Retorno ao aquarismo.

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
GKnop
Montador
Montador
Posts: 69
Joined: 13 Jun 2015, 22:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Carazinho RS

Retorno ao aquarismo.

Postby GKnop » 15 Jun 2015, 21:59

Boa noite amigos!!!!
Estou retornando ao hobby, mas dessa vez com muito mais experiencia desde o ultimo aquário, que por sinal tive muito insucesso por na época não ter acesso a quase nenhuma informação e perdendo muitos peixes e tediosas trocas totais que na época me foi orientado.
Bom dito isso pequisei muito a respeito do assunto e quanto mais eu estudo mais fascinado eu fico devido a possibilidade de manter um ecossistema tão complexo que é o aquário.
materiais adquiridos.
1 eu quis comprar e colar meu aqua, acabei comprando um de 185 l (90L x 41P x 50A) bem colado e bem travado aparentemente.
2 junto comprei o filtro RS 3000 hang on.
3 termostato de 300w.
esses são os equipamentos por hora, ainda falta substrato, o móvel que vai ser DIY, troncos que estão em tratamento (estou fazendo vários para posteriormente escolher o que ficará melhor no meu setup, testes e produtos para tratar a água.
A respeito da fauna fiz uma lista com os possíveis moradores futuros.
Tricoti
Platy
Lebao Bicolor
Espada
Guppy
Flying Fox
Molinesia
Tetra Pristela
Tricogaster Amarelo
Eletric Yelow
Paulistinha
Peixe Gato Transparente
Botia Palhaço
Mocinha
kilifish Austrolebias Nigripinnis
Rásbora Arlequim
Sim eu sei que a lista está grande e poderia ser maior :D porém tomei o cuidado de listar peixes que sejam compatíveis quanto a pH, sei que terei que optar por alguns e também posso dar com os burros n'água por ainda não ter meu aqua montado e ciclado e talvez os parâmetros necessários para esses queridos. Com certeza alguns não poderão habitar o mesmo aqua. :roll: :roll: :roll:
Gostaria de usar basalto preto por achar mais clean o visual e realçar as cores da fauna e flora.
quero usar poucas plantas para não poluir visualmente o aqua.
tenho consciência da ciclagem e quero fazer tudo com muita calma para chegar a um bom resultado do meu aqua.
o meu filtro é o suficiente para esta montagem preciso de algum filtro extra que tipo de iluminação devo usar e quanto moradores eu posso colocar?
bom acho que é isso por hora :lol: :lol: .
agradeço desde já pela atenção, e poço desculpa se fui muito extenso no meu primeiro tópico.
Grande abraço.
P.S: creio que alguns peixes serão difíceis de encontrar na minha região.
Não espere nada dos outros,
mas tudo de você mesmo.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Retorno ao aquarismo.

Postby Xica » 15 Jun 2015, 22:56

Bem vindo ao AqOL, GKnop.
Algumas coisas para pensar.

Filtro, achei subdimensionado para o aquário. Os modelos de pendurar (hang on) funcionam bem para aquários de menor volume. Possuem pouco espaço para mídias (principalmente biológicas) e este é seu maior limitante.

Sobre fauna, está bem pesada. Também opinião minha. Seria interessante revisa-la considerando outros itens além dos clássicos pH e temperatura. Se são gregários (vivem em grupo), pacíficos/agressivos/territorialistas, reproduzem-se muito, necessidade de vegetação densa/outros esconderijos, hábitos alimentares, são alguns exemplos.

Sobre iluminação, basicamente será determinada pelas plantas que deseja manter.

GKnop
Montador
Montador
Posts: 69
Joined: 13 Jun 2015, 22:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Carazinho RS

Re: Retorno ao aquarismo.

Postby GKnop » 15 Jun 2015, 23:12

Obrigado pelo retorno Xica!!!
Também achei pouca filtragem, por isso o pedido de socorro.
Sobre a fauna eu entendo o seu ponto de vista perfeitamente, teria alguma sugestão de quias posso por no meu aqua para que eu possa pensar melhor.
Agradecido
Não espere nada dos outros,
mas tudo de você mesmo.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Retorno ao aquarismo.

Postby Xica » 15 Jun 2015, 23:30

Pior é que não tenho sugestão de fauna, inclusive porque dos peixes que listou alguns nunca mantive. Aí fica complicado sugerir algo.

GKnop
Montador
Montador
Posts: 69
Joined: 13 Jun 2015, 22:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Carazinho RS

Re: Retorno ao aquarismo.

Postby GKnop » 15 Jun 2015, 23:58

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Obrigado
Não espere nada dos outros,
mas tudo de você mesmo.

User avatar
Lammarr
Ciclador
Ciclador
Posts: 382
Joined: 12 Feb 2013, 23:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Taguatinga/DF

Re: Retorno ao aquarismo.

Postby Lammarr » 16 Jun 2015, 11:38

Velho, a Xica já disse tudo, mas só dando um pitaco na questão dos peixes. Como a inserção deles no aquário deve, ou pelo menos deveria, ser gradual, eu optaria por colocar os que tem a minha preferência primeiro, os principais, depois, com o tempo, vai adicionando outros, tendo sempre cuidado pra não superlotar.

No de 144 litros que montei a pouco tempo pra minha filha, nós optamos por acarás bandeira, tem 4 maiores e 2 menores, 3 coridoras e 2 limpa vidros. Minha filha tá adorando os acarás, porque eles interagem, é só aparecer na sala que eles já vem atrás de comida, comem praticamente na mão. Pra falar a verdade eu nem pensava em tê-los, mas minha filha que escolheu e agora to me apegando.

GKnop
Montador
Montador
Posts: 69
Joined: 13 Jun 2015, 22:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Carazinho RS

Re: Retorno ao aquarismo.

Postby GKnop » 16 Jun 2015, 12:54

Com certeza amigo Lammarr!
Sei que tenho q optar por alguns peixes da minha lista, por isso eu coloquei vários pois também sei que alguns não podem fixar juntos.
Também tenho q rever a minha filtragem que como a Xica comentou está subdimensionada e não sei o que fazer se um sumo ou um canister.
Vou continuar pesquisando e seguindo a dica de vocês. Obrigado.
Não espere nada dos outros,
mas tudo de você mesmo.

User avatar
Lammarr
Ciclador
Ciclador
Posts: 382
Joined: 12 Feb 2013, 23:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Taguatinga/DF

Re: Retorno ao aquarismo.

Postby Lammarr » 16 Jun 2015, 15:08

Então, acho que a diferença básica entre o sump e o canister é que o sump é bem mais barato e, dependendo do tamanho e modelo, cabe bem mais mídia biológica. O problema é achar alguém que faça, ou fazer você mesmo, tem a seção pra isso aqui, mas eu sou um desastre pra fazer essa coisas. :mrgreen:

User avatar
Falconfull
Montador
Montador
Posts: 71
Joined: 31 May 2015, 20:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Retorno ao aquarismo.

Postby Falconfull » 16 Jun 2015, 15:32

Amigo, cada aquarista tem uma preferência em relação a filtragem, já tive canister e agora tenho sump, não volto pra canister nunca mais..rs.

GKnop
Montador
Montador
Posts: 69
Joined: 13 Jun 2015, 22:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Carazinho RS

Re: Retorno ao aquarismo.

Postby GKnop » 16 Jun 2015, 19:15

Massa galera mais horas de pesquisa serão investidos para tentar fazer um sump. :lol: :lol: .
Obrigado pela atenção por enquanto.
Não espere nada dos outros,
mas tudo de você mesmo.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest