Peixes de Água Doce

Utilize a ferramenta de busca ou vá direto aos principais grupos logo abaixo.

Clique aqui para utilizar a ferramenta de pesquisa de peixes de água doce

 

 

Peixes de Cardume
Peixes de Cardume

Peixes de Fundo
Peixes de Fundo

Peixes Territoriais
Peixes Territoriais

Killifishes
Killifishes

Grandes Predadores
Grandes Predadores

Peixes Primitivos
Primitivos

Outros
Outros

Peixes de CardumeEvite manter as espécies dessa categoria em grupos com menos de cinco indivíduos, pois isso gerará um estresse adicional ao animal. Além disso, não espécies que se mantida sozinhas ou em grupos muito pequenos, acabam demonstrando desvios de comportamento como timidez excessiva, agressividade além do normal etc. Fazem parte dessa categoria: Tetras, Rásboras, Barbos, Acarás Disco, Acarás Bandeiras entre outros.

 

 

Peixes de FundoAo contrário do que alguns pensam, não se alimentam de fezes de outros animais e nem de sujeira, requerem uma alimentação de qualidade tanto quanto qualquer outra espécie, o que muitas vezes demanda rações especiais para eles que facilitam a alimentação pelo formato de suas bocas. Fazem parte dessa categoria: Cascudos, Coridoras, Bótias, Bagres entre outros.

 

 

 

Peixes TerritoriaisGostam de mostrar quem manda! As demarcações de território ficam evidentes nas espécies que compõe esta categoria, demonstrações de agressividade ocorrem com frequência, por isso requerem maior espaço por habitante. Respeitando essas regras, muitas vezes é possível serem mantidos em aquários com espécies mais pacíficas. Fazem parte dessa categoria: Ciclídeos Americanos, Ciclídeos Africanos, Anabantídeos entre outros.

 

 

KillifishesPequenos peixes de cores atraentes, na natureza podem habitar pequenos volumes de água e seus ovos chegam a ficar meses em solo seco até a próxima estação das chuvas, daí o fascínio de muitos aquaristas por reproduzí-os em cativeiro.

 

 

 

Grandes PredadoresA regra dessa categoria é que tudo o que se mexe e cabe na boca é alimento. Sua dieta é quase que exclusivamente composta por alimentos ricos em proteína animal. Como possuem um tamanho relativamente grande para o padrão dos peixes ornamentais, a lista de espécies a habitarem o mesmo ambiente fica bastante restrita. Fazem parte dessa categoria: Oscars, Tucunarés, Piranhas, Aruanãs entre outros.

 

 

PrimitivosCostumam ser os habitantes exóticos do aquário, aqueles que despertam grande interesse quando são vistos, pois se confundir com o meio é outra características de alguns integrantes desse grupo. Fazem parte dessa categoria: Arraias, Polipterus, Moréias, Ituís entre outros.

OutrosEspécies que não se enquadraram em nenhuma das categorias acima, mas que se ainda não habitaram, habitarão seu aquário um dia.

 

 

 

 

Peixes Marinhos

TangsDescrição.

 

 

 

 

AnjosPresentes em muitos aquários, não são indicados para nanos pelo tamanho que atingem. Apesar de se mostrarem a maior parte do tempo, apreciam aquários com muitos esconderijos. Não costumam causar problemas em aquários com corais.

 

 

 

 

GrammasO fato de serem relativamente pacíficos, aceitarem bem alimentos industrializados e atingirem um tamanho reduzido fazem desse grupo uma ótima opção para iniciantes, inclusive para serem mantidos em nanos, que devem contar bastante tocas. Podem ser mantidos com corais sem maiores problemas.

 

 

 

 

PalhaçosSão peixes pacíficos e seguros para aquários com corais (reef safe). Entre as características desse grupo está a cooperação com anêmonas, a anêmona proporciona proteção ao peixe, e este por sua vez proporciona alimento para a anêmona, e também a mutação sexual do macho, que se torna fêmea em grupos onde há ausência do gênero.

 

 

 

 

Gobies e BlenniesEste grupo possui tanto integrantes de água salgada como de água salobra. Costumam ser reconhecidos pelo seu comportamento de ficar pelo fundo do aquário ou rochas, como se andassem sobre elas. São pacíficos com outras espécies e não atacam corais, o que os tornam ótimas opções para aquários de corais, inclusive nanos.

 

 

 

 

OutrosVárias espécies compõe esse grupo e a diversidade é a sua marca característica.

 

 

 

 

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!