[VIROU ARTIGO] Não estresse seus peixes!

Discussões sobre as doenças que afetam os peixes e invertebrados e seus tratamentos.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

[VIROU ARTIGO] Não estresse seus peixes!

Postby Katsuzo Koike » 25 Nov 2011, 17:03

Certa vez, um taxista me dizia que seu aquário com plantas, de 80 litros, era sua LCD particular, pois quando ele chegava em casa cansado, depois de um dia cheio, após o banho e o jantar, relaxava olhando para seu tanque iluminado na sala. Assim como ele, o que todo aquarista quer é ter um belo tanque para poder aliviar o próprio estresse diário. No entanto, muita gente que mantém aquários não atenta para a importância e o cuidado de não estressar os seus peixes. Muitos nem imaginam o quanto suas ações ou o ambiente de casa podem estressar esses pequenos seres, levando a perdas indesejadas e prejudicando a criação. Por isso, separei algumas atitudes comuns que normalmente estressam as pobres criaturas aquáticas na maioria dos aquários caseiros. Quero dizer que tais atitudes devem ser evitadas e combatidas, em nosso hobbie:

Image

a) Deixar o aquário em local muito agitado da casa, constantemente cheio de pessoas;
b) Barulho demais próximo ao aquário: peixes não "escutam" como nós, mas sentem as vibrações sonoras. Assim, som muito alto e com batidas constantes estressa os peixes;
c) Bater no vidro do aquário; os peixes detestam tais vibrações também;
d) Movimentos bruscos próximo do aquário; isso espanta os peixes= estresse.
e) Criador (ou crianças) sempre perseguindo os peixes do aquário com a redinha;
f) Meter sempre a mão no aquário para mudar algo, pedras, plantas, ornamentos; depois de colocados os peixes, seu espaço tem que ser respeitado;
g) Deixar a água deteriorar;
h) Não fazer renovação parcial de água, em períodos constantes;
i) Comida ruim ou sempre a mesma (única ração);
j) Dar comida demais ou de menos, para a espécie e segundo os habitantes do aquário;
k) Superlotação de peixes: pouca água para muito peixe (inclusive peixe grande em tanque pequeno);
l) Constante inserção de produtos químicos na água, para baixar Ph, subir Dh, tirar cloro, matar algas, remédios que afetam os peixes saudáveis e plantas do aquário, etc.;
m) Peixes incompatíveis: espécies que perseguem, machucam, coagem ou matam outras;
n) Grandes variações de temperatura, de pelo menos 5 graus diários; péssimo para os peixes;
o) Tanques frios demais, ou quentes demais (ex. 18oC ou menos, 30oC ou mais, ambas ruins para peixes tropicais);
p) Iluminação inadequada (forte ou fraca), para cada espécie de peixe. É que cada espécie de peixes possui necessidades de iluminação diferentes;
q) Falta de plantas no aquário; peixes adoram plantas naturais;
r) Falta de tocas para peixes que gostam de se esconder, principalmente os de hábito noturno;
s) Coluna d´água rasa demais para peixes que precisam de certa profundidade. Exemplo comum: Acarás-Bandeira em tanques de 20 cm de coluna d´água (eles precisam de pelo menos 40cm, sendo 60 cm o melhor);
t) Colocar peixe em aquário sem ciclagem (tempo para equilibrar parâmetros da água e sistema biológico);
u) Forçar os peixes a "aparecer" no aquário, seja com a mão ou outros objetos, fazendo-os sair de esconderijos ou outros locais;

Creio que evitando esses pontos acima, haverá com certeza uma grande queda do estresse dos peixes. Peixes estressados não comem, perdem suas cores, vivem parados, assustados, escondidos atrás de pedras e plantas, e assim chegam a adoecer facilmente, morrendo no final. Como um colega aqui no Fórum já disse, peixe não é brinquedo. Se os amigos lembram outros erros estressantes, favor escrever!

User avatar
Alex@Lopes
Montador
Montador
Posts: 70
Joined: 09 Nov 2011, 17:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Não estresse seus peixes!

Postby Alex@Lopes » 25 Nov 2011, 18:40

Boa tarde Kazuo, li em outro post seu que vc é de Recife e me alegrei pq também sou!!! Muito boas as dicas que vc passou agora, só não entendi a "G", como assim água deteriorar?
___________________________________________________________________________________
144 litros reforçado

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Não estresse seus peixes!

Postby Katsuzo Koike » 25 Nov 2011, 19:11

Olá, Alex, prazer! Pois então, muita gente não liga para a água do aquário, achando que ela não precisa de cuidados. Resultado, a água fica podre, esbranquiçada, até com mau cheiro. Aí os peixes começam a morrer. Já escrevi aqui sobre os cuidados com água, caso queira ler: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=29701" onclick="window.open(this.href);return false;
Grande abraço, rapaz!

User avatar
Alex@Lopes
Montador
Montador
Posts: 70
Joined: 09 Nov 2011, 17:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Não estresse seus peixes!

Postby Alex@Lopes » 25 Nov 2011, 19:25

Opaaa ok ok, vou ler tudo!!!
Amanhã é dia de manutenção e TPA no aquário do meu Oscar e vou tomar os devidos cuidados, sem falar que vou em Aldeia, em um rio de água cristalina que passa na chácara de um amigo meu pegar umas piabinhas!!
___________________________________________________________________________________
144 litros reforçado

User avatar
claudiomendes
Ciclador
Ciclador
Posts: 165
Joined: 04 Aug 2011, 15:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Zona Sul
Contact:

Re: Não estresse seus peixes!

Postby claudiomendes » 25 Nov 2011, 20:03

Rapaz,

chegar em casa cansado, e relaxar olhando a vida dentro do aquário realmente é fantástico.
Eu também preciso me policiar em relação a este danoso vício.

Estava pensando em comprar uma luminária de Led, destas que simulam Luz noturna...
são fracas, mas dá um certo tchan no aqua.
o que acha? sera que estressariam muito os peixes??

Mas apenas por algumas horas... o que acham?

abs
Claudio M. Oliveira
São Paulo - Z/S
Plantado 326lts (Ciclando)

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Não estresse seus peixes!

Postby Katsuzo Koike » 25 Nov 2011, 20:04

Ô sorte, hein! :D

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Não estresse seus peixes!

Postby Katsuzo Koike » 25 Nov 2011, 21:22

Olá, Cláudio! Isso da iluminação, tenho minhas reservas de tanta coisa futurista que tem por aí. Eu penso mais nos peixes, e na sua necessidade correta de claridade, bem como a das plantas. Mas se é para ligar quando vc quiser admirar o aqua, não vejo problema. Não entendi o que vc diz em "se policiar desse danoso vício". Qual vício é danoso, amigo? Porque para mim, ficar admirando o aquário é saúde, distração, pura saúde mental, e qualidade de vida. Hehe :D Abç.

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Não estresse seus peixes!

Postby Mateus Camboim » 25 Nov 2011, 21:24

Oi,

Katsuzo, parabéns pelo tópico, informativo e até divertido! Uma leitura fácil e agradável.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Não estresse seus peixes!

Postby Katsuzo Koike » 25 Nov 2011, 21:27

Valeu, Mateus!

User avatar
claudiomendes
Ciclador
Ciclador
Posts: 165
Joined: 04 Aug 2011, 15:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Zona Sul
Contact:

Re: Não estresse seus peixes!

Postby claudiomendes » 26 Nov 2011, 23:55

Não entendi o que vc diz em "se policiar desse danoso vício". Qual vício é danoso, amigo? Porque para mim, ficar admirando o aquário é saúde, distração, pura saúde mental, e qualidade de vida. Hehe :D Abç.
Danoso para os peixes, que querem descansar, e eu chego para vê-los no aqua... kkkkk
mas ultimamente nao tenho cometido estes deslizes, afinal, chego tarde da facu... nem dá para olhar o aqua...

abs
Claudio M. Oliveira
São Paulo - Z/S
Plantado 326lts (Ciclando)


Return to “Doenças e Tratamentos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest