[VIROU ARTIGO] - Eutanásia em Peixes Ornamentais

Discussões sobre as doenças que afetam os peixes e invertebrados e seus tratamentos.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

[VIROU ARTIGO] - Eutanásia em Peixes Ornamentais

Postby Thiago Rodrigues » 01 Apr 2012, 13:35

Com certeza a eutanásia ainda é um tabu, não só em seres vivos mas também em animais.

Aqui no Brasil o assunto é mais atrasado ainda. A Europa está anos luz a nossa frente quando o assunto é biodireito e bioética.

Apenas para dar um exemplo, enquanto aqui discutimos a legalização do aborto, na Alemanha e na Europa já se discute a obrigação de abortar, existindo inclusive ações judiciais de filhos com sérios problemas de formação contra médicos e pais que não o abortaram e o deixaram ter uma vida miserável e difícil.

Mas vamos nos restringir ao aquarismo.

Infelizmente, assim como qualquer ser vivo, por melhores condições que tenham no aquário, peixes adoecem. Isso faz parte do ciclo da vida.

Alguns se curam e outros não, vindo a morrer. No entanto, às vezes, esse tempo entre o estado terminal e a morte, se prolonga, tornando-se extremamente sofrido e doloroso.

É nesta hora que a eutanásia ganha espaço, sugerindo que a morte seja provocada.

O termo eutanásia vem do grego e quer dizer, em uma tradução literal, morte boa. Contudo, de acordo com a medicina, eutanásia é a morte humanitária executada por meio de um método que produza rápida inconsciência, levando a uma morte sem evidências de dor ou agonia.

O artigo 2º, da Resolução nº 714 do Conselho Federal de Medicina Veterinária traz que:
A eutanásia deve ser indicada quando o bem-estar do animal estiver ameaçado, sendo um meio de eliminar a dor, o distresse ou o sofrimento dos animais, os quais não podem ser aliviados por meio de analgésicos, de sedativos ou de outros tratamentos, ou, ainda, quando o animal constituir ameaça à saúde pública ou animal, ou for objeto de ensino ou pesquisa.
Os métodos de eutanásia se dividem em métodos químicos e físicos.

Químicos são os métodos que utilizam substâncias químicas que imediatamente provoquem a inconsciência e a morte do animal.

Já os métodos físicos causam a imediata inconsciência e morte através de trauma físico cerebral. Os métodos físicos se subdividem em físicos propriamente ditos e mecânicos.

O veterinário M. E. Fontes, em artigo escrito para a Revista Portuguesa de Ciência Veterinária, traz que os melhores métodos para efetuar a eutanásia em animais devem seguir os seguintes parâmetros: rapidez, nível de experiência do operador, eficácia, segurança para o operador e valorização estética.

Passadas estas considerações iniciais, vamos falar um pouco sobre os métodos de eutanásia especificamente.

O artigo 14 da já citada Resolução nº 714, do CFMV, traz os métodos inaceitáveis, que são:
I - Embolia Gasosa;
II - Traumatismo Craniano;
III - Incineração in vivo;
IV - Hidrato de Cloral (para pequenos animais);
V – Clorofórmio;
VI - Gás Cianídrico e Cianuretos;
VII – Descompressão;
VIII – Afogamento;
IX - Exsanguinação (sem sedação prévia);
X - Imersão em Formol;
XI - Bloqueadores Neuromusculares (uso isolado de nicotina, sulfato de
magnésio, cloreto de potássio e todos os curarizantes);
XII - Estricnina.
Por sua vez, os métodos recomendados e aceitos sob condições estão previstos no Anexo I, da referida norma, conforme abaixo transcrito:

Image

Como podemos ver, os métodos recomendados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária são todos químicos, baseados na injeção de altas doses de anestésicos no peixe doente.

Inviáveis estes métodos, seja por dificuldade na aquisição de material ou por falta de capacitação, são aceitos alguns métodos físicos, como a decapitação.

Importante ressaltar que a eutanásia deve ser realizada por médico veterinário.

Todavia, pelo menos aqui no Brasil são raros os profissionais que atendem peixes ornamentais de particulares.

Existem veterinários responsáveis pelo Aquário de São Paulo, por exemplo, ou veterinários de algumas lojas, mas dificilmente você irá encontrar um veterinário particular para levar seu peixe, assim como você leva seu cachorro ou gato.

A falta de pessoas especializadas fez com que os aquaristas desenvolvessem técnicas de eutanásia próprias para os peixes ornamentais, algumas cruéis e que não concordo, outras aceitáveis.

São elas:

1) Éter: Através deste método, embebeda-se um algodão com éter e o coloca em um pote. Após, coloca-se o peixe neste pote (sem água) e fecha-se a tampa. Rapidamente o peixe irá apagar. Após algum tempo de exposição ao éter, o peixe irá morrer. O éter também é usado para sedar peixes para a realização de outro método.

2) Vodka: É um método muito utilizado, indicado inclusive por veterinários. Devemos colocar o peixe em um recipiente com água do próprio aquário. Um pote, com água suficiente para cobrir o peixe. Após, acrescenta-se 30% de vodka. O peixe irá rapidamente deitar-se no fundo. A respiração irá diminuir até parar.

3) Desidratação: Consiste na retirada do peixe da água, deixando-o secar ao tempo. A morte não será instantânea e irá causar sofrimento ao peixe.

4) Congelamento: Simplesmente coloca-se o peixe em um recipiente com água que será levado ao congelador. Assim como a desidratação, o congelamento não é instantâneo e certamente irá causar sofrimento ao peixe.

5) Cozimento: Colocar água para ferver e quando ela estiver escaldando, jogar o peixe na água. Dizem que a morte é imediata, mas acho muito cruel, inclusive para o aquarista.

6) Decapitação: Como o próprio nome sugere, deve-se cortar a cabeça do peixe com um único golpe, separando-a do corpo. A morte será instantânea, contudo, não será algo agradável de se ver. Recomenda-se sedar o peixe antes da decapitação. O éter pode ser utilizado para isso.

7) Esmagamento: Recomendado para peixes pequenos. Primeiramente o peixe deverá ser sedado. Após, coloca-se o peixe em um plástico sobre uma superfície lisa e plana. Finalmente, o peixe deverá ser atingido com algum instrumento pesado, como uma barra de ferro, por exemplo. Assim como na decapitação, a morte é instantânea, no entanto, também é um método desagradável de se ver.

8) Concussão: Método extremamente cruel pelo qual o peixe deve ser colocado em um plástico e golpeado contra uma parede ou outra superfície dura. Recomendado para peixes grandes. Em tese, a morte se dará por traumatismo craneoencefálico, método condenado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Por mais cruel que tais métodos possam parecer, eles são muito menos cruéis do que simplesmente jogar o peixe no vaso sanitário e dar descarga, que é o que a maioria dos aquarista faz com peixes doentes.

É importante deixar bem claro que estamos falando de peixes em estado terminal, que estão visivelmente sofrendo no aquário. Não estou sugerindo a eutanásia para um peixe com íctio ou qualquer outra doença simples.

Lembre-se sempre que cabe a você, e somente a você, decidir se deve ou não fazer a eutanásia. Se você não se sente preparado, não faça! Se você acha que deve lutar até o fim pela recuperação do peixe, não faça! Se tem esperanças de que o peixe irá melhorar, não faça!

Agora se você acredita que seu peixe está sofrendo e que tudo que você podia fazer já foi feito, bem como não tem problemas morais quanto à isso, a eutanásia é sim uma opção.

Abraços.
Last edited by Thiago Rodrigues on 01 Apr 2012, 13:41, edited 1 time in total.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Eutanásia em Peixes Ornamentais

Postby Thiago Rodrigues » 01 Apr 2012, 13:40

Pessoal,

Quem cria peixes como animais de estimação, com certeza já passou por isso.

Eu mesmo já tive que sacrificar um acará bandeira que passou mais de 10 anos comigo. :(

Ele foi vítima de alguma doença não identificada e não melhorou. Ficou com as guelras e nadadeiras vermelhas, barriga levemente inchada, não conseguia mais nadar direito e não morria. Chegou uma hora que ele só ficava de lado, fazendo grande esforço para se manter na posição normal.

Eu coloquei ele em um aquário hospital e tentei vários tratamentos. Um amigo veterinário veio em casa e disse que não tinha mais o que fazer e sugeriu a eutanásia pelo método da Vodka. o que foi feito.

Rapidamente ele foi para o fundo do pote, deitou-se e apagou. Rápido, sem dor e partindo meu coração. :cry: :cry:

Contudo, fiquei tranquilo por ter amenizado o sofrimento dele!!

Abraços.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Eutanásia em Peixes Ornamentais

Postby Xica » 01 Apr 2012, 13:57

Menino, se há assunto que me revire o estômago é este.
Se já não bastasse a situação em si, há ainda todas as digressões éticas a respeito disto.
Óleo de cravo é outra alternativa.
Abraços.

Marcosldesouza
Ciclador
Ciclador
Posts: 112
Joined: 27 Sep 2011, 09:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Irati-PR

Re: Eutanásia em Peixes Ornamentais

Postby Marcosldesouza » 01 Apr 2012, 17:50

Eutanásia é uma situação dificil...ja pensou no que o seu animal estaria pensando???se ele realmente queria morrer?passei por uma situação parecida com um dos nossos hamsters...ele começou com um edema entre o focinho e o olho...foi crescendo e o veterinário disse q era um tumor...começamos o tratamento de quimioterapia, e o bichinho foi ficando fraco e fraco...o tumor maior ainda...eu descascava as semente para dar a ele, então uma beronha acabou depositando os ovos no tumor...
em animais como cachorros isso é até bom, as larvas comem o tumor e depois vc apenas faz um tratamento para a miiase e não precisa operar o tumor...mas no hamster foi um desastre...o tumor era tão grande que havia consumido praticamente toda a região abaixo dos olhos até o nariz e fez até uma comunicação com a boca...a miiase acabou comendo tudo aquilo e quando chegamos no veterinário, ele começou a remover as larvas com uma pinça...foram 13 larvas...um dos dentes dele estava solto dentro do buraco que havia se formado...não vendo outra alternativa autorizamos a eutanasia. Foi uma das piores sensações que já vivi...cheguei a passar mal.
um animal que vc cuida, alimenta, ama como se fosse membro da sua familia...e é vc quem acaba autorizando a morte dele...é desesperador...

Quanto ao aborto que você sitou...sou totalmente contra.(não leiam se não quiserem se sentir mal)
acho que se é necessário por risco a mãe ou por impossibilidade de vida a criança, ele pode ser autorizado até no máximo a vigésima semana de gestação...mas nesses países por vc sitados, eles autorizam até mais tarde...com 30, 32, 34 semanas...o grande problema disso é como o aborto é feito...e acho que se todos soubéssemos, ninguém realizaria...pq até a vigésima semana? a partir da vigésima semana o feto pode sentir dor...em algumas técnicas, o "médico"(monstro) abre o crânio da criança e suga o cérebro...depois ele esmigalha o crânio, corta membros, e a cabeça antes de remover do utero para que ele consiga remover pelo canal vaginal da monstra que desejou o aborto...existem várias fotos e videos mostrando como é feito, e vcs podem ver fotos de crianças praticamente formadas cortadas em pedaços....são coisas que só ´psicopatas devem gostar de fazer...
hj no brasil, pode se abortar se a mãe relatar estupro, não precisa nem ir a delegacia...mas o médico pode se negar a realizar o procedimento...e é isso que eu acho que todos os médicos deveriam fazer...se negar a realizar esse procedimento...é desumano...é cruel...
desculpem fugir do assunto...mas eu não consegui evitar...

Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Eutanásia em Peixes Ornamentais

Postby Thiago Rodrigues » 01 Apr 2012, 18:09

Oi Marcos,

Quanto ao aborto, deixa para lá, afinal nem é o tema, foi usado só para ilustrar, é um assunto mais espinhoso ainda e não vai acrescentar nada aqui.

Agora quanto a eutanásia é complicado mesmo. Eu já passei por isso com um peixe e com um cachorro. Não foi nada fácil. Mas a idéia do tópico é essa, jogar esse assunto pouco debatido e ver a opinião do pessoal aqui sobre isso.

Abraços.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Eutanásia em Peixes Ornamentais

Postby Xica » 01 Apr 2012, 22:09

Eu já passei por isso com um peixe e com um cachorro.
O problema é que há uma tremenda diferença emocional nestas duas situações. Pelo menos para mim há.
Se você tem um cão ou gato que sofreu um acidente ou tem uma doença e está em estágio terminal, o veterinário vem conversar com você, explica, pondera, propõe a eutanásia.
Se o dono diz sim, o veterinário eutanasia o animal.
Mas e o peixe? Este não tem veterinário, não há quem faça a eutanásia em nosso lugar. Aí a coisa pega. E pega porque não tomamos apenas uma decisão mas temos também que executa-la.
Certo, sou covarde mesmo. É só um peixe, não é? Mas isto me desmonta.
Abraços.

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Eutanásia em Peixes Ornamentais

Postby Fuziyama » 01 Apr 2012, 22:24

idem.... já tive problemas com peixes medicados que não respondiam ao tratamento, mas não tive coragem de fazer esses procedimentos...

No final, acabou morrendo... é complicado, depende muito de cada pessoa. Enquanto houver esperança de cura, mesmo que 1% a teimosia me faz tentar salvar o peixe.
Já tive um cachorro que o veterinário aplicou a injeção e ela foi fechando os olhos e pronto... fiquei triste demais, mas entendi que era o melhor já que não tinha jeito (havia operado 2x e não surtou resultado).

O problema que com peixes não tenho a mesma visão... eu tento até surtir efeito ou simplesmente morrer :(

No entanto, não sou contrário a prática em casos extremos que não há solução...

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Eutanásia em Peixes Ornamentais

Postby Katsuzo Koike » 03 Apr 2012, 17:19

Outro ótimo texto do Thiago! Cara, bela pesquisa, o tema é triste, mas tava demorando ser discutido aqui no AqOL. Fiz uma terrível eutanásia há meses atrás, no meu maior Tetra do congo, que estava agonizando com hidropisia, todo inchado, esbranquiçado, de cabeça pra baixo, tentei vários remédios, e nada...ia morrer, mas levaria ainda horas. Não consegui deixar o coitado sofrendo (já era tarde da noite), então resolvi acabar com aquilo, e fiz um dos itens que vc listou acima: colocar o pobre em água quente (quente, mas não fervendo). A gente fica muito mal, em matar o que amamos tanto. Imagine aquelas pessoas que já tem um peixe há 8 ou 10 anos...e ter que fazer eutanásia (por ex. o seu Acará)....duro né? Mas valeu, rapaz! Esse texto pode tranquilamente virar artigo. Para mim, está indicado, hehehe. Abçs.
P.S: Vou confessar uma: Perdi um Kinguio que eu mais gostava, de vários anos de vida; era um Cabeça de Leão vermelho, belíssimo e bem gordo. Morreu de hidropisia também, mas esse não tive coragem de matar...ele era tão grande que era difícil segurá-lo com uma mão só. Depois disso, não quis mais criar Kinguios...a gente se apega demais...imagine carpas!

User avatar
Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador
Posts: 185
Joined: 13 Feb 2012, 14:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: João Pessoa-Pb

Re: Eutanásia em Peixes Ornamentais

Postby Alexandre Luna » 03 Apr 2012, 18:11

Semana passada passei por isso tbm. :cry: Tive que sacrificar minha betta, ela não nadava, quase não conseguia comer mais, estava numa beteira pequena com dois dedos de áqua para poder se alimentar, e aquilo me deixava angustiado, a forma como ela tava "vivendo". Quando me aproximava do vidro, ela me olhava com uma tristeza enorme. Infelizmente já fazia muito tempo esse drama e só ví que piorava, então com muito pesar tive que pôr um fim nisso. Foi triste, mais um ato necessário. Era injusto deixa-la daquela forma.
Image

São de pequenas coisas que se formam as grandes.

User avatar
Paola_Cesari
Colaborador
Posts: 126
Joined: 25 Jul 2011, 21:50
Photography Portal AqOL: 7
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: BELO HORIZONTE MG
Contact:

Re: Eutanásia em Peixes Ornamentais

Postby Paola_Cesari » 03 Apr 2012, 18:25

É um assunto muito chato, e muito difícil também... Ja fiz isso com um tetra imperador mas não conseguia mais ver o peixe de lado sem conseguir nadar nem se alimentar por fim nos últimos dias de tão exausto só ficava encostado numa pedra. Aí eu parei pra pensar se fosse eu daquele jeito... é muito sofrimento com fome sem forças. Nesses casos eutanásia é a melhor opção mesmo...não tem veterinário que cuide disso. Não temos muita escolha...
Paola Césari
http://www.homenspeixe.com.br - Aquarismo e Projetos Especiais
Viciada em Barbos...
Barboplanet - http://www.homenspeixe.com.br/novo-foru ... f=18&t=174


Return to “Doenças e Tratamentos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest