Reprodução de Tetras

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Reprodução de Tetras

Postby Katsuzo Koike » 28 Jul 2010, 12:03

Os aficionados pelo aquarismo conhecem bem o potencial ornamental dos tetras, pelo verdadeiro brilho e vida que proporcionam aos aquários. Na linguagem comum, tetras correspondem aos diversos tipos de “piabas”, presentes em muitos de nosso rios e lagos. Quem não lembra dos cardinais, mato-grossos, rodóstomos, olhos de fogo, tetras pinguim, tetras preto, ou tetras do Congo? Tetras fazem parte de um grupo variado de espécies da família dos Caracídeos, e em geral, são peixes de cardume que não crescem tanto (média de 3 a 15 cm), e nadam em águas tropicais e equatoriais, sobretudo na América do Sul e África. Como fã desses peixes, resolvi escrever alguns dados sobre a sua criação e reprodução, pela experiência que já tive com alguns deles. Para começar, os tetras são peixes muito exigentes no aquário, por isso, não indicaria sua criação para iniciantes do hobby. Não quero dizer que sejam pouco resistentes quanto às condições, mas é sempre bom evitar o sofrimento de peixes na mão de pessoas desatentas e desinformadas. Algumas condições favoráveis fundamentais aos tetras: espaço para nadar. É melhor um tanque comprido e raso do que pequeno e profundo. Algo como 120 a 180 cm de comprido está muito bom, com pelo menos 250L. Deve ter plantas naturais, mas não tanto que atrapalhe seu nado, na parte central e na metade para cima do tanque. A água é outro dado extremamente importante para o conforto dos tetras: eles preferem águas claras, muito límpidas e com algum movimento, sempre filtrada e levemente ácidas. Trocas parciais são bem vindas também. O substrato pode ser de pequenos seixos de rio e algumas pedras lisas. Troncos também podem. Os tetras comem quase tudo, e são muito rápidos na hora da refeição. Larvas de inseto, camarão seco triturado, ração em flocos e granulada, até vez ou outra colocar gema de ovo, ou um pouco de camarão cru triturado é ótimo para eles. Falemos da sua reprodução. Como primeiro passo, é preciso ter um aquário apenas com a espécie que se deseja procriar. Não adianta ter um grupo de tetras junto com muitas outras espécies diferentes como cascudos, ramirezis, bótias, barbos, betas, camarões, etc. Também, o local não deve ser estressante ou barulhento. O aquarista não deve cair na tentação de mexer muito no aquário, nem com os peixes, para eles alcançarem o estágio de reprodução e conseguir a desova. Eles denunciam sua condição de desovar quando estão com grande intensidade de cores e muito ágeis no tanque, e não pálidos, magros e sem movimentação. Por exemplo, os mato-grossos ficam muito vermelhos, os cardinais, bem acesos e roliços, e assim por diante. Isso quer dizer que para reproduzir, todo peixe deve estar saudável. Os tetras são peixes bem delicados e sensíveis, quando o assunto é reprodução. Na natureza, eles reproduzem no período de chuva, com incremento de água e comida, basicamente. Não há necessidade de água corrente, pois em muitos lagos, peixes como os lambaris (astyanax sp.) e os Buenos Aires, que são tetras, reproduzem normalmente. Eles largam seus ovos sobre a vegetação e o substrato, ou até mesmo sobre raízes de plantas flutuantes, como alface d´água. Claro que fungos e certas algas marrons e negras prejudicarão a procriação. Os tetras comem seus ovos, se puderem, e também os alevinos. O desafio é dificultar que isso aconteça, colocando gramíneas ou pedregulhos no substrato, plantas flutuantes ou retirando os pais quando notar os primeiro filhotes no meio da vegetação. Um grande erro de criadores é querer reprodução e deixar os peixes com fome. Deve ter fartura de alimento, no período. O melhor alimento para os recém-nascidos são infusórios, plânctons ou gema de ovo em pouca quantidade, para não apodrecer a água. O bom é que eles crescem rápido, em poucos dias já nadam como os pais. De fato, sejamos verdadeiros: alguns tetras são mais difíceis de reproduzir do que outros. De experiência própria, consegui desova de hasemanias nana e tetras colombianos, em casa, seguindo os dados que escrevi aqui. Difíceis são cardinais, rodóstomos, tetra pingüim, mato-grosso e tetra do Congo. Por isso, peço a quem já teve alguma experiência com esses e outros tetras, e foi bem sucedido, favor divulgar aqui. Outras informações também serão bem vindas.

Alguns exemplos famosos de Tetras:
O Mato-Grosso:
Image

Uploaded with ImageShack.us

Hasemania nana, típica do Rio S. Francisco:
http://img225.imageshack.us/i/140el.jpg/]Image[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

O Tetra Colombiano:
http://img837.imageshack.us/i/153j.jpg/]Image[/URL]

O belíssimo Rodóstomo:
Image

Uploaded with ImageShack.us

O Tetra Glowlight, um sonho de tetra:
http://img641.imageshack.us/i/normalglo ... rasho.jpg/]Image[/URL]

O africano Tetra do Congo, difícil de reproduzir, e um dos tetras mais caros do mercado:
http://img834.imageshack.us/i/congotetr ... w0480.jpg/]Image[/URL]


O comum Tetra Preto:

http://img203.imageshack.us/i/tetrapreto.jpg/]Image[/URL]

O Olho de Fogo:

Image

Uploaded with ImageShack.us


O saltador Tetra Pinguim:

Image

Uploaded with ImageShack.us

O nosso Lambari, Astyanax sp.:
Image

Uploaded with ImageShack.us

O lindo tetra Fortuna, do rio São Francisco:
http://img840.imageshack.us/i/1059.jpg/]Image[/URL]

User avatar
henardj
Plantador
Plantador
Posts: 513
Joined: 26 Mar 2012, 20:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Campo Grande - RJ
Contact:

Re: Reprodução de Tetras

Postby henardj » 28 Mar 2012, 08:06

Bom, eu tive reproduções de matogrosso. Tenho um aqua na sala, num cantinho onde quase não há passagem de pessoas, água levemente ácida 6,8/6,6, temperatura entre 26/28 graus, iluminação fraca 0,5 w/l po 8 horas.
Um belo dia observando o aqua me deparei com 3 filhotes e perguntei se alguém tinha inserido mais peixes...me disseram q ñ. Então houve reprodução. Pensei q tive sorte já q só reponho água evaporada neste aqua. Depois de um mês vieram mais filhotes!!!
O aqua tem nastante plantas para se esconderem e ainda tem. outros peixes.
Image

User avatar
henardj
Plantador
Plantador
Posts: 513
Joined: 26 Mar 2012, 20:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Campo Grande - RJ
Contact:

Re: Reprodução de Tetras

Postby henardj » 28 Mar 2012, 08:19

Outra foto
Image
Image

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Reprodução de Tetras

Postby Mateus Camboim » 28 Mar 2012, 12:08

Oi,

Já tive reprodução acidental de Foguinhos (Hyphessobrycon amandae), no meu aquário menor... Queria que acontecesse novamente.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Reprodução de Tetras

Postby Marne Campos » 28 Mar 2012, 14:42

Eu já consegui reproduzir Tetra Limão (Hyphessobrycon pulchripinnis) e Pristela (Pristella maxillaris), ambos sem maiores cuidados, simplesmente havia um grupo no plantado e os filhotes iam aparecendo.
Marne Campos

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Reprodução de Tetras

Postby Katsuzo Koike » 28 Mar 2012, 18:00

Que beleza, Henardj, parece que seu aqua atingiu um estado tão natural, de boa água, que seus peixes reproduziram. Veja que a vegetação em seu tanque está farta, isso é importante para o conforto e abrigo dos filhotes. Qual a litragem? Eu também já reproduzi Mato Grossos, além de Tetras Colombianos, Hasemanias, lambaris e outros que não lembro agora (todos em tanques de jardim). Os tetras são dos meus peixes favoritos, hehe. Marne, o que fez com os seus filhotes de tetras? Adoro os Pristelas, também! abçs!

User avatar
henardj
Plantador
Plantador
Posts: 513
Joined: 26 Mar 2012, 20:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Campo Grande - RJ
Contact:

Re: Reprodução de Tetras

Postby henardj » 28 Mar 2012, 21:43

Apenas 50 litros....uma das coisas q parece ajudar é não intervir tanto nos aquas.....

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Reprodução de Tetras

Postby Katsuzo Koike » 29 Mar 2012, 06:37

Rapaz, sempre saliento isso, de se tentar mexer o mínimo possível nos aquários. A movimentação, para mim, deve ser feita no início, na montagem, e não quando já tiver com os peixes. Digo com segurança: várias e várias reproduções em aquários caseiros são involuntárias, e não menos bem sucedidas. Quando o criador parece "esquecer" de mexer tanto nesse ambiente, aí começam a nascer filhotes, até mesmo de tetras cardinais, como já houve casos. Isso leva tempo, paciência e muitos cuidados de manutenção. Em todo caso, parabéns, amigo. Veja agora o que fazer com a ninhada, para não lotar muito seu aqua. Valew!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Reprodução de Tetras

Postby Marne Campos » 29 Mar 2012, 11:27

Não fiz nada, deixei lá no plantado junto com os demais peixes, eles cresceram e se reproduziram novamente. Porém, não sei se pela consanguinidade, percebo que as gerações vão ficando cada vez menores e com pequenos problemas de formação, além da taxa de natalidade ter caído muito. Tenho Pristelas no meu Plantado com Discos Selvagens que já estão comigo há uns 7 anos, porém não faço idéia quem é da primeira geração (se ainda existe algum), quem nasceu depois.

Conhece a lenda do super-heróis Fantasma? As pessoas acham que ele é imortal, mas na verdade o papel do Fantasma é passado de geração em geração... No caso dos meus Tetras é quase isso!
Marne Campos


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests