Dúvida Iniciação com Aquario Marinho

Discussões gerais sobre Aquarismo Marinho.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.

Dúvida Iniciação com Aquario Marinho

Mensagempor JonnyHell em 30 Jun 2010, 23:56

Olá pessoal, estou querendo montar um aquario, e vi que os mais bonitos são os marinhos.
Não entendo nada sobre aquarismo, mas estou querendo começar

Quais as melhores espécies para começar e tamanho de aquário?
E gostaria de saber também sobre os equipamentos, preços e talz

ouvi falar que o peixe palhaço eh bom, verdade ou mentira? e oq preciso ter pra poder ter um?

desde já agradeço =D
JonnyHell
Planejador
Planejador

Re: Dúvida Iniciação com Aquario Marinho

Mensagempor ricardopaulob em 07 Jul 2010, 11:56

Cara,

Os marinhos realmente são lindos, mas sinceramente, não troco meu aqua de ciclideos (tanganica) por nenhum marinho. ehehe

Antes de decidir os equipamentos vc vai ter que decidir o que quer..

Vai querer só peixes?? Vai querer peixes com corais? Só corais??

Agora quais corais? Moles ou duros?? Vai querer anemonas??

Tudo isso impacta e aqua marinho é mais complicado e mais caro que água doce, mas se for bem pesquisado e planejado fica lindo..

Os equipos básicos são.

Aquário
Sump
Skimmer
Chiler (se morar em cidades quentes, corais não podem passar de 27 senao começar a morrer)
Iluminação adequada (lampadas cor do dia e lampadas actinia)
Muitas rochas artificiais (nao use rochas vivas, a natureza agradece) - as rochas que fazem a filtragem biológica em marinhos
Substrato adequado (normalmente usa-se aragonita)

E dependendo da necessidade, deverá ter reator de cálcio, filtro por osmose, etc....

Abraços,
Ricardo
Meus aquas
Tigre dágua viewtopic.php?f=5&t=22645
MultiTang viewtopic.php?f=14&t=24010
Camburi Reef viewtopic.php?f=4&t=24817
ricardopaulob
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Corilo em 19 Jul 2010, 19:13

Estou pensando em montar meu proximo aquario e certaza será um marinho também, pego uma carona no topico e peço um help pois li todos os artigos no forum e não achei a litragem minima para um marinho pois quero montar um pequeno no quarto de minha filha só com um "nemo" ( desculpa pra montar outro aquario hehehe!!)
Outra duvida o aqua pode ficar no" escuro" só com iluminação artificial???
Corilo
Planejador
Planejador

Mensagempor ricardopaulob em 19 Jul 2010, 19:42

Boa escolha..

O ideal para Nemos é manter pelo menos 2... Ele sozinho poderá viver escondido e com medo..

Um aqua de 70 litros ficaria bom para 2 nemos com alguns corais moles e invertebrados (pagurus, snails)...

QUanto a iluminação, é recomendado iluminação artificial, pois iluminação solar poderá gerar muitas algas, e será preciso experiência para lidar com elas.. Para marinhos com corais moles e invertebrados, você deverá usar 1 lâmpada azul ACTÍNIA (tem que ser actinia, nao serve qualquer azul nao.. ) e 1 lampada branca luz do dia (lampadas fluorescentes T8 ou T5), com a regra de no mínimo 1W por litro... Se desejar corais duros e anemonas outro tipo de iluminação deverá ser usado..
Ricardo
Meus aquas
ricardopaulob
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Corilo em 20 Jul 2010, 20:08

Obrigado pela atenção ricardo! Mas será mesmo necessário todos os equipamentos citados por vc acima??? Por enquanto não estou pensando em reefs e só agua e peixe!! Sei que sempre o marinho vira reef mas será que só pra manter a agua propria pra 2 palhaços preciso de skimer sump etc.??? E pensei em montar um de 20 lts e tão absurdo assim????
Desculpa a ignorancia mas ajuda nois ae!!!
Abraço!
Corilo
Planejador
Planejador

Mensagempor ricardopaulob em 21 Jul 2010, 01:11

20 litros é muito pequeno para marinho.. Primeiro porque é realmente pequeno para peixe.. Vc pode até montar com esse tamanho, mas apenas para invertebrados.. Segundo é muito dificil manter os parametros estáveis, temperatura, salinidade, ph e RA (reserva alcalina)... Quanto maior o aqua, mais estável é o ambiente..

Quanto a sump, nem precisa ter, eu nao tinha, mas recomendo pela dificuldade na manutenção, manter parâmetros estáveis e tal (eu com experiência não aguentei e acabei vendendo.).. Mas skimmer, aquecedor e iluminação (pelo menos a branca.. se nao tiver invertebrados pode tirar a actinia) sim... Existe uns skimmers baratos tipo filtro externo.. Eu usava um, o Rio Nano Skimmer.. Gostava muito dele.. Tirava bastante sujeira e era barato.. Dificil de achar, mas é bom e barato.. Outro coisa deve colocar são o substrato próprio (tipo halimeda ou aragonita) e RA (rochas artificiais) que imitam as rochas vivas. Que além do efeito decorativo (as rochas ficam lindas com as álgas calcáreas), ajuda a manter a RA e a filtragem biológica.. Outra coisa que recomendo é ter carvão ativado no filtro para auxiliar com a filtragem química...

Abraços e qualquer dúvida estamos aí...
Ricardo
Meus aquas
ricardopaulob
Ciclador
Ciclador

Mensagempor virgiliofornazin em 02 Ago 2010, 15:12

Corilo escreveu:Obrigado pela atenção ricardo! Mas será mesmo necessário todos os equipamentos citados por vc acima??? Por enquanto não estou pensando em reefs e só agua e peixe!! Sei que sempre o marinho vira reef mas será que só pra manter a agua propria pra 2 palhaços preciso de skimer sump etc.??? E pensei em montar um de 20 lts e tão absurdo assim????
Desculpa a ignorancia mas ajuda nois ae!!!
Abraço!

Se você for manter só 2 ocealaris, um aquário de 50 litros com filtro hang-on externo, algumas rochas e substrato de pelo menos 4 cm de altura até suporta eles, desde que você faça trocar de água semanais de no mínimo 10%.
Se colocar um skimmer, pode aumentar em muito o tempo de troca de água. Se não for ter corais, qualquer iluminação é suficiente (2 lampadas fluorescentes de 20W dão e sobram). E um termostato para manter a água em
27 graus.

Isso só se for ter 2 palhaços, se pensar em adicionar qualquer coral ou invertebrado, ai a coisa muda de figura.
virgiliofornazin
Montador
Montador

Voltar para Montagem e Manutenção de Aquários Marinhos