Popeye ou fungos nos olhos?

Discussões sobre as doenças que afetam os peixes e invertebrados e seus tratamentos.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.

Popeye ou fungos nos olhos?

Mensagempor carlos gustavo em 22 Nov 2006, 19:13

Fiz uma rápida viagem de dois dias. quando saí, tudo normal. Hoje quando cheguei, meu aqua parecia um caos total. Deixei minha esposa para colocar comida. E quando cheguei, tinha tres lebistes fêmeas com problemas.

Peixe 1. Rabo todo comido, fungos em volta do ferimento - Peixe ativo, nadando bem e comendo, a despeito da falta do rabo, mas ele nãose desequilibra.

Peixe 2. Fungos perto da nadadeira peitoral. Área do corpo atingida = 10% Peixe ativo, nadando bem e comendo.

3. É aí que está a dúvida: Os olhos estão levemente deslocados para fora e um contorno branco tomou conta deles. É como se o peixe estivesse usando um óculos branco. Não sei se é o popeye, ou fungo nos olhos, ou os dois, popeye e o fungo oportunista.

De qq forma, separei os tres peixes no aqua-hospital com sal grosso e boa aeração. vou deixa-los as primeiras 24h só com sal, para ver se o agente causador regride apenas pela ação do sal e só amanhã vou começar a ministrar o Atlantys (fungicida e bactericida combinado). Eles estão bem ativos, estão espertos, não estão com sinal de desânimo. Vamos ver no que dá....

Fica a pergunta. O sintoma do peixe "3". É popeye ou fungos nos olhos????

Pois sei com bastante certeza que o peixe 1 teve um ataque bacteriano e o fungo oportunista se instalou. O peixe 2, não tem sinal de escoriação, ou nadadeiras feridas, só o fungo.

Quanto ao aqua principal, ergui a temperatura para 30 graus, fiz uma TPA de 20% com sifonação para tirar os restos de comida deixados pela esposa. Coloquei sal grosso para fazer a profilaxia preventiva do aqua.

Amanhã, vou ministrar o remédio nos quarentenados, e farei uma TPA drástica (70%) do volume total, com sifonação pesada.

Ah. Setup do aqua em "MEU AQUA"
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Alan_SP em 23 Nov 2006, 01:19

Ola

Nao faça TPA's de 70%, troque toda a agua...
Alan_SP
Ciclador
Ciclador

Mensagempor carlos gustavo em 23 Nov 2006, 14:48

Alan...

Toda??

Eu fiz o seguinte... Mantive 70% e estou ministrando sal grosso no aqua principal, logo depois de cada TPA. Hoje apareceu um macho com os olhos inchados. Coloquei-no no aqua hospital com os outros 3 peixes.

O Fungo da nadadeira da femea regrediu bem. O rabo comido tomado de fungos do outro peixe tb já regrediu bem tb e pude ver a extensão do ferimento causado pela bactéria. Comeu bem o rabo do peixinho, até o toco mesmo... Espero que nasça novamente um outro rabo, nem que não seja colorido como o original.

O que estava com os olhos saltados continua animado, mas com os olhos saltados ainda. Hoje um dos meus cobra de linhagem apareceu com isso tb. Estão os 4 no aqua de 3,5 litros, sem substrato, sem nada. Só água e aeração constante tocada a um compressor e pedra porosa. Hoje eu fiz uma troca total de água nele, lavei-o bem com água quente (não fervente) e coloquei água desclorada pH7.2 e a 30 graus. Coloquei nessa água uma colher de café de sal grosso e ministrei duas gotas do atlantys anti-fungo / bactericida. Amanhã, mesmo processo. Estou fazendo trocas totais diárias, para aproveitar bem a medicação, que se degenera depois de 24h. E é fácil preparar 3,5 litros de água nas condições controladas que preciso.

Só me preocupa essa superpopulaçao no aqua hospital... Tb, quem mandou eu comprar 3 fêmeas no mercado municipal? :oops: São as tres doentes. Agora pegou o macho mais bonito que eu tenho... :cry:

Mas estou confiante na melhora deles! :D
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador

Mensagempor carlos gustavo em 24 Nov 2006, 08:55

Bom, hoje é o 3o. dia de tratamento.

Uma das fêmeas não aguentou. E para minha surpresa, era a que aparentava estar melhor, só com os olhos saltados. Hoje ela amanheceu muuuuuito inchada. Peguei na tele-Lupa com 20X de aumento e vi enfim as escamas saltadas e muitos pontos com coágulos. Provavelmente hidropsia... :cry:

Quanto aos outros.

O fungo sumiu quase que por completo dos ferimentos das duas fêmeas que sobraram. Agora, é continuar o tratamento para cicatrizar. a que está sem rabo vai amargar um longo período em internação, só vou devolve-la ao aqua quando o rabo já estiver nascido. A outra, 'vai ficar mais um tempinho tb, para cicatrizar a área do corpo que foi atacada e para restaurar a nadadeira peitoral, que perdeu cerca de 30%.

Agora, a alegria: Os olhos do macho desincharam!!!!! :D

Ainda está um pouco anormal, mas desinchou muuuuito, coisa de 80% a menos do que estava!!! Penso em mais uns 5 dias pra devolve-lo ao aqua principal.

Hoje fiz mais uma troca total do aqua hospital, com mais uma seção de assepsia, água nova, sal grosso e antifungo / bactericida. Amanha, mesmo esquema.

Quanto ao aqua principal, fiz ontem a TPA de 70%, tratei com sal grosso, sifonei bem o fundo, parece muito bom agora. Sábado faço nova TPA, desta vesde 50%, com outra generosa sifonagem de fundo.

E fica a lição: Comprar peixes APENAS em locais de confiança!!!
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Alan_SP em 25 Nov 2006, 02:15

Ola cara :wink:

Sinto muito pelas baixas, aqui vai algumas dicas:

http://www.aquahobby.com/articles/b_hospital.php
Alan_SP
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Camilla Lira em 30 Nov 2006, 00:29

Putz. Mas pelo visto o tratamento já está BEM encaminhado. Ainda bem que tá resolvendo direitinho. Pena pela outra que não suportou :/ Geralmente essas nadadeiras que pegam fungos e se desfazem voltam normal e as vezes mais bonitas. Nunca vi nenhum caso de não voltar. :) E aí como que eles estão? Eram peixes novos no aquário? =~
Abraços.
Camilla Lira
Montador
Montador

Mensagempor carlos gustavo em 30 Nov 2006, 17:19

Oi Camila!

Precisei ontem optar por uma medida desesperada. Esgotei o aqua! :cry:

Eu precisei ir para Campinas segunda feira. Tinha feito uma TPA de mais 40% domingo, além de fazer TPA de 100% e os procedimentos que descrevi no aqua hospital. Fiz as medições, tudo certinho, pH 7.2, amonia, nitritos etc zerados pelo teste da Alcon, 29 graus (ergui a temperatura pra melhorar o metabolismo dos peixes)... O macho e a fêmea estavam se recuperando no hospital, e os outros pareciam muito bem.

Quando voltei quarta, um ambiente de desolação. Para meu espanto, os dois peixes do aqua hospital tinham morrido e no aqua principal mais 5 peixes, de uma só vez. Ou seja, saí de Campinas com 4 machos e 6 femeas no principal, mais um casal no hospital e voltei com 2 machos e tres fêmeas no principal e nada no hospital. Mal pude crer no que eu tinha visto. Fiz as medições novamente. pH 7.2, 29 graus, amonia subiu!!!! estava em 0.25. :cry:

Não tive dúvidas. Coloquei emergencialmente os peixes em um balde que só eu uso para estes fins, e esgotei o aqua. troquei filtro, fervi pedra, lavei vidro, joguei fora tudo o que era planta. Está só com as artificiais. Está ciclando novamente, e os peixes do balde já estão com os olhos crescidos.

Esterilizei o hospital e joguei-os lá dentro com sal grosso e o fungicida / bactericida. Mas depois desta, não acredito que eu vá recupera-los.

Que conclusão eu tiro disso?

São tres:

1. JAMAIS compre peixes de um lugar ruim. É dor de cabeça na certa.

2. JAMAIS desrespeite a quarentena. Como o próprio nome já diz: QUARENTena.

3. Se for comprar peixes prolíferos como os lebistes e deseja manter mais de 1 casal, compre os casais em lojas diferentes, ou de preferencia, em cidades diferentes, mas certifique-se que o fornecedor não é o mesmo para mais do que uma loja. Se comprar tudo de uma vez, vc corre um sério risco de comprar irmãos, ou meio-irmãos, ou mesmo primos. De qq forma, esses cruzamentos repetidos e os criadores de pequeno porte propiciam muita consanguinidade (casamento de parentes próximos) e isso enfraquece DEMAIS os peixes.
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador

Mensagempor carlos gustavo em 02 Dez 2006, 23:43

Bom pessoal...

É com imenso pesar, que comunico a perda dos últimos lebistes.. :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Sinceramente, estou muito frustrado, me perguntando onde foi o erro. Li, reli, reli de novo os tópicos de montagem, ciclagem, medições, iluminação, Matéria Organica, TPA, filtragem, Amonia, enfim... Não sei explicar como isso foi acontecer. Li quase todo o fórum de doenças, mas não vejo onde errei, fiz tudo certinho, o setup do aqua hospital estava certinho, enfim...

Só posso me apoiar na procedência dos peixes que comprei...

Para remontar o aqua, fiz o seguinte: Escovei as pedras (as decorativas e o cascalho), fervi todas elas por 30 minutos, e para garantir, coloquei-as 5 minutos no microondas, para irradiar e deixa-las com assepsia perfeita. Escovei folha por folha das plantas artificiais com escova de dentes velha com sabão neutro, depois ficaram de molho em álcool por 10 minutos. Deixei-as em água corrente por cerca de 10 minutos, e de molho por mais 6 horas, com trocas de água de hora em hora para tirar bem qq resíduo do que usei para lava-las. Lavei o fiiltro com escova de dentes e esponja sem sabão dentro dos tubos dele. Deixei-o imerso em alcool por 10 minutos, depois tratei-o com o mesmo critério de enxague que fiz nas plantas. Em seguida, coloquei o novo refil. Quanto ao aqua, passei uma esponja embebida de álcool por toda a superfície interna, por 3 vezes, enxaguando muito bem com água de torneira, mais tres vezes. Enchi-o com água de torneira normal, e coloquei o Tetra aquasafe. Liguei o filtro e deixei funcionando. Fiquei, nesta brincadeira, do começao da tarde até altas da noite. Esta é a vantagem de trabalhar em casa... :wink:

Hoje, meu aqua está ciclando novamente há 4 dias. De manhã eu ligo as lâmpadas, de noite eu as desligo. Filtro 100% do tempo funcionando, medições diárias de pH, nitrogenados, temperatura. Faço como se eu tivesse peixes nele. Este final de semana, farei uma TPA de 20%.

Amonia ainda alta, pH ainda em 7.0 (quero ele a 7.4), funcionando o filtro com refil novo, (SETUP completo no campo MEU AQUA), joguei fora as plantas naturais e estou só com as artificiais. Comprei mais pedras neutras para incrementar o pedragismo (gosto muito) e uma pedrinha branca de dolomita.

Sinceramente ainda não sei o que vou colocar neste pequenino aqua. Sei de uma coisa. Lebiste, never more. Pensei em anabantídeos, pensei em um casal de paraísos, pensei até em colocar 3 yellows (ciclídeos africanos). Mas com 35L, praticamente um NANO, estou bem incediso.

Estou me organizando para montar meu aquario grande, ele tem 80X30X40, vou monta-lo com dois kinguios Riukin. Penso até em colocar esse aqua atual como hospital, ou como quarentena, sei lá. Sei de uma coisa. Essa doeu. Perder tanto peixe em tão pouco tempo, nunca aconteceu comigo. Estou triste. :cry:
carlos gustavo
Ciclador
Ciclador

Voltar para Doenças e Tratamentos