Horabagrus brachysoma Nome científico: Horabagrus brachysoma
Nome popular (BR): Bagre Sunset, Bagre Eclipse, Bagre do Sol
Nome popular (ING): Sun Catfish

 

Família: Bagridae
Distribuição geográfica: Sudeste Asiático (Índia)
Comportamento: Pacífico.
Tamanho adulto: 45 cm
pH: 6,0 a 7,5
Temperatura: 24 a 27oC
Dimorfismo sexual: Náo há.
Alimentação: Ração, pequenos crustáceos, peixes etc.
Aquário mínimo recomendado: 500 litros
Reprodução: Ovípara
Adequado para plantado? Não.
Biótopo: Riachos de águas lentas.
Informações adicionais:  

 

Saiba mais sobre a espécie:

Esse "pequeno" bagre tem sido visto com uma frequência cada vez maior em lojas de aquarismo, muitas vezes vendido como um peixe adequado para aquários comunitários em geral, com peixes de diversos tamanhos, até mesmo de poucos centímetros. O que raramente é dito ao aquarista é que ele pode chegar a 45cm de comprimento e, de hábitos noturnos, fatalmente será responsável pelo desaparecimento de peixes menores que forem cabendo em sua boca, conforme vai crescendo.

É uma espécie pacífica e até relativamente tímida, que pode parecer sempre assustada em aquários com muita claridade e onde não haja tocas para ele se refugiar durante o dia. Para que o Horabagrus brachysoma se sinta bem no aquário, é importante que sejam oferecidos refúgios para o peixe passar o dia, podendo ser usados para isso, pedaços ocos de madeira, rochas etc.

Sua alimentação é fácil, ele aceitará praticamente todo tipo de alimento e costuma fazer uma certa bagunça na hora de se alimentar, por isso é recomendada uma filtragem bem dimensionada, principalmente quando o peixe já possui um tamanho considerável.

Pode ser mantido sozinho ou em pequenos grupos, em aquários como única espécie ou com outros peixes de maior porte como Pangássius, Aruanãs, Tucunarés, Datinoides entre outros. Náo há dimorfismo sexual e informações sobre sua reprodução em cativeiro não são comuns.

Escrito por: Marne Campos

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!