Peixes de Água Doce

Peixes de Água Doce

Plantas Hidrófilas

Plantas Hidrófilas

Invertebrados de Água Doce

Invertebrados de Água Doce

Fórum de Discussões

Fórum de Discussões

Malawi de 540 litros de Luiz Marcelo M. SalesO Aquario do Mês de Julho de 2014 do AqOL passa tranquilamente por um aquário marinho para quem é leigo no aquarismo, dada a cor dos peixes. É um tipo de montagem muito indicada para iniciantes dada a baixa exigência dos peixes, porém quando esse tipo de montagem é escolhido por um aquarista mais experiente, o resultado é de fascinar qualquer um. Nesse caso, o aquarista Luiz Marcelo, soube realizar uma montagem muito bem elaborada, sabendo combinar bem as espécies do Lago Malawi, que possuem entre suas características principais, as belas cores e o comportamento agressivo. O resultado final, que poderia ser um campo de batalha, foi um ambiente agradável, colorido e acima de tudo, harmonioso. (acreditem, eu tive o prazer de ver o aquário pessoalmente).

Luiz contou que esse aquário foi montado inicialmente para ser um plantado, porém as coisas não aconteceram como o planejado e ele decidiu desmontar tudo para remontá-lo como um aquário de ciclídeos africanos do Lago Malawi.

Malawi de 540 litros de Luiz Marcelo M. Sales

O Aquarista revelou que o maior trabalho que ele teve com esse aquário até hoje, por mais incrível que pareça, foi a limpeza da montagem anterior para deixar o aquário pronto para a remontagem.

Após montado, ele percebeu que a madeira da tampa estava exposta à muita umidade e começou a estufar. Como deixar o móvel aberto não era uma opção, teve a ideia de abrir janelas na parte de cima da tampa, para que a umidade escapasse sem causar danos à madeira. O que deveria ser uma medida corretiva, se tornou um charme à mais para o aquário, pois a luz que vazava pelas janelas, gerava uma iluminação bastante interessante para suas salas de estar e jantar.

Por se tratar de um aquário que divive dois ambientes, Luiz Marcelo precisou dar uma atenção especial à disposição das rochas, só quem já teve aquário dividindo ambientes, sabe como é complicado deixar as duas faces do aquário igualmente interessantes, o que Luiz conseguiu muito bem!

Para o aquarista, esse aquário representa o sonho antigo de ter um aquário de maior volume, já que seus aquários anteriores nunca ultrapassaram os 150 litros, além disso é motivo de orgulho para Luiz, que já recebeu vários elogios de parentes e amigos (incluindo o meu!). 

 

Dimensões: 150 x 60 x 60cm
Volume bruto: 540 litros
Tempo de funcionamento: 18 meses.
Filtragem: Sump 64 x 48 x 36cm Sistema Wet-Dry (Perlon; Bioballs pretas e azuis; Ista Quartzite glass).
Iluminação:1 x 40W T8 Atman fluorescente (branca) e 1 x 40W T8 Dymax fluorescente (azul).
Substrato:Areia branca.
pH: 8,0
GH: ?
KH: ?
NH3/NH4: 0
NO2: ?
NO3: ?
PO4: ?
Temperatura média: 25C
Alimentação: Sera Granugreen, Sera Vipagran, Tropical Spirulina Granulat e Poytara Ciclídeos Herbívoros.
Fertilização: Não há.
Fauna: 04 Metriaclima estherae, 01 Metriaclima greshakei, 03 Labidochromis caeruleus, 01 Pseudotropheus sp. (White tail), 02 Labeotropheus trewavasae "Thumbi West" e 03 Sciaenochromis fryeri.
Flora: Não há.
Informações adicionais: Trocas parciais semanais de 10% da água. Adição de buffer Seachem Malawi/Victoria.
 
Sobre o autor:
Marne Campos
Autor: Marne Campos
Marne Campos, natural de Campinas-SP, é aquarista desde 1990 quando, aos 7 anos de idade, ganhou o seu primeiro aquário e se apaixonou completamente pelo aquarismo. Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC-CAMPINAS e técnico em Eletro-Eletrônica pela UNICAMP, criou o projeto Aquarismo Online em 1999, além outras iniciativas ligadas ao aquarismo que vieram logo em seguida, entre elas a idealização do CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo) onde ocupou o cargo máximo por 12 anos. Dedica-se à aquários plantados desde 1998, tendo como principal área de interesse atualmente, a manutenção de ambientes aquáticos por longos períodos.

Enquanto isso no Fórum AqOL...

Água Doce ДЕЛОВОЕ ПРЕДЛОЖЕНИЕ АДМИНИСТРАТОРУ aquaonline.com.br
Marinajdv > 26/03 23:34

Bate Papo Meu novo site!!
Theeng61 > 26/03 10:59

Água Doce Where is Administration aquaonline.com.br ??
Marinajdv > 25/03 10:38

ExpoAqua - Mostre seu Aquário труба гофрированная двустенная д50
Andreasemg > 25/03 2:50

Água Doce Where is Administration aquaonline.com.br ??
Andreasflo > 24/03 13:56

Recomendamos nas redes:

Siga a Pró-Aquarista no Instagram!
Curta a Pró-Aquarista no Facebook!
Se inscreva no canal da Pró-Aquarista!