Cascudo e Mussum to precisando de ajuda!!!

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
cleber
Planejador
Planejador
Posts: 16
Joined: 24 May 2006, 10:07
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Cascudo e Mussum to precisando de ajuda!!!

Postby cleber » 25 Dec 2006, 17:41

Ganhei 3 cascudos e 1 mussum de um amigo, ele pegou esses peixes no Rio Paraiba do Sul.
To precisando de ajuda para alimentar os peixes.
Se alguem puder me dar umas dicas!!!(principalmente sobre o Mussum)

User avatar
vitortakai
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 15 Jun 2006, 09:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: japan

Ola

Postby vitortakai » 26 Dec 2006, 22:45

para os cascudos voce pode colocar legumes presos em algo para afundar os meus gostao muito de pepino e abobrinha, o mussum fico te devendo,

Alexandre Altieri
Colaborador
Posts: 3624
Joined: 12 Jul 2004, 08:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 8
Location: ARARAQUARA/SP

Postby Alexandre Altieri » 27 Dec 2006, 00:52

Beleza Cleber.

Até o momento está alimentando o mussum com o que?

Ele pode comer de tudo, inclusive ração, mas se for possível oferecer alimento vivo de vez em quando seria ótimo.

Tem mais algum outro peixe no aquário junto com eles? Peixes que caibam na boca do mussum poderão virar comida, cuidado.

Até mais.

Ademir
Planejador
Planejador
Posts: 10
Joined: 21 Nov 2006, 00:29
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Mato-Grosso

Postby Ademir » 27 Dec 2006, 18:26

Aquí no Mato Grosso os mussuns são usados como iscas para pesca de peixes maiores (pintados e cacharas), as pessoas que o criam para essa finalidade costumam alimenta-los com peixes menores (lambarís e piquiras) que são facilmente capturados com uma tela.
Abraços....

User avatar
shgeovani
Ciclador
Ciclador
Posts: 141
Joined: 25 Sep 2007, 10:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Pacajus - Ce.
Contact:

Postby shgeovani » 12 Nov 2007, 16:33

Cara... a muito tempo atraz, eu criava dois dentro de uma bacia. :lol: (como minha mãe dizia: coisa de menino traquino) e eu sempre alimentava eles com baratas vivas... era so colocar e sair de perto... Eu so ouvia a abocanhada do bixu! Daí minha mãe mandou solta-los num açude perto da minha casa. :lol:

Mas não use isso como exemplo! Coloque alimento vivo... peixes pequenos... guppys...

Boa sorte!!!
FVM... Meu hobby!!!

Todo aquario é pequeno!

User avatar
Raphael Bassa
Ciclador
Ciclador
Posts: 338
Joined: 09 Nov 2007, 16:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São paulo- sp
Contact:

Postby Raphael Bassa » 12 Nov 2007, 19:11

é ai cleber blz?
vo te dizer que o mussum é um peixe bastante agressivo ( experiencia propria) ele come de tudo, voce pode dar pequenos peixes como lips, coração de boi, pedaços de carne, ele só não aceita bem ração!
pelo seu hábito carnívoro não o indico para comunitários com peixes pequenos e nem para plantados pois ele tem o hábito de se enterrar e desenterrar plantas
espero ter ajudado!

capiteli
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 11 Apr 2010, 18:30

Re: Cascudo e Mussum to precisando de ajuda!!!

Postby capiteli » 19 May 2010, 21:28

olá pessoal,
Alguem poderia me ajudar se eu vou ter problemas entre a mussum e a aruanã que vou colocar ?

Max Wagner
Patrocinador
Posts: 184
Joined: 20 Sep 2003, 21:21
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Marí­lia - SP.
Contact:

Re: Cascudo e Mussum to precisando de ajuda!!!

Postby Max Wagner » 20 May 2010, 22:35

Capiteli

são 2 peixes carnivoros e até certo ponto vorazes e no momento que um couber na boca do outro a confusão vai estar armada...eu não os colocaria junto

Vc pode mantê-los separados, e para o mussum nem precisa ter muita água pois é um peixe que vive entocado e só sai de preferencia a noite para comer, mas o aquario deve ter bordas altas pois ele pode sair a noite...come de tudo que seja proteico, e adora local com tocas ou se tiver bastante lama ou terra firme ele mesmo cava a sua toca, de preferencia se o solo atingir a superficie pois ele escava galerias e que quase sempre passam acima do nivel da superficie da agua para que possam respirar (respiram ar ) sem deixar a toca....suas galerias em rios ou lagos formam um sifão ...o problema é quando essas galerias se encontram embaixo da terra e perdem a função sifão e acabam provocando a esgota do lago ou tanque.
Para quem quiser mais detalhes
http://www.plantasdeaquario.com/zoo70.htm

abraços,

capiteli
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 11 Apr 2010, 18:30

Re: Cascudo e Mussum to precisando de ajuda!!!

Postby capiteli » 23 May 2010, 12:54

Max

Obrigado pela informação, provavelmente estarei tirando o mussum para introduzir a Aruanã.

Obs: Meu pai disse que a carne da mussum e muito gostosa, hahahahah.

valeu,

Max Wagner
Patrocinador
Posts: 184
Joined: 20 Sep 2003, 21:21
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Marí­lia - SP.
Contact:

Re: Cascudo e Mussum to precisando de ajuda!!!

Postby Max Wagner » 23 May 2010, 19:16

Capiteli

a carne realmente é boa mas tem que tirar o limbo que a envolve (banho em agua fervente rapido e passar as costas da faca sai tudo) e pode usar como se faz com sardinhas, tenho delas aos montes aqui nos tanques e quando efetuo a limpeza total neles retirando a lama pego bastante (são minhas socias na produção , hehehe)

abraços


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests