Acara Disco agressivo

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Dunguinha
Montador
Montador
Fotos no Portal AqOL: 0
Artigos publicados no Portal AqOL: 0
Aquário do Mês do AqOL: 0

Acara Disco agressivo

Mensagempor Dunguinha » 26 Nov 2004, 11:40

Olá à todos. Como podem perceber sou novo por aqui e novo também na criação de Discos. Meu problema é que tenho 4 Discos no aquário de 200l e tem um infeliz que é @#$%$#@! ainda não guardei o nome dos peixes, mas o fato é que ele esta muito agressivo "parecendo Ciclídeo", não deixa os outros em paz e nem deixa eles comerem. Estou com medo de morrerem. O que posso fazer.........

Thomas
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Thomas » 26 Nov 2004, 11:47

Olá Dunguinha,

Os seus Discos não "parecem ciclídeos", eles são ciclídeos americanos e territoriais como todo ciclídeo.
Este comportamento é normal e muito comum quando estão marcando seu território.Passe mais informações como o tamanho de seus discos, parâmetros de água como temp., PH, dureza(DH e KH) e a quanto tempo tem eles e se existem outras espécies no mesmo aquário,assim fica mais fácil de ajudá-lo, ok?

Abraços
THOMAS

Discos (bertioga@pesca.com.br)

Dunguinha
Montador
Montador

Mensagempor Dunguinha » 26 Nov 2004, 12:26

Olá Thomas. Segue descrição do aguário:

Aquário de 200l 1.00 X 0.40 X 0.50
Com 40 dias convertido para criação de Discos
PH entre 6.4 e 6.6
Dois filtros externos
Possui FBF mas não uso sempre
4 troncos médio
Substrato cascalho de rio médio
Planta artificial
Aquecedor 200W regulado para 26ºC
Como já dito tenho 4 Discos + 10 Neons
Os Discos estão com +- 6cm

Thomas
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Thomas » 26 Nov 2004, 12:41

Olá Dunguinha,

Pelo pouco tempo de montagem, fique atento aos índices de amônia pois os Discos são extremamente sensíveis a ela,ok?
Quanto ao comportamento agressivo, isto é normal, ainda mais em um ambiente novo no qual eles precisam definir sua hierarquia perante o grupo, fique atento se os outros que estão apanhando continuam se alimentando ou se estão escuros "amoados" em um canto do aquário devido ao stress, este é o ponto mais importante pois a partir do momento em que eles não se alimentam direito, baixa sua imunidade e consequntemente são atacados por doenças.Em breve esta briga deve cessar e eles se manterão dentro do equilíbrio natural.
O que pode ajudar, é fornecer o alimento(bits, artêmia ou patê) em lugares diferentes do aquário ao mesmo tempo, assim todos terão chances de se alimentar.

Abraços
THOMAS

Dunguinha
Montador
Montador

Mensagempor Dunguinha » 26 Nov 2004, 13:03

Espero que nenhum morra, irei seguir suas dicas. Quanto a amônia não esta muito satisfatório 0,25 como fazer para melhorar.

Thomas
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Thomas » 26 Nov 2004, 13:19

A melhor coisa para a saúde dos discos e baixar a amônia são trocas parciais de água, quanto mais melhor desde que a água de reposição tenha os mesmos parâmetros do aquário.Pode fazer 1 de 10% dia sim dia não e terá discos crescendo rapidamente e saudáveis.
Quanto a amônia pela sua descrição de 0,25 você deve estar usando o teste da Alcon e que sempre ou quase sempre marca a mesma coisa.Se for, não exite, troque por um da hagen ou similar que te dará o resultado com precisão.Para ter certeza do que eu estou falando, messa agua mineral que não existe amônia e veja se o resultado não será o mesmo.

Abraços
THOMAS

Dunguinha
Montador
Montador

Mensagempor Dunguinha » 26 Nov 2004, 13:27

Pois é amigo, tens razão, eu já desconfiava deste teste de amônia da Alcon, valeu pela dica, irei trocar.
Mais uma pergunta:
Quantos Discos posso colocar no meu aquário.

LHaquaplan
Ciclador
Ciclador

Mensagempor LHaquaplan » 26 Nov 2004, 13:43

Dunguinha,

O colega Thomas já respondeu tudo!!! Mas só pra acrescentar, tenho um acará disco turqueza estriado extremamente agressivo, ele bateu tanto no outro estriado e no pidgeon blood que tinham o mesmo tamanho dele, que os dois morreram de spironucleose. Ele inclusive já partiu pra cima do barbo ouro na hora do rango, coloquei 2 neons chocolate no aquário, o disco avançou pra cima de um deles, mordeu a cabeça do mesmo e arrancou-lhe um olho, o coitado nadou 1 hora rodopiando até morrer....Sorte com seus discos, mantenha-os bem alimentados que dá um baixada na agressividade, tente colocar uns 4 duma vez, porque se for de um em um, o bicho pega pro novato, abraços LHaquaplan.
"Esses maravilhosos ciclídeos africanos"

Dunguinha
Montador
Montador

Mensagempor Dunguinha » 26 Nov 2004, 13:54

LHaquaplan

Pois é amigo o meu brigador é deste aí mesmo que você disse.
E agora?

LHaquaplan
Ciclador
Ciclador

Mensagempor LHaquaplan » 27 Nov 2004, 08:19

Dunguinha,

Não sei se resolve...Mas que tal vc colocar um disco de tamanho superior a esse mais agressivo, pra ver se ele abaixa a bola?! Abraços, LHaquaplan.
"Esses maravilhosos ciclídeos africanos"

Voltar para “Água Doce”