Montagem Aqua 306L - Remontando

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
THIAGOREISDORFER
Ciclador
Ciclador
Posts: 208
Joined: 16 Oct 2013, 10:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Cascavel - PR

Montagem Aqua 306L - Remontando

Postby THIAGOREISDORFER » 17 Oct 2013, 11:17

Olá Pessoal,

Estou voltando ao aquarismo, já tive 2 aquários pequenos, um de 30l e um cubo de 15l.

Agora estou querendo montar um novo aquário de maior porte e gostaria da ajuda de vocês.

Minha intenção é montar um aquário com 140x40x50 8mm com sump lateral tipo sexto vidro.

dos 140cm de comprimento do aquário pretendo dedicar ao sump um comprimento de 15cm dando um volume de 30l para o sump e 250l para o aquário.

Abaixo imagem do projeto que fiz, gostaria da contribuição de vocês para correção de erros de projeto que possam me dar problemas no futuro.

Vai ser um aquário low tech sem substrato e sem co2 com plantas que não precisam de substrato e pretendo água levemente ácida para colocar Discos.

Vou colocando novas fotos da evolução do aquário.

Image

Image

Image

Fiz um projeto do móvel também, o que acham?
Image

Com relação ao sump, o vidro divisor fica 1cm abaixo da borda do aqua e o recorte que fará a coleta de água foi rebaixada uns 3 cm do vidro divisor, fazendo que o nível da água fique 4cm abaixo da borda do vidro, tá bom assim?

Então, como está o aqua? e o sump? vai dar certo?
Last edited by THIAGOREISDORFER on 22 Jan 2014, 14:41, edited 4 times in total.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Meu aquário, 306l com SUMP lateral, LED, discos e plantas.
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=35519

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ajuda em Montagem de Novo Aqua 280L

Postby Bruno Caron » 17 Oct 2013, 11:45

Haha, conheço um projeto bem parecido.... :D

Bem vindo ao AqOL Thiago!
O projeto será para um divisor de ambientes? Independente disso, atente-se para fazer o recorte do sexto vido do lado que terá uma abertura na tampa, assim facilita a manutenção do sump. Outro ponto, não vejo necessidade de deixar o 6º vidro 1 cm mais baixo que a borda do aquário, pode deixar ele no mesmo nível.
Sobre o vidro em si, algumas observações. Caso tenha espaço, opte por fazer ele mais largo, 40 acaba sendo estreito, no meu fiz com 45 e me arrependo de não ter feito com ao menos 50. Vi que optou por vidros de 8 mm, até ai tudo bem, embora recomente 10 mm, mas atente-se ao travamento, somente aquela transversal acho que não é suficiente, para 8 mm recomendo usar trava tipo francesa, é mais seguro e também evita essa transversal no meio.
Sobre o móvel, talvez 3 portas para o seu comprimento seja melhor, até mesmo para poder ter um reforço a mais no seu interior, ajuda na estrutura. Agora o que sem sobra de dúvida lhe oriento a mudar é a tampa, ou melhor, seu sistema de abertura. No meu é exatamente assim e digo que fica BEM apertado para mechar no aquário. Faça com uma altura boa, 20 cm para mais e deixe uma "aba" maior para ser aberta, ou mesmo faça dois tipos de abertura, uma frontal e outra para o tampo todo do aquário. Se for um divisor de ambientes, faça abertura de ambos os lados na tampa.

É isso ai, sucesso com sua montagem!

User avatar
Josué
Ciclador
Ciclador
Posts: 186
Joined: 26 Jul 2013, 00:42
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Ajuda em Montagem de Novo Aqua 280L

Postby Josué » 17 Oct 2013, 13:27

fala Thiago!!!
desculpa em perguntar, mais que programa você usou pra fazer esse desenho do móvel e do aquário? é difícil projetar um aquário nesse programa? obrigado.

abraço

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ajuda em Montagem de Novo Aqua 280L

Postby Bruno Caron » 17 Oct 2013, 13:29

Josué, é o Google SketchUp, uso ele também.
É uma belezinha pra usar, free e é em português, não tem erro.

User avatar
THIAGOREISDORFER
Ciclador
Ciclador
Posts: 208
Joined: 16 Oct 2013, 10:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Cascavel - PR

Re: Ajuda em Montagem de Novo Aqua 280L

Postby THIAGOREISDORFER » 17 Oct 2013, 13:41

Olá,

Valeu pelas dicas, vou fazer as alterações, aguardar mais algumas sugestões e postar novamente o projeto reformulado.

Infelizmente não consigo deixar o aqua mais largo, pois se assim o fizer vai pegar na porta lá de casa, posso alargar no máximo para 44cm, só que dai o móvel tem que ficar encostado na parede.

Obrigado até o momento.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Meu aquário, 306l com SUMP lateral, LED, discos e plantas.
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=35519

User avatar
Josué
Ciclador
Ciclador
Posts: 186
Joined: 26 Jul 2013, 00:42
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: Ajuda em Montagem de Novo Aqua 280L

Postby Josué » 17 Oct 2013, 14:05

opa!!! achei o que precisava, vou fazer o download desse programa agora.
muito obrigado Bruno!

User avatar
THIAGOREISDORFER
Ciclador
Ciclador
Posts: 208
Joined: 16 Oct 2013, 10:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Cascavel - PR

Re: Ajuda em Montagem de Novo Aqua 280L

Postby THIAGOREISDORFER » 17 Oct 2013, 14:51

Olá

Qual a largura ideal das travas francesas? estou projetando com 5cm e já reduziu bastante o espaço que tenho para manutenção do sump que ficou com uma área de 14x7cm no lado das midias e 14x10cm no lado da bomba.

Se usar vidros de 10mm preciso das travas da mesa forma?

Abraços

Thiago
---------------------------------------------------------------------------------------------
Meu aquário, 306l com SUMP lateral, LED, discos e plantas.
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=35519

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ajuda em Montagem de Novo Aqua 280L

Postby Bruno Caron » 17 Oct 2013, 15:50

A trava francesa não precisa ir até o último vidro. Faça ela até o 6º vidro somente. Sim, 5 cm é o suficiente.
Mesmo com 10 mm não ariscaria fazer sem travas, ainda mais se for mexer na largura dele, o que agregara mais volume e mais pressão.

User avatar
THIAGOREISDORFER
Ciclador
Ciclador
Posts: 208
Joined: 16 Oct 2013, 10:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Cascavel - PR

Re: Ajuda em Montagem de Novo Aqua 280L

Postby THIAGOREISDORFER » 18 Oct 2013, 10:34

Olá,

Segue agora novas imagens do projeto adaptado conforme as sugestões do Bruno, espero que tenha entendido certo.

Mas alguma ideia para melhoria?

Só não consigo deixar o aqua mais largo, não tem espaço mesmo.

Image

Image

Image

Abraços

Thiago
---------------------------------------------------------------------------------------------
Meu aquário, 306l com SUMP lateral, LED, discos e plantas.
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=35519

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ajuda em Montagem de Novo Aqua 280L

Postby Bruno Caron » 18 Oct 2013, 11:23

Como dizia o bom e velho chaves...

Isso! Isso! Isso! Isso!Isso! :mrgreen:


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests