peixequedormeO Lungfish africano apresenta uma peculiaridade bastante interessante, alvo de estudo de pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura. Em estações secas ele permanece escondido em uma toca na lama por todo o período de estiagem, tempo que pode chegar a cinco anos.

Durante esta fase o peixe fica em animação suspensa, ou seja, é capaz de viver sem qualquer sustentação, não comendo, bebendo ou produzindo resíduos. O organismo retarda seu relógio biológico reduzindo ao mínimo as exigências para sua sobrevivência. Esta condição de animação suspensa deixa de existir com a volta das chuvas e o retorno do corpo d’água.

O objetivo dos cientistas envolvidos neste estudo é conhecer como se dá este processo conhecido por “estivação” e a possibilidade de aplica-lo em seres humanos, como pacientes em condições críticas e mesmo em astronautas em missão espacial de longa distância.

Fonte: Jornal Ciência

Sobre o autor:
Solange Nalenvajko
Autor: Solange Nalenvajko
Solange Nalenvajko, mais conhecida como Xica, é natural de Curitiba-PR e aquarista desde 2010, época em que começou a estudar e planejar o que chamou de "seu primeiro aquário de verdade", daí para diante foi puro amor pelo hobby. Sua paixão e alvo de maior dedicação sempre foram os Kinguios ou "Gordos" como gosta de chamar, em geral mantidos em aquários com plantas naturais e de baixa manutenção. Uma das pessoas mais carismáticas do AqOL, é formada em Administração de Empresas pela FAE, atualmente ocupa a posição de Rainha do Lar convivendo com a nobreza.

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!