Carpas doentes

Discussões sobre as doenças que afetam os peixes e invertebrados e seus tratamentos.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Fabio Wagatsuma
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 13 Sep 2006, 00:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Marilia - SP

Carpas doentes

Postby Fabio Wagatsuma » 13 Sep 2006, 00:50

Olá sou novo aqui neste fórum, indicação do Tio Ayres

Procuro ajuda pra descobrir o que está acontecendo com minhas carpas.
Estou atualmente com 6 carpas com os mesmos sintomas que posso descrever em fases:

1a. fase - de uma hora pra outra apresentam dificuldade em nadar. Parcem ¨loucas¨, nadam de forma totalmente descontrolada e apresentam deformidades no corpo;

2a. fase - passam a ficar isoladas no fundo do tanque, imóveis e muitas vezes deitada;

3a. fase - emagrecem as deformidas ficam mais acentuadas;

Até hoje nenhuma delas morreu, faz aproximadamente 8/9 meses que a primeira carpa apresentou os sintomas, a última há cerca de 2 semanas.

- Crio minhas carpas em um tanque de aproximadamente 6mil/lts;
- abasteço com água de um poço artesiano, mandei amostra pra laboratório, resultado:

Resultado físico químico:

PH 6,8 (mas no tanque fica em torno de 7,5/8
Dureza 361,0 mg/l CaCO3
Amonia 0
Nitrito 0
Nitrato 0,3
Ferro 0
Cloreto 7,7
fluoreto 0,1
Sólidos dissolvidos totais 301,0

Resultado bacteriológico:

Coliformes totais/100ml : 200,5
Coliformes termotolerantes/100ml: 0

(não utilizamos a água para consumo humano)

- na alimentação utilizo ração Tetra Koi Color (sticks), ração industrial utilizada em pisicultura (37% de proteína) e minhocas vivas.

- a água é renovada constantemente, com uma entrada vinda diretamente do poço (uma vazão de 5mil/lts por semana)

Fotos das carpas:

Image

Bom são essas as informações que posso passar.

Abs


Fabio

User avatar
Buda
Populador
Populador
Posts: 1214
Joined: 13 Apr 2006, 09:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Marialva-PR

Postby Buda » 13 Sep 2006, 11:03

Blz Fabio???

Sei que Deformidades na Coluna (começam a entortar), pode ser causada por Doenças Bacteriológicas, mas não sei se é o caso dos seus peixes e nem se existe cura para essa doença.

Eu vou dar uma pesquisada, se descobrir algo eu aviso.

Boa Sorte!!!

User avatar
Buda
Populador
Populador
Posts: 1214
Joined: 13 Apr 2006, 09:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Marialva-PR

Postby Buda » 14 Sep 2006, 12:29

Blz Fabio???

Bem, andei dando uma olhada e vi isso aqui:
O gabrielkeller Escreveu:
Ele apresentou esta deformidade na coluna. Eu separei-o para tratamento, porém sem resultado satisfatório. Ele faleceu certo tempo após o início do tratamento. Acredito que seja um tipo de doença desconhecido, que curva a coluna.


A christie escreveu:
curvatura na coluna podem ser tres coisas: tuberculose, sporozoa ou deficiencia de vitamina.
(...)
No momento estou tentando Sulfato de Neomicina em meu aquario hospital com molinesias com tuberculose. Perdi outra molly 2 dias atras. Dissequei-a depois da morte e apresentava os tais "cistos" da tuberculose. Os orgaos tinham praticamente se desintegrado. A tuberculose e' uma doenca que ataca lentamente. Pode demorar meses para os sintomas aparecerem. De todos os meus peixes, somente 2 tiveram a coluna curvada.

Tratamento sugerido: Sulfato de Kanamicina, Isoniazid e vitamina B6
Fonte: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... luna+torta

Tenho uma referencia a essa doença no meu HD:
Doenças provocadas por Bactérias
Tuberculose- Os sintomas são diversos, os peixes apresentam falta de apetite e observa-se um crescente enfraquecimento, olhos salientes, degeneração da coluna vertebral e defeitos nas escamas. A contaminação produz-se por via digestiva sendo a evolução da doença é lenta e geralmente fatal.

Tratamento: Devem ser utilizados os medicamentos indicados para a tuberculose.
Estreptomicina**-50mg/l, em banho prolongado.
Kanamicina**-20-50mg/l, em banho ou 0.01% na alimentação
Aureomicina**-26mg/l, em banho.
Acredito que a fonte seja: Aquariu's Magazine n.º 09
Boa Sorte!!!

Fabio Wagatsuma
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 13 Sep 2006, 00:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Marilia - SP

Postby Fabio Wagatsuma » 15 Sep 2006, 00:00

Olá Buda...

Fico agradecido pela ajuda.

Pelo sintomas descritos não creio que seja tuberculose, nem problemas com vitaminas, ficando a hipótese das bactérias. Um amigo lojista da cidade receitou um remédio para vermes (mebendazol líquido) e um antibiótico (terramicina), aplicado junto a ração, mas não houve resultado.

Não desanimo, continuo pesquisando eaceitando a ajuda da comunidade.


Abraços,


Fabio

falcade
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 18 Dec 2013, 21:55
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Carpas doentes

Postby falcade » 18 Dec 2013, 21:59

Boa Noite a todos, estou com uma carpa com sintomas semelhantes, acabei de adquirir de um distribuidor e a mesma iniciou com o branqueamento de um olho, e 1 dia após ja estava toda torta formando um semi circulo, se alguem tiver informações tambem aceito ajuda, estou tratando com Tetraciclina e azul de metileno e sal grosso e nao esta dando bons resultados, alguem saberia dizer se em caso ser Tuberculose se seria contagioso a outros peixes e como se da a transmissão?

grato!!

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Carpas doentes

Postby Katsuzo Koike » 19 Dec 2013, 14:55

Amigo, muito cuidado com o fornecedor de suas carpas. O melhor é consegui-las em criadores tradicionais, e mesmo assim, observar o aspecto geral dos peixes do vendedor, e não apenas como estão os peixes que vai escolher. Se houver peixes parados, magros demais, barbatanas roídas, manchas ou tumores vermelhos, seres grudados no corpo, fuja da Loja. Já criei carpas que tiveram Tuberculose e outras doenças, que acometem os peixes sobretudo quando o lago é novo, e as carpas estão pequenas, até 15cm (qual o tamanho das suas?). Bem, é difícil dizer a doença sem ver os peixes, mas acho que seu tanque e peixes estão com Micobactérias. Leia isso:
http://www.koi-pond-guide.com/mycobacteria.html
Lembro que perdi quase todas as carpas, mas salvaram-se umas 3 delas, que depois vendi, quando cresceram mais (25cm), em meu lago de 11 mil litros. Depois, não criei mais Carpas ali. Bem, a cura não é fácil, e meu conselho é ter cuidado com alimentação e princip. com o fornecedor de seus peixes. Abçs


Return to “Doenças e Tratamentos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest