[FOTOS] Filtro deionizador "BALA"

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
minduim
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 10 Jun 2005, 10:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas-SP

[FOTOS] Filtro deionizador "BALA"

Postby minduim » 28 Jan 2006, 15:41

Galera,

Fiz esse filtro deionizador para usar em meu aquário plantado, afim de dar uma ajuda para as plantas ganharem a disputa por nutrientes com as algas.

O projeto não é meu, mas como eu não achei fotos desse projeto e ele ficou legal resolvi postar.

O "Bala!" é homenagem a um amigo 8)

Vamos ao material:

1 metro de cano de pvc 50 mm
4 Caps de 50 mm com as borrachas de vedação
4 "bocas" de vela de filtro de barro
3 pedaços de mangueiras diversas
1 litro de resina mista
1 bico de torneira para conectar a mangueira.
Carvao ativado
Perlon

Para o suporte:

1 pedaço de madeira de uns 20 X 35 cm
1 pedaco de madeira de 25 x 10 cm
2 braçadeiras grandes o suficiente para caber o pvc de 50mm


Eu vou postar as fotos e vou falando da montagem:

1- Cortar os 4 bicos da vela de filtro para caber dentro do cano de pvc.

O interessante de usar esse bico é que ele vem com 2 borrachinhas de vedação que são boas. E ele foi " de graça" pois eu tenho mtos desses bicos sobrando que eu tinha retirado a ceramica para usar de midia filtrante. Alem da borrachinha ele vem com uma porca facil de usar. Eu usei uma broca especial que faz furos em circulos e estilete. Deu um trabalhinho...

Image

2- Furar o cap e parafusar os bicos. Eu usei uma broca, uma furadeira manual e uma lima redonda, porque eu sou ruim de fazer as coisas!!! você pode usar uma chave de fenda quente ou furadeira.

Os caps
Image

Os caps e os bicos. Na foto tem só 2 mas eu usei 4 deles.
Image

Já parafusado:
Image

3- Cortar o cano de pvc para a resina.

Eu fiz umas contas de volume, pi x raio ao quadrado x altura para chegar no tamanho certo para caber a resina toda. Deu um pouco mais de 50 cm. Mesmo assim eu enchi o tubo todo com 1 litro de água, marquei e cortei um pouco acima. Deu certo, ficou com uns 55 cm e coube tudo.


A resina mista ( que faz a magica do filtro :) ), ou melhor, o que sobrou dela:
Image

O cano cortado já:
Image


4- Colocar a resina e encaixar os caps :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Galera, essas fotos eu vou ficar devendo. Eu fiz assim:

- Coloquei um pedacinho de perlon no cano e prendi o cap nessa ponta. Isso é ESSENCIAL para que a resina não vá embora do filtro.

- Coloquei a resina mista, que ficou a uns 8 cm abaixo do fim do cano. Coloquei mais um pedaço de perlon, que tbem é essencial, senão você vai perder a resina e por fim fechei com o cap.

DETALHE: passe muito, mas muito mesmo, lubrificante. Os intimos tipo KY, olla gel podem ser usados. Cap com a borracha de vedação é muito dificil de colocar e tirar. Fiquem atentos a isso.

- Prendi a mangueira, que não é de jardim nem a de aquarios, no cap de baixo. Eu fui numa casa de borrachas e paguei menos de 1 real o metro dessa mangueira. Eu a yinha fazia anos.


Vamos ao outro tubo, o que vai o carvao ativado:

Como o tubo que eu comprei tinha um pedaço inutil para mim, cortando-o fora o tornou menor que o de resina.

O processo é IDENTICO ao da resina, inclusive com o perlon nas pontas. Dica: lave o carvao ativado antes de usar. Eu usei de aquarios e de filtro de água comum que eu tinha em casa. Acho que foi bem menos de 500g.

Depois de pronto o tubo do carvão ativado eu peguei a mangueira que estava no cap do tubo da resina e prendi no TOPO do tubo do carvão:
Image

5 - Mangueiras

Eu usei ao todo 3 tipos de mangueiras diferentes no projeto. Uma de um tamanho aleatorio, entre a de jardim e a de aquário. Usei um pedacinho de mangueira de jardim e usei uma terceira, que é uma mangueira de fogão, só que menor que a comum. Eu comprei essa mangueira para usar na minha torneirinha do meu CO2 de cilindro ( acho que ela é vendida como mangueira para fogao de camping). Ela encaixa perfeitamente dentro da mangueira de jardim e por fora da outra. SORTE 8)

DICA:SE estiver dificil de encaixar as mangueiras, esquente as pontas delas com agua quente. Esquente a agua e mergulhe a ponta da mangueira nessa agua. Mas só a ponta que vai mesmo entrar no encaixe.. se você esquentar um pedaço muito grande ele vai ficar mole e você não vai conseguir fazer muita força.

Eu abusei disso nesse projeto pois esse filtro não trabalha com pressao. Se você for trabalhar com pressão eu não aconselho.

Depois dos tubos prontos eu encaixei as mangueiras nas bocas dos caps:

Image

Eis um esquema porco feito no paint de como o filtro deve funcionar ( para você saber ligar as mangueiras certo):

Image

Ok! O filtro está pronto!! Se você quiser ligar e usar beleza!

Eu fiz um suporte para esse filtro!! Ou melhor, meu pai fez para mim o suporte.

Meu pai pregou a base para o filtro parar de pé ( de 25x10cm), furou o pedaço de madeira de 20x35cm e passou as 2 braçadeiras nele:

Image

Detalhe da traseira: A braçadeira foi martelada para ficar reta.

Image

Predi os tubos nas braçadeiras. Eu usei um pequeno calço para deixá-los retos, pois o cap estava entortando os tubos. Se você conseguir ver alguma coisa a mais que a minha barriga, vai ver os tubos presos na foto abaixo:

Image
Apesar da maozinha, eu gosto de mulher :P

Mais uma do filtro pronto, mostrando o VERDADEIRO homem DIY da casa:

Image

E agora uma exclusiva das ferramentas da fera. Isso ae é metade do que ele tem. Quando eu crescer eu quero ter uns quadros desses..

Image


Pronto!

O filtro em funcionamento!!

Image

Detalhe da velocidade: QUANTO MAIS DEVAGAR MELHOR!! Isso é importante.
Image

Para ver se o projeto deu certo eu testei a dureza geral da água e deu 0 !

No teste da alcon você pinga um reagente, poe um pozinho e começa a pingar agua destilada, o numero de gotas é o numero de graus da dureza geral da água, GH. Essa foto foi logo após adicionar o pozinho. Notem o azul da caixa é a cor final.. quando a água do pote atingir aquela cor você terá a sua dureza.

Image

É isso ae galera! Dúvidas, comentários, críticas ou sugestões são sempre bem vindas. :D

[]s
Minduim
Abração!
Minduim

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 28 Jan 2006, 22:18

Beleza minduim...

Parabéns pelo projeto e por ter compartilhado com a gente, no que eu montei a algum tempo também usei o sistema das bocas de velas, é bem eficiente mesmo...

Se quiser dar uma olhada, ai vai o link: Deionizador

Até mais.

User avatar
minduim
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 10 Jun 2005, 10:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas-SP

Postby minduim » 29 Jan 2006, 00:07

Cara!

Mto semelhante!! Ahahaha.. eu juro q nao copiei! :)

O seu tah bem mais bonito!! Mas funcionando é o que importa!

Parabens cara!!

Abração!
Minduim
Abração!
Minduim

Vinicius Rosa
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 19 Jan 2006, 20:33

Postby Vinicius Rosa » 01 Feb 2006, 23:50

dae cara! gostaria de saber quanto custou todo esse equipamento e quanto tempo os materiais (resina e carvão) ficam viaveis para o uso, ou seja, quantas veses eu poderei utilizar ou quanto tempo os materiais resistem?
valeu e grande projeto!!!


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest