Carrapato em Oranda?

Discussões sobre as doenças que afetam os peixes e invertebrados e seus tratamentos.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
christie
Populador
Populador
Posts: 1022
Joined: 17 Dec 2004, 04:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: So Cal, USA

Postby christie » 11 Mar 2006, 16:43

Duh me!! Nao vi o outro "3"... :oops:

Hmm... nesse caso nao arriscaria perder minhas bacterias... :? Sim, vamos ver as instrucoes primeiro...

Voce sabe se algum medicamento no Brasil contem "Praziquantel"?
Esse tb e' um ecto-parasita seguro de usar no aquario...

Christie

User avatar
michel1978
Ciclador
Ciclador
Posts: 101
Joined: 19 Feb 2006, 01:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Juiz de Fora - MG

Postby michel1978 » 19 Mar 2006, 17:19

Olá christie!

Bom, no Brasil usamos praziquantel como anti-helmíntico: para Taenia sp, por exemplo, mas vc saberia a dose/litro d'água? Se o medicamento da Azoo falhar ( :( ), posso tentar o Praziquantel tb...

Conforme prometido, aqui está a bula do remédio (meio decepcionante, pois traz poucas informações). Só estou postando hoje porque comprei pela internet e demorou um pouco para chegar!

AZOO ANTI-ECTOPARASITES TABS
For fresh, saltwater and ponds
Adopts the most advanced technology used in manufacturing, which dissolves and diffuses in water rapidly.
It works well against ectoparasite diseases such as: Ichthyophthirius spp., Trichodina spp., Chilodonella spp., Amyloodinum/Oodinum spp., Cositia sp., Gill flukes, Skin flukes.
Directions for use:
1- Add 1 tablet per 50 litres of water every 24 hours for 3 days in succession.
2- A partial water change is recommended after a treatment.
3- Treatment can be proceeded directly either in the original tank or an isolated tank.
Effervesce, dissolve, and diffuse automatically!


:arrow: Bom, se for necessário para as razões do forum (não pra vc, christie :lol: ), eu posto a bula novamente em português, mas eu quis colocar a original agora. Moderadores/Equipe de suporte: me avisem!

Christie, assim que terminar o tratamento eu te aviso como estão o Pintinho e os outros...

Abraço,
Michel :wink:
"Até um pé na bunda te põe pra frente!"

User avatar
christie
Populador
Populador
Posts: 1022
Joined: 17 Dec 2004, 04:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: So Cal, USA

Postby christie » 19 Mar 2006, 18:54

Oi Michel!

Realmente nao traz muita informacao :( e eles dizem que pode ser usado no aquario principal... mas eles sempre dizem isso :roll: Se nao me engano as substancias sao acriflavine e formaldehyde, ne'? Bem, se voce decidir fazer no aquario principal, fique de olho nos parametros da sua agua.

A bula tambem nao diz nada especificamente sobre tratar "argulos" que e' o piolho de peixe... mas nao custa tentar. Voce encontrou mais algum outro?

Christie

User avatar
michel1978
Ciclador
Ciclador
Posts: 101
Joined: 19 Feb 2006, 01:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Juiz de Fora - MG

Postby michel1978 » 19 Mar 2006, 23:59

Olá!

De fato, não cita o piolho-de-peixe... :(
Não encontrei outro produto, tenho esperanças neste!

Vou tratar no aqua principal e ter cuidado.

Abraço,
Michel :wink:
"Até um pé na bunda te põe pra frente!"

User avatar
christie
Populador
Populador
Posts: 1022
Joined: 17 Dec 2004, 04:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: So Cal, USA

Postby christie » 20 Mar 2006, 01:31

Nao, quis dizer se voce achou outro piolho?

Ah se tiver plantas de verdade, retire-as antes de comecar o tratamento!

User avatar
michel1978
Ciclador
Ciclador
Posts: 101
Joined: 19 Feb 2006, 01:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Juiz de Fora - MG

Postby michel1978 » 21 Mar 2006, 19:19

Olá!

Não apareceu outro fish louse não, felizmente.
Não há plantas verdadeiras neste aqua.

Abraço,
Michel :wink:
"Até um pé na bunda te põe pra frente!"

User avatar
michel1978
Ciclador
Ciclador
Posts: 101
Joined: 19 Feb 2006, 01:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Juiz de Fora - MG

Postby michel1978 » 28 Mar 2006, 03:37

Olá christie!

Sinto lhe informar que Pintinho morreu esta tarde... :cry:

Não sei o que aconteceu: eu apliquei a medicação e estava fazendo trocas parciais de água. Ele apareceu morto, exalando um odor muito desagradável. Eu não achei outro piolho e fiquei com dó de fazer uma necrópsia investigativa. :oops:

Obrigado por toda ajuda anyway...

Michel
"Até um pé na bunda te põe pra frente!"

User avatar
michel1978
Ciclador
Ciclador
Posts: 101
Joined: 19 Feb 2006, 01:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Juiz de Fora - MG

Postby michel1978 » 04 Apr 2006, 02:04

Olá christie!

O Pintinho, alguns dias antes de morrer, começou a ficar escuro, como se estivesse "tingido". Depois outro peixe começou a ficar assim e também morreu ontem. Agora o último está começando a ficar escuro... :cry:

:arrow: Tem idéia do que pode ser? Seria efeito colateral do tratamento? Ou uma infecção oportunista pós-tratamento (e conseqüente imunodeficiência)?

Não estou usando qualquer produto/medicação, somente troca parcial de 1/3 diário e adição de água tratada com AquaSafe da Tetra.

Abaço,
Michel :wink:
"Até um pé na bunda te põe pra frente!"

User avatar
christie
Populador
Populador
Posts: 1022
Joined: 17 Dec 2004, 04:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: So Cal, USA

Postby christie » 04 Apr 2006, 02:40

Nossa Michel!

Eu nao tinha visto seu post do dia 28 :shock:

Nao sei te dizer o que possa ter acontecido, mas vou dar uma investigada e depois te dou um retorno.
Meanwhile, teste sua agua e veja se esta tudo dentro dos conformes! :wink:

EDITADO: Dei uma olhada rapida na net sobre o que poderia ser esse sintoma de se tornar escuro e duas opcoes vieram a tona: flukes ou "flagellate". O primeiro se trata com praziquantel (a gente ja tinha conversado sobre isso antes, acho que voce pode conseguir com um veterinario) e o outro voce precisaria de Metronidazol (Flagyl), tambem pode ser encontrado em consultorio veterinario, pelo menos foi isso que algumas pessoas no Brasil disseram.

Voce terminou o tratamento com aquele ecto-parasita da Azoo? O que voce observou? Como os peixes se comportaram durante e depois do tratamento? Voce pode pedir para te mandarem remedios do exterior pelo www.aquabid.com

Por fim, se puder, tire uma foto do peixe que esta escurecendo...

Christie

User avatar
michel1978
Ciclador
Ciclador
Posts: 101
Joined: 19 Feb 2006, 01:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Juiz de Fora - MG

Postby michel1978 » 05 Apr 2006, 02:21

Olá christie!

Os parâmetros da água estão okay...

Durante o tratamento, a água ficou bem verde-amarelada, os peixes quietos, como se sonolentos. Mas, aparentemente, o resultado foi positivo a cerca do piolho, e negativo quanto ao final, já que 2 peixes já morreram e parece que o outro também vai morrer...

Acho que tenho que desistir de kinguios... Nunca dão certo comigo... Pelo menos fiz o melhor que pude! :(

Abraços e obrigado pela atenção durante este período!
Michel :wink:
"Até um pé na bunda te põe pra frente!"


Return to “Doenças e Tratamentos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest