Reprodução de Bótia Palhaço

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Reprodução de Bótia Palhaço

Postby Katsuzo Koike » 08 Jul 2010, 20:30

Gostaria de colaborar neste Fórum com alguns dados acerca da Bótia Palhaço, em especial sobre sua reprodução, mesmo sem termos notícia de que alguém já conseguiu reproduzir esse peixe em cativeiro, no Brasil. Bem, a primeira coisa que se nota é a grande desinformação de muitos aquaristas sobre criação de bótias (além do que são peixes “engraçados e divertidos de ter no aquário”). Ainda há quem ache o máximo ter uma única Bótia Palhaço no tanque, desconhecendo que são peixes que vivem em grupos da mesma espécie! Outra coisa é pensar que se pode criar bem esses peixes em aquários de 50 ou 100L. O site Seriously Fish indica o tamanho mínimo de tanque para bótias: 680L (60x60x180cm). Se formos rigorosos, esse tamanho ainda seria pequeno para as Bótias atingirem seus 30 cm.

Mas o que me fez escrever aqui foi a grande quantidade de dados desencontrados sobre a reprodução de bótias em cativeiro, sobretudo, em aquários, nos sites e livros de aquarismo. Passo agora alguns dados úteis que apurei, sobre a reprodução desses peixes: Primeiro, deve-se ter em conta que grande parte das bótias oferecidas no comércio de peixes era oriunda de seu habitat natural, capturadas e enviadas de avião para o comércio, ainda bem pequenas, como alevinos de 2 a 3 cm, em sua maioria, provenientes do Sudoeste asiático. Países como Tailândia e Indonésia, que exportam esses peixes, proíbem a saída dos maiores de 10 a 15 cm, para que permaneçam reproduzindo na natureza, em seu local de origem. Isso é muito bom. Todavia, a imensa demanda por esse peixe, no mundo inteiro, fez com que criadores profissionais conseguissem reproduzir artificialmente a espécie, aos milhões, por indução hormonal.

Segundo, é relevante encarar outra “artificialidade”, a de um aquário caseiro de pequeno porte (até 200L), para se tentar reproduzir essa espécie. Munidos apenas com luz artificial, plantas de plástico, pedrinhas coloridas, etc., dificilmente se conseguiria reproduzir aí as condições ambientais (clima, temperatura, água, solo, plantas, alimentação, luminosidade, etc) dos riachos e alagados onde vivem as bótias, a ponto de provocar sua reprodução.

Terceiro, estamos falando de muito dinheiro, pois a bótia é um dos peixes mais caros do mercado...não interessa aos produtores exportadores explicar a reprodução desses peixes, pois perderiam valor por alevino, se todos os produzissem. Os melhores estudos sobre bótias, nos EUA e Europa, estariam bem guardados. É uma pena, pois se prefere o lucro a garantir a preservação da espécie.

Quarto, tem gente que acredita que uma bótia de 12cm possa reproduzir. Pelos relatos, somente acima dos 20cm de tamanho, depois de 7 ou 8 anos de vida, esses peixes estariam sexualmente maduros. Realmente, eles crescem muito lentamente.

Quinto, como reproduzir um peixe desses em um aquário caseiro, onde convivem outras dez espécies amazônicas, africanas ou asiáticas, se batendo em um pequeno espaço de 200L? Um amigo questionou-me um dia: “quem sabe se alguma bótia adulta já não reproduziu em aquário, e os ovos foram comidos por um tetra, uma coridora, camarão, ou mesmo pelos pais”? Isso é improvável, pois como nunca restaria nem “um” filhote para contar história, em nenhum aquário até hoje?

Já li um relato de que após a morte de bótias grandes em aquário (o dono colocou substâncias tóxicas em excesso na água, por acidente), notou-se que estavam “cheias de ovas”. Há fotos disso na Web. Ora, isso é possível, mas não quer dizer que iriam desovar esses ovos, que um macho iria fecundá-los e nem que haveria eclosão de alevinos.

Sexto, o único registro de reprodução supostamente conseguida em cativeiro (sem injeção de hormônios) é suspeita, e apareceu na Revista Practical Fishkeeping em fevereiro de 1996, enviada pelo inglês Granville Hammond. Suas informações foram muito econômicas e sem detalhes. Já li na Web que as fotos que ele enviou para provar a desova, eclosão, e filhotes eram falsas, ou seja, ele pegou imagens de um criatório artificial, de um asiático de nome Heok Hee Ng. Há registro de um relato antigo, de 1993, onde se conta um sucesso de reprodução de Bótias Palhaço em aquário caseiro. É de um certo Werner Nowak, e não sei porque foi tão mal divulgado, aqui pelo Brasil, em mais de uma década. A referência exata é: "Nowak W. (1993), The Clown Loach spawned! In: Loiselle P. V. and Pool D., Hobbyist Guide to Catfish and Loaches. Tetra Press, Melle, page 25-26".
Eu já havia lido o suspeito relato de Granville Hammond, mas esse de Nowak eu não sabia. Disse que ele tinha 6 bótias de 15 a 17 cm, em um aquário de 140L (apertado, não?), durante 5 anos. PH= 6,2, DH=2.0, filtro de turfa, e temperatura por volta de 29-30 graus, com bomba de forte correnteza, para imitar os riachos asiáticos. Li também que na época de reproduzir, as bótias comem alimentos "vivos"...isso pode ser peixes menores, camarões, minhocas (o site não diz). Nowak não retirou os adultos após a desova, e afirma que conseguiu 39 alevinos sobrevivessem.

Bem, vamos ao que interessa. Será possível conseguir a reprodução natural das Bótias palhaço, em aquário, e no Brasil? Como obter um ambiente próximo do natural, dos rios e lagos do sudoeste asiático? Com bom senso, acredito não ser impossível reproduzi-las. Lemos na Web que a reprodução de Bótias Palhaço ocorrem já em cativeiro, em criadores na Tailândia. É provável que o método utilizado seja com estimulação por injeção de hormônios. No entanto, essa produção não vale a pena, pois é mais custosa que a simples extração natural.

Muitas regiões do Brasil possuem clima aproximado ao da Tailândia e Sumatra: temperaturas de 22 a 31o C durante o ano, época de chuva e de estiagem (chuvas: novembro até abril, e seca: maio a outubro), sol à vontade, vegetação aquática exuberante, etc. Não vejo problema com as Bótias crescerem até uns 20 cm em águas paradas, para engordar. Entretanto, se elas ficarem sempre aí, podem nunca estar prontas para procriação. Nota-se que na Ásia, elas vivem em rios largos e em riachos de água ácida e não tão claras, com pedras, lama e muita vegetação nas margens. Ou seja, gostam de viver águas correntes, agitadas até, e migram para reproduzir, entre setembro e outubro, quando buscam afluentes e alagados com mais comida. A captura de alevinos naqueles rios, segundo fotos, é feita em locais com presença de pedregulhos e pequenas quedas d´água espumantes. Utilizam-se armadilhas de cano ou bambu furado, por onde entram os filhotes, que depois são recolhidos, puxados por uma corda. O bom é que as grandes Bótias não seriam capturadas. Sabe-se que elas procuram correntezas mais fortes, na época de chuva, para desovar nos esconderijos. É o período de abundância de alimentos de todo tipo, de mais água, espaço, campos alagados, etc. As correntezas espumantes evitam fungos nos ovos, já que há ventilação e oxigênio, pois a água está mais limpa, e permite que os ovos fiquem longe de predadores. Mas bótias não são peixes de piracema, e sim Cobitídeos, e estão mais próximas dos bagres e coridoras do que de salmões ou dourados. Realmente, reproduzir Bótias é um processo de paciência e estrutura, difícil para aquaristas de apartamento, com tanques pequenos. Imagine ter de esperar 7, 8, 10 anos para que seu peixe atinja o tamanho certo e maturidade sexual para procriar.

Se alguém já tentou comprar bótias de 20 ou mais centímetros no mercado de peixes ornamentais, pode ter se decepcionado. Primeiro, por não existir venda de Bótia desse porte. Depois, se encontrou alguma, espantou-se com o preço! E quem tem uma dessas em casa, não vende, pois já criou afeição pelo animal. E seria preciso ao menos umas cinco dessas grandes para ensaiar uma reprodução em cativeiro.
A melhor opção para o criador que deseja tentar procriar bótias é dispor de grandes tanques onde se possa simular o ambiente natural, com um grupo de bótias criadas desde pequenas, para garantir sua saúde. As probabilidades de sucesso crescerão. Espero muito que um dia alguém consiga reproduzir a belíssima Chromobotia macracanthus, e conte para todos como conseguiu. Também desejo, de minha parte, ter ajudado os interessados em reprodução de peixes ornamentais, principalmente da Bótia Palhaço...

Grupo de Bótias saudáveis
Image (Foto: K.Koike 2013)
Last edited by Katsuzo Koike on 06 Sep 2010, 23:11, edited 12 times in total.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Reprodução de Bótia Palhaço

Postby Xica » 14 Jul 2010, 07:52

Dia, Katsuzo.
Gostei muito dos seus textos.
Poderia escrever sobre corydoras?
Até.

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Reprodução de Bótia Palhaço

Postby FabioFreitas » 19 Mar 2012, 22:59

Meio antigo o tópico mas vou enriquece-lo um pouco (espero rsss).
Já vi relatos que teve gente que conseguiu tirar cria de botias, mas sem querer, e que na época que isso aconteceu elas comeram todos os peixes do aquário e engordaram muito. Eu não duvido, bótias são peixes muito fortes.
Há um brasileiro empenhado em conseguir a reprodução em cativeiro. Marcos Mataratzis o nome dele.
Aqui tem um material muito bom sobre o assunto e videos do Marcos .
http://aquarismoornamental.wordpress.co ... ataratzis/

Possuo 5 desses peixes, e realmente são incriveis, não comprarei mais nenhuma, pois só depois soube como vieram parar em minhas mãos. Mas essas serão tratadas como merecem =P
Abrs.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Reprodução de Bótia Palhaço

Postby Katsuzo Koike » 20 Mar 2012, 13:48

Valeu, Fábio, por recordar esse texto. Realmente, as Bótias (e mais a Palhaço) são peixes belíssimos e incríveis. Quem acompanha informações sobre elas aqui no Brasil, sem dúvidas conhece os materiais do Mataratzis. Há tempos já avisei (inclusive ao próprio): se alguém é capaz de reproduzir bótias no país, esse cara é o Marcos. Ele até montou, há pouco tempo, um aqua gigante de 1000l em casa, só para Bótias; tem toda a montagem no Fórum. Gostei das palestras, e ele até diz que um tipo de Bótia (Locahata, eu acho) reproduziu em seu antigo aqua, mas apenas uma sobreviveu. O difícil de reproduzir as Palhaços é esperar uns bons anos para elas chegarem à idade adulta. abçs!

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Reprodução de Bótia Palhaço

Postby Katsuzo Koike » 15 Aug 2014, 18:58

Olá, apenas para ilustrar, o pessoal da Indonésia retirando ova de Bótia Palhaço para reproduzir alevinos com uso de hormônios. Curioso é que a Bótia da foto deve ter no máximo 20cm. Mas já tem bastante ova.

Image


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest