[VIROU ARTIGO]- A importância da qualidade da ração p/peixes

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
FlaviaPassos
Colaborador
Posts: 125
Joined: 27 Jul 2011, 08:07
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Recife - PE

[VIROU ARTIGO]- A importância da qualidade da ração p/peixes

Postby FlaviaPassos » 20 Oct 2011, 09:44

Ignorar a qualidade da ração oferecida aos peixes é uma falta grave cometida por aquaristas, que diga-se de passagem são em sua maioria iniciantes no hobby. Mas não se sintam constrangidos com esta afirmação! trata-se apenas de uma estatística do senso comum.

É que quando começamos, não conseguimos reter informações uniformemente, pensa-se sempre em aspectos isolados, esquecendo-se da conexão de todos os aspectos com o ecossistema almejado. No começo, nos perdemos com o procedimento correto de filtragem, depois, com o nome das plantas, depois ainda, com os testes de parâmetros da água, mas nunca pensamos em como isso tudo junto precisa estar perfeitamente harmônico.

E para este ato de "pensar como um todo", dou o nome de "inteligência aquarística", hehe, pode parecer estranho de começo, mas, quando começamos a conectar todos os fatores e suas influências diretas ou indiretas perante o sistema, desenvolvemos uma inteligência, capaz de por em prática o resultado desse pensamento, que é quando o aquário finalmente se estabiliza e, coincidentemente muitos produtos comprados são jogados fora, porque por falta de conhecimento adquiriu-se, mas na verdade são ineficazes ou até mesmo maléficos.

Aqui começo a falar sobre o tema, pois um dos produtos maléficos que devem ser jogados fora assim que é desenvolvida a "inteligência aquarística" é a ração de qualidade precária e as de quantidade inapropriada. Aproveito para comentar sobre a distribuição inadequada dos alimentos.

Vamos por tópicos:

1- Qualidade

Uma ração de qualidade deve ser a mais fresquinha e bem acondicionada possível, com poucos meses desde a sua data de fabricação.
Além disso, necessária é a observação quanto à composição da ração, quanto mais natural melhor. Evite excesso de corantes, conservantes e, por outro lado, compre sempre a com igredientes melhores, ou, que tenha uma porção de nutrientes maior.

Existem rações no mercado com uma taxa de nutrientes baixíssima e acondicionamento de produto irregular, quiçá seja a mais "em conta" do mercado e também a mais comprada, por que muitos clientes não têm conhecimento do que estão fazendo. O barato sai bem caro, seus peixes terão uma qualidade/expectativa de vida menor, por desenvolverem um organismo deficiente, metabolismo desregulado e, consequentemente, estarão "abertas as portas" para todas as doenças, fruto do insuficiente sistema imunológico.

Assim, meu conselho é que deva-se procurar rações mais completas, com todos os nutrientes advindos de alimentos naturais, sejam vivos, sejam vegetais, sejam vitaminas. Rações de qualidade oferecem tudo isto num só potinho, por um preço deveras mais salgado, mas que compensará na consciência tranquila quanto à qualidade de vida oferecida à fauna e à dor de cabeça em ter que remediar depois o problema.

Outro fator importante é não manusear a ração diretamente no pote com as mãos, procurando sempre despejar uma quantidade na tampa do recipiente e daí despejar a quantidade correta no aquário. É que nossas mãos, assim como pinças e outros aparatos não esterilizados, contêm milhões de microorganismos nocivos, que entrarão e se proliferarão no pote da ração. Atenção a este cuidado para a melhor conservação do produto.

E ainda, finalizo este tópico comentando a importância da variação na alimentação. Ninguém gosta de comer a mesma coisa por dias e dias, meses e meses, assim, também não os peixes. Procure comprar, do menor pote - novamente: em relação a quantidade/consumo de peixes que você cria - pelo menos duas rações de boa qualidade diferentes. Sempre tem uma básica e uma especial, seja com spirulina, ou com nutrientes de casca de árvore, com tubifex, com artêmia, com mais vegetais, com mais farelos diferentes, etc. O fato é que levando pra casa duas rações com nutrientes diferentes você dará ao peixe mais opções de nutrientes e claro, um pouco mais de felicidade, também. Aqui, como tenho tempo, todo dia é um cardápio diferente e nos fins de semana dou os alimentos especiais, que são os vivos ou os que precisam ser dados esporadicamente, como o tubifex.
Com menos tempo disponível, pode-se adotar a dieta do 'dia sim dia não' e do fim de semana. Você adapta a alimentação ao tempo que possui.

2 - Quantidade

Ração boa é aquela que oferece o melhor em menos produto, e essa é uma premissa que todos deviam ter em mente, assim como dizem que "os melhores perfumes estão nos menores frascos". Não porque a ração mais cara não tenha a mesma quantidade da mais barata, mas sim, por dois motivos:
a) Se ela é mais completa oferece-se menos, mas esse assunto falarei no próximo tópico e;
b) Potes menores de ração, além de mais baratos, oferecem mais segurança aos peixes. Eu explico: Muitas bactérias se formam a partir da condição inapropriada dos alimentos, seja por descongelamento e congelamento, resfriação e requentação, umidade, pouco manuseio e até mesmo pelo tempo.

Um pote de ração enorme na promoção pode ser chamativo aos olhos e ao bolso, mas lembre-se, você não tem um lago cheio de carpas para consumir toda esta ração em pouco tempo, talvez essa ração durará anos dentro do armário, se levar em conta a quantidade de peixes que você cria e a quantidade de comida que consomem (porque às vezes poucos peixes gigantes comem muito mais que muitos peixes pequenos), então, afaste-se desta tentação e escolha o menor pote, assim, a comida será consumida no menor tempo possível, o que ajuda a bactérias e fungos não conseguirem se fixar a tempo, no ato do "abre e fecha" diário, conservação em local escuro e úmido e pouco manuseio das partículas de comida no fundo do pote, local maravilhoso para uma cultura de bactérias.

Como citei, o resfriamento e requentamento de comidas vivas também são prejudiciais, a não ser que seja feito um choque térmico. É que é justamente aí que as bactérias adormecidas se proliferam e quando novamente resfriadas 'adormecem' e quando finalmente postas para os peixes, se proliferam de forma a infestar o aquário de bactérias felizes e prontas para atacarem o organismo de toda a fauna. O descongelamento idem, evite dar, por exemplo, artêmia congelada que você comprou mas esqueceu no carro e ela descongelou, mas que você colocou no congelador novamente e acha que está tudo bem. Não, não está. Assim como não se deve fazer isso com qualquer alimento para consumo humano, também não pode fazer com a alimentação da fauna do seu aquário, pelo mesmo motivo já comentado: proliferação exacerbada de bactérias.

3 - Distribuição

Na hora de alimentar meus peixes, penso que são humanos em escala menor. Parece loucura, de novo, mas pense cá comigo: Uma 'bicada' na ração para um peixe corresponde +- a um sanduíche. Calma, depois de rir, entenda que o ser humano memoriza as coisas muito fácil se associadas a coisas idiotas. O que você lembra mais: Aquela frase naquele livro difícil dos estudos ou uma frase na revista caras (ou qualquer outra revista de fofoca que você lê por alguns segundos na fila do supermercado ou sala de espera)? A frase da revista, não é? Então associe assim, cada bicada = um sanduíche. Assim, alimento os meus peixes com 2 sanduíches 3x ao dia e, no fim do dia eles não sentirão fome e seus corpinhos estarão satisfeitos.

Se você come dez sanduíches uma vez só ao dia, no fim dele você estará morrendo de fome, ficará com dor de cabeça e até pode perder os sentidos. Aposto também nisso quanto aos meus peixes, por isso alimento 3x/dia em pouca quantidade.

Não adianta 10 sanduiches a cada refeição, a não ser que você seja um dragão, você não conseguirá comer isso tudo e, deixará as sobras que com o tempo apodrecerão. É igual no aquário, a comida se fixa no substrato, seja lá qual for, depreciando a qualidade da água e de vida dos peixes. É como você ter que conviver num quarto fechado com um monte de sanduíches putrefados ao seu redor. Um terror.

Portanto, pense bem na quantidade de alimentos ofertados ao longo do dia e principalmente ao longo dos dias. O acúmulo é o pior inimigo do aquário e, qualquer um com 'inteligência aquarística' sabe muito bem disso. Lembre-se que a comida entra e sai do peixe, portanto, mesmo que ele tenha comido, ele não tem saneamento básico, precisamos fazer sifonagem e TPA's constantes para satisfazê-los e, consequentemente, satisfazermo-nos.

Em resumo, evite alimentos mal acondicionados, em potes enormes, de validade curta e de procedência duvidosa. Crie você mesmo alimentos vivos, mesmo com pouco tempo disponível para o hobby, existe alimento que exige pouquíssimos cuidados. Pesquise, assim evitar-se-á muita dor de cabeça com doenças e mortes "inexplicáveis".
Aproveito para comentar um dado: que a maioria das doenças apontadas por novos hobbystas são justamente fruto da péssima qualidade/quantidade de alimento ofertado e conexão com o sistema como um todo, porque não tem formado ainda a "inteligência aquarística".
Last edited by FlaviaPassos on 20 Oct 2011, 13:31, edited 5 times in total.
____________________
Flávia Passos
Recife - PE

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: A importância da qualidade da ração para peixes.

Postby Marne Campos » 20 Oct 2011, 12:22

Flávia, belo texto! Parabéns!

O que acha de promovê-lo ao Portal AqOL em nossa seção Artigos?

Eu só faria uma correção nessa frase:
Uma ração de qualidade deve ser a mais fresquinha e bem acondicionada possível, com validade a vencer depois de pelo menos dois anos.
Um dia, conversando com o zootecnista responsável pela formulação das rações da Poytara, perguntei porque a data de validade da ração é de apenas 1 ano, enquanto as importadas são 3 anos. Ele disse que o ministério da agricultura colocou essa data limite de 1 ano e mesmo eles sabendo que o produto pode ser usado por até 3 anos se bem acondicionado, não podem colocar isso no rótulo. Dessa forma essa frase pode excluir alguns produtos nacionais de ótima qualidade, por uma buRRocracia do governo.

Eu colocaria assim:
Uma ração de qualidade deve ser a mais fresquinha e bem acondicionada possível, com poucos meses desde a sua data de fabricação.
O que acha?
Marne Campos

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: A importância da qualidade da ração para peixes.

Postby Xica » 20 Oct 2011, 12:26

:) Gostei. Simples e direto.
Costumo dizer que um aquário é como um quebra-cabeça, cheio de minúcias, detalhes, sutilezas. Cada coisa se encaixando a outra até formar a paisagem. E sempre levamos um tempo até assimilar tudo, fechar as lacunas, aprender como se relacionam e interagem. É a sua inteligência aquarística (gostei do termo).
Água boa e comida boa é o básico para manter peixes saudáveis, mais fortes para enfrentarem eventuais doenças e com condição de viverem bem até atingirem sua expectativa de vida.
Abraços.

FlaviaPassos
Colaborador
Posts: 125
Joined: 27 Jul 2011, 08:07
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Recife - PE

Re: A importância da qualidade da ração para peixes.

Postby FlaviaPassos » 20 Oct 2011, 13:11

Boa, Marne, gostei da informação, realmente não imaginava que o governo tivesse feito uma coisa dessas, hehe. Vou editar. Ainda faltam aspectos a serem comentados, como os riscos dos alimentos vivos para os peixes ou ainda que determinados peixes precisam de alimentação diferenciada, pela diferenciação no organismo. Pode colocar como artigo, estou tentando redigir diversos destes de vários assuntos para orientar melhor os aquaristas, principalmente os iniciantes, condenados a acreditar em tudo que ouvem e lêem, muitas vezes caindo num senso comum equivocado. Assim, vou editando, editando, editando, editando.....

Xica, obrigada, vou contar com a ajuda dos seus posts sobre alimentação de kinguios para o complemento deste aqui, hehe. Beijão.
____________________
Flávia Passos
Recife - PE

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: A importância da qualidade da ração para peixes.

Postby Eduardo Gerhardt » 18 Sep 2013, 09:35

Texto da Flavia Passos é o novo artigo do Portal AqOL!

A importância da qualidade da ração para peixes

Parabéns!
Eduardo Gerhardt
Image


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests