Lagostim/reprodução

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Daniel Duarte de Souza
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 18 Mar 2005, 22:21
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: manaus /Amazonas
Contact:

Lagostim/reprodução

Postby Daniel Duarte de Souza » 19 Mar 2005, 10:36

:?: Bom dia a todos!
Bom tenho um aquário de 100*40*50, só para criar Lagostim (Procambarus clarkii), dedico grande parte do meu tempo livre pesquisando a respeito dessa espécie exótica!!
OBS: Possuo 2 machos adultos e 3 fêmeas adultas!

As perguntas são:

1-Qual o ambiente, ou estrutura que devem estar para cruzarem? (Método reprodutivo)
2-Como se cria a melhor forma possível? (Qual a melhor forma de criá-los)

Caso exista algum criador de lagostim (Procambarus clarkii)que possa me ajudar a entender a fundo esta maravilhoso animal, por favor entre em contato comigo por e-mail.
E caso alguém queira me perguntar algo a respeito de lagostim, estarei à disposição !!!
De todas as coisas que perdi,a de que sinto mais falta é a minha mente.

Renato Oliveira
Planejador
Planejador
Posts: 9
Joined: 05 Mar 2005, 04:31
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Postby Renato Oliveira » 25 Mar 2005, 02:34

Olá:

Ainda não ouvi falar sobre a reprodução destas lagostas em um aquário. Mas em tanques de criação de peixes é uma verdadeira praga.... pode até estragar os tanques de terra por causa dos buracos que faz. Parece que ela faz buracos bem compridos para se reproduzir. Também sei que a fêmea apresenta cuidado parental - mantém os filhotes agarrados a ela. Eles se "desgrudam" da mãe quando vão se alimentar dos restos da alimentação da mãe e depois voltam a subir nela. Eu já tive a oportunidade de ver uma fêmea com dezenas de filhotes agarrados, é bem legal :lol: !
Vc quer criá-las só pelo hobby? É que comercialmente acho que não é muito interessante. Como disse, ela é uma verdadeira praga em alguns tanques de criação de peixe, sendo produzida às centenas e vendidas por menos de R$1.
Por quê não se dedica à lagosta azul, do mesmo gênero? É bem mais rara e cara...
Espero que tenha ajudado.
abç
Renato

Daniel Duarte de Souza
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 18 Mar 2005, 22:21
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: manaus /Amazonas
Contact:

Lagostim/reproduçao

Postby Daniel Duarte de Souza » 28 Mar 2005, 17:50

Bom amigo, Bem que eu tenho preferência por criar Lagostim Azul(Procambarus Alenii), mas nao consigo encontra-los para poder comprar!, (se voce vender ,eu compro,ou souber onde vende,favor me dizer!) :P

:arrow: Bom eu achei muuito interessante o fato deles "cavarem ,para se reproduzir"(é isso?)voce teria algum material com mais detalhes?

:wink: E...eu tenho o interesse em obter reprodu´cao em aquarios,e nenhum para fins comerciais,ate porque seria triste matar Lagostins! :cry:

Bom caro amigo,muito obrigado pela atençao, e pelas informaçoes!Se precisar de algo,terei prazer se puder ajuda-lo!

OBS:VOCE SABE ONDE EU POSSO COMPRAR LAGOSTIM AZUL?

ABRAÇOS!
De todas as coisas que perdi,a de que sinto mais falta é a minha mente.

Klainet
Ciclador
Ciclador
Posts: 219
Joined: 29 Apr 2004, 20:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campo Mourão - Paraná

Postby Klainet » 29 Mar 2005, 08:42

Uma informação que para vc pode ser pura crueldade: Os lagostins são vendidos em diversos restaurantes pelo país, eu mesmo já comi e são deliciosos.
Num restaurante em Londrina-PR como decoração o proprietário do restaurante de comida chinesa, que por sinal era chinês tbém, montou um aqua com lagostins em concreto e frente de vidro, não sabia exatamente o que era o substrato, mas agora sabendo que elas se enterram acho que era terra mesmo, um aqua de uns 300l, com rochas e sem plantas.
O sucesso é apenas sorte.
Pergunte a qualquer fracassado!

Daniel Duarte de Souza
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 18 Mar 2005, 22:21
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: manaus /Amazonas
Contact:

Pô!..

Postby Daniel Duarte de Souza » 29 Mar 2005, 20:15

Verdade!, mas tem todo tipo de gente no mundo!

Se os clientes ficassem sabendo o que os lagostins mais apreciam comer ....
Ou como é a ingorda deles na maioria dos "criadouros" ...Acho que nao comeriam 8) .Mas é uma coisa que acontece!espero nunca me deparar com uma coisa assim! :x


Falou!

Daniel Duarte de Souza / manaus -AM
De todas as coisas que perdi,a de que sinto mais falta é a minha mente.

Max Wagner
Patrocinador
Posts: 184
Joined: 20 Sep 2003, 21:21
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Marí­lia - SP.
Contact:

Postby Max Wagner » 30 Mar 2005, 00:36

Olá Daniel,
Eu crio os lagostins vermelhos - Procambarus clarkii, ou melhor coloquei alguns em uma caixa de 5000l, no inicio(e a natureza fez o resto). Mas de repente sumiram, mas passado algum tempo, os encontrei novamente, mas desta vez em outra caixa de concreto, rente ao chão. já haviam aumentado a população, e tempos depois sumiram de novo, e mais uma vez os reencontrei em outros tanques mais abaixo....eles são assim migram quando dá na bola deles.
Mas sobre a alimentação, com fome comem de tudo que servir de alimento(inclusive peixes), mas se mantiver uma quantidade suficiente de plantas aquaticas, eles praticamente não incomodam os peixes. Aqui percebi que adoram a Nitella, planta que comem com se fosse macarrão, engolindo os fios.E tambem ração, aqui preferem a ração para coelhos, talvez pelo alto teor em fibras.
São muito faceis de criar, embora tenha que tomar cuidado com predadores(aves aquaticas principalmente), e como já foi dito a mãe mantem os ovos e filhotes até certa idade sob seus cuidados.
A diferença sexual é pela presença do petasma (um par de "pernas" posterior a mais) existente no macho.
Mas é só alimentar e deixar por conta da natureza- sem mistérios!

Abraços,

Daniel Duarte de Souza
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 18 Mar 2005, 22:21
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: manaus /Amazonas
Contact:

Postby Daniel Duarte de Souza » 30 Mar 2005, 20:03

Este tópico foi editado porque o usuário postou o texto em letras maiúsculas.
Clique aqui para consultar a política deste forum.
:) Oi colega ! Valeu pelo TOK!!! quer dizer que é simples assim? entao acho que em um aquario de um certo tamanho é perfeitamente possivel.
Voce colocou tocas(esconderijos para eles se esconderem?
o nivel de agua é maior ou igual a 30cm, tinha lugar para eles se secarem?

Com só mais estas perguntas resolvo meu problema e sigo em frente!
Valeu pela atenção, muito obrigada!

Abraços,

Daniel Duarte de Souza :idea:
De todas as coisas que perdi,a de que sinto mais falta é a minha mente.

Renato Oliveira
Planejador
Planejador
Posts: 9
Joined: 05 Mar 2005, 04:31
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Postby Renato Oliveira » 01 Apr 2005, 01:28

Daniel:

Os lagostins azuis de vez em quando aparecem em lojas aqui de Campinas, custam uns 15 reais cada. Não sei se elas enviam pelo correio, vou confirmar e depois te aviso.
O lance de eles cavarem tocas nos barrancos me foi falado por um pisicultor que, inclusive, está tendo problemas com superpopulação destas lagostas. Acho que você consegue driblar esta necessidade fornecendo bons refúgios e tocas no aquário. Estes refúgios também são importantes pois é comum os espécimes brigarem até a morte na disputa por território. Eu mesmo já perdi alguns indivíduos. No momento eu tenho um aquário de 72 litros com 3 lagostins e uma porção de platis. Estes lagostins estão comigo há uns 8 meses e já fizeram algumas "mudas" (ecdise), são os sobreviventes de um grupo de 6. Nesses 8 meses nem sinal de reprodução..... vou verificar a dica do Max para ver se não estou com 3 machos ou 3 fêmeas.....
Saudações
Renato

Daniel Duarte de Souza
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 18 Mar 2005, 22:21
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: manaus /Amazonas
Contact:

Lagostim/ criação/reprodução

Postby Daniel Duarte de Souza » 01 Apr 2005, 11:56

:D :D :D :!: É mesmo,os azuis em CAMPINAS? Legal,espero que enviem!!!

Realmente acho que eles necessitam de esconderijos,e de uma parte seca no aquário, para se secarem e tomar banho de luz. No meu aquario de 150 litros,coloquei no canto uma "montanha" de "pedras vivas" até o limite da água,são 20cm quadrados de parte seca ;e eles sobem e passam 1/5 do Dia la em cima se secando e tomando banho de Luz!(acho que ajuda eles no processo de "muda"(ecdiase).Houve crusamento e durou serca de 30minutos,mas a fêmea nao desovou,entao notei ao testar o PH ,que a água estava ácida(6.2),em uma semana elevei o PH a 8.0(lí que é o ideal),ja que eles absolvem Carbonato de Cálcio contido na água!Desde estão , eles melhoraram significantemente,estão ativos ,comem bastante, estão mais coloridos e brigam menos(tenho 2 machos e 3 fêmeas,todos adultos-Procambarus Clarkii).A iluminaçao forte ,faz comque eles fiquem escondidos!(so um Tok). Obrigado pela atenção !! valeu, Abraços. :!:
De todas as coisas que perdi,a de que sinto mais falta é a minha mente.

Max Wagner
Patrocinador
Posts: 184
Joined: 20 Sep 2003, 21:21
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Marí­lia - SP.
Contact:

Postby Max Wagner » 02 Apr 2005, 22:59

Daniel,
só mais uma dica:
Evite retirar as ecdises, pois tenho notado que elas precisam delas(ingerir) para repor o que foi consumido, com a nova ecdise.

Abraços,


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests