Lago na sacada?

Discussões gerais sobre aquaterrários, paludários, tanques, lagos entre outros tipos de montagens alternativas.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Lago na sacada?

Postby Marcio Vargas » 15 Jun 2014, 20:35

Amigos,

O piá esta pedindo a tempos uma tartaruga.
A primeira coisa que pensei foi em colocar no aquário de 240 litros, com alguma gambiarra para ela ter uma área seca.

Mas ae lembrei que elas crescem muito, e comem peixes :(

Então lembrei de uma coisa que o Marne falou na primeira vez em que esteve aqui em casa:

"Porque ainda não fez um lago nessa sacada?"

Bueno, espaço tem de sobra, é um sacadão de 8x2 metros, com uma divisão no meio. Uma parte é sacada propriamente dita e outra é uma área para churrascos.

Comecei a considerar a ideia e fui consultar o Dr. Google para ver as possibilidades, quando encontrei isso:

Image

Image

Image

Image
imagens da internet, se alguem for o dono ou conhecer ele me avise que eu coloco os creditos

Com base nisso, pensei em fazer isso:

Image

O desenho é tosco, mas da para ter uma ideia.

Penso em deixar a borda de madeira alta em relação ao Deck para a tartaruga poder dar uns passeios no seco sem cair. Logicamente terei alguma "rampa" para ela sair do lago. A filtragem vai ser um canister FVM atolado de perlon e SIPORAX, como elas são sujonas posso ter ate mesmo dois canister em serie, o primeiro só com Perlon, isso facilitaria a limpeza. Penso em tocar com uma SB 2.000 ou equivalente. A caixa d'agua será de 500 litros e o retorno formara uma queda d'agua, a captação será inferior utilizando uma flange na própria caixa. Certo que terei plantas naturais, ao menos flutuantes e as imersas plantadas em vasos para facilitar a manutenção.

Duvidas:

- Não gostaria de colocar grama no deck, no desenho deixei apenas madeira. Quais seriam as opções? Seja qual for colocarei muitas plantas em vasos nas laterais "externas".
- O fundo da caixa. Com ou sem substrato?
- Alem da lampada e pedra para repteis, mais algum equipo obrigatório?

E a principal:
- Apesar de ter adorado o projeto, a Dani não quer o azul da caixa aparecendo na borda. Preciso de uma luz quanto a isso.

Tenho relido muito tópico do Jefferson, o nosso ex-Dusttears, em busca de inspiração.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Lago na sacada?

Postby Jefferson Wonrath » 15 Jun 2014, 22:06

Eae Marcio, blz!

Opa, então teremos mais um para lista de laguistas ;)

Primeiramente fico lisonjeado da menção ao meu projetinho e feliz de saber que está servindo de inspiração :D.

Como sei que experiencia não lhe falta, vou dar meu pitaco quanto ao que você deve considerar nas suas duvidas.

1) Apenas em madeira fica bonito, mas algumas plantas acho que deixa mais natural. Já que descartou a grama, alguns vasos menores talvez sejam uma boa para essa área também. Ou se for de canto, vasos na parede ficariam legais.

2) Depende. Na minha opinião:

Prós: Fica mais natural e permite uma melhor observação ao usar um substrato de tom claro.
Contras: Dificulta a manutenção e exige mais da filtragem, pois inevitavelmente um pouco de detrito se mistura ao substrato. Futuramente pode exigir até troca.

Outra opção para o fundo não ficar direto na caixa, seria em pedraria como o Lago da Promessa do Moises. Acredito que seja possível adaptar a ideia a caixa.

3) Pega chuva na sacada? Caso sim, não se esqueça de um bom ladrão, especialmente por você estar considerando plantas submersas.

4) Aaaaa, a borda rsrsrs. Então, eu já pensei em várias soluções, testei algumas, e no final não apliquei nenhuma :lol:.

De cara você resolve metade do problema cortando essa dobra que fica para fora ou dobrando para baixo e colando. Depois você tem a sobra acima do nível da aguá. Minhas sugestões são:

*Pedraria. Ai tem diversas maneiras. Uma solução que me agrada é usar pastilhas de pedra.
Image

*Plantas. Você pode usar plantas que sobem e após certo tamanho criam uma caída, tipo essa folhagem que uso no entorno do meu. Outra opção são rasteiras, igual as da foto que você postou. O problema dessas duas opções é que são plantas que geralmente apodrecem em contato direto com a água o que exige podas frequentes na altura correta. Uma opção melhor são aquelas que se dão em ambos os ambientes, como as jiboias.
Image

Consideração final. Tenho um problema com meu filtro pois a superfície de contato do perlon é pequena. Como a carga de detritos é muita em determinadas épocas do ano, o perlon satura no topo, o que quase bloqueia toda a passagem de aguá mesmo o restante do perlon não estando saturado. Por conta disso sou obrigado a fazer uma troca mais frequente. Talvez haja alguma solução simples, mas em todo caso, pense nisso no projeto do canister FVM ai.

Abs e boa sorte. Acompanhando ;)

PS: Tartarugas não tentam comer qualquer planta?!?!
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Lago na sacada?

Postby Marcio Vargas » 16 Jun 2014, 08:14

Aeee

Cara, não entendo nada de lagos, neste sentido vou aprender muito com o teu, que esta magnifico.
1) Apenas em madeira fica bonito, mas algumas plantas acho que deixa mais natural. Já que descartou a grama, alguns vasos menores talvez sejam uma boa para essa área também. Ou se for de canto, vasos na parede ficariam legais.
Então, a grama foi descartada mesmo. Muita mão de obra para cuidar. Penso em deixar uma parte em madeira e outra com pedras decorativas, alem de plantas em vasos.
2) Depende. Na minha opinião:

Prós: Fica mais natural e permite uma melhor observação ao usar um substrato de tom claro.
Contras: Dificulta a manutenção e exige mais da filtragem, pois inevitavelmente um pouco de detrito se mistura ao substrato. Futuramente pode exigir até troca.

Outra opção para o fundo não ficar direto na caixa, seria em pedraria como o Lago da Promessa do Moises. Acredito que seja possível adaptar a ideia a caixa.
Essa é uma questão que me preocupa. Acho que vou ficar entre deixar sem nada ou fazer um trabalho como o do Moises.
3) Pega chuva na sacada? Caso sim, não se esqueça de um bom ladrão, especialmente por você estar considerando plantas submersas.
Não pega chuva, a sacada é fechada.
4) Aaaaa, a borda rsrsrs. Então, eu já pensei em várias soluções, testei algumas, e no final não apliquei nenhuma :lol:.

De cara você resolve metade do problema cortando essa dobra que fica para fora ou dobrando para baixo e colando. Depois você tem a sobra acima do nível da aguá. Minhas sugestões são:
Não entendi esse lance de cortar e dobrar :oops:
*Pedraria. Ai tem diversas maneiras. Uma solução que me agrada é usar pastilhas de pedra.
Se optar por fazer o fundo com o método Moises, vou subir com ele ate a borda.
*Plantas. Você pode usar plantas que sobem e após certo tamanho criam uma caída, tipo essa folhagem que uso no entorno do meu. Outra opção são rasteiras, igual as da foto que você postou. O problema dessas duas opções é que são plantas que geralmente apodrecem em contato direto com a água o que exige podas frequentes na altura correta. Uma opção melhor são aquelas que se dão em ambos os ambientes, como as jiboias.
Esta é a opção mais pratica e simples. Estou considerando tb.
Consideração final. Tenho um problema com meu filtro pois a superfície de contato do perlon é pequena. Como a carga de detritos é muita em determinadas épocas do ano, o perlon satura no topo, o que quase bloqueia toda a passagem de aguá mesmo o restante do perlon não estando saturado. Por conta disso sou obrigado a fazer uma troca mais frequente. Talvez haja alguma solução simples, mas em todo caso, pense nisso no projeto do canister FVM ai.
Realmente. Isso é fato e eu não havia pensado.
A área de contato vai ser apenas o diâmetro do tubo, e com tartaruga vou ter de trocar bem seguido. Vou ter de ver uma alternativa e ganha força a ideia de separar em dois elementos a filtragem mecânica da biológica.
PS: Tartarugas não tentam comer qualquer planta?!?!
Cara, elas são onívoras.
Mas assim como os Kinguios, acho que o animal bem alimentado não vai atacar as plantas.


Mostrando o teu lago para a Patroa, ela gostou da cor da caixa que você usou. Disse que se encontrar uma escura como a sua, nem preciso me preocupar muito em esconder ahahaha
Ela não curte aquela azul claro.

Essa semana já compro a caixa e começo a armação de madeira. Depois vou decidindo o restante.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Lago na sacada?

Postby Jefferson Wonrath » 16 Jun 2014, 10:34

Não entendi esse lance de cortar e dobrar :oops:
Essa borda externa ao redor da caixa. Assim é coisa a menos para esconder.
Image
A área de contato vai ser apenas o diâmetro do tubo, e com tartaruga vou ter de trocar bem seguido.
Exatamente. Aqui os kinguios não perdoam remexendo o fundo. O bom é que evita acumulo de sujeira, mas o perlon não aguenta muito. Estou pensando a um tempo em como contornar isso.
se encontrar uma escura como a sua, nem preciso me preocupar muito em esconder
Essa azul claro é mais tenso mesmo. Mas se você usar o método do Moises subindo até as laterais como mencionou, já ira esconder tudo.

No meu caso, aos poucos eu estou removendo boa parte do substrato, deixando apenas uma camada fina para dar uma claridade legal para observação e mais nada, o que já facilitou muito as coisas.

Outro fator a considerar, que dependera do ambiente, mas aqui após alguns meses desenvolveu alguns musgos nas laterais da caixa, o que deixou bem mais natural e ajudou a disfarçar.

Alias, como é a incidência de luz no local?

Abs.

PS: Você está conseguindo ver alguma das imagens do meu tópico ainda? Tão todas com link quebrado (obrigado "imageshack" :evil:).
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Lago na sacada?

Postby Marcio Vargas » 16 Jun 2014, 11:00

Opa

Consigo ver apenas as ultimas, no inicio esta tudo fora mesmo.

Entendi agora o lance da borda, realmente facilita muito.

Lá pega bastante claridade do sol, o dia todo, e no inverno que o sol "deita" mais pega sol direto em cima, no verão é só claridade mesmo.

Quanto ao filtro, vamos usar um pouco de imaginação para entender meu desenho:

Image

Um tubo de 100mm com T de inspeção para termos acesso ao Perlon, CAP nas duas pontas com flanges do tamanho da tubulação que usaremos. Externamente um espigão em cada ponta para engatar as mangueiras, supondo que se use mangueiras. Internamente uma das flanges recebe um tudo de 20mm (ou da medida que estamos usando nas flanges). Esse tubo é perfurado em todo o seu perímetro e comprimento, na ponta dele vai um CAP.
Se enrolarmos o perlon nele teremos uma área de contato muito maior. Estou pensando se é mais eficiente com o fluxo da água saindo do tubo menor ou entrando por ele.

Esta peça seria apenas o filtro mecânico e ficaria logo na saída de água do lago. Depois dele haveria outro atolado de SIPORAX e com a bomba dentro.

Vamos estudando.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Lago na sacada?

Postby Jefferson Wonrath » 16 Jun 2014, 15:53

Se entendi bem, a ideia é interessante e pode dar certo. Mas por outro lado, apesar de distribuir por uma área maior de perlon, os pontos são menores e de mais fácil saturação do que um contato direto com todo o diâmetro do cano. Será que o resultado final não seria o mesmo?

Mesmo na duvida estou seriamente disposto a tentar adaptar sua ideia aqui. Trocar 2m de perlon todo mês que mal saturou dá uma dó :lol:.

Sobre a mídia não se preocupe, mesmo se usar uma Ista como é meu caso, é para dar conta sem problema. Aqui com 7l está tranquilo.

Abs.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

Rafael Abed
Ciclador
Ciclador
Posts: 416
Joined: 17 Dec 2011, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sorocaba-SP

Re: Lago na sacada?

Postby Rafael Abed » 16 Jun 2014, 18:25

Dusttears, Márcio e demais colegas.

Depois de um bom tempo sumido, meu trabalho enfim "estabilizou" e posso me dedicar a outras coisas como aquarismo rsrs.

Laguinho feito pelo Márcio e com consultoria do agora Jefferson promete.

Sobre o filtro, não sei se já viu o Manual da Sera sobre lagos, talvez dê para copiar a ideia do filtro deles num FVM. Ele tem uma peneira de malha de aço e uma saída para que ao menos parte da sujeira seja jogada para fora sem precisar trocar o perlon (espuma, no caso dele) diminuindo o trabalho.

http://cdn.sera.de/fileadmin/downloads/ ... 2012_P.pdf

Abraços!

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Lago na sacada?

Postby Marcio Vargas » 16 Jun 2014, 20:17

Então Jefferson,
Acho que acabamos trocando seis por meia duzia mesmo.

E ae Rafel,
Andava sumidão eim???
Cara, com a ajuda aqui da turma vamos montando esse laguinho. Acho que vai ficar bom.

Sobre a filtragem, encontrei isso:

Image

Image

Image

É da cubos, e parece ser muito fácil de fazer, com a vantagem de colocarmos umas plantas por cima.

Dois poréns:
- Não encontro uma imagem interna para ver como é, e replicar no FVM.
- A bomba fica antes da filtragem mecânica, o que pode ser um problema.


Vamos estudando.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Lago na sacada?

Postby Katsuzo Koike » 16 Jun 2014, 22:05

Boa, Márcio, mais um projeto bacana no pedaço! Estou acompanhando desde hj, o pessoal está ajudando bem, hein! Vc vai criar quantas tartarugas (são ds espécie Tigre?), de que tamanhos? Vai colocar peixes, tb? Seu tanque vai ter menos de 500L né, e note que tartarugas sujam muito mais que peixes...deixam muuuuito resíduo na água. Por isso, filtragem caprichada e boas sifonagens! Também sugiro uma caixa de areia lavada de rio (a mais grossa, de armazém), para elas pegarem sol, e não apenas um deck de madeira. Tartaruga gosta de areia, inclusive para reproduzir. Estou acompanhando, hehehe, muito legal essa ideia!

PS: Manda fotos do local real. Sobre a filtragem, o melhor é a bomba ficar no fundo do lago (com proteção p\ sólidos, claro), levando a água para o filtro, e caindo no lago por gravidade. Uma filtragem conectada com plantas é bem indicado, também, pois as Tartarugas fazem muito adubo, hehehe.

Rafael Abed
Ciclador
Ciclador
Posts: 416
Joined: 17 Dec 2011, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sorocaba-SP

Re: Lago na sacada?

Postby Rafael Abed » 16 Jun 2014, 22:20

Bem sumido, Márcio.

Só estava cuidando do meu aquário mesmo nos últimos tempos.

Sobre esse filtro, dependendo das fezes da tartaruga (que eu não conheço rs), acho que vai dar problema a bomba ficar antes do perlon/espuma. Fora que não adianta muito ter uma grande superfície de filtragem se a entrada de água está limitada pela bomba.

Essa é a minha impressão, sem vê-lo funcionar.

Abraço.


Return to “Paludários, Terrários e Lagos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest