Bicho do amendoim (com fotos)

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Bicho do amendoim (com fotos)

Postby Thiago Rodrigues » 30 Oct 2008, 14:34

É Rafael eu também acho isso. Com certeza já tinha esses bichos por lá. E eles se aproveitaram de um descuido ou então entraram pelos buracos da tampa para ventilação. Do nada aparecer esses bichinhos eu acho improvável. Abraços.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

User avatar
Marcell Luiz
Ciclador
Ciclador
Posts: 115
Joined: 19 Jul 2008, 05:25
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Patos de Minas - MG

Re: Bicho do amendoim (com fotos)

Postby Marcell Luiz » 23 Nov 2008, 21:17

Problema!!! Formigas ( minúsculas ) invadiram minha criação pelas entradas de ar. Tive que retirar todos os bichos e dar uma geral no recipiente. Vou mudar a criação de local pra ver se resolve. UM abraço pessoal.

User avatar
paula nunes de souza
Ciclador
Ciclador
Posts: 322
Joined: 16 Oct 2008, 21:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: CANOAS RIO GRANDE DO SUL

Re: Bicho do amendoim (com fotos)

Postby paula nunes de souza » 24 Nov 2008, 00:19

MARCEL ola amigo esses bichinhos do amendoim são os mesmos que se da a passaros, sou de porto alegre sera que aqui eles viveriam bem no inverno?é que dou minhocas a meus pexes mas como não crio elas pego na horta e esta acabando, ta dificel de achar filhotes so grandes e é nojento cortalas quero ver se crio esses bichinhos do amendoin.

User avatar
Marcell Luiz
Ciclador
Ciclador
Posts: 115
Joined: 19 Jul 2008, 05:25
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Patos de Minas - MG

Re: Bicho do amendoim (com fotos)

Postby Marcell Luiz » 24 Nov 2008, 00:37

Olá Paula, você não vai se arrepender de iniciar uma cultura como esta e seus peixes vão agradecer ( os meus adoram ). Comprei minha cultura no ML, segundo o vendedor estas larvas também podem ser servidas a pássaros. Mantenho ela em um recipiente de plástico ( como o Matheus ensinou a fazer no início deste tópico ). Eu acho que eles aguentariam o inverno sim, se ficarem em um local que não esteja diretamente exposto ao tempo. E o melhor; você não vai precisar cortá-las, rsrs, as larvas são bem pequenas, até meus tetras fazem a festa com elas. Um abraço.

User avatar
paula nunes de souza
Ciclador
Ciclador
Posts: 322
Joined: 16 Oct 2008, 21:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: CANOAS RIO GRANDE DO SUL

Re: Bicho do amendoim (com fotos)

Postby paula nunes de souza » 24 Nov 2008, 00:59

valeu miguinho vou ver se acho por aqui esses bichinhos, sabe lembro de meu pai criando acho que era esses cascudinhos dentro de uma caxa de madeira tipo um estojo e colocava pão batata doce, amendoim , milho e otras coisas e em cima colocava tipo uma lã e coletava as larvas pra dar pra cardeais e sabias por isso fiz a pergunta :lol: BRIGADIMMMMMM BEJINNNSSSSS

User avatar
Leo_Ctba
Montador
Montador
Posts: 70
Joined: 26 Apr 2006, 02:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: Bicho do amendoim (com fotos)

Postby Leo_Ctba » 25 Nov 2008, 17:08

Olá pessoal!


Depois de ler todo o tópico, fiquei interessado em criar os bichos do amendoim. Eu já criei larvas de mosca da fruta. Deu certo comigo, o único problema é a coleta, muito trabalhosa. Pode ser que exista algum método mais prático de coleta, pois pegar uma a uma é muito complicado! :D

Só tenho algumas questões a esclarecer, se alguem puder me ajudar:

:arrow: Eu tenho maior interesse pelas larvas menores, pois crio além de molinésias, neons e matogrossos. Ao colocar um pedaço de casca de banana, chuchu ou um pedaço de cenoura, as larvas vão se alimentar. Correto? Para coletar as larvas bastaria retirar o pedaço de alimento e separa-las para os peixes?

:arrow: Os tais pulgões que apareceram na cultura do Chauro não seriam os mesmos que aparecem em pote de ração velha? Parecem uns carunchinhos...

Vou ver se compro uma cultura inicial.
Até mais!

Leonardo

User avatar
matheusL
Populador
Populador
Posts: 1002
Joined: 18 Dec 2007, 23:27
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Uberlândia-MG

Re: Bicho do amendoim (com fotos)

Postby matheusL » 25 Nov 2008, 21:44

beleza, leo?
Pra pegar as larvas é só tirar a casca do lugar por que elas ficam bem embaixo da casca.

abraços
Matheus Lopes

User avatar
Leo_Ctba
Montador
Montador
Posts: 70
Joined: 26 Apr 2006, 02:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: Bicho do amendoim (com fotos)

Postby Leo_Ctba » 25 Nov 2008, 23:23

Obrigado pela ajuda matheusL!! :D
Até mais!

Leonardo

User avatar
Alexmaoli
Ciclador
Ciclador
Posts: 412
Joined: 12 Jun 2008, 10:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Bicho do amendoim (com fotos)

Postby Alexmaoli » 26 Nov 2008, 07:45

Comigo não funcionava essa coisa de casca de banana.. hehe

Agora que a colônia está parecendo a cidade de São Paula de tantos besouros e larvas, eles já ficam por cima do amendoim direto.. só abrir e coletar.

Quando as larvas estavam pequenas, eu tinha que procurar no meio do amendoim/farelo para encontrar.

Faço a coleta com uma pinça que uso nas plantas, vou revirando o amendoim com ela e pego com a pinça, é mais fácil.

Minha colônia está com tantas larvas que tive que começar outra, retirei todos os besouros e coloquei em outro pote, para começar outra. Deixei simente as larvas no pote antigo, mas já tá ficando cheio de besouros. As larvas estão muito grandes, os paulistinhas se divertem mas as colisas não comem, vou ter que começar a fatiá-las para as colisas.

Acho que vou ter que vender um pouco dos besouros ou deixá-los cairem no lixo.. hehe

[]s
Alexander
Projeto 430L para Discos
FVM - Controle de Nível para SUMP

Blue Skies aos pára-quedistas e boas TPAs aos aquaristas.
Sabadão - TPAs Day

User avatar
ssidao
Ciclador
Ciclador
Posts: 370
Joined: 12 Nov 2008, 22:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba, PR

Re: Bicho do amendoim (com fotos)

Postby ssidao » 02 Jan 2009, 01:08

Eae pessoal tudo na paz?
Seguinte galera, vou postar aqui minha experiência com esses bichos.
Na verdade eu crio aqui o bicho do pão e pelo que eu pude ver é o mesmo animal, trata-se do tenébrio molitor.
Eu os crio em um pequeno aquário com farelo de trigo e pão velho (daqueles duros de 3 dias atrás :D ), sempre deixei aberto o aqua e nunca tive problemas com pragas.
De fato esses animais adoram pão seco, onde fazem cavernas e tuneis.

Quanto ao fato do amigo ter dito que eles adoram casca de xuxu, na realidade eles estão buscando água. Quando falta algo que lhes forneca água, como maçã, cenoura etc, eles chegam até a devorar seus semelhantes pra saciar sua sede.

Eu sempre corto a cabeça das larvas antes de dar aos peixes, isso por ter ouvido relatos de que estes animais podem permanecer vivos após ingeridos e dessa forma tentariam cavar uma saída no interior do pássaro ou peixe neste caso. Entretanto não sei da veracidade disso, preferindo não arriscar corto-lhes a cabeça :D .

Abçs.
AQUARISMO É COISA SÉRIA E EXIGE RESPONSABILIDADE
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
JUNTOS SOMOS FORTES!


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests