Cilindro de CO2 com extintor de incêndio.

Montei um cilindro de CO2 com extintor de incêndio e aqui vai o passo-a-passo para vocês analisarem.

Cilindro:

Do extintor de incêndio a única coisa que será usada é o cilindro propriamente dito, digo isso porque ja li mensagens perguntando como manteria o cilindro de extintor funcionando, se deveria travar o gatilho do extintor ou coisa parecida.




Lembrando que só o cilindro de extintor de CO2 pode ser usado para o projeto.




Neste cilindro coloca-se a valvula de topo, a que usei é válvula 3/4" cilindro CO-2 209.






Quem coloca a válvula é o profissional que vai carregar o cilindro, neste cilindro deve ser feito todos os testes antes da carga.






O próximo passo é a colocão do registro regulador de pressão, usei um regulador soldex 97 CO-2.




Para a colocação do regulador a vedação é feita com um anel de vedação apenas, é conseguida na lojas que carregam o cilindro, quando for colocar o regulador aperte bem para não dar vazamentos, porém, não estrangule o anel pois isso também acarreta vazamentos. 






O regulador vem com a saida de gás própria para ser conectado em mangueiras (peça a esquerda da foto), mas como ainda teremos que usar uma válvula agulha depois do regulador, mandei um torneiro fazer uma peça com a parte superior identica a original mas com rosca no lugar da conexão de mangueira (peça a direita da foto), nesta rosca é colocada a válvula agulha.




Válvula agulha.






Válvula agulha com novo conector.




Novo conector e válvula agulha no regulador, usado anéis de vedação e veda rosca.




Para conectar a mangueira usa-se esta peça, ela se conecta na válvula agulha por meio de uma rosca, comprada juntamente com a válvula agulha.




A vedação desta peça foi feita com veda rosca.




Usei mangueira de silicone.






Geral do cilindro de CO2 ja em funcionamento.






O "relógio" da esquerda mostra quanto de CO2 tem no cilindro e o da direita mostra quanto de CO2 está saindo do regulador de pressão, sai tão pouco que nem move o ponteiro.




Para conta-bolhas usei um conta gotas de equipo de soro, usei conectores de mangueira de aquário e "tripa de mico", dessa forma ficou fácil conectar a mangueira no conta bolhas, porém, depois de 6 meses de uso a tripa de mico rachou e deu vazamento, aconselho o uso de silicone para esta vedação.




Por enquanto estou usando pedra porosa como difusor.




Cilindro pintado de prata.





Observações:

  •  A maneira de abrir a válvula de topo é com a reguladora de pressão fechada e a válvula agulha aberta, abra 1/4 de volta apenas da válvula de topo e depois faça a regulagem do registro regulador de pressão (regule para o mínimo de gás que conseguir) e por ultimo regule a válvula agulha;
  • Só cilindros próprios para CO2 podem ser usados;
  • Se informe sobre o funcionamento e forma de vedação de todas as válvulas com os vendedores antes de montar, procurei mais de um;
  • As válvulas de topo e reguladora de pressão podem ser encontradas em lojas de produtos para solda e lojas de equipamentos para gáses, a válvula agulha pode ser encontrada em lojas de conserto de fogões.
Aquarismo Online © 1999-2014. Todos os direitos reservados.