Principais doenças dos Kinguios

Discussões específicas sobre Kinguios e Carpas, e os lagos de jardins que eles habitam.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.

Principais doenças dos Kinguios

Mensagempor ovelhak em 01 Ago 2007, 19:45

Alguem me ajude, por favor!!!
Gostaria de saber quais são as principais doenças atraídas pelos Kinguios e suas respectivas causas!!

Meus Kinguios parecem estar bem.. porém o Kinguio Pérola não nada tanto quanto os outros. Fica paradão mesmo, demora até pra subir pra comer. Devo pensar que há algum problema ou cada um tem sua personalidade mesmo?

Valeu!!
ovelhak
Planejador
Planejador

Mensagempor Nádia em 02 Ago 2007, 10:49

Olá Ovelha...

Também tenho kinguios e fica difícil de falar as principais doenças. Os meus já tiveram várias. :(
Como estão as fezes do seu kinguio pérola? Estão normais ou estão finas, compridas e transparentes?
Se ele está paradão pode ser algum problema sim. Mas para ter certeza, preciso de mais informações.
Passe o setup completo do seu aqua:
litros, fauna, flora, níveis de amônia, ph, nitrito, etc.

Fico no aguardo

Abraços
"RESPEITAR os animais é DEVER de todos, AMÁ-LOS é um PRIVILÉGIO de poucos"
Nádia
Montador
Montador

Mensagempor ovelhak em 02 Ago 2007, 19:05

Oi!
Obrigado por tentar me ajudar..!
Não quero que ele ou eles morram.. =(

Meu aquário é bem simples, porém mês que vem pretendo adquirir um de 200 lts. O atual tem 30 lts, com um filtro externo Millennium com duas plantas artificiais. Com ele vivem um kinguio cabeça de leão, um kinguio bolha, um kinguio telescopio, um bala shark, um pangassius..
Quanto ao PH, pode soar meio ridiculo, mas como sou iniciante, ainda não sei. Presumo que deve estar ok. Idem para a amonia e etc. =/
Lampada também não tenho..

O engraçado é que o resto dos kinguios está muito bem.. E não é certo de que se fosse algum problema no aquário, os outros também não estariam mal??? Não quero q ele morra.. :(((
Ele quase não está comendo!! :(
Teria alguma solução pra eu fazer ele comer?? Por exemplo aquela bolacha de férias, que se solta no aquário e ela dissolve.. Não seria um jeito de fazê-lo comer??

Obrigado pela atenção!!
ovelhak
Planejador
Planejador

Mensagempor Nádia em 02 Ago 2007, 22:17

Se um peixe está mal, não quer dizer que os outros também tenham que estar. Só se for alguma doença contagiosa.
Seu kinguio pode estar com várias coisas...Vc não notou nada diferente nele? Fezes compridas, finas e esbranquiçadas, algum parasita no corpo dele, alguma mancha, pontos brancos...
Talvez esse peixe seja mais sensível que os outros quanto ao PH, amônia, nitrito e por isso é muito importante saber como estão os níveis dos mesmos.
Como seu aqua é muuuiiito pequeno para tanto kinguio (o idel são 40 litros de água para cada um), o volume de fezes, urina e restos de ração também deve ser muito grande e com essa super população a qualidade não deve estar boa.
Sinceramente, se fosse eu, providenciaria correndo os testes, compraria um aquário maior ou doaria alguns peixes pois vc pode acabar perdendo todos seus kinguios.

Abraços
"RESPEITAR os animais é DEVER de todos, AMÁ-LOS é um PRIVILÉGIO de poucos"
Nádia
Montador
Montador

Mensagempor carlos gustavo em 03 Ago 2007, 11:02

Fala, Ovelhak

Tem aqui no fórum uma bibliografia imensa sobre os efeitos da superpopulação no aquário... Mas já de antemão, eu posso te dizer categoricamente: AMONIA!

É muito peixe de grande porte junto em tão pouco espaço... O mais frágil sempre vai ficar ruim primeiro, depois os mais fortes vão enfraquecendo. Este comportamento é típico de intoxicação por restos nitrogenados. Outro fator é o pH, com tanto peixe jogando tanta toxina na água, o pH fica extremamente instável e o efeito tampão de pH da água é devastado. Com um aqua de 30 litros, apenas poecilídeos, barbos, tetras e anabantídeos de pequeno porte (colisas e bettas-fêmea) podem ser criados sem problemas. Agora... peixes que ficam com até 30cm em tamanho adulto, não podemos nem conceber um aquário de 30 litros. Para voce ter uma idéia, com a população que voce citou, até um de 200 litros já é apertado para quando estes peixes chegarem ao estado adulto.

Enfim. se voce não for trocar o aquário rápido, mas urgentemente mesmo, voce terá que optar pela doação destes peixes, ou pela morte dos mesmos. Agora, quer uma solução mais criativa?

Se quiser, lá vai: Se voce mora em uma casa, compre uma caixa dágua de 500, ou no mínimo uma de 250 litros. Lave-a muito bem, encha-a de água e coloque o aquasafe da tetra. Coloque uns aguapés boiando na água. Depois, vá na seção "Faça voce mesmo" e veja um filtro do tipo Canister. Sugiro os tópicos fixos do Canister do Alexandre Altieri e o Canister com T de inspeção do Gaspar Cipriano. Faça um destes e coloque-o para trabalhar na caixa dágua. Dada a urgência, não dá pra esperar seu tanque amadurecer. Voce pode adquirir em lojas o condicionador de água, tem da Tetra e o da Sera. Coloque, espere um ou dois dia e coloque os peixes lá. Sugiro uma xícara de café cheia de sal grosso junto, o iodo e o sódio são bons para melhorar a resposta imune dos peixes. Eles são fortes, eles aguentam a ciclagem. Mesmo ciclando, as condições já estarão beeeeeeem melhores do que todo mundo espremido no aqua de 30 litros.

Aí, se quiser, voce pode criar os peixes de pequeno porte nesse aqua de 30 litros, ou tentar um plantadinho, tem bastante potencial, mesmo sendo um nano. Mas kinguios, cria-los em um aqua de menos de 100 litros, esqueça.

Desculpe pelo pessimismo, mas é a pura verdade, os outros criadores de kinguios vão infelizmente concordar comigo.
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador

Mensagempor ovelhak em 03 Ago 2007, 19:00

É.. ele morreu mesmo, pessoal.
Obrigado para os que tentaram ajudar..
Vou tomar providências para que o resto não se vá :(

valeu!
ovelhak
Planejador
Planejador

Meus kinguios podem estar doentes!?

Mensagempor cris riva em 15 Mar 2009, 12:08

Aquario hexagonal 200l,gascalho medio,filtro biologico + rede de bolha,pedra marinha para manter a agua alcalina,3 kinguios oranda,um telescopio e um simples todos pequenos,troca de agua semanal 50%(aquasafe,sal,temperatura) temperatura em 24 graus kinguios no fundo do aquario,temperatura 28graus ficam na superficie,pouca movimentação no aquario ficam parados ou na superficie,coloração forte porem notei que a oranda negra esta com bolinhas trasparentes no corpo são poucas,estão se alimentando,porem as orandas estão comendo pouco,ah tenho tres caracois pra manter mais limpa a agua,eles podem estar doentes,sou novata porfavor o que posso fazer mais,para melhorar a qualidade de vida deles.
cris riva
Planejador
Planejador

Re: Principais doenças dos Kinguios

Mensagempor vinivgs em 02 Fev 2010, 11:17

Estou com um Kinguio Oranda e ele apresentou algo parecido com ictio no começo...

Tratei como se fosse ictio com Aqualife, porém passou uns 3 dias ele ja estava bem ... quando avistei umas 'coisas' grudadas nele e naum sei o que é...

Parecem espinhos verdes, tirei uns com a mão mas alguns estão dificeis de tirar pois fiquei com medo de machucar mais o peixe ...Parecem larvas grudadas somente por uma extremidade...

Gostaria de saber o que é e como posso trata-lo???
vinivgs
Colaborador

Voltar para Kinguios e Carpas