Tratamento contra Íctio

Discussões sobre as doenças que afetam os peixes e invertebrados e seus tratamentos.

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Marcos Mataratzis
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Tratamento contra Íctio

Postby Marcos Mataratzis » 27 Jul 2009, 19:01

Tratamento contra Íctio
Por Marcos Mataratzis

O Íctio é uma doença causada por um protozoário (Ichthyophtirius multifilis) presente no aquário. Peixes com escamas pequenas como Labeos e Botias são particularmente suceptíveis ao ataque deste parasito.
Os primeiros sintomas da doença são respiração acelerada, vermelhidão das brânquias, pequenos pontos brancos na pele como se o peixe estivesse polvilhado com açúcar. Movimentos rápidos se esfregando em pedras e troncos também é um sintoma bastante comum.

Antes de prosseguir com o tratamento é interessante saber exatamente como o protozoário atua.
A doença possui três estágios distintos: trofonte, tomonte e teronte.
Os pontos brancos são visíveis na fase trofonte. Os pontos brancos são na verdade pequenas feridas na pele do peixe cavadas em seu caminho de dentro para fora. Abaixo de cada ponto branco existe um cisto contendo centenas de parasitos se multiplicando. Nesta fase da doença os medicamentos não surtem qualquer efeito.
Quando os cistos amadurecem eles se rompem liberando milhares de indivíduos da forma tomonte na água. Elas desenvolvem uma camada gelatinosa em seu redor assim que sai do cisto e se aderem ao substrato ou decoração de seu aquário e começam seu segundo estágio reprodutivo. Quando os tomontes estão maduros eles são libertados novamente na água (agora chamados terontes) e nadam à procura de um hospedeiro para dar continuidade ao ciclo. É somente nesta terceira fase que os medicamentos irão atuar.
O tempo que dura cada uma das três etapas do ciclo acima depende da temperatura da água. Quanto mais quente, mais rápido é o ciclo.

Existem vários medicamentos disponíveis para tratar o Íctio no mercado mas os mais efetivos geralmente são à base de formol, sulfato de cobre ou verde malaquita. Outros tratamentos que também surtem efeito usam sal grosso, o azul de metileno ou acriflavina.

Entre os diversos tratamentos possíveis aqui está uma sugestão:

Dia 1 do tratamento:
:arrow: Eleve a temperatura da água gradualmente para 30°C (ou mais, se seus peixes aguentarem).

:arrow: Faça uma Troca Parcial de Água (TPA) de 50% com sifonagem do sustrato. Este procedimento já irá remover grande parte do protozoário de seu aquário.

:arrow: Remova o carvão ativo de seu sistema de filtragem já que ele adsorve os medicamentos. Jogue-o fora pois ele também poderá conter o protozoário aderido a ele.
Caso use Purigen, remova-o e proceda sua limpeza regular com água sanitária.

:arrow: Tente aumentar a aeração do aquário seja colocando uma bomba extra de circulação ou baixando um pouco o nível da água para permitir melhor oxigenação. Peixes com Íctio ficam mais carentes de oxigênio.

:arrow: Apague as luzes do aquário.

:arrow: Aplique a medicação na dose recomendada.
ATENÇÃO: No caso de peixes sensíveis como Botias, Labeos, Corydoras ou Cascudos a dose deve ser dividida por 2.

Dias 2,3 e 4 do tratamento:
Deixe a medicação agir.

Dia 5 do tratamento:
Sifonagem do substrato e TPA de 50%, repondo o medicamento perdido.

Dias 6, 7 e 8:
Deixe a medicação agir mesmo que já não existam pontos brancos em seus peixes.

Dia 9:
Sifonagem do substrato e TPA de 50%, repondo o medicamento perdido.

Dias 10, 11 e 12:
Deixe a medicação agir.

Dia 13:
Sifonagem do substrato e TPA de 50%, repondo o medicamento perdido.

Dias 14, 15 e 16:
Deixe a medicação agir. A essa altura os pontos brancos já devem ter desaparecido e os peixes não mais se esfregam em troncos, pedras ou substrato.

Dia 17:
Supondo que os sintomas externos já tenham desaparecido a pelo menos 2 dias, fim do tratamento!

Faça uma nova TPA de 50% com sifonagem, coloque carvão ativo em seu filtro e acenda as luzes.


Notas:

:arrow: O uso de filtros UV durante o tratamento é um aliado e portanto recomendado.

:arrow: A infestação por Íctio é por si só bastante estressante para o peixe. Associada à alta temperatura e à presença de remédios na água torna o quadro ainda mais grave. Para piorar, alguns remédios podem atacar as bactérias de sua filtragem biológica (que já estarão diminuídas pelas TPAs) então é possível que durante o tratamento os níveis de amônia e de nitritos venha a subir. Recomendo a monitoração de tais níveis durante o tratamento.

:arrow: Algumas pessoas recomendam colocar sal grosso simultaneamente com os medicamentos. Fique atento a isto pois os peixes mais frágeis podem não tolerá-lo.

O melhor tratamento sempre é a prevenção!

Evite introduzir peixes recém adquiridos no aquário. Uma quarentena é desejável. Durante este tempo poderemos observar os novos peixes e se necessário tratá-los antes da introdução no aquário principal.

Nunca coloque água de outro aquário no seu por mais confiável que lhe possa parecer.

Sifonagens e TPAs regulares costumam manter a qualidade de sua água mais apropriada para seus peixes.

Adendo para quem possui aquário plantado:

Embora eu tenha recomendado acima que as luzes devam ficar apagadas:

NÃO EXISTE OBRIGATORIEDADE EM APAGAR AS LUZES DURANTE O TRATAMENTO CONTRA ÍCTIO.

Vamos às explicações da recomendação:

1) Muitas vezes tratamos "Íctio" quando na verdade nossos peixes estão é com Oodinium. Os sintomas dessas duas doenças são muito parecidos e ambas são provocadas por protozoários. Um diagnóstico preciso só é possível através do exame microscópico do protozoário. Felizmente, o tratamento contra ambos é feito com os mesmos medicamentos. Todavia, existe uma diferença marcante entre o Íctio e o Oodinium: o segundo é um protozoário fotossintético. Fazendo o tratamento com as luzes apagadas aumentamos muito nossas chances de debelar esta protozoonose pois estaremos negando "comida" ao Oodinium já que não conseguirá fazer fotossíntese no escuro;

2) Alguns medicamentos são fotosensíveis. Isto quer dizer que, se as luzes estiverem acesas ela irá decompor o remédio e ele perderá seu efeito. É o que acontece com o Verde de Malaquita, por exemplo. Sendo assim, se pretendem manter as luzes acesas durante o tratamento, certifiquem-se de que a medicação não será decomposta pela incidência da luz;

3) Sei da importância do CO2 para as plantas, especialmente num aquário plantado mas levem o seguinte argumento em consideração antes de prosseguirem com seu uso durante o tratamento contra Íctio:

O Ictiophitirius multifilis ataca todo o corpo do peixe, gerando os famosos pontos brancos mas o local de sua preferência é justamente onde há mais sangue (e consequentemente alimento), ou seja, nas brânquias. Peixes infectados pelo protozoário do Íctio tem sua respiração seriamente comprometida. Devemos então garantir a este peixe a máxima quantidade possível de oxigênio e isto é obtido agitando mais a superfície da água, de modo a expulsar o nocivo CO2 e permitir que mais O2 se dissolva. Assim, o CO2 deve ser desligado enquanto durar o tratamento. Já basta a temperatura alta limitando a quantidade de oxigênio disponível;

4) Fazer o tratamento dos peixes infectados pelo Íctio em aquário hospital também não é a solução pois o parasita continuará presente no aquário por várias semanas, mesmo que não haja peixes lá dentro. Você vai curar o peixe no aquário hospital mas quando retornar com ele para o aquário principal ele será novamente infectado e o ciclo se reiniciará. Assim como tirar os peixes não é uma boa idéia, tirar as plantas é uma idéia igualmente ruim, pois ao sair do aquário ela certamente estará levando consigo cistos do parasita e quando você a devolver ao aquário o ciclo novamente terá lugar;

Íctio se trata no aquário principal e com tudo lá dentro!

Sobre possíveis perdas de peixes e/ou de plantas, cabe ao aquarista avaliar sua prioridade. Íctio é uma doença que se não for tratada rápido e de forma eficaz pode dizimar toda a fauna do aquário em poucos dias. Sendo assim, cada aliado que tivermos para debelar tal doença deve ser usado.
O tratamento contra Íctio que recomendo neste tópico não é a única forma de curar tal doença, mas tem ajudado muitos colegas e, na maioria das vezes, sem perdas de peixes. Entendo que algumas plantas mais sensíveis podem não resistir ao tratamento mas, quero crer, a prioridade de cura é para os peixes, certo?

Marcos AF
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Re: Tratamento contra Íctio

Postby Marcos AF » 20 Dec 2009, 20:34

E ai Marcos blza?

Tô fazendo um tratamento contra ictio há uns 6 dias. Os pontos brancos já sumiram, estou usando o ick - ease. Você acha que devo realizar o tratamento por 15 dias como sugerido, ou já posso interrompe-lo?
Hoje vi um peixe cossando-se no vidro do aqua, sinal de que ainda há alguma coisa.

Abraços

Marcos Freitas

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Re: Tratamento contra Íctio

Postby Marcos Mataratzis » 21 Dec 2009, 12:54

Dia 17:
Supondo que os sintomas externos já tenham desaparecido a pelo menos 2 dias, fim do tratamento!
Supondo que você tenha feito o tratamento conforme recomendei, depois que todos os sintomas desapareçam, continue a medicação por mais 2 dias. Se seus peixes ainda estão se coçando, certamente ainda há Íctio no aquário.

Abraços!

Marcos AF
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Re: Tratamento contra Íctio

Postby Marcos AF » 21 Dec 2009, 16:33

Valeu Marcão!!

Brigado!!

A propósito que nome bonito vc tem né?
KKKKK

VivianeMathias
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Re: Tratamento contra Íctio

Postby VivianeMathias » 17 Sep 2014, 12:16

Bom dia

Estou com uma infestação do que acredito ser Ictio, mas o que me chamou mais a atenção foi que um dos cascudos foi o que apresentou os pontos brancos antes de qualquer outro no aquario.
Quero tratar o aqua com medicação, mas tenho duvidas sobre o que vou afetar na biologia.
Se eu desligar o canister ou tirar as mídias biológicas não vou perder as colonias de bactérias que já tenho? E a oxigenação será que não vai comprometer?

Se puderem me dar umas dicas agradeço!

Dados do aqua:
- 120 x 40 x 50
- Canister Hopar1.200 lts/h
- Dentro do canister: Micromec, BioCeramica da Boyu e cerâmica comum / carvão ativado e purigen / 3 camadas de filtro (perlon/esponja fina e esponja grossa)
- Aquecedor com termostato 300w
- Duas fluorescentes 15w (12 horas em media)
- Substrato com cascalho de rio nº 2 (lavados e fervidos
- Pedras sansibar
- Tronco de Aroeira
- Termômetro Digital Boyu
- Termômetro Submerso comum
- Compressor de ar 100l/h
- Borracha porosa
- pH 7,8
- Temperatura 27°C

Peixes:
4 colisas
6 ciclideos africanos
3 cascudos (2 abacaxi e 1 chocolate albino)

O cascudo que está apresentando muitos pontos brancos é o Chocolate. e 2 das 4 colisas parecem estar com uma capa branca

Ja agradeço pelo ajuda!

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Re: Tratamento contra Íctio

Postby Marcos Mataratzis » 17 Sep 2014, 23:38

Olá Viviane,

Não é para desligar o canister nem remover sua biologia. Apenas coloque a medicação e siga o tratamento. No seu caso, por causa dos cascudos, recomendo usar o verde malaquita, que além de menos agressivo para eles, não costuma afetar as bactérias nitrificantes.

Boa sorte!


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