Montagem Reef 02 - MRV

Discussões gerais sobre Aquarismo Marinho.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Montagem Reef 02 - MRV

Postby Marcio Vargas » 01 Oct 2014, 10:26

Edit
Inicio da montagem.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Opa

Quem acompanhou desde o inicio a montagem do meu Reef Atual deve lembrar que este reef era um aquario escola. Como nunca lidei com sal, fiz uma coisa mais simples para ir aprendendo.

Bueno, é chegado o momento de dar mais um passo.

Aprendi muito nesse ano e meio, e aprendi principalmente com os erros.

- Nunca usar conchas, o fosfato não perdoa.
- Skimmer é o coração do sistema, não economize.
- Tenha um bom controle de nível.
- Sump lateral e reef não combinam
- Vida!!! Reef transborda vida por tudo. Ate as pedras são vivas;

Indo ao ponto.

Vou partir para um novo reef!!!! Farei um de 80l x 40p x 50a com sump externo de 50 x 35 x 30

Com isso o sistema vai para quase 200 litros. Usarei o móvel do meu primeiro aquario aqui no AqOL, que foi construído já pensando em um reef no futuro.

Do Reef atual usarei o seguinte:

- Skimmer
- Circulação
- Controle de temperatura
- Iluminação (por isso os 80cm, para caber a mesma luminaria)
- Rochas
- Subs
- Agua

O controle de nivel será por gravidade, então vai sobrar meu controle eletrônico atual. Tá pro brique.

Farei um sump re-circulante estilo Basso.

O móvel:

A prateleira de baixo vai subir um pouco para ter mais espaço para as manutenções do Skimmer. Térreo é o sump, andar do meio vai a caixa de reposição e materiais de uso diário e no ultimo andar a elétrica, que pretendo comprar uma mesa chaveada. Nessa mesa vai uma tomada para o skimmer, uma para o recalque, uma para cada circulação, uma para temperatura, uma para recirculação do sump e uma para iluminação. A vantagem, alem da organização é poder desligar o recalque de forma simples na hora da sopa.

Image

Image

Image

O projeto:

A queda vai ser por caixa overflow externa com um durso e um ladrão. O retorno vai ser por bico de bato nas duas laterias. O sump seguindo a escola Basso vai ter apenas uma divisão para controle de nível e será re-circulante, ou seja, uma bombinha pega água do compartimento do recalque e devolve para o compartimento do sump. A chegada de água será por sharkbag e o compartimento do recalque tem um baita espaço para futuros reatores ou ainda para funcionar como castigo ou aclimatação, bastando apenas colocar uma gaiola de acrílico.

Image

Image

Image

Image

Como de costume, o projeto vai ser tartaruga.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Fabiano Penz
Colaborador
Posts: 1636
Joined: 12 May 2007, 19:27
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre / RS

Re: Reef 140lts Sump Lateral - MRV

Postby Fabiano Penz » 01 Oct 2014, 11:42

E aí Marcio,

Será mais tartaruga que o meu ? Briga parelha. :lol: :lol: :lol:

Não encontro tempo pra terminar a bancada do meu e aí sim botar a rodar.

Que bomba de recalque tu vai usar ?? Está faltando só isso pra mim, na verdade falta o skimmer também, mas este ponho depois.

Acompanhando!!

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Reef 140lts Sump Lateral - MRV

Postby Marcio Vargas » 01 Oct 2014, 11:46

Cara, nem começa sem Skimmer.

O recalque vou ver com o Gilson.

Acho que uma SB 2.000 ou equivalente.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Reef 140lts Sump Lateral - MRV

Postby FelipeLeite » 01 Oct 2014, 12:00

Opa Márcio esse vou acompanhar de perto, acho que ficara pronto mais rápido que o meu kk, me diz uma coisa esse sump reciclaste vai duas bombas nele? Uma pra levar a agua pro display e outra menor pra levar agua pro compartimento do sump? Qual o beneficio real desse modelo de sump? Com mesa chateada fica top né queria por uma também mas nao sei se vai dar vamos ver. Mais uma vez Márcio parabéns pelo passo dado, estou acompanhando. Abraços.

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Reef 140lts Sump Lateral - MRV

Postby Marcio Vargas » 01 Oct 2014, 13:56

Opa

Cara, mesa chaveada é super barata!!!!!!!! O pessoal usa para som, espera só eles saberem que serve para aquarismo que o preço vai lá em cima.


O sump re-circulante.

Bueno, o Mestre Basso fala que quanto MAIS LENTAMENTE a água passar pelo sump melhor, já que fica mais tempo em contato com o Skimmer. Que não adianta um recalque poderoso se a água passa tão rápido pelo skimmer que só 10% do volume que passa de fato entra no aparelho.
Partindo desse principio, e com décadas de experimentação e observação ele e seus "discípulos" utilizam em suas montagens recalques da ordem de 2 a 3x no máximo a litragem do aquario por hora. Assim a água passa mais lentamente pelo sump, e o skimmer "tem tempo" de sugar para dentro mais vezes a mesma água.

Essa é a teoria.

Partindo deste principio o Mestre Basso propõe então que alem do recalque mais lento, o aquarista pode utilizar outros artifícios para manter mais tempo a mesma água em contato com o Skimmer e um deles é a re-circulação. A re-circulação consiste em pegar uma parte da água do recalque e jogar novamente no compartimento do skimmer, para ela passar denovo pelo aparelho.

Image
Notou a derivação no modelo original do Basso?

No meu caso, e apenas por opção pessoal, eu não vou usar essa derivação, vou usar uma bombinha pequena de 1.000 litros que tenho aqui sobrando. Mas o principio é o mesmo.

Outro ponto defendido pelo Basso e seus seguidores é de que quanto menos divisão melhor no sump. Facilita o dia a dia, a limpeza, o acesso a equipamentos e tudo mais. Eles defendem apenas uma separação entre Skimmer e recalque para o controle de nivel. No máximo um refugio quando não houver espaço para fazer separado.




Importante eim!!!!
Tudo isso são experiencias, observações e décadas de testes por parte do Basso e de uma serie de aquaristas que se propõe a testar, comparar e desenvolver o método, e como aquarismo não é uma ciência exata, para uns pode dar MAIS CERTO que para outros. Porem é FATO que ajuda muito.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Reef 140lts Sump Lateral - MRV

Postby FelipeLeite » 01 Oct 2014, 14:17

Muito interessante, realmente te muita logica. Vejo que o pessoal quer fazer e utilizar o recalque para dar movimentaçao na.agua, para economizar na wave. Vlw Marcio, sera que posso tentar utilizar esse sistema fazendo um dos retornos do recalque que passara pelo filtro uv retornar a agua para o compartimento do skimmer?

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Reef 140lts Sump Lateral - MRV

Postby Marcio Vargas » 01 Oct 2014, 14:29

Opa

Cara, pode sim. Inclusive tem muita gente que aplica o método do basso que usa retorno de equipamentos variados que são direcionados lá para o inicio do sump.

Se tens UV, mete bala.

E tens razão, a turma confunde recalque com circulação. A circulação deve ser no interior do Display, em cima das rochas. E o recalque superdimensionado não proporciona isso.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Reef 140lts Sump Lateral - MRV

Postby Rafael Compassi » 01 Oct 2014, 15:44

Show de bola!

Muito do que é usado a décadas em sistemas de tratamento de efluentes está sendo aos poucos usado no aquarismo!

O primeiro foi o dry-wet, que nada mais é que um biofiltro por percolação (eu até desenvolvi uma ETE para um conjunto habitacional de 1000 habitantes com um sistema desses já).

O sistema de recirculação dá uma fantástica eficiência ao sistema, podendo usar equipamentos menores (não aconselhado, é sempre preferível deixar com a máxima eficiência).

O próximo passo vai ser adaptar zonas anóxicas para desnitrificação ao teu! Poderia até usar um balde externo, lacrado, do tipo de 20L, com 2/3 cheio de substrato e uma bomba pequena fazendo a água passar por ele e retornando ao sump, no compartimento do skimmer, já que vai sair com pouco ou zero de oxigênio, mas zerado de nitratos. O nome disso é RDSB (remote deep sand bed).

Abraço

Jackson Budke
Montador
Montador
Posts: 26
Joined: 15 May 2014, 22:27
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Reef 140lts Sump Lateral - MRV

Postby Jackson Budke » 01 Oct 2014, 16:01

Show de bola Márcio,
Vou acompanhar esse novo reef.
Isso que o Compassi falou é interessante, nunca ouvi falar, de passar a água por um recipiente com substrato. Show.
To começando com um grande já (ao meu ver), então preciso estudar e aprender muito antes de colocar ciclar pra fazer tudo certo, quer dizer, minimizar os erros. To nos finalmente, com muitos equipos já, faltando pouco pra botar ciclar o bicho.

Abraço!

Jackson Budke

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Reef 140lts Sump Lateral - MRV

Postby Marcio Vargas » 01 Oct 2014, 16:08

Aeee Rafael.

Agora fico ate com mais segurança no que escrevi. ehehehe

O RDSB to pensando em fazer como uns que vi no Ipaq, uma caixinha cheia de substrato, uns 15cm, colocada dentro do sump mesmo.

O que acha? Se não posso usar o espaço ao lado do tanque de reposição, uma bomba leva ate lá, e por gravidade cai no compartimento do Skimmer, já funciona como re-circulador.

E como é a circulação dentro desse balde?


Ae Jackson!!!!!!
Valeu cara!!!! E no que precisar é só prender o grito.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Água Salgada”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest