Meu primeiro aquario - 40L

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Danyllo Proto Soares
Destaque
Posts: 517
Joined: 08 Jan 2015, 17:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia/GO

Meu primeiro aquario - 40L

Postby Danyllo Proto Soares » 24 Aug 2015, 17:09

Boa tarde pessoal, andei bem sumido do fórum, meu projeto do plantadão de 300l está parado por falta de grana.

Nesse meio tempo, resolvi colocar o pequeno, que utilizaria como maternidade/hospital para rodar.

Comprei um filtro interno mesmo, aliado a um Hung On que possuía, comprei as mídias, botei areia, umas pedrinhas e dei início a ciclagem no dia 15/08 último.

Hoje comprei os testes e o PH está marcando 7.5, amônia 3.5ppm, aliando ambos, dá uma concentração de 0,00061 aproximadamente, como estava na hora de voltar pro serviço, não tive tempo de aferir Nitrito e Nitrato.

Eu e minha esposa já estamos em busca de estudar os habitantes e visitando um pet shop hoje, ela ficou encantada com 3 espécies, Guppys, Platis e Colisas.

A dúvida é, poderia manter uns 5 exemplares de cada espécie sem problemas?

Pretendo colocar um tronco de Bonsai morto que encontra-se em tratamento desde o dia 15, com Musgo em seus galhos, para simular uma árvorezinha, o que deve acidificar um pouco a água, acham que será problema?

Foto do layout:

Image
Last edited by Danyllo Proto Soares on 14 Dec 2015, 15:59, edited 7 times in total.

User avatar
shadow
Ciclador
Ciclador
Posts: 172
Joined: 01 Nov 2014, 10:17
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ourinhos - SP

Re: Aquario 40l em Processo de Ciclagem - Dúvidas e Opiniões

Postby shadow » 24 Aug 2015, 20:58

Danillo muito legal a ideia do bonsai, porem em relação a sua escolha de fauna esta bem exagerado para o tamanho do aqua, para 40 litros se fosse a colisa colocaria no máximo um trio somente de colisas e em relação as outras duas opções no máximo 6 exemplares, lembrando que os mesmos se reproduzem muito fácil.

User avatar
Danyllo Proto Soares
Destaque
Posts: 517
Joined: 08 Jan 2015, 17:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia/GO

Re: Aquario 40l em Processo de Ciclagem - Dúvidas e Opiniões

Postby Danyllo Proto Soares » 25 Aug 2015, 08:20

Danillo muito legal a ideia do bonsai, porem em relação a sua escolha de fauna esta bem exagerado para o tamanho do aqua, para 40 litros se fosse a colisa colocaria no máximo um trio somente de colisas e em relação as outras duas opções no máximo 6 exemplares, lembrando que os mesmos se reproduzem muito fácil.
Certo, deixa ver se entendi, 3 colisas + 6 exemplares de cada uma das outras duas? Total de 15?

Ou devo escolher entre as 3 espécies e povoar o aquário somente com ela, se que se for colisa de por 3 exemplares, se for plati devo por 6 exemplares e se for guppy devo por 6 exemplares?

Outra coisa, acham necessário colocar uns faxineiros?

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aquario 40l em Processo de Ciclagem - Dúvidas e Opiniões

Postby Xica » 25 Aug 2015, 15:06

O que eu entendi foi: ou três colisas, ou seis platis, ou seis guppies. Nos últimos dois casos, no mínimo duas fêmeas para cada macho. E como disse o Shadow, reproduzem demais e rápido.

Pessoal da turma da faxina pode ser colocado se quiser, só precisa escolher bem quais e quantos colocar.

User avatar
Danyllo Proto Soares
Destaque
Posts: 517
Joined: 08 Jan 2015, 17:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia/GO

Re: Aquario 40l em Processo de Ciclagem - Dúvidas e Opiniões

Postby Danyllo Proto Soares » 25 Aug 2015, 16:07

O que eu entendi foi: ou três colisas, ou seis platis, ou seis guppies. Nos últimos dois casos, no mínimo duas fêmeas para cada macho. E como disse o Shadow, reproduzem demais e rápido.

Pessoal da turma da faxina pode ser colocado se quiser, só precisa escolher bem quais e quantos colocar.

Sugestões sobre a turma da faxina Xica?

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aquario 40l em Processo de Ciclagem - Dúvidas e Opiniões

Postby Xica » 25 Aug 2015, 22:38

Um exemplo: aqui tenho platis em aquário de 72 litros com muitas plantas.
Junto com eles mantenho camarões (malawas e cherries), caramujos, otos e corys. Só precisei separar as ampulárias, os filhotes de plati não as deixavam em paz, viviam recolhidas na concha.
Mas se de repente você escolhe colisas, sei não se caramujos e camarões não estariam mais para jantar do que para companheiros de aquário.

Uma sugestão? Que tal três otos e cinco C.hastatus?

User avatar
Danyllo Proto Soares
Destaque
Posts: 517
Joined: 08 Jan 2015, 17:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia/GO

Re: Aquario 40l em Processo de Ciclagem - Dúvidas e Opiniões

Postby Danyllo Proto Soares » 26 Aug 2015, 09:50

Xica, minha esposa ficou encantada com os Cherrys.

Só que lí serem muito sensíveis a alterações de parâmetros correto? Teremos que ter muito cuidado caso optemos por eles.

Eu, particularmente, gostei muito dos Otos, achei bem bonitinhos, já os C.hastatus não me agradaram muito! rsrsrsrsrs...

Eu conseguiria manter por exemplo, 5 platis, 3 otos e uns 5 Cherrys?

Outra coisa, o tronco de Bonsai já está quase no momento de colocar no aquário, na última troca da água do tratamento, o mesmo não deixou mais a água com tom de chá, entretanto, notei ter criado uma espécie de lodo acinzentado ao seu redor.

O Musgo de Java virá do aquário de um amigo, e ontem, visitando uma loja aqui da cidade, ficamos apaixonados em alguns Paulistinhas Rosa que vimos, são uma graça, deu um nó na cabeça.

Vimos também algumas plantas, como Rabo de Raposa e Egeria Densa, como tenho uma boa porção de húmus tratado, pensamos em talvez fazer uma touceira para esconder o filtro interno, o que tornaria necessário mudar um pouco o layout do aquário, o que me diz?

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aquario 40l em Processo de Ciclagem - Dúvidas e Opiniões

Postby Xica » 26 Aug 2015, 15:05

Cherries são lindos.
O importante para eles é um aquário estável, pH sem grandes variações e zero amônia e nitrito. Reproduzem-se com facilidade, gostam bastante de musgo e, havendo peixes costumam ficar mais tempo escondidos, o que significa necessidade de esconderijos e áreas bem plantadas.
Eu conseguiria manter por exemplo, 5 platis, 3 otos e uns 5 Cherrys?
Conseguiria, só não esqueça que depois de um mês cinco platis significarão quinze ou mais platis. Por baixo, dependendo do número de fêmeas que houver.

Egeria é uma planta que não gosto, então (gosto meu) iria de cabomba ou sessiliflora. Rabo de raposa é livre flutuante, não deve fixa-la no substrato. Quando tinha, mantinha enroscada em galhos ou então entre outras plantas.
Sobre o tronco, acho que uma limpeza antes de inserir no aquário é legal. Se tiver otos e camarões eles se encarregam desta manutenção depois.

User avatar
wislleyvieira
Plantador
Plantador
Posts: 770
Joined: 25 Sep 2014, 11:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Muriaé - MG
Contact:

Re: Aquario 40l em Processo de Ciclagem - Dúvidas e Opiniões

Postby wislleyvieira » 31 Aug 2015, 10:11

Olá Danyllo;

Estou com um projeto muito parecido com o seu. Vou seguir o seu post pra aprender um pouco mais.
Sucesso no aquário e quando puder posta fotos pra gente.

Shalom.
:wink:
"Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: dar voltas". - José Saramago

Comunitário - 45 Litros

User avatar
Danyllo Proto Soares
Destaque
Posts: 517
Joined: 08 Jan 2015, 17:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia/GO

Re: Aquario 40l em Processo de Ciclagem - Dúvidas e Opiniões

Postby Danyllo Proto Soares » 31 Aug 2015, 11:40

Bom dia pessoal.

15 dias após o inicio da ciclagem, ontem fiz a aferição dos parâmetros e temos os seguintes valores.

PH: 7,5 - Este vem se mantendo rigorosamente constante, sem alterar nadinha.

Amônia: 6,5ppm - Esta quase dobrou do dia 28 até ontem.

Nitrito/Nitrato: 2,8ppm - Esse cara mais que dobrou.

Coloquei o tronco de Bonsai e uma muda de Musgo de Java.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest