O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Este é o espaço do forum para sugestões, críticas, elogios, e tudo mais destinado ao desenvolvimento da Comunidade AqOL.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Marne Campos » 07 Dec 2010, 11:57

Olá Pessoal

Desde 2009, quando o AqOL completou 10 anos de existência, algumas seções, as que talvez sejam as principais responsáveis pelo sucesso e longevidade do Portal, passaram a receber atenção especial. Talvez muita gente nem tenha notado, mas nossa seção Peixes de Água Doce tinha menos informações sobre as espécie e num formato de ficha mais engessado. Após alguns meses de trabalho, conseguimos migrar todas as quase 400 fichas para um novo formato e, devido ao sucesso, passamos ao mesmo processo para as fichas de plantas e invertebrados, processo lento mas que avança quase todos os dias, além disso novos artigos foram inseridos mensalmente e a nossa página inicial reformulada.

Agora gostaríamos de ideias. O que você não gosta aqui no AqOL? O que acha que poderia mudar? O que deveria receber mais atenção?

Estamos quase entrando no décimo segundo ano do AqOL e desde sua criação em 1999 a mentalidade do aquarista mudou, a maneira de ver os sites e o que buscam neles também, então formulei três perguntinhas e gostaria de poder contar com a ajuda de vocês!


1 - Das áreas/seções/funcionalidades já existentes no site, o que você acha que deveria mudar? Mudar o quê?

2 - O que você gostaria que tivesse no AqOL que hoje não tem?

3 - Há algo que você realmente não goste no AqOL e precisa ser melhorado?



Se estamos perguntando é porque queremos respostas, ninguém deve ficar com medo de criticar algo achando que sofrerá retaliações ou algo do gênero. Lembrem-se que aqui é o AqOL e se existimos até hoje é porque muitas coisas que acontecem por ai, não acontecem por aqui. :wink:
Marne Campos

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Xica » 07 Dec 2010, 23:33

Noite, Marne.

Com relação à pergunta 2, uma sala do gênero Apresente-se, para a pessoa falar algo sobre ela e seu(s) aquário(s).
Uma coisa interessante tbém é completar o perfil. O meu, inclusive, está incompleto. Sempre ajuda na hora de indicar uma loja, ou necessidade de certos equipamentos (garanto q aquecedor é muito mais importante aqui em Curitiba do q em Recife), entre outras coisas. Isto pode ser sugerido, mas depende de cada usuário fazer.
A princípio é isto.
Abraços.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Marne Campos » 08 Dec 2010, 14:29

Olá Xica

Somente considerações quanto ao forum? Quanto ao Portal AqOL em geral, nada?

A sugestão da sala "Apresente-se" é uma boa.
Marne Campos

User avatar
Arthur Oliveira
Ciclador
Ciclador
Posts: 103
Joined: 25 Sep 2010, 16:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Arthur Oliveira » 08 Dec 2010, 17:39

é mesmo aki em recife faz um calor brabo nessa epoca e o bom e q aki a minha preocupaçao se a agua ta fria :)
lalalalalalala

User avatar
thiagolimacp
Ciclador
Ciclador
Posts: 417
Joined: 21 Feb 2010, 23:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Cornélio Procópio, Paraná BR
Contact:

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby thiagolimacp » 10 Dec 2010, 18:48

Fala Marne! Grande!

Acho muito espontânea e de grande valia sua atitude de agregar idéias. Muitos, ainda são conservadores ao ponto de achar que estão fazendo o melhor que se poderia fazer, não aceitando opiniões alheias.
Primeiramente, devo parabenizar o AqOL pelo seu belo trabalho. Posso dizer que vocês me ensinaram um total de 70% de tudo que aprendi pela internet. Não sei se á muitas coisas a mudar, para mim está ótimo, porém, vamos ver o que podemos fazer para lhe ajudar com esse Up no fórum.

1 - Das áreas/seções/funcionalidades já existentes no site, o que você acha que deveria mudar? Mudar o quê?
Olha, pra mim, não precisaria mudar nada. Porém, pensei em algo que poderia ser de grande valia, no entanto não sei se será possível realizar. Quando comecei, tive grandes problemas, que geraram dúvidas, que precisariam ser sanadas quase que de imediato para se evitar o pior. Talvez, ter um tópico por sessão, com um tira dúvida, que pudesse ser sanada rápida, mais precisaria de alguém online quase que toda hora. Ou então um chat, para que as pessoas trocassem duvidas rápidas e idéias lá mesmo.

2 - O que você gostaria que tivesse no AqOL que hoje não tem?
Como já disse antes, seria bacana um chat pelo menos, tudo para tentar ajudar ainda mais a galera. A idéia de mentores, usuários mais antigos com grande sabedoria na questão aquariofilia que ficassem encarregado de exclusivamente tirar dúvidas, seja nos tópicos, chat, ou até mesmo por email.

3 - Há algo que você realmente não goste no AqOL e precisa ser melhorado?
Então, volto a bater na tecla da comunicação rápida. Porém, não sei se seria possível e, até entenderia se não fosse, pois isso exige muito tempo disponível, entretanto, agregar mentores para dividir o trabalho, aliviaria um pouco.


Bom, espero não ter falado muita bobeira, espero que não.
Um grande abraço e, mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Xica » 10 Dec 2010, 23:31

Noite, Marne.
Estive pensando em algumas coisas, mas tbém não sei se são sugestões úteis ou mesmo possíveis de serem implementadas.
Vamos lá.
O AqOL existe desde 1999. Muita coisa discutida neste início hoje já tem uma definição clara e consolidada, sem necessidade de espezinhar o assunto. Talvez seja hora de começar a enxugar o fórum, fazendo um arquivo morto.
E q tal uma Sala de Leitura? Tem coisa muito boa espalhada pelo fórum, tanto nos tópicos fixos como nos "comuns". E se todos estes textos fossem facilmente encontrados em um único lugar? A Sala de Leitura, q constaria no Portal. Dizendo o q todo mundo já sabe, por ex., gosto muito dos textos do Katzuso.São coerentes e embasados. Não seria interessante coloca-los em evidência?
Bem q tentei achar uns bons defeitos por aqui, mas até agora não consegui.
Encontrando algum, aviso vc.
Abraços!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Marne Campos » 15 Dec 2010, 15:58

Olá Thiago

Pelo que entendi você gostaria que tivessemos pessoas experientes e disponíveis praticamente 24 horas por dia para tirar dúvidas de imediato, correto?

Infelizmente isso é praticamente impossível. Dificilmente alguém pode e vai querer ficar no forum o dia todo respondendo dúvidas, ainda mais repetitivas como é o dia a dia em um forum de discussões. Além disso, mesmo que alguém tenha esse desejo, as pessoas precisam trabalhar em algo remunerado para que possam até mesmo ter um computador com conexão à internet e hoje o AqOL não possui empregados mas colaboradores que dedicam seu tempo ao AqOL sem qualquer tipo de remuneração. A idéia de um forum é que o próprio público que o frequenta e sana suas dúvidas nele, possa tirar as dúvidas de outras pessoas, dessa forma o forum se torna auto-sustentável.


Olá Xica

Agora sim, o ponto que eu queria abordar com mais destaque aqui é o Portal AqOL como um todo e não somente o Forum AqOL que é somente uma pequena parte do Portal. Hoje temos uma seção no Portal AqOL que reúne diversos textos, muitos nascidos aqui no Forum AqOL e depois eternizados no Portal, trata-se da seção Artigos. Infelizmente muitos textos ótimos aqui do forum acabam não indo para a seção Artigos, como é o que tem acontecido com os ótimos textos do Katsuzo Koike, mas pode ter certeza que pelo menos os textos dele logo devem começar a ir para o Portal. Essa sala de leitura seria o mesmo que nossa seção Artigos ou me enganei?

Nesse trabalho é possível qualquer um ajudar. Temos a sala do forum A Voz do AqOL, os tópicos dessa sala ficam em evidência quando se fala em gerar material para o Portal AqOL. Quando se deparar com algum material legal que você ache que poderia originar um bom artigo, indique o tópico nesta sala ou então sugira ao autor que entre em contato conosco indicando seu material, Muitos outros membros já fizeram isso e tiveram seu material colocado no Portal algum tempo depois.
Marne Campos

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Xica » 15 Dec 2010, 19:54

Noite, Marne.
Deixe eu explicar. Exemplo: o artigo do Senfft sobre ciclagem, constaria em Artigos Aquarismo Doce o Básico tranquilamente. É um texto q eu chamaria de técnico, com informações embasadas, científicas, existentes.
Já o texto sobre kinguios e aquários, iria para a Sala de Leitura pq é uma opinião, um ponto de vista baseado em muita leitura e experiência particular.
Percebe a diferença?

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Marne Campos » 15 Dec 2010, 21:02

Xica,

Há algum tempo tinha uma sala no forum one mandávamos os melhores tópicos ao invés de fixá-los no topo das salas? Seria essa a idéia?
Marne Campos

User avatar
woodp
Ciclador
Ciclador
Posts: 237
Joined: 16 Jul 2008, 01:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: BH/MG

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby woodp » 15 Dec 2010, 22:29

Eu apresentaria as salas em ordem de data ao inves de ordenada por exibiçao.
Isso daria mais enfoque a novos topicos que ficariam sempre no topo ao inves de misturados com os populares mas antigos topicos.

a sugesttao acima valeria para todos os topicos do AqOL.

abs.
woodp


Return to “Comunicados, Dúvidas & Sugestões sobre o AqOL”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests