Reprodução de Betta

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Lennon_Pereira
Montador
Montador
Posts: 98
Joined: 17 Jul 2008, 20:05

Reprodução de Betta

Postby Lennon_Pereira » 21 Mar 2011, 13:45

Pessoal estou passando pela primeira experiência em reproduzir bettas, e estou com uma duvida, a fêmea já esta bem gordinha e com o ponto branco em baixo dela, o macho já fez o ninho, os dois esta no mesmo aquário mas esta separado com um vidro, ontem eu resolvi tirar o vidro e tive o seguinte resultado, a fêmea foi pra onde esta o ninho e fica la, o macho fez umas graça pra ela quando ver do nada o macho começo ataca ela ai separei os 2 de novo e hoje fiz a mesma coisa deixei eles junto e os 2 teve a mesma reação de ontem isso é normal? O que devo fazer?

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: Reprodução de Betta

Postby Eduardo Gerhardt » 21 Mar 2011, 15:17

Boa tarde Lennon...

Você já leu o artigo abaixo?

Bettas, a magia de procriá-los.

Acho que vai ajudar...

Abraços!
Eduardo Gerhardt
Image

Lennon_Pereira
Montador
Montador
Posts: 98
Joined: 17 Jul 2008, 20:05

Re: Reprodução de Betta

Postby Lennon_Pereira » 21 Mar 2011, 15:31

Sim Eduardo já li esse artigo, só fiquei meio confuso com esse comportamento, ta achando q o macho ta rejeitando ela.

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: Reprodução de Betta

Postby Eduardo Gerhardt » 21 Mar 2011, 20:00

Lennon,

É normal o macho ficar agressivo com a fêmea no começo, ele dá mesmo umas "palmadinhas" nela :P , apenas fique de olho (de longe) para ver se o macho não vai machucar a fêmea, qualquer sinal de maiores machucados separe-os no mesmo instante...

A fêmea está pronta para reprodução quando as listras mudam da horizontal para vertical... Espere esse momento...

É muito difícil o macho recusar a fêmea, mas pode sim acontecer... Neste caso, a única solução é trocá-la por outra...
Será que você vai ser um dos "sorteados" :lol: ???

Boa sorte!
Eduardo Gerhardt
Image

Lennon_Pereira
Montador
Montador
Posts: 98
Joined: 17 Jul 2008, 20:05

Re: Reprodução de Betta

Postby Lennon_Pereira » 21 Mar 2011, 20:30

Pois é Eduardo a femea já esta com um pontinho branco em baixo dela mas não esta com as lista sobre o corpo, ela é de cor azul escura sera q mesmo nessa cor tem como ver essas lista?
Se eu coloca eles junto e perceber q ele esta batendo nela, mesmo q n seja muito eu devo separar novamente ou tem q deixa eles junto?

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: Reprodução de Betta

Postby Eduardo Gerhardt » 21 Mar 2011, 21:14

Oi Lennon...

Sim, é para você notar as listras...
Em fêmeas com cores mais escuras como a sua, a cor das manchas é puxada para o castanho e em fêmeas mais claras a cor é escura... Essas listras aparecem quando a fêmea já está pronta para reprodução e quando a fêmea segue o macho para baixo do ninho, quando isso acontecer, já podemos ficar mais tranquilos, pois as pancadas do macho tendem a cessar...

Como falei anteriormente, no começo o macho vai espancar um pouquinho a fêmea, é normal.
Só tome o cuidado para ver até que ponto vai a agressão do macho, qualquer sinal de machucados retire o macho imediatamente.

Boa sorte!
Eduardo Gerhardt
Image

Lennon_Pereira
Montador
Montador
Posts: 98
Joined: 17 Jul 2008, 20:05

Re: Reprodução de Betta

Postby Lennon_Pereira » 22 Mar 2011, 09:46

Eduardo essa noite deixei a fêmea dentro do litro pro macho n fica batendo nela agora de manhã fui fazer uma visita ela pulo pra fora do litro, será q ela ta querendo fugir do macho? pq ela pulo e fico escondida.

Lennon_Pereira
Montador
Montador
Posts: 98
Joined: 17 Jul 2008, 20:05

Re: Reprodução de Betta

Postby Lennon_Pereira » 22 Mar 2011, 12:41

Atualizando...
Eduardo agora sim eles deu o abraço, mas a femea não esta soltando os ovos e els já deu uns 8 abraço, o qu devo fazer?

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: Reprodução de Betta

Postby Eduardo Gerhardt » 25 Mar 2011, 00:08

Lennon, boa noite!

Em primeiro lugar, desculpe por não falar com você antes, acabei vendo que você respondeu por aqui só hoje...

Mas e aí?
Algo mudou ou continua na mesma?

Abraço!
Eduardo Gerhardt
Image

Lennon_Pereira
Montador
Montador
Posts: 98
Joined: 17 Jul 2008, 20:05

Re: Reprodução de Betta

Postby Lennon_Pereira » 31 Mar 2011, 19:28

Ola eduardo ele nascerão cara, deu tudo certo no nascimento, mas o que ta me encomodando é que hoje eles tão nadando irregular eles ficão boiando e as vezes na uma nadadinha, parece que estão mortos o que q pode ser?
Aqua 27 grau
PH 7.2
O que faço pra salva eles?


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests