Criando Besouros-do-Amendoim

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Criando Besouros-do-Amendoim

Postby Mateus Camboim » 01 Feb 2011, 23:27

Olá,

Resolvi registrar as etapas para revitalizar a minha criação de Besouros-do-Amendoim (Palembus dermestoides ou seria Ulomoides dermestoides?). Não fotografei como estava antes, porque ninguém gostaria de ver mesmo... Já não se viam mais os amendoins, apenas os insetos. Fiz isso para auxiliar a todos que queiram também começar uma pequena criação, talvez até incentivando, pois é uma forma alternativa, muito barata, bem limpa e prática de fornecer um alimento vivo rico em proteínas e sais minerais aos nosso peixes.

Eu sei que a internet está saturada de informações úteis, mas imagino que nunca seja demais, não é?

Mantendo a limpeza, e trocando os materiais de vez em quando, é possivel ter larvas a disposição por muito tempo. Eu realizo essas "trocas" a cada 6 meses aproximadamente.

Eu mantenho minha criação em um aquário antigo (com uns 8 anos de uso), não reparem mas os riscos, arranhões e manchas não saem mais:
Image

Após bem lavado com uma mistura de água, sabão e vinagre. Devidamente seco, coloquei uma camada de 1 cm de grão de trigo moído (o tradicional trigo para Kibe):
Image

Trigo bem espalhado:
Image

Após uma camada de 2 cm de amendoim crú e sem casca, procure um de boa qualidade:
Image

Finalmente uma porção de amendoim com cascas onde se encontram exemplares da antiga cultura:
Image

Na minha mão consegui reunir exemplares adultos e também pulpas:
Image

Essa é a receita que uso, mas existem muitas maneiras de se fazer. Apenas os amendoins já são suficientes, pois já testei desse modo. Mas posso garantir que a produção de larvas aumenta quando adicionados todos esse "ingredientes".

Após alguns meses o trigo para kibe se transforma em um verdadeiro "berço" repleto de ovos e minúsculas larvas, inclusive usando porções do pó que se forma é possível criar novas culturas.

Minha casa fica em um local bem úmido então só deixo uma lâmina de batata, cenoura, chuchu uma vez que outra. Também dou-lhes fatias de pão de forma integral (que eles devoram em 2 ou 3 dias :shock: ). Se você colocar um tufinho de algodão, a maioria dos Besouros irão adotá-lo como moradia, cavando túneis e ali se abrigando. Isso facilita e muito a captura das larvas: basta abrir o tufo e escolher as que você quiser.

Indico a todos os colegas como alimento vivo.

Até.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Criando Besouros-do-Amendoim

Postby Xica » 02 Feb 2011, 10:02

Dia, Mateus.
Deixa eu aproveitar a ocasião, quem sabe vc me ajuda.
Minha cultura é montada assim: aveia, amendoim, para prover umidade casca de banana ou rodela de batata.
Acontece q apareceram fungos (suponho) instalados principalmente nos amendoins. Parecem um amontoado de bolinhas amarelas gema-de-ovo.
Muitas larvas mortas. Remontei a cultura em outro recipiente, tudo novo. Estes "fungos" estão reaparecendo. Praticamente só há adultos. O local onde fica a cultura não é úmido, sem possibilidade de ser molhado, sem sol direto.
É a única cultura q tenho e meus killis já estão há muito tempo sem este alimento.Alguma sugestão?
Até.

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Criando Besouros-do-Amendoim

Postby Mateus Camboim » 02 Feb 2011, 14:23

Oi Xica,

Eu realmente não sei o motivo destes fungos. Você comprou amendoins de boa qualidade? Isso é muito importante para o sucesso da criação. Ou pode ser a casca de banana (ou rodela de batata), que esteja umedecendo demais o ambiente, você as deixa por quanto tempo na caixa de criação? Já tive problemas com Ácaros-do-Amendoim, que foi resolvido trocando todos os amendoins, lavando o vidro com sabão e vinagre, passando álcool no lado externo dos vidros e expondo os Besouros a luz solar direta por 15 minutos, uma vez ao dia por 7 dias.

Não sei se as medidas que tomei também podem ser aplicadas no seu caso, mas imagino que trocando os amendoins, diminuindo a umidade (deixando as cascas por menos tempos e frequência) e expondo-os à luz solar por alguns minutos por dia durante uma semana podem ajudar.

Darei uma melhor pesquisada mais tarde, para ver se encontro mais alguma informação a respeito.

Até.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Criando Besouros-do-Amendoim

Postby Xica » 02 Feb 2011, 19:10

Valeu, Mateus.
Tentarei a exposição ao sol, vamos ver o q acontece.
Trocar já foi tudo trocado. Aveia, amendoim, inclusive recipiente de criação. E os supostos fungos estão voltando.
O amendoim é de boa qualidade.
Não achei nada q fala referência ao q acontece aqui, mas minha pesquisa tbém foi pouca até agora.
Até.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Criando Besouros-do-Amendoim

Postby Victor Pax » 03 Feb 2011, 12:22

Acho que sua cultura já está com humidade, não sendo nescessário casca ou o que for, o que provoca os fungos.

Deixe de colocar casca de banana ou rodela de batata e veja o que acontece.

Na minha raramente coloco uma fonte de humidade (e quando coloco é uma rodela de cenoura previamente passada em papel toalha para tirar qualquer humidade) e só o faço para trazer as larvas para dentro do papel toalha dobrado.

Eu faço em um pote de sorverte uma cama de amendoim+ração wiskas peixe e sobre ela coloco um pedaço de papel toalha dobrado (para facilitar a coleta de larvas/pulpas) e "tampo" o pote de sorvete com um voal com elástico de dinheiro (para deixar super arejado) e quardo dentro do móvel do aquário.

Abraços e boa sorte.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Criando Besouros-do-Amendoim

Postby Xica » 03 Feb 2011, 18:07

Certo, Victor.
Farei o teste. Sem batata e casca de banana. E com papel toalha e cenoura, quero ver se aparece alguma larva. Nem pupas há mais, só animais adultos.
Qto ao sol, este terá q esperar. Estamos em falta aqui em Ctba.
Até.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Criando Besouros-do-Amendoim

Postby Victor Pax » 04 Feb 2011, 08:18

Aí é outro problema.

Dê uma olhada nesse artigo:

http://www.killis.com.br/site/index.php ... Itemid=102
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Criando Besouros-do-Amendoim

Postby Xica » 10 Feb 2011, 22:43

Noite.
Só para dar um retorno.
Depois da última postagem, alguns amendoins ainda apresentaram aquele fungo (ou seja lá o q for). Retirei-os do pote da cultura e não surgiram novamente.
Coloquei papel-toalha com rodela de cenoura, mas não observei larvas. Apenas os adultos mesmo.
Troquei pela casca de banana, mas um pedaço menor q costumo utilizar.Depois de alguns dias, finalmente larvas! Ao menos não perdi minha cultura e os killis agradecem.
Obrigada pela atenção e Victor, bom este artigo q vc indicou. Já esta na minha "biblioteca".

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Criando Besouros-do-Amendoim

Postby Mateus Camboim » 10 Feb 2011, 23:10

Olá,

Que bom Xica que a sua criação está curada, fico feliz! Realmente o artigo que o Victor passou é muito bom.

Até.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

EltonBerns
Montador
Montador
Posts: 94
Joined: 13 May 2010, 13:13
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Blumenau - SC

Re: Criando Besouros-do-Amendoim

Postby EltonBerns » 01 Aug 2011, 23:39

Buenas!

Apenas aproveitando o tópico.

Adquiri a um mês atrás uma cultura de bixos do amendoin, no início alimentei meus peixes com algumas larvas que encontrei na cultura...porém depois disso nunca mais vi larvas, somente adultos.

O que posso fazer para acelerar o processo para ter novas larvas? Sendo que não vejo nenhuma a umas 2 semanas?

Uso um pote de sorvete com farinha de kibe e amendoins descascados (Yoki) e de vez em quando coloco uma rodela de batata para umedecer o recipiente.

Notei que nesse tempo muitos amendoins foram consumidos.

Obrigado desde já.

Elton


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests