Pogona vitticeps - MRV

Discussões gerais sobre aquaterrários, paludários, tanques, lagos entre outros tipos de montagens alternativas.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Pogona vitticeps - MRV

Postby Marcio Vargas » 11 Feb 2016, 10:49

Amigos,
Dei inicio ao projeto de um terrario para Pogona Vitticeps, ou Dragão Barbudo (barbado) ou simplesmente o Mazaropi do Marne.

A ideia era uma Corn Snake, porem dois pontos fizeram mudar de ideia.

- Interatividade: Elas são muito tranquilas, tranquilas demais. Só comem e dormem. Os Pogonas são mais "interativos".
- Alimentação: Aqui na região eu não encontrei ratos para compra. Teria de ir a Porto Alegre mensalmente com um isopor e comprar dezenas de ratos e manter no congelador de casa. O que é uma mão de obra. Alem disso teria de toda vez retirar a Corn do terrario para alimentar em um recipiente separado. Os Pogonas comem frutas, legumes, insetos, bem mais tranquilo.

Então começou a fase de leitura e construção do terrário. O Marne que tem experiencia com o Mazaropi esta tando uma força, inclusive indicando alguns grupos do face sobre o tema. Porem eu não gosto muito do face para este tipo de coisa, acho o forum melhor, por mais boa intenção que alguns tenham no face.

Vamos lá:

Terrário terá 100 x 40 x 50, será de vidro com o fundo provavelmente preenchido com um background a lá Junior Gorski, na tampa ficarão as lampadas. A decoração será com uma toca no lado quente, e uma toca no lado frio, no meio algum tronco que chegue a metade da altura. O bebedouro/banheira em um canto. Ainda não sei o substrato.

A lista de materiais por hora é esta:

01 lampada tubular uva/uvb 10.0 (qual potencia?)
01 lampada sun glo (qual potencia?)
01 lampada noturna, ou Night Glo azul ou Heat Glo vermelha (qual melhor? Qual potencia)
01 pedra aquecedora
01 bebedouro/banheira
01 comedouro

Algo mais? Qual o fotoperíodo de cada lampada e a melhor posição de cada uma.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Pogona vitticeps - MRV

Postby Xica » 11 Feb 2016, 13:33

Mas quem me dera!!!!! É um bicho bonito. E come aranhas. :D
Encontrei por 250,00 aqui.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Pogona vitticeps - MRV

Postby Marcio Vargas » 11 Feb 2016, 14:30

Bueno,
Segue o projeto do terrário, em compensado naval que é o que tenho disponível.

Abertura frontal com vidro corrediço, e aberturas laterais com vidro fixo.
Image

Image

Image

Furos de ventilação com tela.
Image
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Pogona vitticeps - MRV

Postby Marne Campos » 11 Feb 2016, 14:34

Oi Marcio

Vou tentar te ajudar no que aprendi nesses mais de 2 anos convivendo nesse mundos dos répteis.

A parte da termorregulação você pelo jeito já entendeu, um lado quente e um lado frio para o animal decidir onde prefere estar à cada momento.

O principal desses animais é a suplementação com cálcio/D3 e a luz UVA/UVB, principalmene a UVB pois a UVA é bem mais fácil dele obter, já a UVB precisa de lâmpada específica.

Iluminação UVA/UVB

A lâmpada UVA/UVB 10.0 que você se refere é uma nomenclatura não muito legal de utilizar, sabe a história do iogurte da danone que acabou emprestando o nome ao produto e muita gente passou a chamar qualquer iogurte de danone? É o mesmo que aconteceu com a lâmpada UVB. Por muito anos a única lâmpada UVB que vinha para o Brasil era a Exo-terra Repti-glo nos modelos 5.0, 8.0 e 10.0 e o nome pegou de tal forma que virou sinônimo de lâmpada UVB para répteis. Exo-terra é linha de répteis e anfíbios da nossa conhecida Hagen (fabricante dos filtros Fluval, AquaClear etc), porém, como nós aquaristas já estamos cansados de saber, não existe mais importação oficial de Hagen para o Brasil há uns 2 anos, quando encontramos algum produto deles à venda, é estoque bem antigo ou alguém trouxe dentro da mala, normalmente do Paraguai. A Exo-terra Repti-glo 5.0 combina raios UVA e UVB em proporção adequada para répteis de regiões parcialmente cobertas ou florestas como Iguanas, Jabutis etc, a 8.0 e a 10.0 é para répteis de regiões desérticas ou semi-áridas com maior exposição à luz solar, há ainda a 2.0 que quase não é utilizada pois tem uma emissão parecida à uma lâmpada comum luz do dia, e a Hagen recomendava para anfíbios e outros animais sem grandes necessidades de UV. Com o tempo a Hagen viu que não fazia muito sentido ter a Repti-glo 8.0 e 10.0 e tirou a 8.0 de linha, mantendo somente a 2.0, 5.0 e 10.0, cada uma para o seu "tipo de bicho". Porém hoje, isso para nós brasileiros não importa mais, pois como disse não vem mais Hagen para o Brasil e não há notícias muito animadoras sobre voltar a vir tão cedo.

Por sorte, tem outra fabricante de produtos para aquários que se interessou por esse mercado, a JBL. Com isso, nos últimos, anos, a importadora da JBL no Brasil abriu os olhos para esse mercado e começou a trazer a sua lâmpada UVB para répteis, nos modelos JBL Reptil Jungle (seria a concorrente da Exo-terra Repti-glo 5.0) e a JBL Reptil Sun (suposta concorrente da Exo-terra Repti-glo 10.0). Infelizmente os caras trouxeram as lâmpadas mas pouco divulgaram, por isso ninguém sabe e muita gente acaba caindo nas mãos de espertinhos que revendem suas Repti-glo com 1 ano de uso, dentro da caixa, dizendo que são novas, porém já quase sem emissão de UVB. O resultado eu já vi várias vezes por aí... animais morrendo, sem apetite e o dono confuso achando que está fazendo tudo certo porém não está dando sorte com o animal.

Essa lâmpada precisa ser trocada anualmente, assim como já fazemos nos aquários plantados, a JBL costuma durar 12 meses tranquilamente com 12 a 14h/dia de uso, já as Exo-terra Repti-glo uns 8 a 10 meses, que é quando você percebe que o animal fica com menos apetite, troca pouco de pele e dorme muito, a diferença de qualidade segue mais ou menos a mesma que as duas marcas seguem no aquarismo, a Exo-terra é boa, a JBL é excelente, mas ambas atendem bem ao seu propósito desde que sejam novas.

Nesse mundo não nos prendemos muito à potência da lâmpada, a regra mais comum é que a lâmpada ocupe a maior extensão possível do terrário, por exemplo, para um terrário de 1 metro basta uma lâmpada fluorescente tubular de 30W que possui 90cm, para um terrário de 80cm, costuma-se usar uma lâmpada UVB tubular de 18/20W que possui 59cm e por aí vai. Claro que estamos partindo do princípio que a largura do terrário deve ficar em torno de 40 a 60cm, se for muito maior que isso, pode ser necessário ter duas lâmpadas ou mais para cobrir a maior área possível, não somente o comprimento.


Cálcio + vitamina D3

Isso é um assunto chato pois recentemente a Anvisa proibiu a importação do principal produto que era utilizado para isso, o Zoomed ReptiCalcium com D3, porém isso é bem fácil de contornar, na internet há receitas para manipular a fórmula e 200g do produto vão durar anos. Em último caso, você encontra em farmácias cálcio + D3 para seres humanos, só tomando cuidado para ver se são comprimidos sem corante e amassar bem até virar um pó bem fino, são um bom quebra-galho. Independente de onde conseguir o cálcio + d3, é só passar os insetos nele antes de servir ao Dragão e pronto.

Alguns meses atrás passei uma receita para o Compassi, sugerindo ser um novo produto da RC Flora, ele disse que era bem simples de fazer e a concentração era baixíssima, quem sabe agora ele não anima com mais uma pessoa enchendo o saco dele. hehehe


Termorregulação

Não tem segredo, um lado quente e o outro frio. Pogonas preferem o calor vindo de cima, é assim na natureza, então uma lâmpada incandescente com foco direcionado apontando para algum local onde ela possa se posicionar para o seu "banho de calor" sem conseguir encostar na lâmpada já resolve o problema, é o que chamamos de área de basking. Mais ou menos isso:

Image

Durante o dia, eu costumo recomendar 25C no lado frio e 35 a 40C no lado quente, o ponto mais quente é bem no foco da lâmpada de basking que chega a 45C, porém o animal só vai lá se achar necessário, então não há com o que se preocupar.

Durante a noite, por se tratar de um animal de deserto, onde a noite esfria, 20C durante a noite em todo o terrário está ótimo. Evite deixar cair para temperaturas mais baixas. Em Campinas isso quase nunca acontece, no sul talvez você precise de uma lâmpada infravermelho ou de cerâmica para as noites mais frias, que aquece sem atrapalhar o sono do animal. Nesse caso a lâmpada de cerâmica é uma boa pois você pode usar como fonte de calor tanto de dia como de noite, ao invés de ter uma de basking para o dia e uma infravermelho para a noite.


Substrato

Assunto que gera muita discussão. Você vai ver que muita gente que tem répteis, não liga muito para o terrário, muitos terrários são mantidos em um quarto da casa e, ao contrário dos aquários, raramente são uma peça de decoração. Isso tem melhorado um pouco com a influência lá de fora, mas ainda estamos bem atrasados. O pessoal vai recomendar forrar o terrário com papel toalha e pronto, fácil de limpar, trocar etc, mas feio pra caramba e eu duvido que o animal se sinta a vontade com um terrário parecendo uma gaiola de periquitos. A justificativa é que filhotes são curiosos e podem comer o substrato causando impactação e morte, o que eu concordo PARA FILHOTES, muita gente cria Pogonas em areia ou substratos de argila e nunca vi um caso de impactação, a não ser quando se usa uma areia inadequada. Lá fora existem areias BEM finas, enriquecidas com cálcio e vitaminas, ou seja, se o animal der umas lambidinhas, ainda ganha alguns nutrientes importantes, esse tipo de areia já vem para cá e algumas lojas já vendem, mas as pessoas insistem em querer economizar e usar areia de construção, terra etc, aí dá problema é culpa do pessoal que "quer enfeitar o terrário e não gosta de papel toalha". Eu até entendo que para quem tem 20 ou 30 animais em terrários separados fica caro, mas para um ou dois terrários, eu não abro mão de usar areia própria, o visual é outro e o terrário vira atração da casa, além do animal ter um enriquecimento ambiental muito maior, pois eles gostam de cavar.

Por último tem o "ADA Aqua Soil Amazonia dos terrários" para répteis escavadores, que é um substrato de argila que você modela e depois entrega para o animal cavar, furar, construir túneis etc, esse é o mais legal e um dia pretendo montar um terrário com o Zoomed Excavator. Dá só uma olhada que legal:

[youtube]Ao5pAFc7pfk[/youtube]


Acho que isso é o básico, UVB + cálcio/D3 + temperatura, de resto, o animal não bebe água, alguns gostam de "tomar banho", outros odeiam e o trabalho que dão, pelo menos ao meu ver, é mínimo, contanto que você tenha os equipamentos adequados, bem parecido com o que acontece no aquarismo.

Para finalizar, é bom deixar claro que o comércio desses animais, assim como qualquer réptil exótico, é proibido no Brasil, então meu objetivo com esse texto jamais foi o de incentivá-lo a comprar um animal desses, mas a conhecer melhor como eles são mantidos lá fora ou mesmo aqui dentro por pessoas que tem autorização para isso. :wink:
Marne Campos

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Pogona vitticeps - MRV

Postby Marcio Vargas » 11 Feb 2016, 14:56

Para finalizar, é bom deixar claro que o comércio desses animais, assim como qualquer réptil exótico, é proibido no Brasil, então meu objetivo com esse texto jamais foi o de incentivá-lo a comprar um animal desses, mas a conhecer melhor como eles são mantidos lá fora ou mesmo aqui dentro por pessoas que tem autorização para isso. :wink:
Podexá!!!


Cara, que legal esse vídeo, este produto.

Claro, sem contar toda a informação prestada. Muito completa e detalhada. Gostei muito da parte de polvilhar o inseto com a vitamina, muito interessante.

A lampada UVA/UVB tem esse fotoperíodo de 14hs, e a noturna, a vermelha, liga no restante do tempo para fechar as 24hs? E a lampada de basking? Também fica as 14hs ligada junto com a UVA/UVB?

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Pogona vitticeps - MRV

Postby Marne Campos » 11 Feb 2016, 15:36

Isso mesmo.

Lâmpada UVA/UVB = 14h/dia (Ex.: 07 as 21h)
Lâmpada de basking = 14h/dia (ex.: 07 as 21h)
Lâmpada de aquecimento noturno = 21 as 07h (somente caso a temperatura nesse período caia abaixo dos 20C)
Marne Campos

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Pogona vitticeps - MRV

Postby Marcio Vargas » 11 Feb 2016, 15:45

Blz
Lâmpada UVA/UVB = 14h/dia (Ex.: 07 as 21h)
Lâmpada de basking = 14h/dia (ex.: 07 as 21h)
Um timer simples da conta dos dois..

Lâmpada de aquecimento noturno = 21 as 07h (somente caso a temperatura nesse período caia abaixo dos 20C)
Aqui um Coel simples também já resolve de boa.
Esta temperatura de 20 graus é logo abaixo da lampada, certo? Não no terrário inteiro.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Pogona vitticeps - MRV

Postby Rafael Compassi » 11 Feb 2016, 18:37

Alguns meses atrás passei uma receita para o Compassi, sugerindo ser um novo produto da RC Flora, ele disse que era bem simples de fazer e a concentração era baixíssima, quem sabe agora ele não anima com mais uma pessoa enchendo o saco dele. hehehe
Coloque 0,0008g de vitamina D3 em 10kg de carbonato de cálcio e tá feito o brique.

Sim, a quantidade é ridiculamente pequena.

Calculo:

Usando Exo Terra Calcium + D3 Powder Supplement como fonte de dados:

Vitamin D3 14,740 IU/lb

Ou seja, para cada 0,45kg tem 14740 UI de vitamina D3.
Em em 10 kg tem 32755 UI de vitamina D3.

Cada UI equivale a 25 nanogramas (0,000000025 gramas).

Multiplicando: 0,000000025 x 32755 = 0,0081 gramas

Logo, 0,0008 gramas em 10kg de carbonato de cálcio é a fórmula mágica para répteis.

Ou 0,00008 gramas por kg.....

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Pogona vitticeps - MRV

Postby Marcio Vargas » 11 Feb 2016, 20:41

E para pesar isso ai????????
ahahah
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Pogona vitticeps - MRV

Postby Rafael Compassi » 11 Feb 2016, 20:46

Exato, ehheheh. Esse é o problema.

Mas é bem barbada mandar manipular isso.


Return to “Paludários, Terrários e Lagos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests