Difusor de Co2 - Projeto (FOTOS)

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
MaPg
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Sep 2006, 20:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto - SP

Difusor de Co2 - Projeto (FOTOS)

Postby MaPg » 15 Sep 2006, 22:49

Pessoal,
estava pensando hoje em como fazer um difusor de CO2 parecido com o tradicional da Boyu:
Image
Sem gastar muito dinheiro...

Ainda não montei o projeto, apenas fiz um desenho dele no paint e, se vocês aprovarem eu irei fazê-lo.

Material:
1 bebedouro para passaro;
2 metros de mangueira para aquário;
1 ventosa;
cola de silicone usada para montar aquários.

Instruções:

Pegue o bebedouro para pássaros:
Image

E tire as partes plásticas:
Image

Fure a parte de cima com uma furadeira e aumente o tamanho da broca gradativamente para nao trincar o plástico, só pare de aumentar o furo quando perceber que a mangueira passa sem folga pelo buraco.

Passe a mangueira pelo furo e vá formando devagar uma "mola" dentro do bebedouro:
Image

Para a mangueira nao soltar, cole as laterais da "mola" com a cola de silicone (coloque apenas um pinguinho):
Image

Coloque a ventosa na parte indicada na figura:
Image

O difusor no aqua:
Image
Pronto, esta terminado o Difusor.

Gostaria muito que vocês dessem opiniões.

Obrigado

Casado
Colaborador
Posts: 294
Joined: 17 Sep 2003, 22:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasí­lia-DF

Postby Casado » 19 Sep 2006, 20:21

Fala Mapg.

Cara, onde é feita a difusão do CO2 nesse seu projeto???

Diferente do que parece, a difusão desse equipamento da Boyu, é feito dela placa de cerâmica porosa que tem na parte de cima do difusor. A espiral de vidro dentro é um contador de bolhas, mas que serve mais de enfeite, pq não é muito preciso.

Se entendi o seu projeto, o CO2, vai passar pela mangueira e sair na coluna d’agua sem ser difundido, teria o mesmo efeito de colocar a mangueira direto no aquário.

O que vc pode tentar fazer, é usar uma placa fina de cerâmica ou então uma membrana como uma tela fina de náilon, A cerâmica eu realmente não sei se funciona, mas o pessoal usava antigamente telas de serigrafia pra melhorar a difusão, essa funciona, só é meio chata pra encontrar.

Boa sorte
Te mais

MaPg
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Sep 2006, 20:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto - SP

Postby MaPg » 21 Sep 2006, 23:18

Oi
Nossa, agora que eu reparei que esqueci dessa parte.. .:roll:
Então, no meu projeto eu tinha colocado um pedaço de tela de mosquiteiro na ponta.
Só não sei se vai funcionar...

Obrigado por me lembrar

Casado
Colaborador
Posts: 294
Joined: 17 Sep 2003, 22:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasí­lia-DF

Postby Casado » 22 Sep 2006, 02:40

Fala Mapg.

Então cara, se a tela for bem fina e estiver bem esticada, ai vai funcionar sim... o problema é arrumar uma bem fina.

Nesse caso, então eu colocaria a mangueira ligada no fundo do pote, se essas voltas, por dois motivos, primeiro a estética, e depois pq isso deve dar um trabalho do cão.

Te mais

User avatar
Buda
Populador
Populador
Posts: 1214
Joined: 13 Apr 2006, 09:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Marialva-PR

Postby Buda » 22 Sep 2006, 12:38

Blz MaPg???

Qual as dimensões do seu aquário???

Pois se for grande talvez esse sistema não de conta de supri-lo de CO2.

Falow!!!

Franz Rotter
Colaborador
Posts: 398
Joined: 10 May 2005, 21:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo

Postby Franz Rotter » 22 Sep 2006, 16:53

se vc cortar o fundo de plástico deste bebedouro para usa-lo como trava da tela e, como tela, uma meia calça de mulher, será que funciona ?
Image

MaPg
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Sep 2006, 20:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto - SP

Postby MaPg » 22 Sep 2006, 23:44

Buda:
Meu aquario tem 100x50x50. (no momento estou usando uma pedra porosa, porque ainda estou com o CO2 caseiro, pois meu cilindro só chega semana que vem).
Terminei de arruma ele ontem...entao quando ele estiver melhor eu posto fotos dele.

Franz:
Então, acho que da certo sim. Ficaria até melhor com a meia calça.
Gostei da dica.

Obrigado

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Postby Victor Pax » 24 Sep 2006, 09:09

MaPg, tem esse esquema que idealizei que acho que possa lhe ajudar.
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... hp?t=16116
Abraços.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests