Furar vidro do aquario

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.

Furar vidro do aquario

Mensagempor gude em 10 Dez 2005, 19:54

Olá, minha dúvida pode ser meio sem noção, mas não faço a menor idéia se é viavel por isso pergunto... :D

Tenho um aquario de 600l, hoje em dia uso um canister by Gaspar e um filtro hang-on comercial

Mas eu tenho pensado em fazer um sump, tenho um aquario de 50l parado, e tenho no movel do aquario de 600l espaço de sobra pra colocar esse aquario de 50l dentro.

quero fazer isso pra tirar toda a parafernalia de equipamentos do aquario, aquecedor e os filtros, o canister é bom mas aquele bando de cano e fios dentro e atras do aquario nao fica legal

Que eu saiba pra sump a unica solução é ter um furo no vidro na altura de onde a agua vai sair.

minha pergunta é:
-Tem como furar o vidro do aquario depois dele montado? Não abala a estrutura dele?
-Existe alguma alternativa pra montar esse sump sem ter que furar o vidro?

Agradeço desde já a atenção
[]'s
Rodrigo O. Farias
Curitiba - PR
gude
Montador
Montador

Mensagempor Franz Rotter em 11 Dez 2005, 08:31

Olá Gude,
Acho que você não terá saída, terá que furar o vidro mesmo, mostre o serviço para um bom vidraceiro e peça a opnião dele.
Teoricamente daria pra fazer um sifão para a queda de água porém será difícil equalizar a vazão da bomba do sump com a vazão do sifão, sem contar que em queda de energia e esligamento da bomba o sifão continuará a verter água para o sump !!!
No caso do furo, tendo a vazão desejada de circulação, você poderá calcular o diâmetro mínimo do furo com a planilha que postei em http://www.aquaonline.com.br/forum/phpBB2/viewtopic.php?t=12088
Franz Rotter
Colaborador

Fotos no Portal AqOL: 0
Artigos publicados no Portal AqOL: 1
Aquário do Mês do AqOL: 0

Mensagempor Leo Motta em 11 Dez 2005, 14:03

Olá gude,

Eu tive uma situação muito parecida com a sua e postei um tópico sobre esse tipo de filtro aqui. http://www.aquaonline.com.br/forum/phpBB2/viewtopic.php?t=11779&highlight=

Acho que a forma que projetei o filtro e os elementos filtrantes ficaria boa, mas o tamanho do filtro/aqua não comportaria a quantidade de água que continuaria descendo até o fim do furo lateral num caso de queda de energia. Portanto, pra mim ficou inviável esse projeto e estou fazendo um canister mais adequado para um aqua desse porte.
Recomendo que leia bem esse tópico para que faça somente se tiver certeza que no seu caso dará certo.
Abraços
Leo Motta
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Rafael Akama em 11 Dez 2005, 21:06

A melhor opção, sem dúvidas, é furar o vidro. Dá pra furar o aquário montado sim. Mas, como o Franz falou, seria legal falar com um vidraceiro para ele dar uma opinião sobre o seu aquário, especificamente.

Contudo, dá pra fazer um overflow sem furar o vidro também. Não acho eles muito confiáveis, mas tem muita gente que usa e nunca teve problemas. Fazendo com o esquema de tubulações certo, não transborda e fica bom também.

Este é um que eu montei faz um tempo, pra testar um projeto que vi na internet. Dava uma vazão boa:
Imagem

Aqui, ele de perfil, onde dá pra ver o esquema para que a água não transborde em caso de falta de luz:
Imagem

E aqui, um desenho que mostra o porquê da água não transbordar quando a bomba pára. Além de não deixar o aquário transbordar, ele volta a funcionar normalmente quando a energia volta, pois a tubulação continua cheia de água.
Imagem

Particularmente, achei esse overflow um pouco grande para o aquário. Se tiver como escondê-lo, seria melhor.

Aqui vai um link para a página onde vi este projeto:

http://reefcentral.com/forums/showthrea ... did=503664

Se você achar esse com tubos de PVC muito grandes, você pode tentar fazer um com "copos" e com o U invertido solto:

http://www.reefs.org/library/diy/diy_winner1.html
http://www.csd.net/~cgadd/aqua/overflow.htm

O funcionamento desses overflows sem furos no vidro é bem simples. Olhando as figuras, dá pra entender o motivo de o aquário não transbordar.

Porém, vale lembrar que nada é mais seguro do que um vidro furado. Os overflows sem furo se baseiam em um sifão, o que pode causar um alagamento caso entre ar nele.
Rafael Akama
Colaborador

Fotos no Portal AqOL: 5
Artigos publicados no Portal AqOL: 0

Mensagempor Alexandre Altieri em 11 Dez 2005, 23:28

Beleza...

Rafael Akama escreveu:...Este é um que eu montei faz um tempo, pra testar um projeto que vi na internet...

Nossa, você fez um "trem" desses só pra testar um projeto, ficou tão legal que eu montaria um aqua só pra usar esse esquema :lol: , muito engenhoso, você acredita mesmo que não seja seguro, não entendi como pode haver alagamento devido a entrada de ar...

Até mais.
Alexandre Altieri
Colaborador

Fotos no Portal AqOL: 0
Artigos publicados no Portal AqOL: 8

Mensagempor Rafael Akama em 11 Dez 2005, 23:43

Fala alealt,

Então, eu resolvi testar porque estava curioso mesmo pra saber se funcionava legal. :lol: Eu ia montar um sump para esse aquário, mas acabei desistindo depois que consegui meu Eheim Classic baratinho. 8)

O problema que vi nessa montagem foi que, como havia um pouco de micro bolhas na água, elas se acumulavam no tubo do overflow. Depois de um tempo, a vazão ia diminuindo, e o nível de água subindo. :shock: Mas isso é facilmente contornável se o retorno estiver regulado direitinho para não fazer bolhas.

Outro problema foi que usei tubulação de 40mm para o overflow, e apenas 50mm na captação (onde a água entra pelos terminais de ventilação). Dependendo da vazão do recalque (se for muito alta), se formava aquele redemoinho, como se fosse um ralo, e o overflow engolia um pouco de ar. Daí o nível da água ia subindo também. :shock: Mas isso também é facilmente contornável com uma captação mais larga (pela qual a água escorre mais suavemente, não formando o redemoinho).

Desses overflows sem furo, acho esse de tubos o mais seguro de todos. Aquele com copos é mais fácil de acontecer um imprevisto, pois o tubo fica solto.

Mas tenho de concordar, esses overflows são bem engenhosos mesmo. Quem gosta de FVM como a gente, com certeza os adora. :lol:
Rafael Akama
Colaborador

Mensagempor gude em 13 Dez 2005, 13:54

Obrigado a todos, vou estudar com carinho e cuidado essas propostas de overflow e as tabelas de vazão, eu nao consegui ver aqui no trabalho as fotos do seu overflow Rafael, mas chegando em casa vou olhar com atenção, pelo que eu já vi dos seus projetos aqui no forum deve ser mais uma obra de engenhosidade.

Se tudo der certo vou montar esse esquema de overflow sem furo, até porque meu aquario de 600l esta em pleno funcionamento e será um trabalho medonho esvaziar todo ele para fazer o furo no vidro, uma solução boa que não precise desmontar o aquario e que permita o uso do sump sera adotada, até pq caso nao de certo é só voltar como era antes, com o canister e o filtro hang-on no aquario.

E espero mais sugestões dos colegas, esse forum é pródigo em talentos.

Mais uma agradeço a todos, e quando eu decidir qual solução adotar volto para comunicar e dizer se deu certo ou não.
[]'s
Rodrigo O. Farias
Curitiba - PR
gude
Montador
Montador

Mensagempor jonas_filho em 25 Fev 2006, 13:17

Rafael....

Achei interessante esse projeto de overflow, mas não entendi muito bem o porque das mangueirinhas, seria para fazer uma espécie de sucção para startar o sistema???! Se for isso, não seria muito confiavel deixa-lo em funcionamento e ir viajar por exemplo, pois uma queda de energia não faria o sistema funcionar novamente ao retorno da mesma... :roll: ....To viajando nas idéias??!!

abraços
Jonas
jonas_filho
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Rafael Akama em 25 Fev 2006, 16:09

Oi Jonas,

As mangueirinhas servem para fazer o "start" mesmo, como você imaginou. Reparou que as mangueiras têm "tampinhas" nas pontas? Depois de fazer o start, é só tampar as mangueiras que não entra mais ar. Se estiver tudo bem vedado, pode ficar tranqüilo. :)
Rafael Akama
Colaborador

Mensagempor jonas_filho em 25 Fev 2006, 21:50

E ai Rafael...
Me desculpe, mas sou bem "ignorante" qdo falamos em sump, mas é o filtro dos meus sonhos e com essas idéias, estou louco pra montar um, pois tenho um aqua de 45lts sem uso em casa. Voltando as mangueirinhas, são aquelas de aeração certo? Pois bem, para startar eu devo fazer sucção na mangueirinha, correto?.....depois tampo e tudo beleza, porem, se faltar energia e eu estiver viajando, como o filtro vai voltar a funcionar novamente???
Rafael....me perdoe mas desse assunto eu ainda não entendo muito, e talvez a pergunta esteja sendo bem infantil..... :( , mas eu preciso entender melhor desse filtro....

abraços
Jonas
jonas_filho
Ciclador
Ciclador

Próximo

Voltar para Faça Você Mesmo - FVM