larva de Mosca-de-banheiro

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
ssidao
Ciclador
Ciclador
Posts: 370
Joined: 12 Nov 2008, 22:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba, PR

larva de Mosca-de-banheiro

Postby ssidao » 02 Jan 2009, 01:34

Olá.

DIRETO AO PONTO: Alguém já deu aquelas larvas pretinhas da mosca-de-banheiro para os peixes? Sabem algo sobre seu valor nutricional, riscos, benefícios?

DO QUE ESTOU FALANDO: ''Mosca-dos-filtros, ou mosca-de-banheiro, ou ainda tabelinha, é a designação comum aos insetos dípteros da família dos psicodídeos, especialmente os do gênero Psychoda, pequenos e pilosos. Possuem esse nome pois são freqüentemente encontrados em banheiros, uma vez que suas larvas criam-se nos ralos e nos encanamentos do esgoto.
No caso da sua presença em banheiros, seus ovos são depositados nas paredes dos ralos, próximo à superfície da água.

Apesar do nome, as moscas-dos-filtros são na verdade mosquitos.''
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosca-de-banheiro em 2/01/2009 - 01:33 am)

VALEU GALERA!
ABÇ.
AQUARISMO É COISA SÉRIA E EXIGE RESPONSABILIDADE
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
JUNTOS SOMOS FORTES!

User avatar
Lucs
Plantador
Plantador
Posts: 792
Joined: 23 Apr 2006, 21:30
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: SJC - SP
Contact:

Re: larva de Mosca-de-banheiro

Postby Lucs » 04 Jan 2009, 20:47

Nunca usei. Não usaria, a não ser que EU os criasse. Mas criar mosquitos me parece que traz mais riscos do que benefícios...
Prefiro criar enquitréias e dar artêmia mensalmente :roll:

Riscos existem vários, seja qual for o alimento vivo, mas por serem animais de banheiro eu ficaria mais preocupado...

Abraços!

User avatar
ssidao
Ciclador
Ciclador
Posts: 370
Joined: 12 Nov 2008, 22:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba, PR

Re: larva de Mosca-de-banheiro

Postby ssidao » 04 Jan 2009, 22:48

Pois é, a minha intenção não era exatamente dar as larvas que aparecem no banheiro, até porque no banheiro é usado uma série de produtos químicos pra limpeza.
O meu grilo é que esse mosquito cretino aí conseguiu entrar no meu filtro externo e botar seus ovinhos no perlon do refil, esses dias fui trocar o refil e lá estavam as larvas ''caminhando'' no meio do perlon.
Aí fiquei pensando: será que isso não vai afetar a qualidade da água? mas logo concluí que não afinal os parâmetros estão em ordem e os peixes não apresentaram nenhuma anomalia comportamental.
Depois pensei: e será que não dou esses bicho pors peixes? Mas ae fiquei receioso e achei melhor perguntar pra ver se alguém já tinha feito isso, porque quando se trata dos peixes, na dúvida eu não arrisco não.

Já na questão do risco eu estava pensando: e se esse bicho ficar um tempo vivo dentro do peixe e de alguma forma lesionar os órgãos internos do peixe? Já ouvi relatos de que os tenébrios (bicho do pão, amendoin...) podem ficar vivos no papo dos pássaros e começar a ''cavar'' uma saída e que por iss o os criadores matam eles antes de dar aos pássaros. Com isso fiquei meio encabulado.

Mas valeu, acho que nunca vou dar essas larvinhas pros peixes mesmo.

ABÇ.
AQUARISMO É COISA SÉRIA E EXIGE RESPONSABILIDADE
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
JUNTOS SOMOS FORTES!

rodrigo32
Montador
Montador
Posts: 32
Joined: 17 Jan 2009, 19:15

Re: larva de Mosca-de-banheiro

Postby rodrigo32 » 24 Jan 2009, 20:36

o problema não é o bichinho em si , mas a procedencia da matriz que nesse caso pode ter voado e já se reproduzido em alguma agua que tenha alguma patologia e depois se instalando no banheiro de uma casa , por isso nesse caso recomendo artemia .
quanto aos bichinhos do amendoim ficar vivos dentro animal e perfura-lo não acredito pois os peixes tem enzimas fortissimas em seu estomago diferentes das aves . os peixes são animais que na natureza comem todo tipo de inseto vivo e por criação Divina os bichinhos logo tem que derreter no estomago


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests