Manchas pretas no corpo do kinguio

Discussões sobre as doenças que afetam os peixes e invertebrados e seus tratamentos.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
alface
Montador
Montador
Posts: 20
Joined: 13 Mar 2006, 07:50

Manchas pretas no corpo do kinguio

Postby alface » 13 Mar 2006, 08:15

Olá pessoal,
ontem eu fiz uma troca parcial e hoje meu kinguio grande está cheio de manchas pretas pelo corpo, alguém tem uma idéia do que está acontecendo?

na troca parcial eu adicionei bicarbonato de sódio, foi a única coisa diferente.

meu aquário tem 96l
bomba submersa de 500l e oxigenador,
plantas,
outros kinguios q não tem alteração alguma,
um enfeite em cerâmica,
ph 6,5, ainda estou corrigingo,
temperatura de 27° e infelizmente eu não tenho como medir o nível de amônia, a loja é muito lonje daqui de casa, só vou ter como comprar o teste no final de semana e hj é segunda :cry:
água está limpa (fiz troca parcial) e sem cheiro,
acho q é isso q interessa saber.

agradeço a atenção
Neto
Last edited by alface on 13 Mar 2006, 13:32, edited 1 time in total.

John Nakachima
Colaborador
Posts: 1106
Joined: 01 Nov 2004, 02:31
Photography Portal AqOL: 30
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Yokohama-Japão
Contact:

Postby John Nakachima » 13 Mar 2006, 11:12

Olá Neto e Seja Bem-Vindo ao Forum !

Gostaria de saber quantos Kinguios você esta criando e a capacidade e tipo de filtragem que esta utilizando.
Faça o mais rapido possível para adquirir os testes necessarios :wink:
Até mais.

alface
Montador
Montador
Posts: 20
Joined: 13 Mar 2006, 07:50

Postby alface » 13 Mar 2006, 13:25

Meu velho vlw pela reposta tão rápida, eu estou criando 8 kinguios, mas só um é grande 16cm, os outros são bem pequenos, de 2 a 5cm

Estou mantendo o grandão em observação, o ph está em 6,8 depois da correção.
vou corrigir novamente quando voltar do trabalho.
Deixei o ph um pouco baixo para poder fazer a TPA, pois uso água de poço q vem com o ph um pouco acima de 6, daí eu não tenho q tamponar tanto a água até ficar em 7. Esse procedimento está correto?

tartarugajcs
Colaborador
Posts: 685
Joined: 30 Sep 2003, 09:42
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 2

Postby tartarugajcs » 13 Mar 2006, 14:01

Voce nao falou a sua capacidade de filtragem,
eu nao entendi o que vc falou sobre a troca parcial, quanto vem a agua da torneira?
vc tem que corrigir ela antes de jogar no aquario , nunca jogue o corretor direto no aquario...
o ph baixo nao tem nada a ver com troca parcial... ou eu entendi errado o que vc quis dizer?
Image

User avatar
christie
Populador
Populador
Posts: 1022
Joined: 17 Dec 2004, 04:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: So Cal, USA

Postby christie » 13 Mar 2006, 15:17

Oito kinguios num aquario de 96 litros???

:? :?

Nao e' de se admirar que seu kinguio tem manchas pretas pelo corpo. As manchas pretas sao queimadura de amonia!

Ha quanto tempo voce tem esse aquario?

Novamente: qual a filtragem?

Qual a manutencao?? Quantas trocas de agua por semana voce faz?

Quanto ao pH, kinguios precisam de pH 7.5. Tambem nao entendi a questao da agua e do pH que voce falou. Voce nao tem que chegar a "7", voce tem que chegar a 7.5
Talvez voce precise adicionar um pouco de "crushed coral" ao filtro para que o pH esteja sempre acima de 7.

Mas sinceramente, eu aconselho a voce dar os seus peixes para quem tem espaco suficiente para eles.

Christie

alface
Montador
Montador
Posts: 20
Joined: 13 Mar 2006, 07:50

Postby alface » 13 Mar 2006, 15:37

Olá, minha filtragem é biológica na bomba submersa e tenho tb FBF com oxigenador 6600, tenho o aquário a dois meses, faço 1 vez por semana a TPA, com sinfonação do fundo, o ph de 7,5 está muito difícil de manter eu já havia tentado.
Obrigado pela dica do "crushed coral", vou usar isso, e já estou providenciando um teste de amônia para amanhã, mas nunca havia dado um problema assim.

Eu tenho calcário laminado da formação crato da Bacia do Araripe, alguém sabe se eu posso colocar a pedra direto no aquário, para aumentar o Ph?

Eu tenho outros aquários menores e nunca tive esse problema, por isso estou meio perdido, mas o grandão é meu peixinho predileto, por isso estou bastante preocupado com ele. Existe algum remédio ou alguma coisa que eu possa fazer por ele até providenciar um aquário maior?
muito obrigado pela atenção,
Neto (Podem me chamer de Alface)

User avatar
christie
Populador
Populador
Posts: 1022
Joined: 17 Dec 2004, 04:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: So Cal, USA

Postby christie » 13 Mar 2006, 15:54

Alface (nao sei porque mas gosto desse nick...)

Voce vai precisar de uma filtragem melhor. Canister ou filtros externos sao mais recomendados para kinguios. O filtro deve ter uma filtragem 10 vezes maior que o volume de agua, mas isso numa condicao "normal" para kinguios que seria 1 kinguio para cada 40 litros (minimo). No seu caso, de supersupersuperpopulacao, a sua filtragem tem que ser IMENSA!

TPA uma vez por semana no seu caso e' pouco. Aumente para no minimo 2 vezes na semana. O que acontece e' que com a quantidade de peixe que voce tem num aquario tao pequeno, a producao de amonia e' extremamente grande! Dai as manchas no corpo do seu kinguio. :( Voce precisa comprar testes de amonia e nitrito o mais rapido possivel.


Eu tenho calcário laminado da formação crato da Bacia do Araripe
Eu nao tenho a menor ideia do que seja isso, mas nao vejo problema. Eu recentemente adicionei uma concha ao meu aquario (e crushed coral ao filtro) porque minha GH e' muito baixa e o pH tava baixando para 6.8. Mas nao esqueca de testar seu pH sempre para controla-lo

Alface, nao existe remedio para queimadura de amonia a nao ser se livrar da amonia, o que se consegue trocando a agua e testando-a para ver em que "nivel" ela esta'.

Christie

tartarugajcs
Colaborador
Posts: 685
Joined: 30 Sep 2003, 09:42
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 2

Postby tartarugajcs » 13 Mar 2006, 15:55

Olha só um dos problemas é o FBF, ele vai ajudar a acidificar a agua, além de nao ser o esquema de filtragem ideal...

para saber se esse calcario laminado vai funcionar vc pode pegar um pedacinho e pingar uma gota de acidificante, se espumar é pq funciona, mas coloque um pedaço pequeno no aquario para nao alcalinizar de vez o ph...
vá medindo todos os dias pra ter certeza que seus peixes nao vao sofrer...
quanto ao numero de individuos que vc tem no aquario , eles também só vao ajudar a aumentar os seus problemas...

Repetindo o que a Christie falou seu peixe apresenta uma queimadura de amonia e o problema só irá se resolver depois que a amonia baixar
provavelmente sua amnonia está alta e o seu ph baixo por causa da quantidade de peixes aliado ao esquema de filtragem, se vc nao resolver a causa o problema vai voltar
Image

alface
Montador
Montador
Posts: 20
Joined: 13 Mar 2006, 07:50

Postby alface » 13 Mar 2006, 15:59

Voce nao falou a sua capacidade de filtragem,
eu nao entendi o que vc falou sobre a troca parcial, quanto vem a agua da torneira?
vc tem que corrigir ela antes de jogar no aquario , nunca jogue o corretor direto no aquario...
o ph baixo nao tem nada a ver com troca parcial... ou eu entendi errado o que vc quis dizer?
olá, desculpa meu texto, eu estava bem nervoso pela manhã quando vi meu peixinho.
Eu fiz minha TPA e fui dormir, quando acordei o peixe estava com as manchas escuras.
A minha capacidade de filtragem é 500l.
Minha água é de poço, sem cloro, dá pra beber..
Como eu devo proceder pra colocar o corretor no aquário?
O ph estava baixo pq eu estava com problemas para igualar as duas água com ph alto, mas acho q isso era errado e não vou mais deixar isso ocorrer.

alface
Montador
Montador
Posts: 20
Joined: 13 Mar 2006, 07:50

Postby alface » 13 Mar 2006, 16:06

Este tópico foi editado porque o usuário postou citação de texto integral.
Clique aqui para ler sobre Citações.
Alface é meu apelido há uns 10 anos :D
Olá, eu perguntei do calcário pq ele é calcítico, e o pessoal tava falando q a aragonita era melhor. Mas a composição é similar ao da concha.
Olha, muito obrigado pelas dicas eu vou resolver o mais rápido possível seguindo o q pude aprender hj.
muito obrigado mesmo.


Return to “Doenças e Tratamentos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest