Lâmpadas T5 x GroLux

Discussões sobre produtos e equipamentos relacionados ao aquarismo, dúvidas, recomendações, críticas, comentários entre outros.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Lâmpadas T5 x GroLux

Postby Lord_Wolf » 22 Sep 2007, 17:23

Opa...

Uma das grandes preocupações dos plntados, se não a maior é a Iluminação. como fazer uma iluminação adequada.
Nesse sentido, há várias opções, desde compactas até HQI's.
Agora surgiram as T5... pelo que dizem, são mais eficientes que as GroLux, que são ´timas para plantados.

Então a duvida:
quais as vantagens da T5 sobre a Grolux?
Maior eficiência luminosa? O que isso significa para as plantas?

seria interessante elucidar um pouco esse assunto, já que as T5 se apresentam como uma excelente opção para iluminação.

Sua eficiência se compara as HQI's?

T5 - quais vantagens e desvantagens?
Grolux - vantagens e desvantagen?

era isso...

Vlw
Image

Image

User avatar
Daniel Baron
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 15 Sep 2007, 03:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba/PR

Postby Daniel Baron » 22 Sep 2007, 18:02

Olha a vantagem eu não sei exatamente qual é, vou deixar para os mais entendidos do fórum aqui. :D Mas uma informação importante que eu tive hoje é que os fabricantes de fora de esquipamentos para aquarismo estão parando de fabricar as lampadas convencionais famosas T8, por justamente a T5 ter uma maior eficiência e um tempo mais elevado de duração. Vale a pena investir em uma instalação elétrica para lampadas T5, já que essa precisa de um sistema totalmente diferente das T8 comuns, e daqui um tempo vão sair de circulação.
Um dia eu chego lá!

Marcos Bonfim
Colaborador
Posts: 37
Joined: 02 Oct 2006, 17:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Maceió-AL

Postby Marcos Bonfim » 23 Sep 2007, 12:10

Olá!

Eu costumo comparar a chegada das T5 com a dos CDs na época em que eram mais populares os discos de vinil...toda tecnologia inicialmente é cara e essa é logo de cara a desvantagem de uma T5 em relação aos modelos T8 e T10.

Quais as vantagens das T5?

> Maior índice de reprodução de cores (IRC), na faixa de 80-100, quanto mais próximo de 100 maior será a semelhança com a luz do sol (a luz emitida +/- no horário do meio dia) e mais real e equilibrada será a gama de cores das plantas do aqua.

Image

Na figura acima o menor IRC fica mostrado na foto esquerda, à direita a luz de uma lâmpada de alto IRC dá à mostra as cores reais das frutas.

> Maior vida útil para a maioria dos modelos (geralmente são modelos trifósforos) na faixa das 16000, 18000 e 20000 horas. Algumas T5 de potências abaixo dos 14w têm somente 3000 - 5000 horas, são as utilizadas em luminárias de emergência (não são trifósforo).
A depreciação luminosa fica entre 10 e 20% contra os 30% (ou mais) das lâmpadas antigas.

Image

> Maior relação Lumen/watt, por exemplo: Uma compacta de 26w emite cerca de 1350 lumens, uma T5 de 14w também... uma T8 de 30w Aquastar emite cerca de 1700 lumens, uma T5 de 24w também (ou até mais)...

Image

Image

>Tubos mais finos permitem maior concentração de lâmpadas numa luminária. Se forem utilizados refletores curvos e individuais (um por lâmpada) a eficiência será ainda maior (ver figura abaixo).

Image

> Utilizam reatores eletrônicos específicos de alto desempenho e vida útil, alguns modelos podem ser dimerizáveis (vc varia a intensidade luminosa manualmente ou eletronicamente).

Existem muitos modelos luz-do-dia (Osram, Philips, Avant, etc.) com 3000K e 4000K (as mais vendidas nas lojas de materiais elétricos), as com 5000K, 6500K e 8000K (mais dificeis de achar) e os modelos específicos para aquários (Arcadia, Gieseman, Hagen, Aquascience, etc.), sendo os últimos ainda muito caros, às vezes até mais caros que uma HQI, mas a vantagem em cima da HQI fica por conta da facilidade de instalação numa luminária e da maior distribuição de luz...

O problema maior atualmente é encontrar os reatores para essas lâmpadas (especialmente as de 21, 24, 39, 54 e 80w), as lojas não se atualizam com rapidez e a maioria adquire somente os modelos mais comuns (14w e 28w) e de menor desempenho.
Coisa que deve ir mudando com o tempo...

Abraços

Ps: as imagens foram retiradas dos manuais e catálogos da Philips e Osram.

J.Marcos
Ciclador
Ciclador
Posts: 110
Joined: 27 Oct 2003, 20:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Nova Friburgo - RJ
Contact:

Postby J.Marcos » 23 Sep 2007, 17:27

Marcos Bonfim, gostei da sua explanação sobre as T5.
Como estou remontando um aquário com as seguintes medidas 1,50x0,70x0,50 (C x L x A), pensei em usar lampadas Osram modelo FQ 54W-880 HO, acompanhado do seguinte reator de 54 watts.
O que achas dessa escolha?
Quantas lampadas me aconselha? Informo que será um plantado e pretendo utilizar plantas carpetes (Hemianthus Calitrichoides).
Outro problema é que essas lampadas tem um comprimento de 1,19 centrimetros.
Como posso contornar esse problema?

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Postby Marne Campos » 23 Sep 2007, 19:55

Marcos,

Parabéns pelo tópico, poderia até virar um artigo fixo do Portal, o que você acha?

J. Marcos,

Qual o problema da lâmpada possuir 1,19m?

Quando montei meu plantado 120x60x60cm, optei pelas T5 39W (86cm), mas a idéia original era um aquário com 160x60x60cm com T5 54W, só mudei de idéia porque não queria travas, principalmente as transversais e ninguém me dava garantia de um aquário com essas medidas sem elas. Hoje, com 120cm de aquário, utilizo T5 39W (86cm) sem problemas, acredito que você também não terá usando T5 54W (1,19cm) em 150cm.

Um ponto importante, no meu caso, fica por conta da luminária Arcadia que utilizo, ela é projetada para otimizar os raios emitidos pelas lâmpadas, reduzinho ao máximo as perdas conforme o Marcos explica quando fala de refletores curvos e individuais.

Quanto à sua dúvida, acredito que o Marcos já respondeu, mas eu gosto de resumir da seguinte forma a vantagem das T5 em relação às T8: mais luz, ocupando menos espaço e consumindo menos energia elétrica.
Marne Campos

J.Marcos
Ciclador
Ciclador
Posts: 110
Joined: 27 Oct 2003, 20:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Nova Friburgo - RJ
Contact:

Postby J.Marcos » 23 Sep 2007, 21:28

Marne Campos, muito obrigado por vossas orientações. Embora meu aquário tenha esse tamanho todo, não uso travas, pois como ele está dentro de uma estante feita especialmente para ele, pude fazer o uso de cantoneiras de ferro, sem que as mesmas fiquem a vista.
Quanto as T5, até pensei em colocar nos 30 centímetros que a T5 não cobriria, uma HQI de 70 watts, já que nesse lado da HQI vai ficar as Hemianthus Calitrichoides.
Quanto ao uso de refletores visando a melhora da otimização das lampadas T5, pensei em mandar confeccionar refletores baseado nessa imagem:
Image

Mas o meu maior problema é achar o material ideal para o mesmo. A principio pensei em usar inox, já que possuo algumas folhas pequenas, mas a que tenho não possui a reflexão necessária. Realmente não sei ainda o que fazer nessa questão.

Quanto a imagem acima, a mesma foi tirada do forum abaixo, e portanto gostaria de creditar os devidos "louros" ao membro Leandro Rodrigues, na postagem:
http://www.reefcorner.org/content.asp?/ ... C_ID=45280

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Postby Lord_Wolf » 23 Sep 2007, 21:44

Opa

Bom, achei excelente tudo isso aí que foi explicado.
E Marne, a idéia do tópico fixo eu acho muito boa também...
É comum ver o pessoal com dúvidas sobre as T5, e o tópico ia responder a praticamente todas elas.

Enfim, era isso.

Vlw
Image

Image

Marcos Bonfim
Colaborador
Posts: 37
Joined: 02 Oct 2006, 17:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Maceió-AL

Postby Marcos Bonfim » 24 Sep 2007, 16:35

Olá pessoal, grato pelos elogios!


Marne:

Por mim pode fixar o tópico, acho que ajudará a tirar algumas dúvidas do pessoal e com o tempo a gente vai incluindo/corrigindo as informações.

JMarcos:

Inicialmente eu utilizaria 4 ou 5 lâmpadas de 54w , distribuidas em zigue-zague para evitar cantos mais escuros. Dependendo do desenvolvimento das plantas carpetes incluiria uma a mais se necessário (aquário largo...difícil de dimensionar a quantidade de lâmpadas).

A questão dos refletores talvez não seja tão difícil de resolver, pois este tamanho de lâmpada é fácil de encontrar e deve ser fácil encontrar os refletores individuais nas casas especializadas...há ainda a opção de mandar polir uma chapa com lixas progressivamente mais finas (400, 600, 1200, fica que nem espelho) e depois mandar cortar e curvar (nem faço idéia se é viável economicamente).
Os reatores deverão ser de alto fator de potência e se conseguir os da Osram, melhor ainda.

Abraços

J.Marcos
Ciclador
Ciclador
Posts: 110
Joined: 27 Oct 2003, 20:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Nova Friburgo - RJ
Contact:

Postby J.Marcos » 25 Sep 2007, 20:36

Marcos Bonfim:
Muito obrigado por vossas orientações. Pensei realmente em utilizar 4 lâmpadas T5 da Osram. Teria que ser 4 ou 6, já que os reatores que achei são duplos. Também pensei em usar algumas Gro-lux, mas não determinei ainda quantas. Já com relação as calhas, possuo algumas folhas de inox que normalmente é utilizado em coifas industriais. Não sei se as mesmas poderão ser usadas, pois a reflexão dela é muito pouca. Mas você me deu uma idéia de como posso tentar melhorar a reflexão. Vou tentar.
Posteriormente postarei os resultados em nova postagem, visando não "poluir" vosso tópico.

Marcos Bonfim
Colaborador
Posts: 37
Joined: 02 Oct 2006, 17:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Maceió-AL

Postby Marcos Bonfim » 26 Sep 2007, 00:10

Posteriormente postarei os resultados em nova postagem, visando não "poluir" vosso tópico.
Oi JMarcos, eu já penso diferente...se vc conseguir usar seu material com sucesso com certeza será uma ótima adição ao tópico.

Abraço


Return to “Produtos e Equipamentos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest