Anêmonas em ambiente natural - SC

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água salgada, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Anêmonas em ambiente natural - SC

Postby Marcio Vargas » 03 Feb 2013, 19:18

Amigos,
Compartilho com vocês algumas imagens de Anêmonas que encontrei nas ferias em Santa Catarina.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Cracas?
Image

Minha preferida!!!
Image

Image

O que é isso?
Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Abs
Last edited by Marcio Vargas on 04 Feb 2013, 11:37, edited 1 time in total.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: Anêmonas em ambiente natural - SC

Postby Moises Gama » 04 Feb 2013, 00:21

Ola, lindas fotos!!
Olha, eu queria dar uma sugestao de que voce retirasse a localização das fotos, pois e muito possivel que alguem sabendo onde tem vai la coletar, pois me parece um local de muito facil acesso.
Fala que e santa catarina e pronto, rsrs...
Abraços!!

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Anêmonas em ambiente natural - SC

Postby Senfft » 10 May 2013, 22:53

Opa, estou atrasado nesse tópico, mas aí vai rsrssr....

Essas são anêmonas actinias, são normalmente agressivas e não muito mantidas em aquários. São comuns em quase toda a costa Brasileira, portanto sem chances de extinção, pelo menos por enquanto rsrs. Existem de muitas cores, mas as mais comuns são as vermelhas.

OBS: Nas fotos 6 e 11 são macroalgas Codium, muito boas para refúgios, por sinal.

Abraços,
Rafael Senfft

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Anêmonas em ambiente natural - SC

Postby Marcio Vargas » 11 May 2013, 09:03

Opa!!!

Valeu senfft!!!!
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Renato Carletti
Ciclador
Ciclador
Posts: 479
Joined: 02 Mar 2007, 15:43
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo SP

Re: Anêmonas em ambiente natural - SC

Postby Renato Carletti » 15 May 2013, 01:44

Marcio,
Respondendo ao que você perguntou no tópico do Eddy.
Estou testando essas anemonas em aquário pra minha amiga bióloga que está fazendo um estudo dos animais brasileiros que tem potencial ornamental e econômico para o mercado de aquarismo.
Eu não alimento cara, elas estão vivendo à base de copépodes e aphipodes que vivem no aquário. Até por que cai na besteira de soltar elas no refugio pra não queimar meus corais (quando ainda os tinha) e elas se enfiaram no meio das divisórias do sump. Então não dá pra alimentar todas. Algumas subiram pela bomba (não me pergunte como) e apareceram no aquário.
Elas são pequenas, de 0,5cm até 3cm de diametro. Talvez não estejam grandes por não alimenta-las, mas com certeza não estão morrendo de fome. São muito resistentes, inclusive com temperatura próxima aos 30ºC.
Quanto ao perigo de queimar o aquarista, eu pego elas na mão e elas grudam no dedo igual chiclete, mas não chegam a queimar a pele.
Nesse tempo que to com essas anemonas aqui, percebi que elas não gostam muito de luz, pelo menos da HQI, ficam fechadas e abrem a noite... mas no refugio elas abrem com a luz flourescente.
Dei duas pra minha irmã por no Boyu dela, que tem lampadas PL e ficaram legais:

Image

Não testei em LED ainda.
Preciso fazer mais alguns testes, como alimentar e por elas na iluminação LED.
Eu vou postar umas fotos do aquário no meu tópico, mas não tem muita coisa pra ver.
Do meio do ano passado pra cá eu dei uma relaxada no aquário por causa do trabalho, e talvez esse ano eu precise viajar para um projeto do trabalho fora do país, e talvez fique quase 1 ano fora, então não estou investindo muito nele agora.
Quando eu voltar eu vou fazer varias melhorias nele.

Abraço

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Anêmonas em ambiente natural - SC

Postby Marcio Vargas » 15 May 2013, 08:02

Cara,
Muito interessante as tuas informações. Estou acompanhando o topico da tua irma lá no BR Reef.

Elas estão bem saudáveis, acho que estão se virando bem na questão alimento.

No meu eu quero ter elas e Zoas apenas! Acho que vai ficar legal. Assim que colocar as minhas, já vamos ver como elas se saem com LED.


abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Conte
Colaborador
Posts: 257
Joined: 16 Apr 2012, 21:55
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 2
Location: Três de Maio - RS

Re: Anêmonas em ambiente natural - SC

Postby Conte » 15 May 2013, 09:35

Tenho 04 no meu e o que tenho observado é que, com a iluminação de LED que eu coloquei, elas durante o tempo que a iluminação está ligada ficam mais fechadas e durante a noite se abrem muito, eu estou alimentando elas com pedaços de peixe, 1 vez por semana e uma delas está enorme... Tem 2 que se esconderam de tal forma que uma delas só consegui achar apalpando na rocha, a outra aparece numa fenda da rocha muito timidamente, o interessante que achei, as que se escondem são as 2 mais claras, as mais rosadas, as vermelhas não se mudam de lugar e são mais ativas, as claras ficam passeando pelas rochas com frequência...

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Anêmonas em ambiente natural - SC

Postby Marcio Vargas » 15 May 2013, 09:41

Comportamento interessante Conte.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Maiko Palmeira
Planejador
Planejador
Posts: 15
Joined: 24 Feb 2005, 19:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Minas Gerais - Bicas
Contact:

Re: Anêmonas em ambiente natural - SC

Postby Maiko Palmeira » 19 May 2013, 12:05

Muita gente não gosta dessas anêmonas, mas eu particularmente gosto muito. Manutenção fácil, resistente e bem bonita.
Legal o tópico. Parabéns.
abraço
Maiko Palmeira
Facebook : Fã Page


Return to “Peixes e Invertebrados Marinhos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests