Novo canister.

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
fabioaugusto
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 30 Oct 2012, 15:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Novo canister.

Postby fabioaugusto » 08 Nov 2012, 16:44

Alexandre, parabéns pelo projeto!

Em tempo: Fiz tudo certinho, com anel de vedação e o cap de baixo encaixado, sem anel de vedação em cima, somente os fechos rápidos deram conta e não tive nenhum vazamento, inclusive o filtro está rodando há 48horas dentro do móvel e nenhuma gotinha fora.

Meu grande problema é com a vazão, minha bomba é uma minijang 2.000L/hora, ela vem com aquelas mangueirinhas, portanto tem 2 saídas de agua, uma pro aquario e uma mangueirinha soprando agua pro topo do canister (pra evitar formacao de bolsao de ar), mas calculei minha vazao e encontrei míseros 240L/hora :(

O q posso fazer pra aumentar a vazão? Geralmente oq ocasiona essa perda de vazão tão grande? Grato.

maktub19
Ciclador
Ciclador
Posts: 138
Joined: 08 Mar 2012, 02:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Novo canister.

Postby maktub19 » 08 Nov 2012, 17:23

Alexandre, parabéns pelo projeto!

Em tempo: Fiz tudo certinho, com anel de vedação e o cap de baixo encaixado, sem anel de vedação em cima, somente os fechos rápidos deram conta e não tive nenhum vazamento, inclusive o filtro está rodando há 48horas dentro do móvel e nenhuma gotinha fora.

Meu grande problema é com a vazão, minha bomba é uma minijang 2.000L/hora, ela vem com aquelas mangueirinhas, portanto tem 2 saídas de agua, uma pro aquario e uma mangueirinha soprando agua pro topo do canister (pra evitar formacao de bolsao de ar), mas calculei minha vazao e encontrei míseros 240L/hora :(

O q posso fazer pra aumentar a vazão? Geralmente oq ocasiona essa perda de vazão tão grande? Grato.
a perda de vazão se dá devido a quantidade de mídias filtrantes que você colocou
se a mangueira faz muitas curvas até chegar na superfície... quantos cm tem seu tubo ???
"Whoever believes in me, as Scripture has said, rivers of living water will flow from within." (John 7:38)

fabioaugusto
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 30 Oct 2012, 15:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Novo canister.

Postby fabioaugusto » 08 Nov 2012, 17:43

Bem, coloquei o ralo conforme indicado no tutorial do altieri, sobre ele coloquei um pedaço de 30x30cm de perlon dobrado, acima do perlon coloquei uma meia amarrada :oops: :roll: cheia de matrix (1 litro) e acima da meia prendi um saquinho de purigem e 1 saquinho de carvão ativado. acho q não foi muito, ficou com bastante espaço sobrando..

User avatar
gilson™
Plantador
Plantador
Posts: 536
Joined: 14 Apr 2009, 21:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Montenegro RS

Re: Novo canister.

Postby gilson™ » 08 Nov 2012, 23:35

Olha só amigo, eu tinha um desses com uma SB2000(Sarlo Better) .
Entrada de agua por baixo e saida por cima, a vazão era otima e tinha 2 litros de Siporax e 2 litros de Boyu, perlon ums 40cm socado dentro e purigem, e mesmo com tudo era muito boa a vazão!
Tenho quase certeza que deve ser tua bomba....
Qual a altura do aquario em relação a saida do filtro, e ta usando que tipos de cano? Os meus eram de 20mm, tanto na entrada quanto saida....

Gilson
Gilson Moreira
Site:http://www.mrotoaquarios.com.br

"Peleando em favor da pampa a pilcha sovada em tiras
Marcando fronteira, provou lealdade
Livrando os trastes da campa na ventania rusguenta
Pranchando adaga a gritos de liberdade!!!"

fabioaugusto
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 30 Oct 2012, 15:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Novo canister.

Postby fabioaugusto » 09 Nov 2012, 01:24

É, pode ser que depois de inúmeros testes e ter rodado em seco muito tempo ela pode ter perdido força sei lá.. Os canos tb sao de 20mm, as mangueiras sao cristais atoxicas com 100 cm cada

alehawai
Montador
Montador
Posts: 66
Joined: 01 Apr 2013, 23:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Novo canister.

Postby alehawai » 09 Apr 2013, 13:50

Boa Tarde amigos!! depois de ver este tópico, fiquei com vontade de montar o "meu" canister...

Por Favor Alexandre, quero fazer um idêntico a esse do tópico, porém preciso de 1500 l/h...pensei em colocar uma bomba de 2000 l/h...eu teria que mudar algo mais no projeto? ou seria apenas substituir a bomba mesmo??

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Novo canister.

Postby Victor Pax » 09 Apr 2013, 15:03

Acho que o Alexandre não está mais no hobby.

Cara, no projeto basta substituir uma bomba pela outra (se atentando da vazão final pela altura dado pelo manual da bomba.

Lembrando que para canister (e sumps e FBM, etc) uma vazão de 3x o volume do aquário por hora já tá ótimo.
E lembrando que pelo manual da Sera (ou seja seguir com cautela por ser uma fonte tendenciosa por ser uma propaganda acima de tudo) a vazão do filtro nunca deve ser maior que 3x a vazão deste filtro por minuto.

E claro tudo isso voltado para a filtragem biológica, pois se for a filtragem mecânica, quanto maior a vazão maior a quantidade de partículas capturadas (e maior a dificuldade da colônia de bactérias nas mídias biológicas se desenvolverem ou até ficarem/se formarem nas mídias), sendo o ideal uma filtro com vazão baixa voltado para filtragem biológica e um filtro com alta vazão voltado para filtragem mecânica.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

alehawai
Montador
Montador
Posts: 66
Joined: 01 Apr 2013, 23:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Novo canister.

Postby alehawai » 12 Apr 2013, 06:32

Acho que o Alexandre não está mais no hobby.

Cara, no projeto basta substituir uma bomba pela outra (se atentando da vazão final pela altura dado pelo manual da bomba.

Lembrando que para canister (e sumps e FBM, etc) uma vazão de 3x o volume do aquário por hora já tá ótimo.
E lembrando que pelo manual da Sera (ou seja seguir com cautela por ser uma fonte tendenciosa por ser uma propaganda acima de tudo) a vazão do filtro nunca deve ser maior que 3x a vazão deste filtro por minuto.

E claro tudo isso voltado para a filtragem biológica, pois se for a filtragem mecânica, quanto maior a vazão maior a quantidade de partículas capturadas (e maior a dificuldade da colônia de bactérias nas mídias biológicas se desenvolverem ou até ficarem/se formarem nas mídias), sendo o ideal uma filtro com vazão baixa voltado para filtragem biológica e um filtro com alta vazão voltado para filtragem mecânica.
Opa...Obrigado Vitor...

Hoje mesmo estarei terminando ele!!! mas só vou poder usá-lo uns dias depois por causa do silicone que vai nas vedações dos parafusos neh!!

3 dias pra secar está bom???

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Novo canister.

Postby Victor Pax » 12 Apr 2013, 09:45

Acho que 3 dias está ótimo.

Quando fiz o meu (com curVar da tigre) não colei nada, apenas encaixei (ou rosqueei no caso do curVar) e já usei.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

alehawai
Montador
Montador
Posts: 66
Joined: 01 Apr 2013, 23:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Novo canister.

Postby alehawai » 13 Apr 2013, 09:28

Acho que 3 dias está ótimo.

Quando fiz o meu (com curVar da tigre) não colei nada, apenas encaixei (ou rosqueei no caso do curVar) e já usei.
ontem fiz um teste no meu canister caseiro!
a vazão sem as mídias filtrantes foi de 600 L/H :shock: !! Sendo que a bomba é de 1950 L/h

Eu usei engates rápido!! acredito que isso está diminuindo muito a vazão...pois é muito fino!! Estou indo agora comprar mais espigão e substituir esses engates!!


Att. Alexandre.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest