Reprodução de Cascudos

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Reprodução de Cascudos

Postby Aqua MP Brasil » 05 Feb 2013, 14:57

Olá pessoal, andei pesquisando sobre reprodução de cascudos (ancistrus) e resolvi tentar.
Adquiri 10 deles supostamente "machos e fêmeas", o vendedor me disse que costumavam desovar demais nos
tanques de criação. Sendo que ontem quando os coloquei no aqua (plantado 200x60x60 /800L ph6.8 T:28°)
eles não se entenderam e não param de se espancar (macho fêmea, geral) Hoje ainda assim, ficam isolados.
Os separei em casais pelo SUMP, deixando um casal em cada compartimento (sem mídias, apenas um tubo de pvc preto)
e aparentemente ficaram muito bem, só ficam aonde tem a correnteza e não brigam mais, essa noite devoraram uma rodela de
abobrinha. Os demais casais (2) permaneceram no aqua e não brigam mais.
Image

A questão é a seguinte:
1ª Será que esse eles podem permanecer nesse SUMP ou no aquário seria melhor para eles?
2ª Eu poderia estar escolhendo os casais ou isso deveria ser feito por eles mesmos?

OBS: Encontrei algumas fotos muito interessante em um site gringo e gostaria que os meus ficassem assim:

Image

Image

Image

Image

Idéias serão muito bem vindas!! Abraços Image
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Reprodução de Cascudos

Postby Aqua MP Brasil » 05 Feb 2013, 18:01

Consegui algumas fotos que bati quando eles chegaram.
A qualidade não está lá muito boa mas dá para ter uma ideia...

Image

Estavam meio magros, sofridos devido te-los buscado na feira, mas hoje já estão melhor.
(Na verdade continuam bem feiosos, que por sinal, é uma pena não dar para ver os chifres dos machos).
Image

Image

Foto da mais nova casa deles:
Não reparem na bagunça, coloquei uma bomba com um filtro FVM de PET para oxigenar um pouco mais.
Image
SETUP: Aquário Plantado 200x60x60 + SUMP = 800 Litros
PH: 6.8 Temperatura: 28/29° Amônia: 0 Dureza: Média
Filtragem: SUMP 80x40x40 = 100L / 12L de Cerâmica Ista Quartzglass + Acrilom
Bomba: 3.000L/h TPA: Diária de 10% (Sistema automatizado com BOIA e re-aproveitamento de água pro Lago).
Iluminação: 8 T5 PHILIPS MASTER TL5 HO 54W ActiViva 17.000k. Total: 432W = 0,5W/L.
Substrato: Areia de rio, Terra preta vegetal, Terra vermelha, Humus tratato e Laterita. (plantadas em jarros).
Fauna: 4 Acará-Bandeira Média, Sendo 1 Albina, 2 Marmorato e 1 Tigre selvagem. 10 Barbus Sumatra e agora mais 10
Cascudos (ancistrus) Não sei ao certo a variante... Alguém saberia me dizer???
Flora: Anubias nana, Nymphaea Rubra Echinodorus Tenellus, Echinodorus Cordifolius 'tropica Marble Queen',
Bolbits heudelotti, Microsorium Pteropus, Microsorium Pteropus Windelov, Najas indica, Ceratopteris cornuta (Samambaia de folha larga),
Hygrophila corymbosa (Rio), Hygrophila Difformis, Ludwigia ovalis, Vallisnerias Gigante e Musgo de Java.

Image

Esse é o SUMP onde coloquei alguns dos casais de ancistrus. Retirei essa segunda parte onde só estava com
acrilom e coloquei um dos casais. pela foto não dá para se ter noção do como esse SUMP é grande............
Vou colocar +12L de Cerâmica Ista Quartzglass.
Image

Ideias???
Last edited by Aqua MP Brasil on 05 Feb 2013, 19:54, edited 2 times in total.
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Reprodução de Cascudos

Postby Katsuzo Koike » 05 Feb 2013, 18:50

Olá, Marcus, parabéns pela iniciativa de reproduzir cascudos.Tem tudo para dar certo, nesse aquário gigante, se bem que eles já reproduziriam em tanques menores de 80-100L. Mas também podem procriar em grupo, juntos. Rapaz, para mim, SUMP não é lugar para peixe...é melhor arranjar um aquário, ou colocar todos no grande. O segredo é ter um local próprio para o ninho que o macho vai fazer e arrumar, para a fêmea botar os ovos. Dizem que rochas, seixos grandes e pedras lisas (planas, como a da foto) sejam adequadas. Tem gente que tá se dando bem reproduzindo Cascudos. Leia: http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 456AASBrHy

Manda notícias, pra gente ir acompanhando essa produção

Grande abraço
Koike

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Reprodução de Cascudos

Postby Aqua MP Brasil » 05 Feb 2013, 19:44

Olá, Koike, obrigado, muito bom esse texto.
O aquário é grande mas quando coloco eles nele, só ficam juntos e se agredindo como disputando o mesmo lugar.
Vou arrumar umas dessas pedras lisas da foto (Ardósia) e montar um layout parecido. Tenho também aqui alguns
tijolos desse de lage com furos largos, a pesar de não ser muito bonito parece interessante para a desova.
Abração
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Reprodução de Cascudos

Postby Katsuzo Koike » 05 Feb 2013, 19:51

Beleza, Marcus! Acho que esse comportamento é só na fase de adaptação...por isso esse agrupamento desesperado....mas quando eles se sentirem confortáveis e já conhecedores do "lugar", acredito que passe. Tomara que vc consiga reproduzir esses caras! Abçs

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Reprodução de Cascudos

Postby Aqua MP Brasil » 08 Feb 2013, 10:30

Pronto, cascudos no aqua e algumas tocas prontas, confiram:
Image

Como não encontrei ardosia, usei uma placa de cerâmica 50x40 (Piso), 1 tijolo de lage (Furos largos), pedras e troncos.
Image

Tocas aprovadas pelos abitantes, pois já caíram cada um se apossando da sua!
Na foto a direita, um espadinha perdido (não consigo pega-lo para por no lago com seus familiares).
Image

Image

Até que o tijolo ficou bem discreto :mrgreen:
Image

Um video de celular OBS: Foi mal pela imagem de péssima qualidade!
[youtube]j7_LMAFAygg[/youtube]

Agora é só eles fazerem a parte deles S2 :wink:
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

Alberto Tembo
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 11 Feb 2013, 00:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Reprodução de Cascudos

Postby Alberto Tembo » 11 Feb 2013, 01:05

Olás!

Já reproduzi duas espécies de cascudos- um tipo de Ancistrus e cascudo tigre.
Em ambos os casos, a reprodução foi obtida em aquários de cerca de 200l, após intensas mudanças ( as 2 vezes ocorreram quando eu estava mudando os aquários de local). Parece-me que este foi o gatilho, algo mais drástico que as TPAs habituais.
Os aquários eram comunitários, com muitos troncos e os cascudos- meus peixes favoritos- estavam bem tratados.
No primeiro caso, dos Ancistrus, percebi os ovos dentro de um tronco, e cheguei a ter uma ninhada de 32. Mas infelizmente coincidiu com a época da morte de minha avó, em outra cidade, e tive que viajar. Perdi a ninhada.
No segundo caso, descobri os alevinos já com uns 2 cm. 5 sobreviveram no comunitário.
Atualmente estou tentando a reprodução de zebra queen (L260) e cascudo tigre novamente, mas em aquário próprio.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Reprodução de Cascudos

Postby Katsuzo Koike » 11 Feb 2013, 07:37

Marcus, apenas uma ressalva (luz de alerta) nessa sua fauna: se quer reproduzir peixes, não tenha Barbos Sumatranos no recipiente. São grandes comedores de ovos. O resto, espero sucesso aí!

Alberto, só uma dúvida nesse ramos dos Cascudos: tens notícias de como está o comércio do Hypancistrus zebra (Cascudo Imperial), aquele listado? É permitido? abç

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Reprodução de Cascudos

Postby Aqua MP Brasil » 11 Feb 2013, 11:40

Hummmmmmm pode crer Alberto, todo dia eu faço TPA's de 10%, então devo aumentar essa porcentagem...
Eles ainda estão se soltando, começaram a comer abobrinha de ontem para hoje, que por sinal fizeram uma festa.
Como é esse Cascudo Tigre? Pode por alguma foto, pois pesquisando na internet encontrei diversos diferentes.....

Isso mesmo Koike, putz os Sumatranos são meus favoritos... pretendia ter um cardume de uns 30 mas comprovei
o que vc disse: devoraram os alevinos dos meus bandeiras em horas! Embora eu não os veja entrar nas grutas.

Obrigado amigos pelas grandes contribuições! Abçs
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Reprodução de Cascudos

Postby Aqua MP Brasil » 11 Feb 2013, 22:18

Mais algumas fotos, só que dessa vez, finamente de um dos machões:

Image

Ao fundo algumas fêmeas
Image

Esses dois estão sempre juntos. Creio que estejam formando um casal.
Image

Uma pergunta: Posso servir abobrinha todos os dias para eles? Obs: Não comem outra coisa além de abobrinha (Ainda). Abraço!
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests