Imprimir

O bicho do amendoim ou besouro do amendoim é um inseto pertencente à ordem Coleoptera, sendo que suas larvas constituem ótimo alimento para os peixes. 
 
Nome popular: Bicho do amendoim  

Nome científico: Palembus dermestoides  

Cultura que disperta o interesse de muitos aquaristas por requerer pouca manutenção. As fêmeas dos besouros depositam ovos no interior do amendoim e após um período de aproximadamente 10 dias esses ovos eclodem se transformando em larvas, que é a melhor forma de ser oferecida aos peixes, sendo que inicialmente a larva é minúscula, e com o passar dos dias chega a aproximadamente 1,7mm, quando então se transforma em pupa, e depois em besouro. 

 

Bicho do amendoim

 

Fotografia: Matheus Lopes  

Como criar: Em um recipiente coloca-se amendoim, que é a base da alimentação dos besouros, e para manter certa umidade dentro do recipiente pode ser colocado uma rodela de cenoura, batata ou outro vegetal. O recipiente deve ser fechado com tampa telada, que permite a entrada de ar e evita a fuga dos insetos. Para coletar as larvas menores pode-se raspar a parte do vegetal que estava em contato com os amendoins, as larvas maiores podem ser coletadas com uma pinça.