Cauda do meu lebiste

Discussões sobre as doenças que afetam os peixes e invertebrados e seus tratamentos.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.

Cauda do meu lebiste

Mensagempor Katlyn em 30 Jul 2004, 14:38

Oi pessoas!
Tenho um aquário de 40L, pH entre 7,0 e 7,2, tenho um filtro (Whisper 20), um termostato q mantem a temperatura aos 28ºC.
Comecei a montá-lo há duas semanas. Agora ele jah tem os seguintes seres: 5 molinésias(3 fêmeas e 2 machos), 3 lebistes(2 fêmeas e 1 macho), um mexirica(fêmea) e um limpa vidro(naum sei o sexo), como plantas tenho cabombas e elódeas.

O que acontece: qndo coloquei o primeiro guppy macho no aquário ele teve perda da cauda(nadadeira traseira), como se alguma coisa fosse comendo a cauda, mas só afetou ele. Ele continuava comendo normal e nadando normal, quer dizer, ele nadava com um pouco de dificuldade e procurava os lugares mais parados pra ficar. Acabou morrendo. Comprei outro antes de ontem e parece q o mesmo está acontecendo, mas só com ele novamente. Gostaria de saber oq posso fazer para parar com isso. Suspeito q seja uma bactéria(foi oq um "aquarista"(?!) me falou).

T+
_KaTy_
Katlyn
Planejador
Planejador
 
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jul 2004, 13:28

Mensagempor Matheusc20xe em 30 Jul 2004, 16:53

Olá Katlyn.
Seu aquário esta com uma população legal, com exceção do Mexirica, que alcança um tamanho maior quando adulto, ideal para aquários com mais de 100 litros.
O que ocorreu nos Guppy pode ter sido sim um ataque bacteriano, mas para um peixe morrer de ataque bacteriano em nadadeiras é pq o mesmo teve condições plena para se desenvolver. Ou seja, vc não efetuou nenhum tratamento? Se caso vc tentou o tratamento e esse não surtiu efeito, acho pouco provavel que seja um simples ataque bacteriano, e sim uma doença mais grave, que só poderia ser identificada se vc postasse fotos.
Se caso vc não tenha iniciado nenhum tratamento ainda, inicie agora, com 4g de sal grosso por litro d´água. Mas para isso terá de remover o limpa-vidro de seu aquário, pois ele não resiste a concentrações mínimas de sal. Os seus demais peixes resistem e até apreciam sal na água.


Abraços,


Matheus S. Almeida
Tetras e plantados, perfect set!
Avatar do usuário
Matheusc20xe
Plantador
Plantador
 
Mensagens: 500
Registrado em: 22 Jun 2004, 21:39

Mensagempor Katlyn em 30 Jul 2004, 17:36

Matheus, vc naum acha é mto sal pra colcar lah! Fala sério, 160g é mtoooo
huaahiahaaahauihaau
e as minhas plantas????? vau secar, naum??
Mas e naum é estranho só acontecer com o lebiste macho.
_KaTy_
Katlyn
Planejador
Planejador
 
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jul 2004, 13:28

Mensagempor Matheusc20xe em 30 Jul 2004, 19:48

Não é muito sal não. Poecilídeos suportam uma concentração de sal muito maior que essa, e são peixes que apreciam água salobra. Se vc quiser, pode colocar até 10 gramas de sal grosso por litro, sem riscos. Eu só não aconselho vc fazer isso devido a alta concentração de iodo no sal comum. Se vc comprasse sal para aquários marinhos, aí sim vc poderia caprichar no sal e sempre manter sua água salobra.
Quanto as plantas, a Elódea irá aguentar, a cabomba provavelmente vai "melar", essa vc pode deixar em um pote com água recebendo luz natural até vc terminar o tratamento, e então volta as cabombas para o aquário.
O fato de ocorrer somente com os lebistes machos é estranho, mas talvez o local onde vc esta comprando eles, é que seja o problema. Provavelmente, vc já compra os mesmos com ataques bacterianos desenvolvidos. Mas tbm pode ser uma outra doença, porém, é necessário que primeiro descartemos o ataque bacteriano para depois sabermos se trata de algo mais sério ou não. E sem fotos vai ficar difícil de precisar algo. Por isso te aconselhei o tratamento com sal, pois este é muito eficiente contra muitos agentes patogênicos e não tem efeitos colaterais para seus peixes.
Só frisando novamente, retire seus limpa-vidro(se tiver cascudos e coridoras, também retire, todos peixes de couraça são sensíveis ao sal), pois se vc iniciar o tratamento com sal com eles dentro do aquário, certamente vão morrer. Jamais esqueça disso.



Abraços,



Matheus S. Almeida
Tetras e plantados, perfect set!
Avatar do usuário
Matheusc20xe
Plantador
Plantador
 
Mensagens: 500
Registrado em: 22 Jun 2004, 21:39

Mensagempor Katlyn em 31 Jul 2004, 20:01

Obrigada pela ajuda Matheus!
Acho q era doença só do falecido lebiste, pois com o novo parece não estar mais se desenvolvendo. Ele só perdeu um pedacinho, mas nada normal e se alimenta normal tbm.
Uma pergunta: esta parte da cauda q ele perdeu, vai voltar, quero dizer, vai crescer e voltar a ser normal ou ele vai ficar "alejado"???

T+
_KaTy_
Katlyn
Planejador
Planejador
 
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jul 2004, 13:28

Mensagempor Matheusc20xe em 01 Ago 2004, 19:25

Sim, as nadadeiras regeneram, pode ficar tranquila.


Abraços,



Matheus S. Almeida
Tetras e plantados, perfect set!
Avatar do usuário
Matheusc20xe
Plantador
Plantador
 
Mensagens: 500
Registrado em: 22 Jun 2004, 21:39


Voltar para Doenças e Tratamentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes