Mini lago em jardim de inverno.

Discussões gerais sobre aquaterrários, paludários, tanques, lagos entre outros tipos de montagens alternativas.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Mini lago em jardim de inverno.

Postby Jefferson Wonrath » 18 Jul 2012, 15:25

Ola pessoal.

Recentemente minha esposa vem mexendo na decoração da casa, e a algum tempo ela tem mostrado interessa por algum tipo de fonte em nosso jardim de inverno. Transformei essa idéia em um possivel laguinho hehehe :twisted:, e resolvi projetar alguma coisa para ter uma ideia melhor da viabilidade.

Pesquisei, pesquisei e pesquisei, como de costume, e quero apresentar o que saiu disso e pedir a ajuda dos colegas. Vamos lá.

Esse é o jardim de inverno:
Image
Ele recebe luz direta no chão por pelo menos metade do dia (manhã ou tarde, dependendo da estação do ano), exceto no inverno. O teto é aberto, sendo assim o espaço está sujeito a chuvas e ventos.

A ideia seria um laguinho (porque o espaço é pequeno) e pelo que pesquisei para meu caso, seria mais viável feito com caixas d´aguá. Depois de pesquisar mais encontrei duas que dariam certo com o espaço: http://www.fortlev.com.br/produto/11/ca ... olietileno. Sendo uma de 150L e outra de 500L, totalizando 650L.

Fiz um esboço da ideia já em escala e com as posições.
Image
Haveria uma conexão entre as duas caixas.

Encontrei um video que serviria de exemplo, mas o acabamento seria diferente:
[youtube]S95GiZwC24o[/youtube]

Basicamente gostaria de papites :D.

1) O espaço e suas condições junto a ideia apresentada é viável para um laguinho?
2) Ha peixes que viveriam bem nesse espaço e com essas condições de tempo? (considerando pH 7,2 e sem controle de temperatura)

De inicio é isso. Estou aberto a qualquer sugestão :D.
Last edited by Jefferson Wonrath on 07 Nov 2012, 16:39, edited 1 time in total.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Felipe Panicio
Ciclador
Ciclador
Posts: 397
Joined: 01 Dec 2011, 21:23
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Guarulhos - São Paulo

Re: Novo Projeto - Mini lago em jardim de inverno.

Postby Felipe Panicio » 18 Jul 2012, 15:43

Dependendo a litragem, creio que carpas se adaptam bem... :D

Seja água gelada ou mais quente, eles vivem bem... Quanto litro terá, tem estimativa?

Abraços :)
Image

leonegm
Populador
Populador
Posts: 1082
Joined: 06 Feb 2010, 11:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Jandira - SP

Re: Novo Projeto - Mini lago em jardim de inverno.

Postby leonegm » 18 Jul 2012, 19:33

Carpas eu acredito que ficariam muito grande para esse lago. Quem sabe Kinguios.

Já pensou como vai fazer a filtragem?

Abraço

Rafael Abed
Ciclador
Ciclador
Posts: 416
Joined: 17 Dec 2011, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sorocaba-SP

Re: Novo Projeto - Mini lago em jardim de inverno.

Postby Rafael Abed » 18 Jul 2012, 20:25

Lá vem o Dusttears fazer mais um projeto profissional :)

Achei a ideia muito boa.

Como você pretende fazer a conexão entre as caixas?

Acho que 650 litros é pouco para uma carpa, pois ela cresce bastante (mais de 50 cm).

Mas para Kinguios esse tamanho é muito bom. É só usar a Lei da Xica, lembra dela? :D

Ou você pode pensar em peixes diferentes, como ciclídeos americanos :twisted: .

E como bem lembrou o Giuseppe, você tem que pensar na filtragem. Ah, e na cascata da patroa :) .

Quanto à temperatura, será que não seria viável adaptar um chuveiro para aquecer a água (pensei nisso agora e não tenho a mínima ideia da viabilidade do que falei).

Esse desenho foi feito em qual programa?

Abraços e boa montagem.

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Novo Projeto - Mini lago em jardim de inverno.

Postby Jefferson Wonrath » 19 Jul 2012, 09:25

Eae pessoas blz ;). Primeiramente obrigado pelas dicas e sugestões.

Das questões levantadas pensei o seguinte:

* litragem já com descontos e certa folga, 130L e 480L.
* a ligação entre os tanques seria por uma flange, a qual dependendo do tamanho da fauna não posso considerar como passagem para a mesma, sendo então apenas para pasagem da aguá, assim teria que tratar a fauna do tanque 1 e 2 separadamente.
* a cascata seria de pedras no canto superior esquerdo, atrás do tranque 1, OU, pode ser apenas uma queda d´aguá entre o tanque 1 e 2 caso o 1 fique um pouco acima do nivel do solo.
* a filtragem ainda não verifiquei a fundo mas a idéia era um filtro DIY(FVM), puxando a aguá no tanque 2 e devolvendo no 1.
* o controle de temperatura é um problema pois a mesma varia muito com as estações, indo de 12º a 27º graus. Essa noite mesmo testei o balde de 50L que uso para TPA, que é oval e bem aberto, e chegou em 13º graus. Manter uma temperatura estavel ali vai ser dificil e vai consumir uma energia consideravel no inverno, por isso pensei em não controlar.
* a fauna, justamente pelo problema de temperatura, é uma preocupação e estou aberto a qualquer sugestão. Já pesquisei alguma coisa, mas nas fichas encontra-se valores de temperatura entre "X e Y", mas não sei como funciona para os peixes a variação. Exemplo, dentro de "X e Y" preciso escolher o valor e mante-lo, ou significa que o animal suporta essa variação contanto que não seja brusca? Pesquisei as idéias e acredito que para uma carpa é pouco espaço, mas os ciclideos americanos ou kinguios seria legal.

Alguns outros pontos:

* vou usar uma camada fina de algum substrato inerte escuro nos dois tanques para disfarçar o azul e não ficar muito artifical. Possivelmente cascalho de rio.
* no tanque 1 pretendo colocar uma flora flutuante e no 2 uns 3 vasos submersos de alguma fauna não exigente.

Aaa, e o programa usado foi o Google SketchUp 8 :D.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

HebertAG
Ciclador
Ciclador
Posts: 230
Joined: 11 Jul 2012, 15:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Canoas - RS

Re: Novo Projeto - Mini lago em jardim de inverno.

Postby HebertAG » 19 Jul 2012, 15:14

Olha, eu nao sou muito intendido desses lagos, mas para aquecer a aqua por que tu não faz o uso de 'rabo quente'? não sei se daria certo, ou seria a mesma coisa que usar um termostato.. mas acho eu que botando um rabo quente entre a troca de agua dos tanques a agua ja esquentaria um pouco e nao ficaria tão gelada assim. Espero ter falado algo decente. ahahaha

Abraços
Hebert Angelo Gelatti
Canoas - RS


"Em breve terei uma assinatura! HUAUHA"

Rafael Abed
Ciclador
Ciclador
Posts: 416
Joined: 17 Dec 2011, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sorocaba-SP

Re: Novo Projeto - Mini lago em jardim de inverno.

Postby Rafael Abed » 19 Jul 2012, 17:51

Acho que você poderia fazer um background 3D nas laterais das caixas d´água. Tem uns tópicos bons sobre como fazer (um deles é do Junior Gorski).

A temperatura não precisa ser estável (nem em um aquário precisa). Ela só não pode cair e aumentar bruscamente. Ou seja, o peixe aguenta certa variação de temperatura dentro da "zona" indicada.

Quanto ao teste do balde, ele está mais exposto ao frio do que se estivesse enterrado, por isso a queda de temperatura é mais brusca. Outra coisa, no fundo do laguinho a temperatura varia menos do que na superfície. Ou seja, de dia, no fundo é mais frio, e de noite é mais quente.

O único jeito de saber que temperatura chegará o fundo do lago é fazendo-o e usando um termomêtro mesmo (mas concordo que aí o lago já estará pronto e você só terá a opção de corrigir o problema :roll: ).

Hoje passei na loja de aquário aqui perto e a proprietária me deu alguns manuais da Sera, dentre eles, um sobre lago. Não é nada muito profundo, pois mistura informação com catálogo de vendas, mas vale a pena dar uma olhada. Achei no site deles.

http://www.sera.de/pt/pages/servico-sera/manuais.html

Tanictis aguentam baixas temperaturas, assim como Kinguios e Carpas (mas estas crescem demais).

Pelo o que eu andei lendo:

Lago não é um aquário. Portanto, principalmente, quanto à temperatura, que variará no interior dele. Então você pode colocar um termostato no fundo do aquário que não tenha a função de aquecer o lago inteiro, mas apenas próximo a ele e os peixes que "mergulhem para ficar no quentinho".

Espero ter ajudado.

HebertAG
Ciclador
Ciclador
Posts: 230
Joined: 11 Jul 2012, 15:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Canoas - RS

Re: Novo Projeto - Mini lago em jardim de inverno.

Postby HebertAG » 19 Jul 2012, 18:08

Lago não é um aquário. Portanto, principalmente, quanto à temperatura, que variará no interior dele. Então você pode colocar um termostato no fundo do aquário que não tenha a função de aquecer o lago inteiro, mas apenas próximo a ele e os peixes que "mergulhem para ficar no quentinho".
Mais ou menos isso que eu quis dizer quando a ideia do rabo quente :DD USHUDHUASUH ABRAÇOS
Hebert Angelo Gelatti
Canoas - RS


"Em breve terei uma assinatura! HUAUHA"

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Novo Projeto - Mini lago em jardim de inverno.

Postby Marcio Vargas » 19 Jul 2012, 18:48

Bueno,

Se a opção for Kings o pessoal esta no caminho certo para as dicas.

Os Kings não precisam de água quente, a água pode estar gelada que eles ficam bem, o que eles precisam sim é um refugio onde tenha alguma água mais quente para eles mesmos procurarem este local quando sentirem necessidade (no japão vivem em lagos congelados, porem lá no fundo entre as pedras a temperatura é estável).

Ai no teu caso, elege um cantinho dele e coloca um aquecedorzinho pequeno, não para aquecer a água toda do tanque, mas sim para criar um canto ESTÁVEL. Se a opção for Kinguios, pode fazer isso sem medo.

Quanto a filtragem, uma dica, usa também aqueles filtros de plantas, da um acabamento legal no teu tanque e ajuda a esconder o azul...


Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Novo Projeto - Mini lago em jardim de inverno.

Postby Jefferson Wonrath » 19 Jul 2012, 21:13

Ola pessoal. Já estou com idéias mais claras de por onde e como seguir.

* Gostei das idéias de aquecimento. Nunca tinha ouvido falar desse "rabo quente" e fui procurar o que era, minhã avó usava um antigamente mas não sabia desse nome :lol:. A idéia do termostato para uma area menor achei legal tambem, nunca havia lido nada sobre aquecer apenas uma pequena região do tanque e nem havia pensado nisso, achei uma solução interessante tambem.

* O teste do balde foi para ter uma idéia mas realmente não havia me atentado para o detalhe mencionado, então ha uma boa chance de após efetivamente montado os tanques, de que haja diferença. Mas sabendo que ha fauna que suporte essas temperatuas eu já fico mais tranquilo, afinal montar antes para descobrir depois que não daria certo fica complicado :lol:.

* Falando na fauna, pesquisei durante o dia mais sobre os Kinguios e tambem tinha achado sobre os Tanictis como indicado; não os conhecia e achei bem legal. Atualmente, se não for para aquecer o tanque todo, estou pensando então seriamente nos Tanictis para o tanque menor (um pequeno cardume) e Kinguios para o tanque maior.

* Sobre o filtro de plantas pouco li sobre eles mas já tive umas idéias loucas aqui após a indicação :), depois faço um esboço junto com o que imagino para a filtragem e posto para vocês opinarem ;). E sobre o acabamento sempre achei interessante background 3D, mas não sou bom com essas coisas mais "artísticas", então tinha pensando incialmente em uma pintura usando tinta atoxica (se é que existe para esse fim), mas vou pensar a respeito.

Novamente obrigado pelas dicas, sem duvida estão sendo todas de grande ajuda :). Hoje procurei as caixas d´aguá e já tenho um problema :P, não estou conseguindo por aqui caixas da Fortlev que são as que possuem as medias que dariam certo para o espaço, então preciso resolver isso antes mesmo de abrir um buraco no chão :?.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image


Return to “Paludários, Terrários e Lagos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest