A dieta dos peixes...

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

A dieta dos peixes...

Postby Mateus Camboim » 30 Mar 2012, 02:48

A alimentação dos peixes ornamentais constitui um dos fatores essenciais para garantir saúde e vitalidade. Junto com a qualidade da água e a total ausência de estresse, a comida que oferecemos define a saúde do peixe, seu bem-estar e até mesmo sua expectativa de vida.

Atualmente existem no mercado os mais diversos tipos de ração, das mais básicas até as mais específicas. Sendo apresentadas em diferentes formas e texturas, são capazes de atender praticamente todas as espécies de peixes de aquários e lagos. Flocos, grãos, pequenas esferas, pellets, pastilhas, tiras, argolas, cubos, patês, em pó, liofilizados, congelados etc. são exemplos que inevitavelmente satisfazem os animais que o aquarista cria.

Além de formato, sua composição também é bem diversificada:

- Existem as rações consideradas básicas, compostas de porções iguais de ingredientes proteicos e fibrosos. Rações como essas podem alimentar diversos peixes diferentes, mas são mais indicados para peixes onívoros;

- Existem as rações à base de vegetais (geralmente vegetais comuns e spirulina), riquíssimas em fibras e muito indicadas como alimento base para peixes herbívoros ou como alimento periódico para peixes onívoros;

- Existem rações compostas de proteínas animais (peixes, camarões, ostras, artêmias etc.), muito indicadas como rações base para peixes de hábito carnívoro, piscívoro ou insetívoro. Também pode ser oferecido periodicamente para peixes onívoros;

- Existem ainda no mercado pastilhas especiais, constituídas de matéria vegetal e com o acréscimo de celulose, especialmente indicada para Cascudos e Limpa-Vidros, que costumam raspar troncos, raízes e folhas atrás desse polissacarídeo.

Rações em flocos ainda são, sem sombra de dúvida, a primeira escolha de muitos. Por ser macia quase todos os peixes conseguem captura-la, até mesmo os de boca muito pequena, pois podem fragmentar os flocos. São coloridas e chamam a atenção, flutuando na água. Podem variar imensamente na composição, então existem muitas opções diferentes. Proteicas, fibrosas, básicas, de artêmia etc. São apenas evitadas ou ignoradas por peixes de médio a grande porte, incapazes de consumi-la justamente por ser pequena demais.

Grãos seguem no mesmo sentido que a ração em flocos, o que se aplica em uma, se plica na outra. A única ressalva é que o tamanho dos grãos pode variar, variando também o tamanho do peixe que irá consumir a ração. Mesmo macios ainda são mais rígidos que os flocos, e alguns peixes tem preferência por esse formato.

Já os pellets e bolinhas são especiais para peixes de médio a grande porte, devido ao seu tamanho. Geralmente bem rígidos e com forte odor, chamam atenção desses animais mais robustos. Por serem maiores os pellets se tornam atrativos e os peixes conseguem capturá-los sem problemas. Peixes jumbos são excepcionalmente beneficiados por essas rações. Podem ser de vegetais, de proteínas ou básicas.

Alimentos congelados e liofilizados são um caso à parte, pois são capazes de preservar algumas características originais do ser vivo, especialmente a primeira opção. Larvas de mosquito congeladas por exemplo - os bloodworms -, preservam a cor e a textura original, além de certas vitaminas, proteínas e sais minerais. Os peixes se sentem muito atraídos e geralmente nunca recusam esse petisco eventual (eventual, pois é melhor oferecê-lo apenas esporadicamente). Já os liofilizados comprometem a aparência, mas preservam quase que totalmente os nutrientes e ainda chamam muito a atenção dos animais devido ao seu forte odor, além de serem mais fáceis de estocar e lidar. Também evitam possíveis contaminações.

Alimentos em pastilhas que afundam foram especialmente desenvolvidos para peixes de fundo, que habitam a zona do inferior do aquário. São extrusadas e compactas, mais densas que a água, por isso afundam tão rapidamente. Geralmente se mantêm firmes, dando tempo para os animais localizá-las. Satisfazem as exigências de peixes como Corydoras, Dojôs, Botias, Lábeos etc. Podem ser básicas, fibrosas ou proteicas.

Cubo geralmente é a forma de alguns alimentos liofilizados ou congelados, facilitando o manuseio, pois permite que o aquarista fracione mais precisamente a comida em pequenas porções.

Existem algumas pastilhas, bem como alguns cubos, que devem ser pressionadas contra o vidro, servindo de alimento aos peixes do meio, da zona média do aquário. Geralmente apenas como mimo, vai se soltando aos pouquinhos. Podem ser de alimentos vivos e rações (ricas em fibras ou proteínas).

Tiras e argolas (anéis) quase sempre são as formas das rações para invertebrados como camarões, lagostins, siris, caranguejos etc. Facilitam o manuseio por parte dos animais e podem ser compostas mais de fibras ou proteínas.

As apresentadas em são destinadas aos alevinos, após a reprodução. Dependendo da granulometria das partículas, podem ser destinadas aos alevinos de ovovivíparos ou até mesmo de ovíparos. Diminuem a taxa de mortalidade e aceleram um pouco o crescimento dos alevinos.

Os patês podem ser os comercializados ou os feitos em casa, pelo próprio aquarista e servem unicamente como complemento um tanto desnecessário, um mimo mesmo. Bom para peixes de boca muito pequena.

Image
Veja na figura: 1. ração em flocos de spirulina; 2. ração extrusada em forma de pastilhas que afundam; 3. ração em flocos básica e 4. ração em pequenos grãos.

É importante salientar que em todos esses tipos de rações existem variáveis interessantes. Elas podem receber substâncias com algum determinado propósito, tornando-as únicas. Por exemplo, o que algumas podem possuir:

- Substâncias para realçar a coloração amarela/laranja/vermelha dos peixes;
- Substâncias para realçar a cor azul dos peixes;
- Alho, para melhorar o sabor e a saúde dos animais e
- Bactericidas para tratar internamente os peixes enfermos.

Agora que temos um resumo dos diferentes tipos e apresentações das rações industrializadas para nossos peixes, devemos nos ater as necessidades individuais de cada organismo de acordo com sua espécie. Nesse ponto não podemos errar! De nada adiantar comprar uma ração e excelente qualidade se for a errada para seu peixe. Vamos analisar caso por caso:

Se o seu peixe for exclusivamente herbívoro: nesse caso o peixe não pode receber alimentos ricos em proteínas, então apenas ofereça rações específicas para peixes herbívoros, aquelas constituídas primariamente de spirulina. Também ofereça vegetais como abobrinha, ervilhas pré-cozidas ou espinafre, por exemplo.

Ex.: Ciclídeo Pombo (Pseudotropheus demasoni).

Se o seu peixe for onívoro com tendência herbívora (também chamado simplesmente de herbívoro): nesse caso ele se alimenta principalmente de material vegetal, mas aceita outros alimentos proteicos, então ofereça de forma igualmente intercalada uma ração básica com uma de vegetais. Rações proteicas apenas esporadicamente, algo como umas 3 ou 4 vezes no mês.

Ex.: Molinésia Preta (Poecilia sphenops).

Se o seu peixe for onívoro: nesse caso o peixe come de tudo, então ofereça 3 rações - uma básica, uma de vegetais e outra ricas em fibras.

Ex.: Barbo Sumatra (Puntius tetrazona).

Se o seu peixe for onívoro com tendência carnívora (também chamado simplesmente de carnívoro): nesse caso o peixe se alimenta principalmente de matéria animal mas aceita alimentos ricos em fibras, como os vegetais, então ofereça de forma igualmente intercalada uma ração proteica com uma básica. Rações de vegetais apenas esporadicamente, algo como 3 a 4 vezes por mês.

Ex.: Óscar (Astronotus ocellatus).

Se o seu peixe for exclusivamente carnívoro: nesse caso, o peixe só aceita alimentos de origem animal, então ofereça rações muito proteicas além de alimentos vivos ou congelados, como larvas de Besouro-do-Amendoim, Tenébrios, ou Minhocas, por exemplo.

Ex.: Killifish Anulatus (Pseudepiplatys annulatus).

Se o seu peixe for piscívoro: nesse caso, são as espécies que se alimentam exclusivamente de outros peixes. São poucas as espécies piscívoras no mercado, então a maior parte dos grandes carnívoros podem ter uma perfeita dieta sem a necessidade de sacrificar outros peixes. Se o seu peixe for piscívoro, então deverá oferecer peixes vivos como alimentos principal, variando com crustáceos e outros invertebrados também vivos. Os peixes a serem oferecidos como alimento devem ser pequenos, para que sejam devorados de uma vez, em uma só bocada. Evite fazer "brincadeiras" com os peixes na hora da comida, isso pode ser considerado sadismo e tortura.

Ex.: Peixe-Folha Amazônico (Monocirrhus polyacanthus) e Exodon spp..

Procure sempre por rações de boa procedência, realizando uma pesquisa antes de comprar. Evite marcas duvidosas ou recipientes que não contenham marca. A ração deve estar firme, dependendo do formato elástica, com cheiro forte e característico e não pode soltar tinta. Guarde o pote em local fresco e seco, longe de produtos químicos com cheiro forte e da luz do sol.

Prefira sempre comprar vários pequenos potes do que apenas um grande, pois o contato com o ar vai fazendo com que o produto perca qualidade. Se não for possível, redistribua a ração em outros potes menores e guarde na geladeira.

Você é o que você come, e isso também vale para os peixes. Por isso atente para o que oferece aos seus animais, para garantir-lhes uma vida longa e saudável.

Até.
Last edited by Mateus Camboim on 02 Apr 2012, 23:20, edited 5 times in total.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: A dieta dos peixes...

Postby Mateus Camboim » 30 Mar 2012, 02:51

Pessoal, isso é só uma síntese, onde procurei usar uma linguagem bem acessível, mas existem muitos detalhes que não caberiam aí, já que é para ser um resumo... O que acham? Correções? Acréscimos? Críticas? Sugestões? Pedradas? Surras de vara de marmelo? :mrgreen:
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

Re: A dieta dos peixes...

Postby Thiago Rodrigues » 30 Mar 2012, 09:00

Olá Mateus,

Belo texto! Ficou bem bacana, com uma linguagem fácil e direta, como tem que ser mesmo, afinal, você não está escrevendo um artigo científico né?

Parabéns.

Abraços.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

User avatar
Alexpf
Plantador
Plantador
Posts: 615
Joined: 06 Feb 2012, 15:49
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Porto Feliz/SP

Re: A dieta dos peixes...

Postby Alexpf » 30 Mar 2012, 09:07

Putz Mateus, parece que vc adivinhou que eu tava procurando um texto sobre esse assunto, caiu do céu :mrgreen:
Ficou muito bom!
e "charangueijo" ta certo?
"Aquarismo: Não é tão fácil quanto se pensa, não é tão difícil quanto te falam e a teoria é mais complicada que a prática."
Alex G. dos Santos Silva

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: A dieta dos peixes...

Postby Mateus Camboim » 30 Mar 2012, 10:30

Valeu pessoal...

E caramba, eu é que coloquei letra à mais no caranguejo e tirei da molinésia... mas já está corrigido. :mrgreen:
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: A dieta dos peixes...

Postby Marcio Vargas » 30 Mar 2012, 11:48

Mateus,

Novamente, como sempre, um ótimo artigo. Parabéns pelo interesse em passar para o papel todo o teu conhecimento, isso certamente ajuda muito o pessoal que tem dificuldades ou pouco conhecimento nos assuntos que tu aborda. Pena que não vais poder vir no aquachurras, gostaria muito de sentar com calma e bater um papo contigo... Oportunidades não vão faltar...

Outra coisa, já pensou em editar todos os teus textos e formar uma cartilha? Pode ate ser algo com o logo do AqOL para ser disponibilizado em PDF para dowload ou impresso para ser vendido ou distribuído em encontros... Aposto contigo que patrocínio para a impressão não vai faltar.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: A dieta dos peixes...

Postby Mateus Camboim » 31 Mar 2012, 10:27

Marcio,

Muito obrigado pelas palavras gentis. Também gostaria de ir no encontro, mas faculdade e trabalho estão me consumindo... Mas como disse haverão outras oportunidades. Quero conhecer a gauchada aquarista pois até agora, nunca encontrei um outro aquariófilo (responsável) na minha vida :|.

Sobre meus artigos, não sei se eu tenho cacife para fazê-lo, pois meu pouco conhecimento é muito geral, é apenas uma pincelada superficial sobre alguns assuntos. No mais, para fazer uma cartilha (simpatizei com a ideia, ficaria bonitnho), eu teria que baixar um conversor? Não sou lá muito bom com informática, mas disponibilizo totalmente meus trabalhos para o AqOL.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: A dieta dos peixes...

Postby Katsuzo Koike » 31 Mar 2012, 13:35

Mateus, como sempre, agregando ótimos textos para todos os amigos do Fórum e pesquisadores da Web. O melhor foi ter reunido boa parte da alimentação para aquários e seus problemas em um único lugar, por isso a grande utilidade. Sobre a alimentação de peixes carnívoros-comedores de outros peixes, acho ruim e difícil condicionar tais espécies apenas com rações secas. Por exemplo, quem cria piranhas, traíras, dorminhocos, jacundás, diversos bagres e ciclídeos, tucunarés...certo, as rações podem complementar sua alimentação, mas creio que devem ser colocados peixes-iscas em seu tanque, para não eliminar seu espírito caçador. Peixes como barrigudinhos, espadas, lambaris podem ser criados nesses tanques, inclusive se reproduzindo ali, servindo de alimento. Em tanques pequenos isso é difícil. Também esse papel de alimento pode ser feito por pequenos camarões vivos, que se reproduzem bem nas plantas. Concordo que aquarismo não é lugar de brincadeiras. Quem não quiser "maltratar" peixes menores nem camarões, o melhor é não criar peixes carnívoros. Mas olha, voto para seu texto virar artigo, e acho que ele deveria estar no Fórum "Alimentação", mais acima (e não aqui), como texto fixo, para ser lido assim que se entrasse nesse tópico. No mais, um grande abraço, rapaz!

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: A dieta dos peixes...

Postby Mateus Camboim » 31 Mar 2012, 16:35

Oi,

Muito obrigado Katsuzo! Reparando no que disse, fiz algumas modificações na parte específica para peixes piscívoros.

Das suas duas ideias, por mim está belezinha! A Equipe pode fazer as mudanças que julgar necessárias...

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: A dieta dos peixes...

Postby Eduardo Gerhardt » 02 Apr 2012, 10:54

Mateus (sem o "h"... depois do "puxão de orelha", não me passo mais... :mrgreen: ), mais um excelente texto hein?

Com certeza é mais um indicado para virar artigo do Portal, já estamos trabalhando nele...

Acho que vamos conseguir fechar o nosso trato do seu número de artigos, abaixo do seu nome, subir para 10 hein? :D

Parabéns meu velho!
Eduardo Gerhardt
Image


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests