[Aquário do Mês - 10/2013] Marinho 140L - Sonho realizado...

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Conte
Colaborador
Posts: 257
Joined: 16 Apr 2012, 21:55
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: Três de Maio - RS

[Aquário do Mês - 10/2013] Marinho 140L - Sonho realizado...

Postby Conte » 19 Jun 2013, 21:18

Buenas, amigos do AqOL, foi no embalo do "Entrando na Brincadeira" do Marcio, Gilson e do RC que iniciei o planejamento do meu 1º reef, até então faltava coragem pra iniciar e também q questão do valor que sempre soube que é montar e manter um aquário de água salgada, aliado as dificuldades que se tinha aos equipamentos, materiais, peixes... Bom, boa parte disso na parceria com o Gilson, da Mr. oto, foi o que possibilitou de dar o início ao aquário, que foi no dia 1º de março deste ano.
Estava devendo esta postagem até pra mim mesmo, por diversas vezes iniciei e acabei não fazendo, mas tomei por compromisso que esta semana enfim iniciaria este tópico. Até mesmo pra dar uma alavancada na parte dos marinhos deste Forum...
Tenho a evolução dele num álbum no meu facenuke e alguns amigos aqui do AqOL já o conhecem, já opinaram e já trocamos idéias sobre a montagem, manutenção dos marinhos.
A maioria das montagens dele são FVM, o aquário em si, o móvel, a calha, a iluminação...
O aquário tem 80L x 50A x 40P, 1 Skimmer Hang On, aquecedor de 300 W, a iluminação é com 2 power led brancos 10 w 20.000 K, 02 azuis de 10 w e 02 brancos 10 w 6.500 k, reposição manual da água que evapora e fiz somente 1 TPA de 30 litros depois de 1 mês de montagem.
Segue a evolução da montagem dele e demais etapas.
Image
Usei um "pé" de máquina de costura antiga.

Image
Com o aquário em cima.

Image
Colando o contact azul do fundo.

Image
Com o acabamento em contact preto pra esconder a cola e dar uma efeito de moldura.

Image
Na companhia da filhota, em Mariluz-RS, coletando 25 litros de água do mar e mais algumas coisas...

Image
Aqui a água que eu trouxe da praia e as coisas a mais que eu coletei, conchas, um pouco de areia, algas...

Image
Granitina ( pedra de granito triturada) que usei como a 1ª camada no fundo a fim de não precisar muito substrato.

Image
O substrato utilizado (Mr. Oto)

Image
As rochas Sanzibar (Mr. Oto)

Image
O skimmer ( Mr. Oto)

Image
O Sal para preparar a água (Mr Oto)

Image
A água destilada pra preparar com o sal e o cano de PVC de 300 mm cortado ao meio que é a calha e a tampa...

Image
Image
Assim ficou no dia da montagem.

Image
Primeiros habitantes, algumas algas que vieram da praia.

A seguir as evoluções dele, com os habitantes que foram colocados gradativamente a cada viagem minha à Porto Alegre, sempre trazia algo novo para colocar.

Image

Image

Image

Image
Dia 16.03.2013

Image

Image
Anêmona buble.

Image

Image

Image
Uma das actínicas que o amigo Gledison me mandou de Torres-RS

Image

Image

Image

Image

Image
Em 18.04.2013, mudei um pouco a disposição dos corais.

Image
Donzela kupang

Image
Camarão, coloquei 6 desses.

Image
Neritrinas

Image
Blênio Macaco (in memorian) :evil:

Image
Cavalo-marinho (in memoriam...) :(

Image
Uma panorâmica dele... A esponja começou a definhar e acabou morrendo.

Image
Sun coral.

Image
E os novos moradores que eu trouxe e coloquei hoje, 02 palhaços clarki, em 19.06.2013.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Marinho 140 litros - Sonho realizado...

Postby Bruno Caron » 20 Jun 2013, 09:24

É a sessão dos marinhos aqui esta cada vez melhor!
Gostei do móvel do aquário, essa máquinas são bem versáteis. Já montem um lavatório para um cliente usando uma dessas como base...
Parabéns!

User avatar
Eduardo Gerhardt
Colaborador
Posts: 1595
Joined: 07 Jul 2005, 05:45
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 2
Location: Porto Alegre - R.Grande do Sul Tchê!

Re: Marinho 140 litros - Sonho realizado...

Postby Eduardo Gerhardt » 20 Jun 2013, 18:13

Muito legal Conte! Será uma montagem que irei acompanhar o desenvolvimento.

Parabéns!
Eduardo Gerhardt
Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Marinho 140 litros - Sonho realizado...

Postby Marcio Vargas » 20 Jun 2013, 18:21

Aeee

Ate que enfim saiu o post!!!!

Cara, muito bom teu aquario. Tem uns corais muito legais que é certo que vou "copiar". O Gledison esta mandando amanha as minhas actinicas!!!

Já vi muita gente falando mal deste sal, mas usei o mesmo (by mr. oto) e estou gostando bastante.

Coloca ai o nome dos corais, que ainda sou fraco para isso.


abração


PS: Glacial???? Putz, tá feia a coisa eim?
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Conte
Colaborador
Posts: 257
Joined: 16 Apr 2012, 21:55
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: Três de Maio - RS

Re: Marinho 140 litros - Sonho realizado...

Postby Conte » 20 Jun 2013, 20:11

PS: Glacial???? Putz, tá feia a coisa eim?
Isso aí Marcio... Economia na cerveja pra investir nos aquários, afinal... O qua vale é a tonturinha...
Não sou bom em lembrar o nome dos corais, vou ter que começar a anotar qdo for comprar. Vou vendo conforme lembrar vou colocar.

Não tenho o que falar deste sal, até agora sem problema algum....

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Marinho 140 litros - Sonho realizado...

Postby Senfft » 20 Jun 2013, 21:12

Bela montagem Conte, agora é esperar pra os corais crescerem e tomarem o aqua todo rsrs. Posso tentar dar uma ajuda com os nomes dos corais:

- Nas fotos 16 e 17 você tem a esponja laranja na direita e uma colônia de palitoantus nacional.

- Foto 18 e 19 você tem uma colônia de Zoanthus nacional (entre a esponja e palitoa) e uma gorgônia rabo de macaco na esquerda. Tem mais duas colônias menores de zoanthus nacional também.

- Foto 20 parece ser uma colônia de Kenia Tree.

- Foto 21 é uma anêmona BBT anã (Bubble Tip).

- Foto 22 é uma Riccordia roxa, muito bonita por sinal.

- Foto 23 é um verme poliqueta.

- Foto 24, 25 e 26 é uma anêmona actinia

- Foto 27 é uma gorgônia palma cinza.

- Foto 28 é uma xênia blue, e uma "boca" de palitoantus nacional.

O camarão que você comprou é chamado de camarão de poça.

Acho que é isso.

Abraços,
Rafael Senfft

Conte
Colaborador
Posts: 257
Joined: 16 Apr 2012, 21:55
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: Três de Maio - RS

Re: Marinho 140 litros - Sonho realizado...

Postby Conte » 20 Jun 2013, 22:23

Valeu Senfft, agora lendo teus comentários é isso mesmo, o carinha da loja me falava o nome deles, mas sou ruim de memória pra guardar esses nomes complicados, mas com o tempo passarão a ser nomes que iremos usar com mais frequência... Vou editar o texto e ir colocando o nome abaixo das fotos. Nada melhor que poder contar com quem é sabedor do assunto... Obrigado!!!!

Hoje apareceram diversos "ovinhos" brancos, mais ou menos do tamanho da cabeça de alfinete, grudados e espalhados pelos vidros do aquário, será que são ovos das neritinas?????
A esponja definhou e morreu, li algo sobre elas sofrerem por passar o transporte fora da água, será que foi isso que ocorreu com a minha?
Em quanto tempo os corais irão começar a se propagar? Estou colocando Reef Booster da Prodibio, diluo o conteúdo da ampola em 2 litros de água destilada e uma vez por semana, durante a noite desligo o skimmer e coloco uns 20 ml no aquário, isso de acordo com o que o vendedor me falou...
Tenho um caranguejo também, o vendedor me disse que é um caranguejo de anêmona... Ele é arredondado e marrom claro com manchas mais escuras.

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Marinho 140 litros - Sonho realizado...

Postby Junior Gorski » 20 Jun 2013, 22:26

Opa esta show de bola parabéns amigo pelo reef!
Abraço.

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Marinho 140 litros - Sonho realizado...

Postby Senfft » 22 Jun 2013, 19:21

E aí Conte, blz?
Hoje apareceram diversos "ovinhos" brancos, mais ou menos do tamanho da cabeça de alfinete
Possivelmente são ovos das neritinas sim, mas podem ser uma espécie de micro-vida do aqua também.
A esponja definhou e morreu, li algo sobre elas sofrerem por passar o transporte fora da água
Na verdade para se manter este tipo de esponja no aquário é necessário usar algum complemento alimentar pra ela, senão ela definha mesmo. Também tive uma igual a sua que morreu desta forma.
Em quanto tempo os corais irão começar a se propagar?
Isso depende muito, mas em uma água com nutrientes corretos acho que depois de uma semana você já pode notar alguma diferença.
Tenho um caranguejo também, o vendedor me disse que é um caranguejo de anêmona
Pela sua descrição não consegui identificar, mas procure por caranguejo palhaço ou caranguejo filtrador. Se tiver uma foto posta aí.

Abraços,
Rafael Senfft

Conte
Colaborador
Posts: 257
Joined: 16 Apr 2012, 21:55
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: Três de Maio - RS

Re: Marinho 140 litros - Sonho realizado...

Postby Conte » 25 Jun 2013, 21:10

A pedido do Senfft, fotos do caranguejo, o bicho é ninja, passa trepando pelas rochas à cata de comida, ele é fã de ração com spirulina da forte...

Image

Image

Agora uma da estrela, a Duane chama de Patrick...
Image

Hoje o sun coral está com os pólipos pra fora, a 1ª vez que vejo ele fazendo isso no meu aquário. Será que ele tá conectado na super lua cheia de hoje??????
Image

Image

E uma panorâmica de como ele está hoje, 25.06.2013.
Image


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests