Reprodução Colisas Azuis

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
thomasigow
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 11 Jan 2011, 19:23

Reprodução Colisas Azuis

Postby thomasigow » 12 Jan 2011, 16:43

Olá, sou novo no fórum não sei se este é o lugar certo para postar isso mas, gostaria de tirar algumas duvidas sobre reprodução de colisas.
Recentemente adquiri um casal de colisas azuis, coloquei elas em um aquario separado de 20 litros http://img59.imageshack.us/f/sdc19998.jpg/
E essa é a foto do macho http://img268.imageshack.us/f/sdc19999.jpg/
E essa é a foto da femea dentro do barquinho http://img524.imageshack.us/f/sdc19996.jpg/ que ela passa uma boa parte do tempo...
queria saber se com essas condições será possível a reprodução deles. Obrigado

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Reprodução Colisas Azuis

Postby Marne Campos » 17 Jan 2011, 15:10

Thomas,

Eu manteria o casal no aquário sem substrato para facilitar a manutenção e o "manejo" dos filhotes pelos pais. Além disso, uma vegetação de superfície também seria importante.
Marne Campos

barros1001
Montador
Montador
Posts: 34
Joined: 18 Oct 2010, 19:59
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro, RJ

Re: Reprodução Colisas Azuis

Postby barros1001 » 17 Jan 2011, 20:34

Olá,
Também tenho um casal de colisas azuis no meu aquário. Nele possuo várias mudas de Elodea e Musgo de Java em cima de uma casca de coco. Simplesmente dei a sorte de flagrar o macho montando o ninho para cortejar a fêmea e gravei tenho q postar essa filmagem, muito interessante. Mas só para ilustrar o que aconteceu... O macho arrancou muitos pedaços do Musgo de Java e soltou uns ramos da Elodea, os posicionou num determinado canto do aquário e fez um ninho de bolhas para cortejar a fêmea. Infelizmente não obtive nenhuma cria, até por ser um aquário comunitário, acho q o ambiente não está legal para a reprodução, mas achei o fato muito bacana. Assim que fizer um upload desse vídeo divulgo o link por aqui. :D
---Aqua---
Dimensão 60x30x35 5mm.
Filtro externo FE-50 AQUATECH.
Termômetro BOYU.
Aquecedor MASTERS 70 W.

barros1001
Montador
Montador
Posts: 34
Joined: 18 Oct 2010, 19:59
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro, RJ

Re: Reprodução Colisas Azuis

Postby barros1001 » 30 Jan 2011, 09:48

Fiquei de postar o link do vídeo das colisas mas não encontrei ainda, deve estar no meu outro PC. Mas para não ficar totalmente no furo, aí vão algumas fotos do evento. rsrsrsrs
Assim que localizar o video prometo que posto.

- Repare o trabalho que esse cara está tendo para organizar essas bolhas.
Image

- Nesse período ele ficou bem agressivo com todos os habitantes, principalmente nesse canto que ele escolheu para o ninho. E desse dia em diante passou a dominar o aquário. ( É todo dele!!! Tá mandando no pedaço!) :mrgreen:
Image

- Repare na bagunça que ele fez nas plantas. Arrancou várias do lugar para fazer o ninho, inclusive um pouco do musgo que estava preso numa casca de coco que tenho no aquário. :?
Image
Image

Mas dessa vez não houve nenhum alevino. Talvez porque o aquário não está com plantas ideais ou suficientes para isso, ou por ser comunitário... Não sei explicar no momento, até porque tudo ocorreu por acaso, não tinha a intenção de reproduzi-los, mas o espetáculo dessa fase de montagem do ninho foi bem interessante. Vou procurar o vídeo para postar logo porque achei ele MUITO legal.
---Aqua---
Dimensão 60x30x35 5mm.
Filtro externo FE-50 AQUATECH.
Termômetro BOYU.
Aquecedor MASTERS 70 W.

barros1001
Montador
Montador
Posts: 34
Joined: 18 Oct 2010, 19:59
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro, RJ

Re: Reprodução Colisas Azuis

Postby barros1001 » 31 Jan 2011, 11:36

Consegui encontrar. Está aí o video:

http://www.youtube.com/watch?v=oVPldIrE ... tube_gdata

Espero que gostem!
:o
---Aqua---
Dimensão 60x30x35 5mm.
Filtro externo FE-50 AQUATECH.
Termômetro BOYU.
Aquecedor MASTERS 70 W.

barros1001
Montador
Montador
Posts: 34
Joined: 18 Oct 2010, 19:59
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro, RJ

Re: Reprodução Colisas Azuis

Postby barros1001 » 24 Feb 2011, 19:40

Ontem apareceram os primeiros alevinos ...
estou meio perdido devido ao comportamento do macho ter mudado bastante. Primeiro com relação a agressividade, depois percebi que estava comendo alguns alevinos. tive que isola-los numa maternidade que fiz com garrafa PET. Logicamente não consegui proteger todos alguns estão escondidos nas plantas e outros estão na maternidade junto com umas plantas que coloquei dentro da mesma. Gostaria de saber se o que fiz foi correto ou poderia adotar outras medidas para mante-los vivos.
---Aqua---
Dimensão 60x30x35 5mm.
Filtro externo FE-50 AQUATECH.
Termômetro BOYU.
Aquecedor MASTERS 70 W.

User avatar
Lord_Wolf
Colaborador
Posts: 3393
Joined: 22 May 2007, 15:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12
Location: Ijuí­ - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Reprodução Colisas Azuis

Postby Lord_Wolf » 27 Feb 2011, 10:48

Olá
Por isso a importancia de o aquário para tirar crias não ser o mesmo em que os pais são mantidos. Já tirei crias de colisas.
Elas estavam em um aquário de 98 litros. Mas patra reproduzí-las, as transferi para um aquário com 37L. Após a desova, retirei a fêmea. O pai cuidou do ninho e até atacou meu dedo quando fui colocar uma pedra no aquário.

Retirei o pai do aquário após 3 dias, quando os filhotes começaram a nadar pelo aquário. Caso contrário, ele começa a comer os alevinos.

Deveria haver um outo local para manter esse macho. para conseguir sucesso com a criação, é importante ter o aquário principal, onde o casal é mantido e o aquário para repodução, onde ficarão apenas os alevinos.
Image

Image

barros1001
Montador
Montador
Posts: 34
Joined: 18 Oct 2010, 19:59
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro, RJ

Re: Reprodução Colisas Azuis

Postby barros1001 » 07 Mar 2011, 18:59

Olá Lord_Wolf,
primeiramente obrigado pela dica, infelizmente não disponho atualmente de outro aqua para fazer esse isolamento, mas então...
Eu não tinha a intenção de reproduzi-los este aqua é comunitário. Mas aconteceu... Esses carinhas se sentiram a vontade e conseguiram reproduzir-se. Só isolei os alevinos porque fiquei com pena de todos serem devorados. No momento estou viajando e tenho apenas uma pessoa colocando comida no aqua para mim, quando voltar vou ver se deu certo a proteção que fiz para eles.

Mas seguindo sua sugestão como poderia ser esse aqua para colocar os alevinos, o que sugere com relação a tamanho e equipamentos?
---Aqua---
Dimensão 60x30x35 5mm.
Filtro externo FE-50 AQUATECH.
Termômetro BOYU.
Aquecedor MASTERS 70 W.

Debora Bessa
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 28 Mar 2011, 13:29

Re: Reprodução Colisas Azuis

Postby Debora Bessa » 28 Mar 2011, 15:52

Olá,
Gostaria de saber quais são os cuidados que devo ter com os alevinos? Pois perdi todos!
Primeiro, vou contar o que aconteceu. A reprodução foi fácil, mas fiquei desesperada quando vi os alevinos nadando junto com um monte de larvas de mosquitos. Separei os avelinos, matei os mosquitos cozinhando a água. Agora sei que devo colocar filó para tampar o aquário, evitando mosquitos indesejáveis. Mas fiquei com dúvida em relação a manutenção deste aquário:
- quando devo trocar água
- a alimentação, pois estava dando gema de ovo 3x ao dia
-se deve ou não ter oxigenador, filtro
-retiro ou não o macho junto com a fêmea

Afinal, os alevinos de colisas são miúdos de +, muito diferente dos alevinos de guppy.

AMO minhas colisas quero fazer tudo bem direitinho dessa vez!!!
Me ajudem, por favor!


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests