo!!

Obrigado por compartilhar. Atualmente uso um saquinho, mas ele é mole e deformar na hora de colocar o refil!

Marcos Bonfim
Colaborador
Posts: 37
Joined: 02 Oct 2006, 17:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Maceió-AL

Postby Marcos Bonfim » 22 Nov 2006, 09:02

Pois é Rafael, usei desses saquinhos por muito tempo no millenium 3000, mas não achei muito prático...a cesta com tela de pvc não deforma, assim dá para "topar" de cerâmica e/ou de carvão e ainda podemos inseri-la ou removê-la facilmente.

Abraço

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 22 Nov 2006, 10:48

Beleza pessoal.

Belo tópico Marcos, certamente será bem útil para os frequentadores desta sala, parabéns.

A propósito, a cola quente não é tóxica, é bastante usada para trocar o perlon de refil hang on.

Até mais.

Gabriel MG
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 19 Jun 2007, 22:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Postby Gabriel MG » 19 Jun 2007, 22:14

Opa...
Sou novo aqui e o primeiro tópico que eu estou lendo é este, e eu uso o mesmo sistema. Só queria fazer uma pergunta, os anéis de ceramica da Resun são bons?
Abraço
Gabriel Massoto.

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 20 Jun 2007, 08:57

Olá Gabriel,

Seja bem vindo ao AqOL.

Sim, são bons, pode usar sem medo.

Como é novo usuário, para aproveitar melhor o fórum sugiro que leia as regras: Política da Comunidade AqOL

Até mais e fique a vontade para participar das discussões.

working man
Planejador
Planejador
Posts: 5
Joined: 29 Aug 2007, 11:41

Postby working man » 04 Sep 2007, 18:07

Olá pessoal!

Fiz o mesmo com o meu filtro... mas é um mignon 360, e não há espaço suficiente depois do perlon e da esponja.

Então eu coloquei o "refil" de cerâmica antes do perlon e do refil. Tem algum problema no seu uso desta forma?

Marcos Bonfim
Colaborador
Posts: 37
Joined: 02 Oct 2006, 17:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Maceió-AL

Postby Marcos Bonfim » 15 Sep 2007, 17:26

Pode usar a cesta antes do perlon sem problemas, eu uso assim num atman hf-100.

Abraço


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest