Aquário para Discos - MRV

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Aquário para Discos - MRV

Postby Marcio Vargas » 16 Apr 2016, 10:19

Pessoal,
Mudanças drasticas aqui em casa.

- Migrando o reef de 300 litros para um de 100 litros buscando a redução de custos fixos (sal, resina, eletricidade...). em obras
- Desativando o cubinho, descolando os vidros e reutilizando para a caixa de reposição. Feito
- Transformando o reef atual em um aquario de discos. em obras

Uma rapida passada pelo novo reef

Vai ficar no movel que fiz para ele em 2010 quando cheguei no AqOL e que nunca havia sido usado para este fim
Image

Layout da casa de maquinas
Image
Oportunamente abro um topico para ele.


Sobre o aquario de discos.
O Aquario tem 120 x 40 x 50 e iluminação na tampa com 4x T5 de 54w. É meu velho aquario que tentamos colar no primeiro aquachurras
Image

Filtragem é meu velho T-jet de 2.000 litros que usava no aquario de kinguios e depois no de Guppys/platis
Image

Uma bandeja de perlon, uma de siporax e uma de siporax + carvão
Image

Substrato é basalto moido
Image

Image

Aspecto do Subs
Image

Vou usar este tronco que era do Maikol (ele migrou pro sal)
Image

E este que usava no aquarinho de camarão
Image

Plantas vou com duas anubias, que já tenho e algumas outras que não sei os nomes. Preferencias para plantas de tronco, algum musgo de java e umas flutuantes para quebrar a iluminação. Gostaria de alguma planta que espalha sobre o substrato.

Essa planta da direita já separei e limpei. Não sei o nome
Image

Essa em primeiro plano também
Image

Usarei Carbo e ALL da RC Flora

Fauna vai ser composta por 4 ou 5 discos (já escolhi na Baran) e uns 30 neons.

O Fabiano, Tio para os amigos, já esta dando uma boa "consultoria" a alguns dias e me ajudou muito em algumas definições.

Que acham?

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Pernambucano
Destaque
Posts: 247
Joined: 04 Aug 2015, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Re: Discos - MRV

Postby Pernambucano » 16 Apr 2016, 11:43

Bem-vindo ao grupo dos criadores de discos :D

Márcio, pelo que vi suas plantas serão musgos e low tech. Se for isso mesmo vc pode economizar (muito) com iluminação. Mais de 200 watts é muita coisa.

Ainda sobre low tech, eu não compraria fertilização líquida de cara. Entre minhas leituras sobre montagens naturais, eu vi que um pouco a mais de ração já supre as necessidades das plantas, além de que algumas plantas absorvem melhor os nutrientes por suas raízes. Para plantados high tech tudo muda de figura. No meu tenho echinodorus amazonicus, alface d'água, elódeas e vallisneria spiralis (60 watts led, ilhas de húmus tratado e sem fertilização adicional). A questão é se vc vai querer um plantado ou com plantas.

Outra coisa, basalto, por ser escuro, costuma ativar o mimetismo dos discos. Alguns discos não pegarão uma cor legal. Discos cobalto são exemplo de discos que não desenvolvem bem as cores em ambientes escuros.

Cuidado também com a capacidade de alcalinizar água desse substrato. Basalto é inerte, mas é difícil basalto sem contaminantes, pelo menos por aqui.

Não sei se estou querendo ensinar padre-nosso a vigário, mas é isso rsrsrs
Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Discos - MRV

Postby Marne Campos » 16 Apr 2016, 15:30

Outra coisa, basalto, por ser escuro, costuma ativar o mimetismo dos discos. Alguns discos não pegarão uma cor legal. Discos cobalto são exemplo de discos que não desenvolvem bem as cores em ambientes escuros.
Excelente observação! Todos os dias eu me chateio ao ver as cores dos Discos por causa do meu substrato escuro! A única coisa que me impede de assumir a areia clara como minha opção selecionada para uma montagem futura é que o desenvolvimento de algas e "sujeira" sobre ela tem um aspecto desagradável, principalmente para quem não tem paciência para ficar "maquiando" o aquário o tempo todo.
Marne Campos

Pernambucano
Destaque
Posts: 247
Joined: 04 Aug 2015, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Re: Discos - MRV

Postby Pernambucano » 17 Apr 2016, 09:09

Olá Marne, entendo o que vc diz. Na areia branquinha tudo se destaca. Sei que vai muito de gosto, mas existem algumas opções. Tanto a oceantech quanto a mbreda possuem substratos de cores intermediárias, um marrom que pode ser mais claro ou mais escuro. Embora não crie híbridos, estou muito satisfeito com areia de filtro de piscina de cor natural ;-)
Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Discos - MRV

Postby Marcio Vargas » 17 Apr 2016, 17:11

Opa!!!
Bem-vindo ao grupo dos criadores de discos :D
Valeu cara!!!! Demorei 25 anos como aquarista para chegar no Rei. Vamos ver no que vai dar.
Márcio, pelo que vi suas plantas serão musgos e low tech. Se for isso mesmo vc pode economizar (muito) com iluminação. Mais de 200 watts é muita coisa.
Isso ai, vai ser um aquário com plantas. Não tenho intenção, nem capacidade, de manter um plantado. Essas 4x54 T5 é a iluminação atual que já esta na tampa, que uso hoje no marinho. Você acha que no meu caso, só com plantas low 2x54 t5 já dão conta?
Ainda sobre low tech, eu não compraria fertilização líquida de cara.
Esses dois, o Carbo e o ALL já tenho. O Carbo estava usando no controle de petecas. Deixo guardado então de inicio.
Entre minhas leituras sobre montagens naturais, eu vi que um pouco a mais de ração já supre as necessidades das plantas, além de que algumas plantas absorvem melhor os nutrientes por suas raízes.
Ótimo. É mais ou menos como eu levava o cubinho autociclante.
Para plantados high tech tudo muda de figura. No meu tenho echinodorus amazonicus, alface d'água, elódeas e vallisneria spiralis (60 watts led, ilhas de húmus tratado e sem fertilização adicional). A questão é se vc vai querer um plantado ou com plantas.

Certamente será um low tech, um aquario com plantas.
Outra coisa, basalto, por ser escuro, costuma ativar o mimetismo dos discos. Alguns discos não pegarão uma cor legal. Discos cobalto são exemplo de discos que não desenvolvem bem as cores em ambientes escuros.
Nunca havia ouvido falar de mimetismo em Discos. Vou dar uma pesquisada, mas é isso ai, o subs já vai ser esse mesmo. Alguma planta que espalhe pelo chão?
Cuidado também com a capacidade de alcalinizar água desse substrato. Basalto é inerte, mas é difícil basalto sem contaminantes, pelo menos por aqui.
O Tio me passou um produto da seachen que tampona e amolece a agua. Vou usar já que aqui a agua sai a 7,8 da torneira. Esse pó de basalto é usado lá na usina em Jateamento de comportas. A principio não tem contaminantes, ontem no sábado lavei ele e hoje esta secando ao sol.
Não sei se estou querendo ensinar padre-nosso a vigário, mas é isso rsrsrs
Cara, de forma alguma. Nesta comparação sou no máximo uma velha carola que sabe o basicão, longe de entender de Discos.
Preciso e quero toda ajuda possivel.


Patrão,
A única coisa que me impede de assumir a areia clara como minha opção selecionada para uma montagem futura é que o desenvolvimento de algas e "sujeira" sobre ela tem um aspecto desagradável, principalmente para quem não tem paciência para ficar "maquiando" o aquário o tempo todo.
Este é um dos motivos pela minha escolha de subs escuro, aliado a facilidade de acesso. Odeio substrato com aspecto de sujo, alem de feio passa uma impressão de desleixo. E não tenho tempo/paciência para ficar limpando tb.
Ate por isso tb o novo reef não vai ter substrato.
Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Pernambucano
Destaque
Posts: 247
Joined: 04 Aug 2015, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Re: Discos - MRV

Postby Pernambucano » 17 Apr 2016, 20:24

Opa!!!
Márcio, pelo que vi suas plantas serão musgos e low tech. Se for isso mesmo vc pode economizar (muito) com iluminação. Mais de 200 watts é muita coisa.
Isso ai, vai ser um aquário com plantas. Não tenho intenção, nem capacidade, de manter um plantado. Essas 4x54 T5 é a iluminação atual que já esta na tampa, que uso hoje no marinho. Você acha que no meu caso, só com plantas low 2x54 t5 já dão conta?
Acredito que sim. Como vc já tem a luminária é bem tranquilo de expandir para 3, caso seja necessário.
Ainda sobre low tech, eu não compraria fertilização líquida de cara.
Esses dois, o Carbo e o ALL já tenho. O Carbo estava usando no controle de petecas. Deixo guardado então de inicio.
Ainda assim eu utilizaria algum fertilizante à base de húmus antes de colocar o substrato, nem que seja em pontos estratégicos. Discos não vão revirar seu substrato, então não há preocupação em vazar para a coluna d'água.
Outra coisa, basalto, por ser escuro, costuma ativar o mimetismo dos discos. Alguns discos não pegarão uma cor legal. Discos cobalto são exemplo de discos que não desenvolvem bem as cores em ambientes escuros.
Nunca havia ouvido falar de mimetismo em Discos. Vou dar uma pesquisada, mas é isso ai, o subs já vai ser esse mesmo. Alguma planta que espalhe pelo chão?
Como assim? Carpete? Se for, infelizmente não conheço carpetes lowtech que não sejam os musgos mais resistentes. Mas como não sou do clube dos plantados, meu conhecimento é bem limitado.
Sobre o mimetismo dos discos, eles escurecem. Cores vermelhas ou amarelas costumam se dar melhor com substrato escuro. Além de que algumas variantes são mais ou menos sensíveis a cores escuras (pigeon de qualquer variante é sensível a cores escuras, inclusive vermelhos).
Image
Image
Image

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Discos - MRV

Postby Marcio Vargas » 18 Apr 2016, 08:29

Opa,
Vamos lá!!!!


Acredito que sim. Como vc já tem a luminária é bem tranquilo de expandir para 3, caso seja necessário.
Maravilha, elas são ligadas em conjuntos de duas em duas. Vou deixar a branca e a aquapink ligadas e as actínicas desligadas.

Ainda assim eu utilizaria algum fertilizante à base de húmus antes de colocar o substrato, nem que seja em pontos estratégicos. Discos não vão revirar seu substrato, então não há preocupação em vazar para a coluna d'água.
Meu medo é que vaze, já que o substrato é de uma granulometria maior, com "alta porosidade". Alem disso, a ideia é não ter plantas de substrato.

Como assim? Carpete? Se for, infelizmente não conheço carpetes lowtech que não sejam os musgos mais resistentes. Mas como não sou do clube dos plantados, meu conhecimento é bem limitado.
A ideia não é um carpete propriamente dito, mas sim alguma planta que "espalhe" pelo substrato, como se fosse alguma Era.

Essa do meio, com a ampulária em cima, ela tinha uma unica raiz ali neste ponto, mas os ramos dela se espalharam por todo substrato, algo assim eu queria. Mas se não achar nada assim, vai sem mesmo.
Image


Sobre o mimetismo dos discos, eles escurecem. Cores vermelhas ou amarelas costumam se dar melhor com substrato escuro. Além de que algumas variantes são mais ou menos sensíveis a cores escuras (pigeon de qualquer variante é sensível a cores escuras, inclusive vermelhos).

Entendi, mas no caso eles perdem totalmente a cor "original"?

A ideia seria isso:

01 Red Turquesa
01 Pigeon Blood
01 Cobalt Blue
01 Red Turquesa

Mas claro, pode mudar tb...

E quanto a convivência deles com os Neons? É pacifica?
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Pernambucano
Destaque
Posts: 247
Joined: 04 Aug 2015, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Re: Discos - MRV

Postby Pernambucano » 18 Apr 2016, 09:25

Então Márcio, sobre as plantas como falei antes, meu conhecimento é limitado. A única planta que corri atrás foi a amazonense. Acho uma planta muito bonita, com folhas largas.

Sobre a questão do mimetismo, isso depende da variante e seleção genética. Os pigeons costumam fica com aspecto de sujeira com pontos pretos que se espalham em diferentes partes do corpo (Varia de peixe para peixe. Em inglês chamam de peppering por causa do aspecto de pimenta sobre o disco), o cobalto costuma não abrir aquele azul chamativo característico. Os turquesas (azuis e vermelhos) que tenho visto por aqui se deram bem com substrato escuro. São as variantes que mais se assemelham aos selvagens.

É bem difícil determinar o quanto um acará disco vai mudar com mimetismo porque envolve a genética do animal. Já ouvi falar muito da Baran, acredito que o pessoal de lá possa dar alguma informação sobre isso em relação aos peixes que eles comercializam.

Quanto à convivência com neons nunca vi problemas, aliás o único peixe amazônico que vi incomodar foram os borboletas, que retirei do aquário.

Fica como sugestão adicionar alguns ciclídeos anões. Por exemplo, os ramirezi. São bem pequenos, nadam separadamente ou em grupo por toda a coluna de água e facilmente comem na mão. Dentre as variantes híbridas tem o golden e o eletric blue, que chamam muito a atenção.
Ou ainda, vc pode colocar um apistogramma cacatuoides (no máximo 2). Mas claro, isso vai de gosto pessoal. Particularmente acho um aquário de discos e neons um pouco monótono hehehehehe

Ah, e claro, coridoras. Elas tem um convívio único com discos.
Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Discos - MRV

Postby Marne Campos » 18 Apr 2016, 12:14

Embora não crie híbridos, estou muito satisfeito com areia de filtro de piscina de cor natural
Levante as mãos para o céu! Com Discos selvagens é ainda pior! Eles ficam muito escuros pois o mimetismo é mais do que uma herança genética para eles, foi um meio de sobrevivência por muito tempo até serem capturados. Se forem Heckels então... ficam negros!

Eu conheço a Nature Sand da Mbreda, mas ela é um substrato inerte, para um plantado não vejo muito sentido em sua utilização, a não ser que seja para cobrir uma camada fértil mais "parruda" como um Aquamazon Natural Soil ou Húmus de Minhoca (que eu não arrisco usar, ainda mais com Discos). Se for de Mbreda, para plantados, eu só recomendo 100% de Mbreda Amazonia e aí não tem variação mais clara, talvez porque seria um imã para as algas e uma cor mais clara deixaria isso muito perceptível.
Marne Campos

Pernambucano
Destaque
Posts: 247
Joined: 04 Aug 2015, 19:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Re: Discos - MRV

Postby Pernambucano » 18 Apr 2016, 13:07

Embora não crie híbridos, estou muito satisfeito com areia de filtro de piscina de cor natural
Levante as mãos para o céu! Com Discos selvagens é ainda pior! Eles ficam muito escuros pois o mimetismo é mais do que uma herança genética para eles, foi um meio de sobrevivência por muito tempo até serem capturados. Se forem Heckels então... ficam negros!
hahahahaha... sei bem o que é isso. Para eles mudarem de cor, basta se sentirem ameaçados ou mudança de iluminação. Meus Heckels estão bem acostumados, beliscam meus dedos nas manutenções, daí a coloração fica mais aberta. Mas de fato, para chegar nisso são bem mais trabalhosos do que os híbridos.
Eu conheço a Nature Sand da Mbreda, mas ela é um substrato inerte, para um plantado não vejo muito sentido em sua utilização, a não ser que seja para cobrir uma camada fértil mais "parruda" como um Aquamazon Natural Soil ou Húmus de Minhoca (que eu não arrisco usar, ainda mais com Discos). Se for de Mbreda, para plantados, eu só recomendo 100% de Mbreda Amazonia e aí não tem variação mais clara, talvez porque seria um imã para as algas e uma cor mais clara deixaria isso muito perceptível.
É como eu disse, conheço pouca coisa sobre plantados high tech. Era justamente sobre inertes que eu falei que há opções diferentes. A oceantech tem um substrato fértil marrom. Nunca usei, mas sei que pode entrar em contato com a coluna d'água.
Image


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest