Alevinos de Bettas

Discussões sobre a reprodução de peixes e invertebrados ornamentais.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.

Alevinos de Bettas

Mensagempor Diego de Carvalho em 14 Nov 2005, 00:47

Caros amigos que aqui estão, Preciso de umas ajudinhas básicas.
eu tentei procriar uns "bettinhas" só que deu Mer.....

Comprei micro vermes, coloquei agua de banana,e cistos de artemia e eles não comeram nada porque será ???

OBS: Eles estavam nadando na horizontal !
"Aquarismo é uma Arte que deve ser Cultivada"
Diego de Carvalho
Ciclador
Ciclador

minha

Mensagempor Dansoler em 14 Nov 2005, 12:05

Olá amigo... minha experiência com a criação de alevinos de betta é a seguinte!

Simplesmente eu faço trocas parciais de água e quando já estão em certa idade eu coloco comida para alevinos. Também já passei por esta experiencia de colocar comida e eles nem ligarem...então resolvi não colocar mais. Apenos mantenho o aqua bem plantado, para se criar toda uma comunidade de microrganismos, TPA e dependendo do tamnaho de alguns já faço a separação deles.

Estou com uma ninhada recente e até agora estão crescendo bem e saudáveis. Agora depois de uns 2 meses é que estou colocando comida para alevinos, antes ficava apodrecendo na água o q me dava maior trabalho pra limpar!

Espero ter ajudado! abraços
Dansoler
Ciclador
Ciclador

Fotos no Portal AqOL: 2
Artigos publicados no Portal AqOL: 0
Aquário do Mês do AqOL: 0

Mensagempor Diego de Carvalho em 14 Nov 2005, 14:28

Olá Dansoler !

Tipo não coloquei nenhuma planta pois li que era para deixar o Aqua totalmente livre apenas com os esconderijos para a Fêmea....Será que foi ai que eu errei ? Porque ao passar do tempo eles começarama a morrer.

E as sugeras que ficavam no fundo o que vc fazia :?: deichava lá ou limpava :?:
Diego de Carvalho
Ciclador
Ciclador

oi

Mensagempor Dansoler em 14 Nov 2005, 16:56

Olá Diego! :lol:

Após a desova, deve-se retirar a fêmea do aqua, já o macho deve ficar lá por mais alguns dias, ou até a identificação dos alevinos. Após isso eu retiro o macho ou então os filhotes!

Eu utilizei um aqua com algumas plantas para a desova, não necessita ser densamente plantado, basta ter algumas plantas, de preferência chegando a superfície ou até mesmo plantas de superfície...

Quanto a sugeira, eu retirava elas com todo o cuidado para não aspirar nenhum alevino, mas como lhe falei depois de verificar que eles não comiam nada, não dei mas, somente agora quando já estão mais crescido é que estou dando essa comida!

Existem outros mecanismos para alimentar alevinos, mas considerando o tamanho que nascem os filhotes, não se tem boca para isso!

Já me disseram pra colocar uma folha de alface na água para o nascimento de microvermes, mas nunca tentei esta opção! Mas quem sabe, não custa tentar!

Boa sorte e quando tiver notçiias ou sucesso poste aqui para sabermos mais detalhes!

aqui vai um link que mostra passo a passo do cruzamento dos betas e filhotes, vale a pena conferir

http://idd01ewm.eresmas.net/Galeria/FBW_betas.htm

Abraços! :mrgreen:
Dansoler
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Diego de Carvalho em 15 Nov 2005, 01:27

Adorei o Site, Assim da até animo de tentar outra vez. !
Diego de Carvalho
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Diego de Carvalho em 18 Nov 2005, 16:15

Sabemos que a fêmea de Betta está pronta para acasalar quando esta com as listras verticais amostra certo ?

e quando a fêmea for albina ? como vou saber...
Eu comprei uma por causa da barriga esta bem enchada.
Diego de Carvalho
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Diego de Carvalho em 19 Nov 2005, 16:47

Em fim consegui que a fêmea desovasse, Porém ai esta outro problema, Uns dizem para por plantas de superfície no agua para que os Alevinos possam retirar o alimento delas depois de alguns dias de vida, isso é certo :?:

A "agua da banana" como vou saber que eles estão se alimentando da própria agua :?:
Diego de Carvalho
Ciclador
Ciclador

oi

Mensagempor Dansoler em 20 Nov 2005, 16:20

Olá amigo, parabéns pela desova!

Agora seria bom você retirar a femea do aqua. Após o nascimento dos alevinos, no máximo uns 2 a 3 dias depois da desova, espere mais uns 2 dias e entao retire o macho.

Uma planta de superficie pode ajudar sim, mais o importante é que faça as trocas parciais!

Para saber se eles estão se alimentando basta acompanhar o crescimento deles! Lembrando que vão nascer muitos filhotes, nem todos vão sobreviver... eu costumo depois de uns 3 a 5 dias separar alguns alevinos, colocando -os em recipientes. Se você quiser pode colocar um ou mais filhotes em recipientes diferentes, lembrando que no futuro eles não poderão estar mais juntos. Se tiver como, inicialmente coloque um em cada recipiente, por enquanto poder se aqueles copinhos descartaveis de plástico!

Lembre-se que em breve terá que prover um local melhor!

Abraços e boa sorte!
Dansoler
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Diego de Carvalho em 10 Dez 2005, 01:02

Po como vou saber que está na hora de tirar a "bombinha" de Oxigênio dos Alevinos :?:
Diego de Carvalho
Ciclador
Ciclador

olá

Mensagempor Dansoler em 12 Dez 2005, 12:54

Olá amigo!

Não necessita usar bomba de oxigênio, mesmo para filhotes! No meu caso os filhotes responderam melhor quando não usei... e como estão os alevinos?

Uma sugestão é que você compre artemias vivas para alimentação, como são muito pequenos, você dá a as maiores para os pais, e colocando-as em uma recipiente a parte, sem alterar a água que veio com elas, após alguns dias você vai perceber que na superfície da água existem alguns filhotes, bem microscópios, dê esses filhotes para os alevinos para comerem.

E não se esqueça de trocas parciais, isso influi muito no desenvolvimento deles...
:lol:

abraços
Dansoler
Ciclador
Ciclador

Próximo

Voltar para Reprodução