Benditas petecas!!! Daria certo isto???

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Benditas petecas!!! Daria certo isto???

Postby Jefferson Wonrath » 17 Jun 2013, 23:29

Coisa de filme de terror mesmo, tenso :shock:.

Caso opte pela remontagem recomendo que a faça acompanhada de tratamento com carbono orgânico já no inicio. Como a Xica descreveu, logo após minha remontagem por exemplo, as petecas já começaram a dar as caras, mas com 30ppm de CO2 e mais carbono orgânico desde o inicio, elas não foram longe e sumiram. Não é uma receita infalível, mas depois de um trabalhão com a remontagem é bom não correr riscos :).

Boa sorte ;).
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

dojo
Colaborador
Posts: 309
Joined: 15 Apr 2013, 00:17
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Benditas petecas!!! Daria certo isto???

Postby dojo » 19 Jun 2013, 00:55

Henrique Carvalho, Bruno Caron, Xica, dusttears, obrigado pelas respostas, vcs nem tem idéia do que foi ver aquela criatura mutante subindo pelo vidro do aquário, o pior é que hoje ví mais outros perambulando por lá...

Hoje eu comprei água sanitária, não encontrei a Kboa, comprei de outra marca. Agora a noite preparei 900ml de água com 60ml de água oxigenada, mais ou menos 1 parte de água sanitária para 19 de água, aproximadamente, um pouquinho acima...

Para testar a eficiência e avaliar o tempo que devo deixar minhas plantas de molho, peguei um punhado de cabombas de 50cm, separei em 3 maços, e deixei por 3 minutos, 6 minutos e 15 minutos. Fiz o mesmo com aquele chumasso de flame-moos e também com algumas folhas de samambaia de java. Todas as plantas estavam com petecas e altas filamentosas.

Lavei bem as plantas em água corrente, depois deixei as cabombas em 8litros de água com 60gotas de anti-cloro comum (quis economizar meu prime recem comprado), já os musgos e as folhas de samambaia coloquei em copos de vidro com água e 10 gotas do anti cloro.

Aproveitei que já estava mesmo com a mão na massa, digo na água sanitária, e coloquei uns 200ml com 10 litros de água para desinfetar o aquário hospital e o mesmo com meu sump que fica no aquário das petecas. Amanhã de manhã vou lavar o aquário hospital, colocar mais anti cloro e a noite irei plantar as plantas nele, separadas pelos grupos de 3, 6 e 15 minutos, para observar a recuperação delas. Aproveitando irei usar o flourish exel nelas.

A loja X, enviou um siporax mini "sache" ao invés do siporax mine 270g, agora o siporax para o aquário das petecas, só semana que vem, então não irei limpar tudo neste final de semana... Em quanto isto vou tomando conta da recuperação das plantas, e saberei o tempo certo para deixar de molho e acabar com as petecas.

É muito fácil matar petecas! Nas samambaias consegui ver nitidamente as petecas morrendo! :) Lá por volta dos 4 minutos de molho, as petecas foram ficando rapidamente brancas até a raiz, muito legal. Mas espero é que as plantas sobrevivam também.

Amanhã eu vou tirar algumas fotos na hora do almço que tem uma iluminação melhor e posto aqui os primeiros resultados.

Dusttears, eu tenho aqui o Flourish Excel e Flourish, e tentei usar eles para acabar com as petecas, por 2 semanas aumentei o CO2 e apliquei todos os dias os 2 fertilizantes e nada, nem diminuiu e nem aumentou, ou melhor, estabilizou isto sim, mas não diminuiu. Quando parei com eles parece que as petecas deram um salto na quantidade. Antes das petecas eu pouco usava eles, tinha uma impressão que toda vez que usava as plantas ficavam amareladas.

Mas seguirei seu comselho, limpando o aquário já irei comessar a usar eles com frequência para evitar as petecas e outras algas.

Valeu!
Teoria da relatividade aquática: Se o tempo fosse medido em litros, a semana seria um balde, e entre sexta-feira 18:00h e segunda às 07:00h maior que um oceano.

dojo
Colaborador
Posts: 309
Joined: 15 Apr 2013, 00:17
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0

Teste de tempo de imersão

Postby dojo » 20 Jun 2013, 01:16

Teste de tempo de imersão em solução 1:19 de água sanitária + água da torneira

Para descobrir o melhor tempo de molho com minhas cabombas, musgo flame-moss e samambaias diversas. Resolvi preparar uma solução 1:19 de água sanitária + água da torneira, e deixei as plantas imersas na solução em quanto agitava com cuidado a bacia para fazer circular a solução pela planta. Logo após, lavei-as em água corrente em quanto esfregava com os dedos as folhas para soltar as algas mortas, e deixei-as em um recipiente com bastante anti-cloro, 50 gotas para 10 litros.

Elas ficaram de molho durante 3 minutos e 6 minutos. Nos 3 minutos, apesar de apresentar petecas mortas, parece que mesmo assim restaram algumas vivas. Já nos 6 minutos morreram todas petecas e outras algas, pelo menos que eu tenha visto, não olhei isto com lupa. Nas folhas da samambaia de java, aos 4 minutos ví as algas petecas mudarem de cor repentinamente de verde para branco.

Aconteceu um acidente com um chumaço de musgo que caiu em outra vasilha com uma solução mais forte para desinfetar algumas pedras e ficou 15 minutos, achei que iria morrer, mas ele resistiu bem. Só o tempo irá dizer agora.

No mais é isto ai, já concluí meus testes, agora vou observar o desenvolvimento das plantas, antes de desinfetar o aquário completamente, agora de noite eu plantei as cabombas no aquário hospital para elas ficarem melhor.

Abaixo seguem as fotos com suas explicações dentro delas, para ver em detalhes. Aconselho visualizar a imagem completa em tamanho real.

Image
Ver imagem maior - Musgo Flame Moss - Limpeza de algas petecas em água sanitária, teste de tempo.

Image
Ver imagem maior - Musgo Flame Moss - Limpeza de algas petecas em água sanitária, teste de tempo.

Image
Ver imagem maior - Musgo Flame Moss - Limpeza de algas petecas em água sanitária, teste de tempo.

Image
Ver imagem maior - Musgo Flame Moss - Limpeza de algas petecas em água sanitária, teste de tempo.

Image
Ver imagem maior - Musgo Flame Moss - Limpeza de algas petecas em água sanitária, teste de tempo.

Eu fico na dúvida se devo usar o Seachem flourish e o Seachem flourish excel agora no aquário hospital e nos copos de água, será que não poderia satuar e fazer proliferar algas?

Valeu!
Last edited by dojo on 02 Aug 2013, 17:12, edited 2 times in total.
Teoria da relatividade aquática: Se o tempo fosse medido em litros, a semana seria um balde, e entre sexta-feira 18:00h e segunda às 07:00h maior que um oceano.

dojo
Colaborador
Posts: 309
Joined: 15 Apr 2013, 00:17
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Benditas petecas!!! Daria certo isto???

Postby dojo » 30 Jun 2013, 02:14

Oi Gente!

Fiquei terrivelmente gripado e acabou atrasando a limpeza do aquário, aproveitando, já que teria mesmo que limpar tudo e até vou trocar o fundo por uma nova areia (detesto areia, mas aqui só tem isto ou cascalho grosso) resolvi utilizar água oxigenada 10 Volumes para eliminar as petecas, com aplicação direta nos "grandes focos" (mas tinha peteca no aquário inteiro). Usei a seguinte dosagem:

Dia ml de H2O2 / 60 litros -- A cada aplicação após 1h fiz TPA de 30%.
1º dia 30 ml
2º dia 15 ml
3º dia 15 ml
4º dia 10 ml
5º dia 5 ml
6º dia 5 ml (Hoje comecei a limpar o aquário e não apliquei mais)
7º dia 5 ml

Também, proporcionalmente apliquei no meu garrafão de 20 litros, ontre crio outras plantas e estava com problema de cianobactérias fazia mais de 1 mês.

Resultados:
No aquário infestado, nos focos morreram quase todas petecas, só que mais no meio das plantas ainda resistiram algumas, no aquário em geral elas sumiram bem. Não perdi nenhum peixe, mas morreram todas as elodeias e meu musgo flame-moss, ficou muito sentido. Até chegou a soltar alguns pedaços... Já no tratamento das ciano bactérias, foi excelente, sumiram por completo as cianobactérias. Mas, sei que preciso mudar o substrato dos potes, pois eles são os grandes causadores das cyanos. Como vou lavar o aquário de qualquer forma, não fiz nenhum teste de amônia ou qualquer outro controle durante este tempo.

Novidade esquisita
Após o início do tratamento, surgiu na samambaia de java, uma moita com petecas vermelhas, e elas resistiram ao tratamento mesmo com aplicação direta. Já algumas que estavam no musgo flame-moss, eu ví ficarem brancas após uma aplicação. Eu já tinha visto alguns traços de petecas vermelhas no aquário antes, mas eram poucos, após o início do tratamento eles aumentaram em várias plantas.
Image
Microsorum pteropus infestadas com Alga Peteca Vermelha e Alga Peteca Verde
Especialmente esta ai, acho que só vai morrer depois de mergulhar na solução de água sanitária...

Hoje (sábado) tirei todas as plantas do aquário, separei em baldes, tirei todos os peixes coloquei em um garrafão de 20l água com prime e sera bio nitrivec e os filhotes em um aquário hospital. Depois tirei todo o substrato antigo, esvaziei o aquário e enchi com 1:19 (1 de cloro para 19 partes de água) e vou deixar de molho até amanhã para desinfetar bem, depois eu vou enxaguar bem ele, e aplicar prime para limpar os traços da água sanitária. As plantas amanhã (domingo) passarei cada uma na mesma concentração de água sanitária para terminar de matar as petecas.

A água dele saiu preta de sujeira que estava presa no fundo do substrato, mas era muita coisa mesmo. Pelo lado bom, eu finalmente ví minhas 5 coridoras, elas estavam desaparecidas fazia mais de 3 meses! hehehe como elas cresceram! E o meu cascudo também. Eu vou ficar com elas, o cascudo, algaiter, 1 otocinclus e 1 casal de molinésia que não reproduz e todo o restante dos +de 60 gupys (incluindo filhotes) vou doar para a loja de peixes.

No mais é isto ai, mãos a obra, e nunca mais deixo dar superpopulação no aquário, o trabalho é muito grande de limpar toda esta bagunça... Estou até pensando em mudar de espécie, já estou saturado de gupys.

Amanhã se der, eu posto algumas fotos da limpeza das plantas.

Valeu!
Last edited by dojo on 02 Aug 2013, 16:58, edited 1 time in total.
Teoria da relatividade aquática: Se o tempo fosse medido em litros, a semana seria um balde, e entre sexta-feira 18:00h e segunda às 07:00h maior que um oceano.

dojo
Colaborador
Posts: 309
Joined: 15 Apr 2013, 00:17
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0

O que eu faço agora com as petecas mortas???

Postby dojo » 30 Jun 2013, 23:56

Oi gente!

Meu aquário já estava mesmo com a solução 19:1 de água sanitária, aproveitei e passei todas plantas nele mesmo. O dia todo fazendo isto, em pequenas porções, deixando 3 minutos de molho, depois lavando em água corrente e depois colocando em um balde com prime 5X a medida recomendada. Eu tenho muito mais cabomba que pensava, algumas devem ter mais de 1m, eu acho. Mas é tanta cabomba, que nem vai caber de volta no aquário, não é a toa também que estava tudo descontrolado (excesso de tudo peixes e plantas)...

Image
Algumas fotos que tirei, das plantas em imersão na solução de 19:1 de água sanitária


Nem sei se devia, mas até as mangueiras e a própria bomba submersa entraram no molho, inclusive liguei a bomba para circular a água por dentro dela.

Em fim, após um dia inteiro de exaustivo trabalho e muita paciência, estava bem cansado, quando dei mole na última lavagem o musgo flame-moos, ele deve ter ficado mais de 10 minutos, e era tudo que eu tinha. Espero que resista.

Depois de lavar o aquário trocentas vezes para limpar a água sanitária dele, eu apliquei 5X a quantidade de prime, deixei a bomba circulando a água por 1:30h depois resolvi colocar as plantas dentro dele. Amanhã eu vou trocar esta água, e colocar a areia + sera bionitrivec + dose normal de prime, e então iriei iniciar a montagem do aquário novo. Agora sem gupys hehehehehe.

Mas minha grande dúvia é, as petecas mortas e brancas em todas as plantas. Como é que retiro elas? Tentei tirar manualmente de algumas samambaias, mas não me pareceu nem um pouco eficiente isto. Todos os meus caramujos morreram, algum peixe come estas algas mortas ou elas vão se soltar das plantas sozinhas? ]

Pow... tanto trabalho para elas continuarem lá (mesmo que mortas) é dose. :shock:


Valeu!
Last edited by dojo on 02 Aug 2013, 17:00, edited 1 time in total.
Teoria da relatividade aquática: Se o tempo fosse medido em litros, a semana seria um balde, e entre sexta-feira 18:00h e segunda às 07:00h maior que um oceano.

User avatar
Henrique Carvalho
Plantador
Plantador
Posts: 567
Joined: 04 Oct 2003, 23:50
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Benditas petecas!!! Daria certo isto???

Postby Henrique Carvalho » 01 Jul 2013, 15:14

Depois de "mortas" parece que elas deixam de ser tóxicas, porque alguns peixes comem elas, como CAS, molinésias, etc.
Desde 2003

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Benditas petecas!!! Daria certo isto???

Postby Bruno Caron » 01 Jul 2013, 15:43

Cara, não sei não, mas com o tronco que estava comigo e tinha algumas, essas brancas (mortas) só saíram depois de esfregar com escova :evil:

dojo
Colaborador
Posts: 309
Joined: 15 Apr 2013, 00:17
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Benditas petecas!!! Daria certo isto???

Postby dojo » 01 Jul 2013, 17:41

Oi Gente!

O tronco eu também esfreguei bastante com uma escova, tirou todo o limo dele até chegou a soltar bastante tinta vermelha do cedro. É uma pena, ele já tinha aquele limo característico que dá um tom de envelhecido, mas vai voltar a crescer. O problema são as outras plantas, eu estou meio duvidando que o meu algaiter preguiçoso vá comer estas algas mortas ou o otocinclus e o cascudo... Também tenho um casal de molinésias, mas vou esperar para ver no que vai dar, meus peixes algueiros eles nunca foram "algueiros", vou parar de dar ração de fundo para ver se eles manifestam-se e voltam a suas origens.

Aqui caramujos Pomacea Bridgesi também comeriam estas algas? Eles são fáceis de achar aqui, inclusive eu tenho alguns com meu telescópio.

Valeu!
Teoria da relatividade aquática: Se o tempo fosse medido em litros, a semana seria um balde, e entre sexta-feira 18:00h e segunda às 07:00h maior que um oceano.

User avatar
henardj
Plantador
Plantador
Posts: 513
Joined: 26 Mar 2012, 20:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Campo Grande - RJ
Contact:

Re: Benditas petecas!!! Daria certo isto???

Postby henardj » 11 Jul 2013, 23:14

Pense em algumas coisas para não errar...
Substrato de dolomita..com certeza a água estava com pH oscilando, principalmente com injeção de CO2. Então é preciso manter os níveis de CO2 menos oscilante possíveis e perto de 30 - 40ppm. Isto ocasiona o start biológico da peteca!
Alta população requer mais alimentação, maior filtragem (entenda como capacidade biológica e não como velocidade de filtragem!), menor tempo de limpeza dos filtros. Quanto mais variáveis destas, maior a chance de desequilíbrio de nutrientes!
As plantas são um filtro vivo! Todo aqua plantado requer fertilização! Para fertilizar precisa saber quando e como. Ou adotar uma das fórmulas conhecidas (como o MDC ou o estimative index)
Esporos de petecas adoram correnteza!É assim que proliferam! Desvie o curso das águas! Movimentação interna deve existir mas não pode te prejudicar!
Algum aditivo de carbono é bem vindo! Eu uso RCcarbo com sucesso.
Tenho um aqua de 54 litros que só tem uma alga: peteca! O que faço para deixá-las controladas é remoção manual, ataque em possíveis focos com peróxido de oxigênio, CO2 alto e carbono orgânico!

dojo
Colaborador
Posts: 309
Joined: 15 Apr 2013, 00:17
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Benditas petecas!!! Daria certo isto???

Postby dojo » 12 Jul 2013, 00:13

Oi henardj!

Estava eu, neste exato momento lendo sobre o controle de KH, já que troquei o substrato de dolomita para areia, e o uso do CO2 jogou o ph lá em baixo de 7.4 para 6.5... O CO2 está com 1 bolha a cada 3 segundos, e a água ficou muito ácida, sorte que não tem peixe lá, mas sei que até as plantas sentem com isto.

Também irei comprar 500ml de RC Carbo e o 500 do All para as plantas. O filtro irei reativar o sump lateral do aquário, só falta chegar a bomba dele. Dos peixes já comecei a doar todos os gupys, cada saquinho de peie que vai embora, me dá uma pena... As amigas da minha filha estão adorando esta reforma. Ficarei só com os peixes de fundo e 3 molinésias, que não se reproduzem.

As plantas já voltaram para o aquário, hoje mesmo estava vendo, e muito dos filamentos brancos das petecas mortas parecem ter sumido, mas ainda há plantas com as petecas mortas presas nas beiradas das folhas. Quando os peixes voltarem para o aquário espero que comam elas.

Olha só como está o aquário, esta foto tirei no momento em que havia acabado de plantar as plantas. O sump está faltando a bomba, por em quanto continuo com o improvisado filtro interno, só com lâ acrílica sem nenhuma mídia.
Image
Aquário em recuperação após limpeza com água sanitária para matar algas petecas

Ainda estamos em recuperação... Agora só falta terminar de amarrar o flame-moss nas pedras. Deixei eles presos em um saco de filó, para não ficarem flutuando pelo aquário, até serem amarrados.

Valeu!
Teoria da relatividade aquática: Se o tempo fosse medido em litros, a semana seria um balde, e entre sexta-feira 18:00h e segunda às 07:00h maior que um oceano.


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests