Reprodução de neón em aquário?

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Reprodução de neón em aquário?

Postby Katsuzo Koike » 09 Jul 2010, 18:15

Escrevo sobre a mensagem do colega Guilherme Nobre aqui neste fórum, sob o título “Filhotes de neon, nasceram” de 22 de outubro de 2007, e que já tem mais de 10 mil acessos de visitantes. Hehe, somente como lendas urbanas do aquarismo eu conheço relatos de reprodução de neóns em aquários caseiros (frisando: caseiros, e não em criatórios de profissionais de pisciculturas). Digo que não seja algo “impossível” de ocorrer a sobrevivência de Neós alevinos em taques caseiros, mas sempre faltam provas suficientes para que todos acreditem. É fácil falsificar fotos de alevinos de néon....a Web está cheia de imagens. Também há outros meios, como pegar um tanque com neóns grandes, ir numa loja e comprar os menores que achar. Depois, colocá-los juntos e fotografar. Vai parecer que os menores nasceram dos outros maiores. Nada impede que algum louco coloque neóns no charco atrás de casa, esqueça, e após dois anos, indo lá, a população deles tenha aumentado (se bem que creio que quando ele chegar lá, não tenha mais nenhum). O problema de reproduzir neóns e cardinais está em sua extrema sensibilidade à ambientação e qualidade da água. Creio que muitos desses peixes podem desovar em tanques e aquários, mas por causa das condições, os alevinos não tenham sobrevivido. Já criei neóns/cardinais por quase uma década em tanques de várias formas e tamanhos, com diversos tipos de água, profundidades, luminosidades, alimentação, plantas aquáticas e hidrófilas, pedras, barro, folhas, correntezas, chuva, etc., e afirmo que os meus NUNCA reproduziram. E dizem que o tetra neón é mais fácil de reproduzir que o tetra cardinal. O grande Axelrodi tem fotos em um livro de desova de neóns, mas Deus sabe onde ele conseguiu isso, pois ele mesmo não diz nem revela...até pode ter tirado as fotos em ambiente natural. Assim, prezado Guilherme, é preciso trazer provas para que todos acreditem, vejam seu aquário, os peixes (qual a espécie que você reproduziu?), os ovos, os alevinos, e se possível vídeos com todos os processos. Seria bem difícil conseguir uma reprodução casual de neóns em aquários caseiros, sem qualquer cuidado especializado, e mais difícil ainda explicar por que isso é tão raro, se milhões de criadores “casuais” possuem neóns e eles não reproduzem. Ainda alimento a esperança de um dia conseguir reproduzir esses peixes....como um sonho!


Neóns em aquário:

Image

Uploaded with ImageShack.us


Alguém já tentou criar neóns em um ambiente desses? Não seria mais provável eles reproduzirem??

Image

Uploaded with ImageShack.us

Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests